Resolver o Simulado Liquigás Distribuidora S.A (LIQUIGAS) - Analista de Comunicação - CESGRANRIO - Nível Superior

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Comunicação Social

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Atualmente, com a utilização da tecnologia de informação, as organizações empresariais se utilizam de sistemas de informações que as possibilitam gerir de maneira mais eficiente seus recursos disponíveis.

Os sistemas de informações gerenciais (SIG) são instrumentos muito benéficos para o processo decisório institucional porque possibilitam

  • A relatórios mais precisos e rápidos, com menor esforço, melhorando o acesso às informações.
  • B informações utilizadas pelo nível operacional, para a tomada de decisões institucionais.
  • C interações da empresa com o ambiente externo, sendo assim classificados como sistemas fechados.
  • D a inobservância da confiabilidade das informações que são inseridas no sistema.
  • E a atuação do nível operacional da organização na definição das funções estratégicas do sistema.
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Um dos fatores de sucesso da comunicação interna é o correto alinhamento da estratégia de comunicação com a realidade do ambiente empresarial. A decisão quanto aos tipos de veículos adequados a esse fim é um dos requisitos para esse sucesso.
Assim, no escopo do público interno,

  • A o tipo de publicação empresarial é decidido anualmente pela alta direção da organização, em seu planejamento estratégico.
  • B os veículos jornalísticos são mais eficazes do que a comunicação direta dos chefes com suas equipes.
  • C a fase inicial de implantação de uma política de comunicação é um período crítico, pois depende das pautas enviadas pelas assessorias de veículos da grande imprensa.
  • D um veículo tecnológico, como um informativo digital ou TV corporativa, ajusta-se a todos os tipos de públicos de uma organização
  • E uma estratégia de comunicação equilibrada combina diversos programas para atingir o público interno em diferentes situações.
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Uma montadora de veículos precisa de uma solução de baixo custo e de rápida atualização para reforçar sua comunicação com os operários durante os turnos de trabalho.
O veículo jornalístico de comunicação interna mais indicado nessa situação é a(o)

  • A revista
  • B intranet
  • C jornal
  • D mural
  • E informativo digital
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A equipe de comunicação interna de uma empresa está na fase de criação do perfil editorial da nova publicação da empresa.
Essa fase inclui a

  • A análise do perfil do público-alvo e da necessidade de segmentação.
  • B definição da tipologia das fontes, das cores e do papel para impressão.
  • C definição das editorias e dos assuntos que serão tratados na publicação.
  • D organização do comitê de redação para decidir a periodicidade da publicação e os pontos de distribuição.
  • E preparação e a revisão textual das reportagens e entrevistas.
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Uma das ações de uma campanha de endomarketing consistiu em distribuir prêmios para os primeiros colocados em um concurso de fotografia.
Nesse caso, o público-alvo dessa campanha era o

  • A cliente interno
  • B formador de opinião
  • C consumidor
  • D fornecedor
  • E revendedor
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No ambiente empresarial, a frase que representa de forma mais apropriada o conceito de comprometimento no endomarketing é a seguinte:

  • A “O esforço e a iniciativa na busca por resultados nem sempre são valorizados.”
  • B “As pessoas devem limitar-se a fazer aquilo que as normas e a rotina exigem.”
  • C “Os setores são importantes para delimitar as divisões entre chefes e subordinados.”
  • D “Os subordinados delegam para cima, levando ao chefe os problemas existentes.”
  • E “Todos os problemas são problemas de todos, independente da área em que se atua.”
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Em suas ações de branding, uma organização financeira adota um posicionamento por uso/aplicação.
Sendo assim, suas campanhas de comunicação realçam o fato de que ela é a

  • A concorrente mais próxima da marca líder
  • B líder em seu segmento de atuação
  • C instituição preferida dos funcionários públicos
  • D marca mais adequada para investimentos em previdência
  • E marca mais antiga e experiente do mercado
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A respeito do planejamento de comunicação e marketing de uma organização, considere as afirmativas abaixo.
I – As ações de comunicação interna devem ser isoladas das externas, pois o custo de implantá-las simultaneamente é alto, se comparado aos benefícios alcançados.
II – As promoções de vendas são instrumentos eficazes na produção de resultados de curto prazo, porque servem de estímulo para que os clientes tomem decisões de compra.
III – As mídias de massa representam um investimento global elevado, que pode ser compensador quando se leva em conta o custo para se atingir cada grupo de mil usuários.
IV – As equipes de atendimento ao público são um instrumento de comunicação e, portanto, precisam transmitir as mesmas mensagens emitidas por outras ferramentas. Estão corretas as afirmativas

