Resolver o Simulado Colégio Pedro II

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Pedagogia

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Para garantir a autonomia didático-científica das universidades, caberá aos seus colegiados de ensino e pesquisa decidir, dentro dos recursos orçamentários disponíveis, sobre:


I – criação, expansão, modificação e extinção de cursos e ampliação e diminuição de vagas;

II – elaboração da programação dos cursos;

III – programação das pesquisas e das atividades de extensão;

IV – contratação e dispensa de professores e planos de carreira docente


Estão CORRETOS os itens em qual das alternativas abaixo?

  • A I, II e III.
  • B I e III.
  • C I e II.
  • D apenas o III.
  • E I, II, III e IV.
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Os cursos à distância poderão aceitar transferência, aproveitamento de estudos e certificações totais ou parciais, realizadas ou obtidas pelos estudantes em cursos presenciais, da mesma forma que os cursos presenciais em relação aos cursos à distância, conforme legislação.


Sobre a referida afirmativa podemos dizer que a mesma:

  • A não procede, pois se trata de regimes de estudos diferentes com normativas próprias.
  • B são vedados os referidos procedimentos, pois não estão previstos na legislação brasileira.
  • C os referidos procedimentos estão previstos na legislação brasileira e devem ser desenvolvidos pelas Instituições de Educação Superior.
  • D Os cursos à distância somente poderão aceitar transferência, realizadas ou obtidas pelos estudantes em cursos presenciais, da mesma forma que os cursos presenciais em relação aos cursos a distância.
  • E Os cursos a distância poderão apenas ofertar certificações totais ou parciais realizadas ou obtidas pelos estudantes em cursos presenciais, da mesma forma que os cursos presenciais em relação aos cursos a distância, conforme legislação.
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A ausência de protocolo do pedido de recredenciamento no prazo devido caracterizará irregularidade administrativa e a instituição de Educação Superior ficará:
  • A impedida de solicitar aumento de vagas em cursos de graduação, de admitir novos estudantes e de criar novos cursos e polos de educação a distância, quando for o caso; e ficará sujeita a processo administrativo de supervisão, nos termos da lei.
  • B impedida de solicitar aumento de vagas em cursos de graduação apenas presencial, poderá admitir novos estudantes em regime à distância e de criar novos cursos e polos de educação a distância, quando for o caso; Porém ficará sujeita a processo administrativo de supervisão, nos termos da lei.
  • C impedida de solicitar aumento de vagas em cursos de graduação, de admitir novos estudantes e de criar novos cursos e polos de educação a distância pelo prazo de 3 anos, e ficará sujeita a processo administrativo de supervisão, nos termos da lei.
  • D impedida de expedir diplomas e ficará sujeita a processo administrativo de supervisão, nos termos da lei.
  • E impedida de receber recursos da União até que regularize o processo, nos termos da lei.
4

O sistema federal de ensino compreende:


I - as instituições federais de ensino superior - IFES;

II - as IES criadas e mantidas pela iniciativa privada;

III - os órgãos federais de educação superior.


Estão CORRETOS os itens em qual das alternativas abaixo?

  • A I, II e III.
  • B apenas o I.
  • C apenas o II.
  • D apenas o III.
  • E II e III.
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“Instrumento de planejamento e gestão, que considera a identidade da IES no âmbito da sua filosofia de trabalho, da missão a que se propõe, das estratégias para atingir suas metas e objetivos, da sua estrutura organizacional, do Projeto Pedagógico Institucional, observando as diretrizes pedagógicas que orientam suas ações e as atividades acadêmicas e científicas que desenvolve ou visa a desenvolver”.

(Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação, presencial e a distância, revisado em outubro/2017, p. 54).


O excerto se refere ao conceito do:

  • A Projeto Pedagógico Institucional (PPI).
  • B Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI).
  • C Projeto Pedagógico de Curso (PPC).
  • D Plano Estratégico Administrativo e Financeiro (PEAF).
  • E Plano Institucional de Ações Científicas e de Extensão (PIACE).
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A avaliação externa in loco realizada pelo Inep poderá ser dispensada, por decisão do Secretário de Regulação e Supervisão da Educação Superior do Ministério da Educação, após análise documental, mediante despacho fundamentado, conforme regulamento a ser editado pelo Ministério da Educação, para IES que apresentem:


I – Conceito Institucional (CI) igual ou superior a três;

II - inexistência de processo de supervisão;

III - oferta de cursos na mesma área de conhecimento pela instituição.


Estão CORRETOS os itens em qual das alternativas abaixo?