  • A I, apenas
  • B I e III, apenas
  • C II e IV, apenas
  • D II, III e IV, apenas
  • E I, II, III e IV

Jornalismo

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Uma empresa vai participar de uma feira internacional para divulgar seu trabalho e conquistar novos clientes. Para isso, o profissional de criação desenvolveu uma série de materiais gráficos.
Ao enviar os arquivos para a impressão, ele tomou alguns cuidados, tais como os de

  • A converter as imagens para 200 dpi e ampliar a lineatura do arquivo.
  • B enviar todas as fontes e converter as imagens para CMYK.
  • C indicar as referências pantone e aumentar a gramatura do papel.
  • D marcar todas as correções de texto e converter as imagens para RGB.
  • E transformar todas as fontes em curvas e as imagens em 72 dpi.
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Todo projeto paginado — livros, revistas ou newsletters —, impresso em gráfica, deve ter o seu número de páginas múltiplo de 4. O motivo é que o processo de impressão do arquivo organiza as páginas em folhas impressas e dobradas para formar uma seção do projeto. Essa seção é chamada de

  • A caderno
  • B prelo
  • C encarte
  • D fólio
  • E charneira
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Na elaboração de uma campanha motivacional interna, serão confeccionados cartazes e banners animados para a intranet. Seria possível utilizar o mesmo programa para elaborar todos os layouts, porém o resultado final poderia ficar comprometido.
Nessa situação, os programas indicados para executar cada tipo de material, respectivamente, serão

  • A Autocad e Ilustrator
  • B Dreamweaver e Autocad
  • C Flash e InDesign
  • D Ilustrator e Flash
  • E Photoshop e Publisher

Comunicação Social

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Com a evolução constante da tecnologia, os jogos de computador, sejam eles simples ou complexos, passaram a ocupar um espaço considerável da internet.
Do ponto de vista da atuação publicitária on-line, essa migração significou, entre outras coisas, uma

  • A dificuldade de comunicação com a faixa etária acima dos 14 anos
  • B dificuldade na filtragem natural de faixas etárias do público-alvo
  • C facilidade de comunicação com a faixa etária abaixo dos 14 anos
  • D possibilidade de maior controle sobre o conteúdo exibido
  • E seletividade menor de público nos jogos presentes em redes sociais
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Uma agência de publicidade é dividida em departamentos que se complementam na busca do desenvolvimento perfeito da comunicação de seus clientes, seguindo uma ordem lógica própria de procedimentos.
Em uma campanha de desempenho perfeito, com todas as partes acertando suas funções de imediato, duas áreas que atuam tanto antes quanto depois do trabalho da criação são:

  • A atendimento e mídia
  • B mídia e prospecção
  • C planejamento e atendimento
  • D planejamento e mídia
  • E produção gráfica e planejamento

Jornalismo

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Um site carioca de dicas infantis recebe rotineiramente, via e-mail, divulgação sobre peças de sex shop. O fato revela uma prática condenada pelos modernos manuais de assessoria de imprensa.
Essa prática denomina-se

  • A abuso na aplicação do follow-up
  • B exploração de vazios editoriais
  • C difusão de releases sem critério
  • D supervalorização do newspeg
  • E priorização dos veículos especializados
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Uma importante indústria farmacêutica é acusada de fabricar um lote de anticoncepcionais com problemas. No lugar de alguns comprimidos do princípio ativo, foram encontradas cápsulas de placebo.
Diante das denúncias comprovadas, que foram veiculadas pela mídia, a assessoria de imprensa tem como obrigação

  • A evitar a exposição pública dos dirigentes e de qualquer possível porta-voz da empresa.
  • B ignorar qualquer aproximação da imprensa até que o tema desapareça dos veículos de comunicação.
  • C negar veementemente as acusações, ocultando qualquer rastro sobre a falha ocorrida.
  • D processar o veículo de comunicação que deu origem à crise, exigindo indenização.
  • E promover uma ampla divulgação das medidas corretivas tomadas e do apoio dado às vítimas do erro.
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O processo da produção colaborativa de notícias, propiciada pelo aspecto de interatividade oferecido pela internet, por sua natureza, adapta-se melhor a notícias

  • A esportivas e nacionais
  • B financeiras e culturais
  • C regionais e científicas
  • D locais e comunitárias
  • E internacionais e econômicas
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O bom funcionamento de um aeroporto raramente é divulgado nos noticiários. Por outro lado, um acidente aéreo ou o atraso nos voos colocam o mesmo aeroporto em evidência nas páginas dos jornais.
Esse tipo de ocorrência NÃO significa que

  • A a assessoria de imprensa cumpra ineficientemente o papel que lhe cabe.
  • B o potencial para uma pauta virar notícia esteja no ineditismo do fato.
  • C o valor-notícia primário do fato seja a orientação da assessoria de imprensa.
  • D os critérios da notícia sejam considerados pelos editores.
  • E os fatos que rompam com a ordem natural do cotidiano virem notícia.

Comunicação Social

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Uma clínica de médio porte comunica aos clientes fidelizados que já está disponível para consumo uma vacina contra o câncer de mama. Segundo o comunicado, tal vacina é fruto de uma recente descoberta de um laboratório multinacional de reconhecida reputação internacional. Mais tarde, descobre-se que a oferta é, na realidade, falsa, e que o medicamento é apenas placebo. O laboratório envolvido nessa promoção oportunista, no entanto, defende-se publicamente por meio de veículos de comunicação de massa.
Nesse caso, as peças mais indicadas para se chegar aos clientes fidelizados da clínica e para se fazer um desmentido público são, respectivamente, o(a)

  • A folder e a mala-direta
  • B informe publicitário e o outdoor
  • C release e o folder
  • D outdoor e o display
  • E mala-direta e o informe publicitário

Jornalismo

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Desde que a comunicação se tornou objeto de estudo, diversos modelos teóricos foram criados para explicar o processo segundo o qual ela se realiza. No ínicio, dava-se ênfase à produção, com a representação de um emissor transmitindo um conteúdo a um receptor.
Nos modelos mais recentes, torna-se nítida a necessidade de representar a(o)

  • A contribuição feita na codificação da mensagem pelo ruído presente na transmissão.
  • B ideia de que a mensagem codificada pode ser reinterpretada pelo emissor.
  • C linearidade do processo de codificação, estabelecida com o avanço da internet.
  • D complexo processo de socioconstrução do canal utilizado na transmissão da mensagem.
  • E fato de que o emissor não apenas produz nem o receptor apenas recebe, existindo interação entre eles.
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Segundo um paradigma que vê as notícias como construção social, as notícias são resultado de processos complexos de interação social.
As teorias alinhadas a esse paradigma consideram como fatores determinantes na produção das notícias os itens relacionados abaixo, EXCETO:

  • A a cultura da sociedade e a cultura dos “membros da tribo” em que as notícias estão inseridas.
  • B a influência das ligações entre a mídia e os governos e empresas que a financiam.
  • C a necessidade de decidir quais informações priorizar, quais excluir, e de quais termos utilizar.
  • D as formas narrativas utilizadas para redigir a notícia, como a técnica de pirâmide invertida.
  • E o domínio dos valores-notícia e de elementos da cultura jornalística como rotinas e procedimentos.

Português

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O pronome relativo tem a função de substituir um termo da oração anterior e estabelecer relação entre duas orações.
Considerando-se o emprego dos diferentes pronomes relativos, a frase que está em DESACORDO com os ditames da norma-padrão é:

  • A É um autor sobre cujo passado pouco se sabe.
  • B A ficção é a ferramenta onde os escritores trabalham.
  • C Já entrei em muitas livrarias, em todas por quantas passei.
  • D O autor de quem sempre falei vai autografar seus livros na Bienal.
  • E Os poemas por que os leitores mais se interessam estarão na coletânea.
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Sendo a crase a fusão de vogais idênticas marcadas na escrita pelo acento grave, a frase em que a palavra em destaque deve ser acentuada, de acordo com a norma-padrão, é:

  • A A história de um autor nunca é igual a de outro autor.
  • B Nos romances, o príncipe geralmente chega a cavalo.
  • C Os amantes da literatura bebem os romances gota a gota.
  • D As fantasias da literatura pertencerão a quem as encontrar.
  • E Aquele poema nos leva a uma região distante na imaginação.
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No que diz respeito à concordância nominal, a palavra em destaque que está empregada de acordo com a norma-padrão é:

  • A As meninas curtem livros de capas rosas.
  • B Sempre li bastante livros ao longo de minha vida.
  • C É proibido leitura de histórias violentas por crianças.
  • D Narrativas de fluxo de consciência sempre a deixam meia confusa.
  • E Deveria haver mais revistas e jornais dedicadas à literatura.
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O pronome em destaque está colocado de acordo com a norma-padrão em:

  • A Os jovens não dedicam-se suficientemente à leitura.
  • B Quando alguém apresentar-se como salvador, é bom pesquisar sobre sua história.
  • C Oferecemos-lhes as melhores condições de pesquisa em nossa biblioteca.
  • D É preciso estarmos atentos às notícias, pois elas têm deturpado-se.
  • E Encontraremo-nos em condições de discutir a realidade, caso sejamos bons leitores.
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Um dos aspectos fundamentais da regência verbal é o uso adequado da preposição.
A preposição destacada está empregada de acordo com a norma-padrão em:

  • A Não é bom descuidar-se com a leitura.
  • B Informei-lhe de que a biblioteca fecharia à tarde.
  • C Ler textos literários implica em formar cidadãos democráticos.
  • D Perdoo a todos os vilões dos romances: sem vilões, sem histórias.
  • E Com um livro na cabeceira, quero chegar em casa o quanto antes.
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O acento grave está empregado de acordo com a norma-padrão em:
  • A Frente à desigualdades sociais, temos de ser solidários.
  • B Os catadores são submetidos à um sofrimento imenso.
  • C São terríveis às condições de trabalho dos catadores.
  • D À classe dos catadores de lixo devemos respeito.
  • E Os governos precisam atender à vítimas da desigualdade.
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Observa-se obediência à norma-padrão, no que se refere à regência verbal, em:
  • A A pobreza implica em muito sofrimento.
  • B Os governantes devem assistir aos pobres, diminuindo seu sofrimento.
  • C Todos aspiram a uma vida mais justa.
  • D A população não raro esquece dos menos favorecidos.
  • E É importante desejarmos ao fim da pobreza.
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A regência nominal está adequada à norma-padrão em:

  • A Os pobres são ávidos por melhores condições de vida.
  • B Os catadores sentem desejo com uma vida melhor.
  • C Muitos catadores têm orgulho em seu ofício.
  • D Parte da população é sensível para a pobreza.
  • E Vários dejetos são inúteis para com a reutilização.
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No que se refere à concordância nominal, respeita-se a norma-padrão na seguinte frase:
  • A A pobreza, no mundo de hoje, custa cara.
  • B Bastantes são os pobres que sobrevivem dos lixões.
  • C Infelizmente, é seletivo a desigualdade.
  • D Faz-se necessário uma mudança econômica.
  • E Foi achado uma bolsa na portaria.
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A frase em que se estabeleceu a concordância verbal de acordo com a norma-padrão é:

  • A Existe, ainda, no mundo, pessoas muito pobres.
  • B É natural que se jogue coisas inúteis fora.
  • C Deve haver muitas pessoas que trabalham nos lixões.
  • D Constitui uma forma de violência as desigualdades sociais.
  • E É de coisas sem utilidade os dejetos dos lixões.