  • A apenas o I.
  • B apenas o II.
  • C apenas o III.
  • D I, II e III.
  • E II e III.
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A oferta de cursos de graduação em Direito, Medicina, Odontologia, Psicologia e Enfermagem, inclusive em universidades e centros universitários, depende de autorização do Ministério da Educação, após prévia manifestação do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil e do Conselho Nacional de Saúde. No tocante ao reconhecimento dos referidos Cursos, a normatização brasileira possibilita:
  • A O reconhecimento de cursos de graduação em Direito, Medicina, Odontologia, Psicologia e Enfermagem será submetido à manifestação, em caráter opinativo, do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, no caso de curso de Direito, e do Conselho Nacional de Saúde, nos cursos de Medicina, Odontologia, Psicologia e Enfermagem.
  • B O reconhecimento de cursos de graduação em Direito, Medicina, Odontologia, Psicologia e Enfermagem não será submetido à manifestação do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, no caso de curso de Direito, e ao Conselho Nacional de Saúde, nos cursos de Medicina, Odontologia, Psicologia e Enfermagem.
  • C O reconhecimento de cursos de graduação em Direito, Medicina, Odontologia, Psicologia e Enfermagem será submetido à manifestação, em caráter de aprovação, do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, no caso de curso de Direito, e do Conselho Nacional de Saúde, nos cursos de Medicina, Odontologia, Psicologia e Enfermagem.
  • D O reconhecimento de cursos de graduação em Direito, Medicina, Odontologia, Psicologia e Enfermagem será submetido à manifestação, em caráter complementar e de igualdade com os órgãos do Sistema Federal de Ensino, ao Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, no caso de curso de Direito, e ao Conselho Nacional de Saúde, nos cursos de Medicina, Odontologia, Psicologia e Enfermagem.
  • E O reconhecimento de cursos de graduação em Direito, Medicina, Odontologia, Psicologia e Enfermagem será submetido apenas ao Ministério da Educação.
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As competências para as funções de regulação, supervisão e avaliação no sistema federal de ensino serão exercidas por quais órgãos? Marque a opção CORRETA.
  • A pelo Conselho Superior das Instituições de Educação superior (IES), pelo Conselho Nacional de Educação - CNE, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - Inep e pela Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior – Conaes.
  • B pelo Ministério da Educação, pelo Fórum Nacional de Educação - FNE, pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e pela Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior – Conaes.
  • C pelo Ministério da Educação, pelo Conselho Nacional de Educação - CNE, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - Inep e pela Comissão de Avaliação da Educação Superior – Conaes.
  • D pelo Ministério da Educação, pelo Conselho Nacional de Educação - CNE, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - Inep e pela Comissão Própria de Avaliação das IES - CPA.
  • E pelo Ministério da Educação, pelo Conselho Nacional de Educação - CNE, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e pela Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior – Conaes.
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É notório no período pós-LDB/1996 uma forte expansão da Educação Superior no Brasil, em especial, no âmbito da graduação, com destaque para as matrículas no setor privado com fins lucrativos. Considerando os estudos de abordagem crítica (CHAVES, 2016; GUIMARÃES, 2017), sobre a expansão da educação superior nos marcos das políticas neoliberais, marque a alternativa que demonstra o que esse crescimento tem representado.
  • A Inclusão com justiça social, pois os jovens das camadas populares passaram a ter uma educação de qualidade que os capacitou para o mercado de trabalho.
  • B Oportunidade de formação em nível superior, uma vez que a iniciativa privada detém a maior infraestrutura física para as demandas da educação superior.
  • C Acesso e permanência nos cursos de graduação, isso porque a assistência estudantil é uma alternativa que tem sido ampliada no setor privado que oferta a educação superior.
  • D Igualdade de oportunidades educacionais, na medida em que o conjunto da população (setores excluídos e grupos empresariais) foi beneficiada com a expansão da educação superior.
  • E Ampliação do acesso da população à educação superior, no entanto, sob a influência dos grupos empresariais e da valorização de seu capital, bem como visando atender as demandas mercadológicas.
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A heterogeneidade institucional é característica da educação superior brasileira e pode ser verificada do ponto de vista da sua natureza administrativa, constituição jurídica de sua mantenedora e por sua organização acadêmica. A descrição CORRETA da diversificação universitária (natureza administrativa, constituição jurídica e acadêmica, respectivamente) está presente na alternativa?
  • A públicas, privadas e filantrópicas; as instituições privadas podem ser classificadas como: fundação, associação civil ou sociedade civil de direito privado (com fins lucrativos e confessional); Universidades, Centros Universitários, Institutos Federais de Ciência e Tecnologia e Faculdades.
  • B públicas e privadas; as instituições privadas podem ser classificadas como: fundação, associação civil ou sociedade civil de direito privado (com ou sem fins lucrativos; laica, confessional ou filantrópica); Universidades, Centros Universitários, Institutos Federais de Ciência e Tecnologia, Centros Federais de Educação Tecnológicas e Faculdades.
  • C públicas, privadas e associativas; as instituições privadas podem ser classificadas como: fundação, associação civil ou sociedade civil de direito privado (com ou sem fins lucrativos; laica); Universidades, Centros Universitários, Institutos Federais de Ciência e Tecnologia, Centros Federais de Educação Tecnológicas e Faculdades Isoladas por área do conhecimento.
  • D públicas e privadas; as instituições privadas podem ser classificadas como: associação civil ou sociedade civil de direito privado (com fins lucrativos; laica ou confessional); Universidades, Centros Universitários, Institutos Federais de Ciência e Tecnologia e Faculdades.
  • E públicas, privadas e confessionais; as instituições privadas podem ser classificadas como: associação civil ou sociedade civil de direito privado (com ou sem fins lucrativos e laica); Universidades, Centros Universitários, Institutos Federais de Ciência e Tecnologia, Centros Federais de Educação Tecnológicas e Faculdades.
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Dentre os princípios do ensino previstos no artigo 3º da LDB 9394/1996, bem como no artigo 206 da CF/1988, está o pluralismo de ideias e concepções pedagógicas. Sobre esse princípio é CORRETO afirmar que:
  • A O espaço escolar e o ensino nele ministrado devem contemplar em sua organização didático-científica os conceitos de heterogeneidade cultural, tendo em vista os vínculos entre educação e diversidade.
  • B A organização didático-pedagógica do fazer educativo nos diferentes níveis de ensino deve respeitar as ideias dominantes do seu tempo histórico, como elemento imprescindível para atualização do estudante.
  • C A pluralidade cultural e ideológica do estudante são aspectos previstos no currículo escolar. Cabe ao professor contribuir com a seleção do conhecimento socialmente útil utilizando para isso uma concepção pedagógica que melhor atenda aos objetivos da instituição de ensino.
  • D O pluralismo de ideias, atualmente, é fortemente marcado pela forma de organização da sociedade. As instituições de ensino devem considerar a estrutura do Estado e sua forma de organização, tendo em vista socializar com o estudante os conhecimentos que ele deverá dominar para adquirir seu pleno desenvolvimento e para o exercício de atividade produtiva.
  • E O binômio igualdade e diversidade estão presentes no princípio em tela, o tratamento a ser dado a essas duas dimensões da vida em sociedade requer da escola e, sobretudo, do professor a capacidade de lidar com as múltiplas interpretações da realidade em seus aspectos culturais, políticos e econômicos, sem perder o horizonte de uma formação unilateral.
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Sobre os cursos de pós-graduação considere as assertivas a seguir:


I - A oferta da pós-graduação está tipificada em cursos stricto sensu e cursos lato sensu;

II - Os órgãos federais que custeiam a pósgraduação são: Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes);

III - Dentre as características da pós-graduação está a ênfase em estudos avançados que apresentam dois grandes focos: capacitação de profissionais para atuarem em diferentes setores e a formação de pesquisadores para o desenvolvimento do País;

IV - A oferta dos cursos de pós-graduação tem crescido nos últimos anos no Brasil, tal crescimento ocorre de maneira uniforme em todas as regiões do País, fato que contribui para o enfrentamento das desigualdades educacionais.