Inglês

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In the fragment from the text “Globalization supported the development of complex air and maritime transportation networks, many of which supporting global supply chains and trade relations across long distances”, (lines 68-71), the word which refers to
  • A chains
  • B relations
  • C networks
  • D globalization
  • E transportation
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In the fragment from the text “The issues of mobility, production and distribution became interrelated in a complex geographical setting where the local, regional and global became increasingly blurred through the development of new passengers and freight transport systems” (lines 57-62), the word blurred can be replaced by
  • A evident
  • B highlighted
  • C obvious
  • D distinct
  • E imprecise
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From the sentence in the text “Since the 1990s, transport geography has received renewed attention with new realms of investigation” (lines 55-57), it can be concluded that transport geography
  • A received new realms of investigation at the end of the 1990s.
  • B was only studied with new realms of investigation in the 1990s.
  • C was only studied with new realms of investigation before the 1990s.
  • D was only studied with new realms of investigation at the beginning of the 1990s.
  • E started being studied with new realms of investigation at the beginning of the 1990s that are still being applied to its study nowadays.
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In the fragment “However, from the 1970s, technical, political and economic changes challenged the centrality of transportation in many geographical and regional development investigations” (lines 39-42), the word However introduces the idea of
  • A consequence
  • B conclusion
  • C sequence
  • D contrast
  • E cause
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From the fragment of the text “However, from the 1970s, technical, political and economic changes challenged the centrality of transportation in many geographical and regional development investigations. The strong spatial anchoring effect of high transportation costs receded and decentralization was a dominant paradigm that was observed within cities (suburbanization), but also within regions.” (lines 39-46), it can be inferred that
  • A suburbanization emerged because the spatial anchoring effect of transportation costs increased.
  • B transportation maintained its centrality because of technical, political and economic changes in the 1970s.
  • C decentralization became the prevailing model in the urban and regional development in the 1970s.
  • D the technical, political and economic changes in the 1970s resulted in a transportation crisis.
  • E transportation costs had a negative effect in the urban and regional development in the 1970s.
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In the fragment “In the 1960s, transport had to be formalized as key factors in location theories” (lines 35-36), the modal verb had to implies an idea of
  • A advice
  • B possibility
  • C probability
  • D prediction
  • E necessity
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According to the text, the emergence of transport geography as a specialized field of investigation is justified by the

  • A growing mobility of passengers and freight.
  • B idea that the world is not a place where such features are randomly distributed.
  • C fact that geography seeks to understand the spatial order of things.
  • D fact that cost considerations became the foundation of several geographical theories.
  • E fact that transportation was an important issue behind the economic representations of the geographic space.
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The expression as well as in the fragment “Geography seeks to understand the spatial order of things as well as their interactions” (lines 4-5) conveys an idea of

  • A opposition
  • B conclusion
  • C concession
  • D addition
  • E comparison
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The text points out two main reasons why transportation is of relevance to geography. These two reasons are:
  • A Economic goods are distributed by transportation; transportation structures occupy a place in space.
  • B Transportation infrastructures occupy an important place in space; transportation infrastructures are considered the main support to spatial interactions.
  • C Roads shape regional developments; roads are elements of spatial order.
  • D There is a logic to spatial distribution; the spatial distribution is influenced by transportation structures.
  • E Economic features are randomly distributed in space; this distribution in space is illogical.
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The main purpose of the text is to

  • A show how transportation is economically relevant.
  • B deny the impact of transportation on the geographical space.
  • C support the idea that economic features are randomly distributed.
  • D establish a view of the presence of transportation in geographical studies.
  • E defend the idea that transportation has not changed much in the last century.

Atualidades

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(...) a estrutura federativa brasileira estabeleceu-se, desde a República, com uma disfunção entre um formato político-administrativo pensado e desenvolvido para acomodar a representação das diferenças territoriais e a perspectiva de manutenção de uma unidade que deveria ser preservada a qualquer custo. Essas tensões encontram-se até hoje presentes na estrutura federativa brasileira.

CASTRO, I. E. Geografia e Política: território, escalas de ação e instituições.


O Brasil apresenta uma história de forte tradição centralizadora e de alianças dos grupos estaduais e municipais com o poder central.


Considerando-se esse fato, o que é necessário ocorrer para que o federalismo brasileiro possa ser, entre os entes federativos, menos competitivo e mais cooperativo?

  • A Centralização, na esfera federal, das capacidades de implementação das políticas públicas, dadas as enormes desigualdades financeiras, técnicas e de gestão existentes.
  • B Criação de mecanismos que promovam maior capacidade de intermediação entre as relações intergovernamentais, facilitando o diálogo entre as três esferas de poder.
  • C Limitação na capacidade dos entes subnacionais de legislar sobre políticas próprias.
  • D Redução da autonomia administrativa dos estados e municípios, aumentando a capacidade de atuação da esfera federal na criação e aprovação de políticas públicas.
  • E Supressão da independência do Poder Legislativo nos três níveis de governo, mantendo a autonomia do Poder Judiciário.
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O domínio das caatingas brasileiras, um dos três espaços semiáridos da América do Sul, apresenta precipitações que se concentram de seis a sete meses no domínio geral dos sertões. O prolongado período seco anual se deve, entre outras causas, às células de alta pressão atmosférica que penetram nos espaços dos sertões durante o inverno austral.