Os itens CORRETOS da questão apresentada estão dispostos na alternativa:

  • A Somente os itens I e II estão corretos.
  • B Somente os itens III e IV estão corretos.
  • C Somente os itens II, III e IV estão corretos.
  • D Somente os itens I e III estão corretos.
  • E Todos os itens estão corretos.
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Sobre os cursos sequenciais considere as assertivas abaixo:


I - Pautam-se nas concepções de democratização, flexibilização e diversificação de oferta de programas educacionais, em conformidade com as exigências da sociedade e do setor socioeconômico;

II - Representam uma inovação, pois a legislação anterior não os contemplava;

III - São considerados de nível superior e oferecem formação em um campo limitado do saber, contemplando, portanto, uma formação específica por meio de uma formação pontual;

IV - Podem ser oferecidos a partir de duas modalidades: Cursos Sequenciais Presenciais e de Complementação de Estudos Presenciais.


Os itens CORRETOS estão dispostos na alternativa?

  • A Somente os itens I, II e III estão corretos.
  • B Somente os itens I e III estão corretos.
  • C ) Somente os itens II, III e IV estão corretos.
  • D Somente os itens II e IV estão corretos.
  • E Todos os itens estão corretos.
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De grande abrangência e importância para estruturação da educação nacional, o Plano Nacional de Educação (PNE) para o período de 2014 a 2024, instituído pela Lei n°. 13.005/2014, apresenta um total de vinte metas que se desdobram em estratégias de operacionalização a serem cumpridas num prazo de dez anos. No PNE em vigência as Metas 12, 13 e 14 tratam da educação superior.
A Meta 14 objetiva elevar gradualmente o número de matrículas na pós-graduação stricto sensu, de modo a atingir a titulação anual de 60 mil mestres e 25 mil doutores. Sobre o cenário atual da pós-graduação no Brasil é CORRETO afirmar que:
  • A apresenta assimetrias regionais em termos de oferta de vagas em programas de mestrado e doutorado, que acentuam as desigualdades educacionais do País.
  • B a Coordenação de Pessoal de Nível Superior (CAPES) disponibiliza apoio técnico e financeiro para as IES que pretendem criar novos programas de mestrado e doutorado, como estratégia de ampliação de oportunidades nesse setor.
  • C há baixo número de mestres e doutores formados no Brasil, isso requer aumentar a oferta e qualidade dos cursos já existentes e a criação de novos. Para tanto, o estímulo do governo federal nesse cenário tem sido via ampliação de investimentos e fortalecimento dos cursos presenciais.
  • D o mestrado profissional tem apresentado crescimento, pois além de atender melhor as demandas de capacitação profissional também estão isentos da regulação da CAPES, questão que favorece a criação de novos cursos e programas.
  • E a formação de profissionais/pesquisadores em nível de mestrado e doutorado é um aspecto estratégico para o desenvolvimento social do País, com ênfase nas áreas de inovação e tecnologia.
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De grande abrangência e importância para estruturação da educação nacional, o Plano Nacional de Educação (PNE) para o período de 2014 a 2024, instituído pela Lei n°. 13.005/2014, apresenta um total de vinte metas que se desdobram em estratégias de operacionalização a serem cumpridas num prazo de dez anos. No PNE em vigência as Metas 12, 13 e 14 tratam da educação superior.
A Meta 13 do PNE (2014-2024) trata da elevação da qualidade da educação superior e da ampliação da proporção de mestres e doutores do corpo docente em efetivo exercício. Sobre as Estratégias dessa Meta está CORRETA a alternativa:
  • A Adoção do ENEM; formação; currículo; pesquisa e PROUNI.
  • B Autoavaliação; pesquisa; PROUNI; ampliação da iniciação científica e REUNI.
  • C Formação; consórcio entre as IES; iniciação científica; currículo e Residência Pedagógica.
  • D Adoção do ENEM; Residência Pedagógica; pesquisa; Avaliação (SINAES) e REUNI.
  • E Avaliação (SINAES); adoção do ENEM; formação; autoavaliação e ampliação do ENADE.
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De grande abrangência e importância para estruturação da educação nacional, o Plano Nacional de Educação (PNE) para o período de 2014 a 2024, instituído pela Lei n°. 13.005/2014, apresenta um total de vinte metas que se desdobram em estratégias de operacionalização a serem cumpridas num prazo de dez anos. No PNE em vigência as Metas 12, 13 e 14 tratam da educação superior.
A Meta 12 do PNE (2014-2024) trata da elevação da taxa (bruta e líquida) de matrícula na educação superior da população de dezoito a vinte e quatro anos. Sobre a Meta 12 é CORRETO afirmar que:
  • A o seu cumprimento por parte do setor público garantirá 100% de atendimento à população na idade de dezoito a vinte e quatro anos.
  • B a ampliação das vagas dar-se-á no ensino presencial e a seleção dos estudantes ocorrerá por meio da nota obtida no ENEM.
  • C traz como uma de suas estratégias a ampliação das Ações Afirmativas, exclusivamente, para o grupo étnico-racial.
  • D uma das estratégias dessa Meta pretende fomentar a oferta de educação superior pública e gratuita para a formação de professores para a Educação Básica.
  • E as novas vagas a serem criadas devem ser exclusivamente no segmento público.
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O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), instituído pela Lei 10.861/2004, avalia as instituições, os cursos e o desempenho dos estudantes. O processo de avaliação abrange aspectos como: ensino, pesquisa, extensão, responsabilidade social, gestão da instituição e corpo docente. As informações obtidas podem ser analisadas a partir de quatro indicadores de qualidade.


Marque a alternativa que apresenta corretamente esses indicadores.

  • A Conceito Geral Institucional (CGI); Conceito ENEM; Conceito ENADE e Índice Geral de Cursos (ICG).
  • B Conceito de Desempenho Docente (CDD); Conceito ENEM; Conceito Preliminar de Cursos (CPC) e Índice Geral de Cursos (ICG).
  • C Índice Geral de Cursos (ICG); Conceito ENADE; Conceito Preliminar de Cursos (CPC); Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD).
  • D Conceito ENADE; Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB); Índice Geral de Cursos (ICG) e Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD).
  • E Conceito Geral Institucional (CGI); Conceito ENADE; Índice Geral de Cursos (ICG) e Conceito Preliminar de Cursos (CPC).
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A LDB 9394/1996 define as incumbências da União, Estados, Municípios e estabelecimentos de ensino na organização da educação nacional (nos artigos de 8 a 12). Sobre a incumbência da União é CORRETO afirmar.
  • A elabora e executar políticas e planos educacionais, em consonância com as diretrizes e planos nacionais de educação, integrando e coordenando as suas ações e dos demais entes federados.
  • B coleta, analisa e dissemina informações sobre a educação e define planos de ações estratégicas.
  • C garante a oferta da educação básica e superior, inclusive formulando políticas e cooperando técnica e financeiramente com os demais entes federados.
  • D legisla sobre a matéria educacional e fiscaliza o cumprimento da legislação no território brasileiro.
  • E financia a educação superior, subsidiando a iniciativa privada que atua nesse setor, bem como legislar sobre a educação no território nacional.
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Em consonância com o Estatuto e o Regimento Geral, a Administração da UNIFAP é responsabilidade dos órgãos normativos, deliberativos e consultivos” (PDI, 2015-2019). Assim, a estrutura de governança da UNIFAP é composta por quais órgãos? Marque a opção CORRETA.
  • A Conselho Superior (CONSU), Conselho Diretor (CONDIR), Auditoria Interna (AUDINT), Comissão Própria de Avaliação (CPA), Colegiados de Cursos, Procuradoria Jurídica (PROJUR).
  • B Conselho Superior (CONSU), Diretórios e Centro Acadêmicos, Auditoria Interna (AUDINT), Comissão Própria de Avaliação (CPA), Ouvidoria, Procuradoria Jurídica (PROJUR).
  • C Conselho Diretor (CONDIR), Auditoria Interna (AUDINT), Comissão Própria de Avaliação (CPA), Ouvidoria, Procuradoria Jurídica (PROJUR).
  • D Conselho Superior (CONSU), Conselho Diretor (CONDIR), Auditoria Interna (AUDINT), Comissão Própria de Avaliação (CPA), Ouvidoria, Procuradoria Jurídica (PROJUR).
  • E Conselho Superior (CONSU), Conselho das Reitorias, Auditoria Interna (AUDINT), Ouvidoria, Procuradoria Jurídica (PROJUR).
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A Universidade Federal do Amapá desenvolve o programa de assistência estudantil, Pró-estudante UNIFAP, que sistematiza dentro da instituição os auxílios estudantis, cuja fonte de financiamento é liberada a partir do? Marque a alternativa CORRETA.
  • A Fundo Nacional da Educação Superior (FUNDES).
  • B Fundo de Ciência e Tecnologia (FUNCITE).
  • C Plano de Acesso e Permanência Estudantil (PAPE).
  • D Plano Nacional de Assistência Estudantil (PNAES).
  • E Plano Pró-estudante Universal (PPEU).

Português

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Texto


O menino parado no sinal de trânsito vem em minha direção e pede esmola. Eu preferia que ele não viesse. [...] Sua paisagem é a mesma que a nossa: a esquina, os meios-fios, os postes. Mas ele se move em outro mapa, outro diagrama. Seus pontos de referência são outros.

Como não tem nada, pode ver tudo. Vive num grande playground, onde pode brincar com tudo, desde que “de fora”. O menino de rua só pode brincar no espaço “entre” as coisas. Ele está fora do carro, fora da loja, fora do restaurante. A cidade é uma grande vitrine de impossibilidades. [...] Seu ponto de vista é o contrário do intelectual: ele não vê o conjunto nem tira conclusões históricas – só detalhes interessam. O conceito de tempo para ele é diferente do nosso. Não há segunda-feira, colégio, happy hour. Os momentos não se somam, não armazenam memórias. Só coisas “importantes”: “Está na hora do português da lanchonete despejar o lixo...” ou “estão dormindo no meu caixote...”[...]

Se não sentir fome ou dor, ele curte. Acha natural sair do útero da mãe e logo estar junto aos canos de descarga pedindo dinheiro. Ele se acha normal; nós é que ficamos anormais com a sua presença.

(JABOR, A. O menino está fora da paisagem. O Estado de São

Paulo, São Paulo, 14 abr. 2009. Caderno 2, p. D 10)

Em “Eu preferia que ele não viesse.” (1º§), nota-se um emprego mais coloquial da regência do verbo preferir, contrariando a norma culta. Isso se explica devido:
  • A ao uso de apenas um dos complementos exigidos pelo verbo.
  • B à presença de um complemento verbal na forma de oração.
  • C à ausência da preposição “a” antes do complemento verbal.
  • D ao emprego do conectivo “que” como ferramenta coesiva.
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Assinale a alternativa em que a colocação de ambos os pronomes destacados nas expressões está de acordo com a norma-padrão.

  • A Nem sempre nos damos conta da importância de preservarmo-nos da exposição pública.
  • B Ainda encontram-se pessoas dispostas a fazer amigos fora das redes sociais, atitude que traria-lhes mais privacidade.
  • C Nos propomos ajudar em tudo e concentraremo-nos nas causas mais urgentes e humanitárias.
  • D Viam-se pessoas revoltadas, que não tinham conformado-se com a perda de suas casas durante o incêndio.
  • E Esforçam-se para que as mensagens do celular não distraiam-nos durante o expediente.
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Leia o texto para responder à questão.


    A vida de Virginia Woolf (1882-1941), que sempre se orgulhou de ser autodidata, pode ser resumida através de uma das suas obras: A Viagem (The Voyage Out). Escrito 26 anos antes de ela morrer, foi seu primeiro romance, mas pode ser definido como o livro sobre a sua vida. Nele, a reconhecida autora britânica reflete sobre suas preocupações – as pessoais e as do momento social que lhe coube viver no começo do século XX –, suas paixões e suas insônias. E tudo isso com um estilo literário em constante experimentação, procurando sempre a identidade própria de personagens com grande sensibilidade e nostalgia.

    Desde seu início na literatura, Virginia Woolf sempre quis ampliar suas perspectivas de estilo para além da narração comum, com fios condutores guiados pelo processo mental do ser humano: pensamentos, consciência, visões, desejos e até odores. Perspectivas narrativas definitivamente incomuns, que incluíam estados de sono e prosa de livre associação. Sua técnica narrativa do monólogo interior e seu estilo poético se destacam como as contribuições mais importantes para o romance moderno.