Para combater a seca e levar água a mais de 12 milhões de pessoas, em estados como Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco, foi criado um empreendimento de transposição de águas de um rio perene que atravessa o sertão nordestino.


O rio em questão é o

  • A Paraná
  • B Parnaíba
  • C Araguaia
  • D Tocantins
  • E São Francisco
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Em muitas metrópoles, como Rio de Janeiro e São Paulo, enchentes são um problema constante, principalmente no verão, quando a pluviosidade, geralmente, se intensifica. Para evitar o problema, os gestores devem conhecer e controlar o sistema sedimentológico dos rios e canais e criar políticas públicas que possam recuperá-los.


Nesse sentido, a recuperação de um canal fluvial consiste em

  • A aumentar a velocidade de escoamento para controlar a erosão e o assoreamento.
  • B criar barragens no rio, colaborando com a retenção da água.
  • C retornar, dentro do possível, às condições anteriores ao distúrbio, através de obras, levando em conta a rugosidade do canal.
  • D revestir o fundo do canal para facilitar as relações com o lençol d’água.
  • E suprimir curvas e meandros, impedindo que o canal retorne à sinuosidade original.
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Ao quebrar o consenso internacional em torno do estatuto de Jerusalém, cidade sagrada para judeus, cristãos e muçulmanos, o presidente Donald Trump conduziu seu país ao isolamento. Uma ampla maioria da Assembleia Geral da ONU criticou a decisão que coloca um obstáculo à paz. A decisão de Trump contraria uma resolução da ONU, de 1980, que declarou nulas e sem efeito todas as medidas adotadas por Israel que “modificam o caráter geográfico e histórico da Cidade Santa”.

ENDERLIN, C. Jerusalém, o erro fundamental. Le Monde Diplomatique Brasil, Ano 11, n. 126, jan. 2018, p. 10. Adaptado.


O texto acima refere-se à decisão do presidente Donald Trump, em dezembro de 2017, de

  • A determinar Jerusalém Oriental como palestina.
  • B transferir a embaixada dos EUA para Tel Aviv.
  • C consultar oficialmente a Autoridade Palestina.
  • D reconhecer Jerusalém como capital de Israel.
  • E reativar a presença israelense na Faixa de Gaza.
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Para desenvolver tecnologias que melhorem a qualidade de água disponível no mundo, é necessário olhar para as práticas das comunidades indígenas e tradicionais. É o que aponta um relatório divulgado hoje pela Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco). As Soluções baseadas na Natureza (SbN) são as mais eficazes e mais baratas, defende o texto. São técnicas que usam ou imitam processos que acontecem na natureza.

BORGES, H. Soluções naturais para preservar a água. O Globo, Sociedade, 19 mar. 2018, p. 20.


Na gestão hídrica, é um exemplo de SbN barata a adoção de

  • A lagos artificiais
  • B usinas térmicas
  • C pesticidas agrícolas
  • D reservas de água em mangues
  • E dessalinização da água marinha
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Segundo a reportagem do Jornal Folha de São Paulo, do dia 17 de maio de 2014, a cidade de Houston, no Texas (EUA), apresentou baixos índices de desemprego e um crescimento do PIB de 5,5%, segundo dados de 2013. Para os especialistas, os setores de petróleo e gás seriam os principais responsáveis, graças à exploração do gás de xisto, que apresenta vantagens econômicas e consequências ambientais.

Qual a principal consequência ambiental dos avanços tecnológicos na extração do gás de xisto?

  • A A nova tecnologia do fracking reduz a contaminação do lençol freático.
  • B A maior produtividade em cada poço elimina o risco de desmoronamentos de camadas superiores do solo.
  • C A perfuração vertical aumenta a capacidade de extração do gás, mas aumenta os riscos de contaminação dos solos.
  • D A inovação tecnológica aumenta a capacidade de extração do gás, mas, consequentemente, reduz a estabilidade das camadas superiores do solo.
  • E A maior produtividade proporcionada pela nova tecnologia pode provocar o rompimento do revestimento de concreto que sela os canos de metal, protegendo, assim, o lençol freático e o solo.
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Ao longo do primeiro semestre de 2015, a crise grega se tornou o centro das atenções na Europa Ocidental e no mundo.