    Com nove romances publicados e mais de 30 livros de outros gêneros, Virginia Woolf é considerada por muitos a autora que mais revolucionou a narrativa no século XX e que mais defendeu os direitos das mulheres por meio de seus textos.


(Alberto López. Virginia Woolf, a escritora premonitória inesgotável. El País. https://brasil.elpais.com. 25.01.2018. Adaptado)

Considerando-se o emprego do acento indicativo de crase, um substituto correto para a expressão destacada no trecho do texto está entre colchetes em:

  • A A vida de Virginia Woolf ... pode ser resumida através de uma das suas obras... [à partir]
  • B … foi seu primeiro romance, mas pode ser definido como o livro sobre a sua vida.... [à respeito da]
  • C … a reconhecida autora britânica reflete sobre suas preocupações... [dedica-se à reflexão]
  • D Perspectivas narrativas definitivamente incomuns, que incluíam estados de sono... [às quais]
  • E ... a autora que ... mais defendeu os direitos das mulheres por meio de seus textos. [se voltou à defender]
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Atenção: Leia abaixo o Capítulo I do romance Dom Casmurro, de Machado de Assis, para responder à questão.

Uma noite destas, vindo da cidade para o Engenho Novo, encontrei num trem da Central um rapaz aqui do bairro, que eu conheço de vista e de chapéu. Cumprimentou-me, sentou-se ao pé de mim, falou da lua e dos ministros, e acabou recitando-me versos. A viagem era curta, e os versos pode ser que não fossem inteiramente maus. Sucedeu, porém, que como eu estava cansado, fechei os olhos três ou quatro vezes; tanto bastou para que ele interrompesse a leitura e metesse os versos no bolso.

– Continue, disse eu acordando.

– Já acabei, murmurou ele.

– São muito bonitos.

Vi-lhe fazer um gesto para tirá-los outra vez do bolso, mas não passou do gesto; estava amuado. No dia seguinte entrou a dizer de mim nomes feios, e acabou alcunhando-me Dom Casmurro. Os vizinhos, que não gostam dos meus hábitos reclusos e calados, deram curso à alcunha, que afinal pegou. Nem por isso me zanguei. Contei a anedota aos amigos da cidade, e eles, por graça, chamam-me assim, alguns em bilhetes: “Dom Casmurro, domingo vou jantar com você.” – “Vou para Petrópolis, dom Casmurro; a casa é a mesma da Renânia; vê se deixas essa caverna do Engenho Novo, e vai lá passar uns quinze dias comigo.” – “Meu caro dom Casmurro, não cuide que o dispenso do teatro amanhã; venha e dormirá aqui na cidade; dou-lhe camarote, dou-lhe chá, dou-lhe cama; só não lhe dou moça.

Não consultes dicionários. Casmurro não está aqui no sentido que eles lhe dão, mas no que lhe pôs o vulgo de homem calado e metido consigo. Dom veio por ironia, para atribuir-me fumos de fidalgo. Tudo por estar cochilando! Também não achei melhor título para a minha narração; se não tiver outro daqui até ao fim do livro, vai este mesmo. O meu poeta do trem ficará sabendo que não lhe guardo rancor. E com pequeno esforço, sendo o título seu, poderá cuidar que a obra é sua. Há livros que apenas terão isso dos seus autores; alguns nem tanto.

(ASSIS, Machado de. Dom Casmurro. São Paulo: Companhia das Letras, 2016, p. 79-80.)

...como eu estava cansado, fechei os olhos três ou quatro vezes... (1° parágrafo)


Em relação à oração que a sucede, a oração destacada expressa sentido de

  • A causa.
  • B comparação.
  • C consequência.
  • D proporção.
  • E conclusão.
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Em todas as frases a seguir foram sublinhados o adjetivo e o termo substantivo a que ele se refere e com que concorda; assinale a frase em que essa referência está indicada corretamente.

  • A “Ser marido é um trabalho de tempo integral.”
  • B “A cachaça de Minas é das mais saborosas do país.”
  • C “Os maridos das mulheres de que gostamos são sempre uns imbecis.”
  • D “É preciso realmente que um homem morra para que outros possam apurar o seu justo valor.”
  • E “Há quem esteja disposto a morrer para fazer com que morram os seus inimigos.”
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Em qual das frases abaixo há erro de concordância?

  • A Os Estados Unidos são uma nação curiosa.
  • B As abelhas são animais férteis e sabem se valer disso.
  • C Cita-se como exemplos sempre os mesmos alunos.
  • D O barulho das máquinas é ensurdecedor.
  • E Não se sabe quem são os responsáveis pelo ato.
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Uma vez que o organismo humano sofre influência do circuito claro-escuro, desvendar esse mecanismo torna a medicina capaz de fazer intervenções em pessoas que possam ter disfunções nesse sistema.
(Disponível em: g1.globo.com/ciencia-e-saude)
A primeira oração do período acima exprime noção de
  • A finalidade.
  • B consequência.
  • C causa.
  • D concessão.
  • E temporalidade.
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                                 [Gestos e palavras]


      Uma vez eu estava em Londres numa sala comum da classe média inglesa: a lareira acesa, todo mundo com sua taça de chá, a família imersa naquela naturalidade (chega a parecer representação) com que os ingleses aceitam a vida. Os ingleses, diz o poeta Pessoa, nasceram para existir!

      A certa altura um garoto de uns dez anos começou a contar uma história de rua, animou-se e começou a gesticular. Só comecei a perceber o que se passava quando notei que aquele doce sorriso mecânico, estampado em cada rosto de todas as pessoas da família, sumiu de repente, como se uma queda de voltagem interior houvesse afetado o sorriso coletivo. Olhos de avó, mãe, tias e tios concentraram-se em silêncio sobre o menino que continuava a narrativa com uma inocência maravilhosa. Diante disso, uma das senhoras falou para ele com uma voz sem inflexões: “Desde quando a gente precisa usar as mãos para conversar?”

      Vi deliciado o garoto recolher as mãos e se esforçar para transmitir o seu conto com o auxílio exclusivo das palavras. O sorriso de todos iluminou de novo a sala: a educação britânica estava salva.