O conflito entre as autoridades centrais da União Europeia e o governo grego ocorreu devido

  • A à deflação (inflação negativa), indicando uma estagnação econômica, já que os consumidores e as empresas aumentaram gastos e investimentos.
  • B à pressão da chamada “Troika”, formada pelo FMI, Banco Central Europeu e a Comissão Europeia, que defendeu a redução do ajuste fiscal, a fim de estimular o crescimento econômico.
  • C ao declínio do deficit público e das dívidas, o que levou o governo do Syriza a elevar os gastos públicos e aumentar a captação de recursos.
  • D ao avanço das agremiações eurocéticas e dos movimentos separatistas em território grego
  • E às medidas de austeridade, exigidas pelos credores, a fim de equilibrar o deficit e a dívida do país, e o questionamento destas pelo governo grego.
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Para o Prêmio Nobel da Paz (1973) Henry Kissinger, que foi Secretário de Estado dos presidentes Richard Nixon e Gerald Ford, a ordem internacional se vê diante de um paradoxo, pois sua “prosperidade depende do sucesso da globalização, mas o processo produz uma reação política que muitas vezes age no sentido contrário ao das suas aspirações”.

 (KISSINGER, H. Ordem Mundial, Rio de Janeiro: Objetiva, 2015, p. 371).

A afirmativa de Kissinger expressa especificamente o fato de

  • A o sistema político internacional ser, em grande medida, baseado em ideias convergentes de ordem mundial e na reconciliação de conceitos de interesse nacional.
  • B o Estado-Nação ser capaz de se adaptar a uma mudança importante nas relações de poder em nível global.
  • C o sistema econômico internacional se tornar global, enquanto a estrutura política do mundo contemporâneo permanece baseada no conceito de Estado-Nação.
  • D a globalização econômica enfatizar as fronteiras nacionais, enquanto a política internacional ignora as fronteiras.
  • E existirem mecanismos efetivos de consulta e cooperação entre as grandes potências a respeito das questões de maior relevância.
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Se uma tragédia social e política, entre tantas que se multiplicaram pelo planeta, tem o poder de explicitar, por si só, a crise civilizatória que hoje ameaça a humanidade em seu conjunto, seguramente a saga dos refugiados é uma forte candidata ao posto. Segundo a ONU, em 2014, eles somavam cerca de 50 milhões, entre “internos" [...] e “externos". [...] Mesmo um olhar rápido apenas sobre os conflitos mais recentes detecta um quadro aterrador [...].

ARBEX Jr, J. Refugiados são o retrato do capital. Revista Caros Amigos, São Paulo: Caros Amigos Ltda, ano XIX, n. 219, jun. 2015, p.10.

Para a situação apresentada no texto acima, alguns países têm, na principal causa, uma associação com:

I - fatores de ordem étnica ou religiosa;

II - conflito entre o narcotráfico e o exército ou tropas paramilitares;

III - extrema pobreza agravada por desastres naturais.

Os seguintes países exemplificam, respectivamente, as condições retratadas em I, II e III:


  • A Iraque, China e Síria
  • B Nigéria, México e Líbia
  • C Sudão, Colômbia e Haiti
  • D Afeganistão, Haiti e Nigéria
  • E México, Síria e Bangladesh
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O ano de 2013 ficou marcado pela onda de manifestações, revelando não somente a insatisfação com o aumento do preço de passagens do transporte público e a precariedade dos serviços oferecidos, mas a problemática da mobilidade urbana em todo o país.

Uma causa direta das situações enfrentadas pelo usuário, como congestionamentos, poluição, acidentes e ônibus lotados, que afetam a qualidade de vida da população urbana, é a

  • A expansão do transporte ferroviário de passageiros em todo o país.
  • B expansão significativa da intermodalidade em todo o país.
  • C ênfase dada, pelas políticas públicas municipais, ao transporte rodoviário, em detrimento de outros modais.
  • D eficiência do transporte de cabotagem em cidades litorâneas, como o Rio de Janeiro e Santos
  • E incapacidade gestora do poder público estadual, que tem a responsabilidade em administrar os transportes públicos.

Jornalismo

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A expansão das assessorias de imprensa no Brasil permite afirmar que elas são um dos quatro principais blocos de referência para o exercício do jornalismo.