      Imaginemos um garoto italiano de dez anos que fosse coarctado* pela família em seus gestos meridionais. Seria uma crueldade, uma afetação pedagógica, uma amputação social. Daí cheguei à conclusão óbvia: os ingleses educam os filhos para que eles venham a ser ingleses, os italianos, para que venham a ser italianos.

*Coarctar: reduzir-se a limites mais estritos; restringir, estreitar

(CAMPOS, Paulo Mendes. O amor acaba. São Paulo: Companhia das Letras, 2013, p. 209-210) 

Observam-se as normas que regem o emprego dos sinais de crase e de pontuação em:

  • A Não há dúvida, de que o autor do texto recorre à estereótipos culturais em sua narrativa a qual não faltam elementos de humor.
  • B Quando se assiste à cenas familiares, marcadas pelo conservadorismo, vê-se logo, quão divertido é quebrar os protocolos.
  • C O que será? – pensou o autor que parecia ter levado às pessoas a calarem-se diante de uma narrativa tão animada.
  • D Não sem propósito, atribui o autor às crianças italianas características de comunicação que não se permitem às inglesas.
  • E O garoto inglês advertido pela senhora, desistiu da ênfase dos gestos e passou aquela que se dá nos limites do discurso verbal.
29

Justiça social-Justiça ecológica


Entre os muitos problemas que assolam a humanidade, dois são de especial gravidade: a injustiça social e a injustiça ecológica. Ambos devem ser enfrentados conjuntamente se quisermos pôr em rota segura a humanidade e o planeta Terra.

A injustiça social é coisa antiga, derivada do modelo econômico que, além de depredar a natureza, gera mais pobreza que pode gerenciar e superar. Ele implica grande acúmulo de bens e serviços de um lado à custa de clamorosa pobreza e miséria de outro. Os dados falam por si: há um bilhão de pessoas que vive no limite da sobrevivência com apenas um dólar ao dia. E há 2,6 bilhões (40% da humanidade) que vive com menos de dois dólares diários. As consequências são perversas. Basta citar um fato: contam-se entre 350-500 milhões de casos de malária com um milhão de vítimas anuais, evitáveis.

Essa antirrealidade foi por muito tempo mantida invisível para ocultar o fracasso do modelo econômico capitalista feito para criar riqueza para poucos e não bem-estar para a humanidade.

A segunda injustiça, a ecológica, está ligada à primeira. A devastação da natureza e o atual aquecimento global afetam todos os países, não respeitando os limites nacionais nem os níveis de riqueza ou de pobreza. Logicamente, os ricos têm mais condições de adaptar-se e mitigar os efeitos danosos das mudanças climáticas. Face aos eventos extremos, possuem refrigeradores ou aquecedores e podem criar defesas contra inundações que assolam regiões inteiras. Mas os pobres não têm como se defender. Sofrem os danos de um problema que não criaram. Fred Pierce, autor de "O terremoto populacional" escreveu no New Scientist de novembro de 2009: "os 500 milhões dos mais ricos (7% da população mundial) respondem por 50% das emissões de gases produtores de aquecimento, enquanto 50% dos países mais pobres (3,4 bilhões da população) são responsáveis por apenas 7% das emissões".

Esta injustiça ecológica dificilmente pode ser tornada invisível como a outra, porque os sinais estão em todas as partes, nem pode ser resolvida só pelos ricos, pois ela é global e atinge também a eles. A solução deve nascer da colaboração de todos, de forma diferenciada: os ricos, por serem mais responsáveis no passado e no presente, devem contribuir muito mais com investimentos e com a transferência de tecnologias e os pobres têm o direito a um desenvolvimento ecologicamente sustentável, que os tire da miséria.

Seguramente, não podemos negligenciar soluções técnicas. Mas sozinhas são insuficientes, pois a solução global remete a uma questão prévia: ao paradigma de sociedade que se reflete na dificuldade de mudar estilos de vida e hábitos de consumo. Precisamos da solidariedade universal, da responsabilidade coletiva e do cuidado por tudo o que vive e existe (não somos os únicos a viver neste planeta nem a usar a biosfera). É fundamental a consciência da interdependência entre todos e da unidade Terra e humanidade. Pode-se pedir às gerações atuais que se rejam por tais valores se nunca antes foram vividos globalmente? Como operar essa mudança que deve ser urgente e rápida?

Talvez somente após uma grande catástrofe que afligiria milhões e milhões de pessoas, poder-se-ia contar com esta radical mudança, até por instinto de sobrevivência. A metáfora que me ocorre é esta: nosso pais é invadido e ameaçado de destruição por alguma força externa. Diante desta iminência, todos se uniriam, para além das diferenças. Como numa economia de guerra, todos se mostrariam cooperativos e solidários, aceitariam renúncias e sacrifícios a fim de salvar a pátria e a vida. Hoje a pátria é a vida e a Terra ameaçadas. Temos que fazer tudo para salvá-las.

Fonte: BOFF, Leonardo. Correio Popular, 2013 Disponível em:<http://correio.rac.com.br/_conteudo/2013/11/blogs/leonardo_boff/117011-justica-social-justicaecologica.html> Acesso em: 16 maio 18. 

Há uma locução verbal em:

  • A “Pode-se pedir”
  • B “[...] Basta citar um fato]”
  • C “[...] não têm como se defender [...]”
  • D “Ambos devem ser enfrentados[...]”
  • E “Sofrem os danos [...] que não criaram”
30

Justiça social-Justiça ecológica


Entre os muitos problemas que assolam a humanidade, dois são de especial gravidade: a injustiça social e a injustiça ecológica. Ambos devem ser enfrentados conjuntamente se quisermos pôr em rota segura a humanidade e o planeta Terra.

A injustiça social é coisa antiga, derivada do modelo econômico que, além de depredar a natureza, gera mais pobreza que pode gerenciar e superar. Ele implica grande acúmulo de bens e serviços de um lado à custa de clamorosa pobreza e miséria de outro. Os dados falam por si: há um bilhão de pessoas que vive no limite da sobrevivência com apenas um dólar ao dia. E há 2,6 bilhões (40% da humanidade) que vive com menos de dois dólares diários. As consequências são perversas. Basta citar um fato: contam-se entre 350-500 milhões de casos de malária com um milhão de vítimas anuais, evitáveis.

Essa antirrealidade foi por muito tempo mantida invisível para ocultar o fracasso do modelo econômico capitalista feito para criar riqueza para poucos e não bem-estar para a humanidade.

A segunda injustiça, a ecológica, está ligada à primeira. A devastação da natureza e o atual aquecimento global afetam todos os países, não respeitando os limites nacionais nem os níveis de riqueza ou de pobreza. Logicamente, os ricos têm mais condições de adaptar-se e mitigar os efeitos danosos das mudanças climáticas. Face aos eventos extremos, possuem refrigeradores ou aquecedores e podem criar defesas contra inundações que assolam regiões inteiras. Mas os pobres não têm como se defender. Sofrem os danos de um problema que não criaram. Fred Pierce, autor de "O terremoto populacional" escreveu no New Scientist de novembro de 2009: "os 500 milhões dos mais ricos (7% da população mundial) respondem por 50% das emissões de gases produtores de aquecimento, enquanto 50% dos países mais pobres (3,4 bilhões da população) são responsáveis por apenas 7% das emissões".

Esta injustiça ecológica dificilmente pode ser tornada invisível como a outra, porque os sinais estão em todas as partes, nem pode ser resolvida só pelos ricos, pois ela é global e atinge também a eles. A solução deve nascer da colaboração de todos, de forma diferenciada: os ricos, por serem mais responsáveis no passado e no presente, devem contribuir muito mais com investimentos e com a transferência de tecnologias e os pobres têm o direito a um desenvolvimento ecologicamente sustentável, que os tire da miséria.

Seguramente, não podemos negligenciar soluções técnicas. Mas sozinhas são insuficientes, pois a solução global remete a uma questão prévia: ao paradigma de sociedade que se reflete na dificuldade de mudar estilos de vida e hábitos de consumo. Precisamos da solidariedade universal, da responsabilidade coletiva e do cuidado por tudo o que vive e existe (não somos os únicos a viver neste planeta nem a usar a biosfera). É fundamental a consciência da interdependência entre todos e da unidade Terra e humanidade. Pode-se pedir às gerações atuais que se rejam por tais valores se nunca antes foram vividos globalmente? Como operar essa mudança que deve ser urgente e rápida?

Talvez somente após uma grande catástrofe que afligiria milhões e milhões de pessoas, poder-se-ia contar com esta radical mudança, até por instinto de sobrevivência. A metáfora que me ocorre é esta: nosso pais é invadido e ameaçado de destruição por alguma força externa. Diante desta iminência, todos se uniriam, para além das diferenças. Como numa economia de guerra, todos se mostrariam cooperativos e solidários, aceitariam renúncias e sacrifícios a fim de salvar a pátria e a vida. Hoje a pátria é a vida e a Terra ameaçadas. Temos que fazer tudo para salvá-las.

Fonte: BOFF, Leonardo. Correio Popular, 2013 Disponível em:<http://correio.rac.com.br/_conteudo/2013/11/blogs/leonardo_boff/117011-justica-social-justicaecologica.html> Acesso em: 16 maio 18. 

Talvez somente após uma grande catástrofe que afligiria milhões e milhões de pessoas, poder-se-ia contar com esta radical mudança”.


Assinale a opção que apresenta a circunstância expressa pelo advérbio no período apresentado:

  • A Lugar
  • B Modo
  • C Dúvida
  • D Afirmação
  • E Intensidade

Raciocínio Lógico

31

Uma determinada aeronave pode acomodar até 348 passageiros e dispõe de 63 filas de assentos; algumas com 3, outras com 6 poltronas.


Quantas filas com 6 poltronas existem nessa aeronave?

  • A 10
  • B 53
  • C 58
  • D 34
  • E 38
32

Se A = {–1, 1, 2, 4, 8, 16} e B = {–2, –1, 0, 1, 2, 3}, então o conjunto das partes de (AUB)U(A∩B) possui

  • A 23 elementos.
  • B 28 elementos.
  • C 29 elementos.
  • D 212 elementos.
  • E 215 elementos.
33

Considere as seguintes proposições:
I – Se Jorge fala, então Mateus fica quieto; II – Mateus fica quieto ou Ana é bonita.
Se I é verdadeira e II é falsa, infere-se que

  • A Ana não é bonita ou Mateus não fica quieto, e Jorge fala.
  • B Ana não é bonita e Mateus não fica quieto e Jorge não fala.
  • C Ana é bonita e Mateus não fala, ou Jorge fala.
  • D Mateus fica quieto e Ana não é bonita e Jorge não fala.
  • E Mateus não fica quieto ou Ana é bonita, e Jorge fala.
34

Considere as proposições a seguir.
P: trabalhar mais de 30 anos; Q: aposentar-se com salário integral; R: ser mulher.
A sentença lógica (P˄R) → Q significa que

  • A aposentar-se com salário integral é necessário para ser mulher e trabalhar mais de 30 anos.
  • B aposentar-se com salário integral é suficiente para ser mulher e trabalhar mais de 30 anos.
  • C ser mulher ou trabalhar mais de 30 anos é necessário para aposentar-se com salário integral.
  • D ser mulher e trabalhar mais de 30 anos é necessário para aposentar-se com salário integral.
  • E ser mulher ou trabalhar mais de 30 anos é suficiente para aposentar-se com salário integral.
35

Considere a sentença: “Se Arlindo é baixo, então Arlindo não é atleta.” Assinale a opção que apresenta a sentença logicamente equivalente à sentença dada.

  • A “Se Arlindo não é atleta, então Arlindo é baixo.”
  • B “Se Arlindo não é baixo, então Arlindo é atleta.”
  • C “Se Arlindo é atleta, então Arlindo não é baixo.”
  • D “Arlindo é baixo e atleta.”
  • E “Arlindo não é baixo e não é atleta.”

Matemática

36

Com os elementos A, B, C são possíveis as permutações:

  • A ABC, ACB, BAC, BCA, CAB e CBA
  • B ABC, CBA, ABB, BBC, AAA e BBB
  • C ABC, BCA, AAB, BBC, CCC e BBB
  • D ACC, ABB, CCA, AAA, BBB e CCC
37

Na prateleira de uma estante estão dispostos 10 livros de direito, 12 livros de economia e 15 livros de administração. O menor número de livros que se devem retirar ao acaso dessa prateleira para que se tenha certeza de que dentre os livros retirados haja um de direito, um de economia e um de administração é igual a

  • A 26.
  • B 23.
  • C 27.
  • D 28.
  • E 29.
38

Uma progressão aritmética e uma progressão geométrica têm ambas o primeiro termo igual a 20. Além disso, seus respectivos terceiro termos são estritamente positivos e coincidem. Assim como o segundo termo da progressão aritmética excede o segundo termo da progressão geométrica em 10. Portanto, o terceiro termo das progressões é:

  • A 100.
  • B 80.
  • C 50.
  • D 40.
  • E 30.
39

Uma empresa designou para recreação de seus funcionários um espaço retangular de dimensões inteiras e diferentes da unidade, em metros, cuja área é 793 m2. Sabe-se que a área de um retângulo é o produto de suas duas dimensões. No último mês, a empresa aumentou a dimensão maior desse espaço retangular em 4 metros e a menor em 3 metros. Feito isso, a área de recreação dos funcionários aumentou em

  • A 247 m2
  • B 12 m2
  • C 315 m2
  • D 189 m2
  • E 49 m2
40

Para obter tonalidades diferentes de tintas de cor cinza misturam-se quantidades arbitrárias de tintas de cores branca e preta.


José possui 150 ml de uma tinta cinza que contém apenas 10% de tinta branca.


Assinale a opção que indica a quantidade de tinta branca que José deve acrescentar à tinta que possui, de forma que a nova mistura contenha 40% de tinta branca.

  • A 45 ml.
  • B 60 ml.
  • C 75 ml.
  • D 90 ml.
  • E 105 ml.

Noções de Informática

41

Marque a alternativa que contém apenas memória do tipo não volátil.

  • A Disco rígido e memória principal.
  • B Pendrive e memória RAM.
  • C Memória cache e CD-ROM.
  • D Memória ROM e disco rígido.
42

No contexto da criação de uma imagem do sistema no Windows 7, analise as afirmativas a seguir.
I. É possível manter várias versões da imagem do sistema. II. A mídia onde a imagem é gravada pode estar formatada em um file system diferente do que está em uso no sistema do Windows. III. Não é possível gravar uma imagem de sistema em um USB flash-drive.
Está correto o que se afirma em

  • A I, apenas.
  • B II, apenas.
  • C III, apenas.
  • D I e II, apenas.
  • E II e III, apenas.
43

Uma empresa deseja controlar os gastos dos salários dos seus funcionários. Para tal, utilizou o aplicativo para planilha eletrônica Microsoft Excel instalado em português. Os salários dos empregados estão postos na coluna C, ocupando as células de C2 até C35. Se o conteúdo da célula C36 for a média aritmética dos salários de todos os empregados, então C36 terá a expressão

  • A =MÉDIA(C2;C35).
  • B =MÉDIA(C2:C35).
  • C =MED(C2;C35).
  • D =MED(C2:C35).
44

Observe a planilha abaixo, criada no Excel 2007, versão em português, onde foram inseridas:
I - na célula E4, uma fórmula para determinar o menor valor, dentre todos, mostrados em B4, C4 e D4. Procedimento análogo foi realizado para determinar as expressões em ES e E6. II - na célula F4, uma fórmula para determinar o valor médio, dentre todos, mostrados em B4, C4 e D4. Procedimento análogo foi realizado para determinar as expressões em FS e F6.


As fórmulas inseridas em E6 e F4 são respectivamente:

  • A =MENOR(B6:D6) e =MÉDIA(B4:D4)
  • B =MÍNIMO(B6:D6) e =MÉDIA(B4:D4)
  • C =MENOR(B6:D6) e =MED(B4:D4)
  • D =MÍNIMO(B6:D6) e =MED(B4:D4)
45

Ransomware é um software maligno que criptografa arquivos em seu computador e bloqueia completamente seu acesso a eles. Um servidor, com o sistema operacional Windows 7, com dados importantes de uma empresa foi infectado pelo software maligno Apocalypse, um Ransomware de 64 bits. Qual ação deverá ser executada pelo assistente de tecnologia da informação para recuperar os dados?

  • A Formatar o computador e reinstalar o sistema operacional.
  • B Iniciar a restauração do sistema no Windows 7 para a última data disponível.
  • C Atualizar o antivírus e executar a limpeza profunda para a remoção do vírus.
  • D Pagar a quantia solicitada pelos cibercriminosos para recuperar os dados.
  • E Usar uma ferramenta de decodificação de Ransomware gratuita, visto que a chave de 64 bits do Apocalypse é de fácil decodificação.
46

Considere uma planilha MS Excel BR na qual a célula B1 contém a fórmula
=SE(A1>10;A1*0,3;A1*0,5)+A$2
Dado que as células A1 e A2 contêm, respectivamente, os valores 10 e 12, assinale o valor exibido na célula B1.

  • A 12
  • B 14
  • C 17
  • D #NOME?
  • E #VALOR!
47
As teclas de atalho são ferramentas capazes de conferir maior velocidade no desempenho de tarefas, posto que permitem a realização de comandos através de uma tecla ou da combinação de teclas do teclado, funcionado como alternativas ao uso do mouse.
Para ter acesso ao “Menu Iniciar”, no sistema operacional Windows XP, o usuário deve pressionar:
  • A F3.
  • B Alt + Enter.
  • C Shift + Enter.
  • D Crtl + Home.
  • E Crtl + Esc.
48
Referente aos conceitos de segurança da informação aplicados a TIC, assinale a alternativa que NÃO representa tipicamente um malware:
  • A worm
  • B hacker
  • C spyware
  • D trojan
49

Utilizando um navegador típico de Internet, o usuário digitou o seguinte endereço: www.carlos.cim.br. De acordo com o endereço digitado, é correto afirmar que o usuário está acessando um site web de um profissional liberal da classe

  • A contador.
  • B instrutor.
  • C impressor.
  • D corretor.
  • E importador.
50

Considerando o LibreOffice Calc (BrOffice Calc) com o indioma português-brasileiro, marque a alternativa com o resultado da seguinte fórmula.


=OU(15<9;(16^-1 <> 16))

  • A Verdadeiro
  • B Falso
  • C Error
  • D 16
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