Ao contratar esse serviço, uma organização espera que a(s)

  • A empresa crie um vínculo de confiança com os veículos de comunicação.
  • B imprensa não veicule informações sobre a empresa em época de crise.
  • C informações sejam aprovadas pela empresa antes de serem publicadas.
  • D informações de interesse da organização sejam publicadas pela mídia.
  • E vendas de produtos e serviços da empresa aumentem.
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Consta no manual de redação de uma grande empresa jornalística pública que o jornalismo é um serviço público, e o jornalista, portanto, é um servidor da sociedade.

Essa afirmação, que está de acordo com um item que consta no artigo 9º do Código de Ética dos jornalistas, significa que a

  • A divulgação da informação obedece a critérios econômicos.
  • B percepção de valor-notícia faz parte dos deveres do jornalista.
  • C preservação da fonte tem relação com a privacidade do cidadão.
  • D retratação pública é capaz de anular acusações contra alguém.
  • E soberania do jornalista prejudica o direito de resposta.
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Para se obter sucesso na divulgação de um fato, não basta que sejam distribuídos releases por meio eletrônico.

Uma eficaz assessoria de imprensa é realizada com o(a)

  • A conceito valor-notícia ampliado, contemplando os interesses da instituição.
  • B trabalho constante de corpo a corpo com os jornalistas das redações.
  • C sinal verde para o controle do conteúdo e da informação dentro da edição.
  • D informação limitada à divulgação por notas oficiais, publicadas em meios digitais.
  • E entrevista coletiva sendo o meio preferencial de relacionamento com os jornalistas.
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Criação do brasileiro Pompeu de Souza, no início dos anos 1950, no Diário Carioca, o sublead, em relação ao lead, tem a função de

  • A completá-lo, pois desloca alguns elementos essenciais do parágrafo anterior.
  • B concluí-lo, pois responde às seis perguntas básicas da curiosidade do leitor.
  • C enumerá-lo, pois exclui os fatos excepcionais destinados a encurtar a história.
  • D fechá-lo, pois carrega a apresentação da novidade sobre a notícia.
  • E resumi-lo, pois apresenta um relato sintético do acontecimento.
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O texto de um determinado veículo jornalístico apresenta como característica específica o uso das palavras ontem, hoje e anteontem. Já o texto informativo de outro tipo de veículo apresenta como característica o uso de datas marcando o dia da semana, do mês e, se possível, do ano.

Os dois veículos jornalísticos cujos textos adotam as características acima apresentadas, na ordem em que foram enunciadas, são:

  • A blogues jornalísticos e webtv
  • B jornais diários e portais de notícia
  • C Mídia Ninja e radiojornais
  • D revistas semanais e telejornais
  • E sites empresariais e house organs
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Criados com a finalidade de serem apenas diários pessoais eletrônicos, os blogues conquistaram, em pouco tempo, um novo espaço na internet.

Os blogues vêm servindo de base para diversos estudos de especialistas em comunicação porque

  • A acabam com a exclusividade do jornalismo quanto à divulgação de informações.
  • B desqualificam a notícia pela falta de organização na veiculação da informação.
  • C direcionam o conteúdo pouco informativo e setorizado ao posicionamento do leitor.
  • D mantêm a convencional via de mão única, tradicional na comunicação de massa.
  • E reduzem o compromisso ético-profissional do jornalismo a uma opinião pessoal.
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Uma pesquisa apontou que o produto de uma indústria de ar-condicionado vem sendo alvo, nos últimos cinco anos, de muitas queixas, via defesa do consumidor. Além de tentar corrigir possíveis falhas na produção, essa indústria recorreu a um profissional de comunicação para tentar reduzir o número de ações contra a empresa.

Dentre as medidas apresentadas à empresa, prioritariamente, deverá constar a de

  • A abrir canais de comunicação digitais destinados a acolher reclamações do consumidor e a solucionar rapidamente os problemas apontados.
  • B contratar os serviços de outdoor para divulgar, via comunicação de massa, os diversos erros verificados nos produtos.
  • C enviar uma carta para cada novo comprador, informando que erros podem ser encontrados e solicitando ao consumidor que deixe de recorrer à Justiça.
  • D promover uma entrevista coletiva, enumerando aos jornalistas cada defeito apresentado no período e as correções efetuadas na produção.
  • E publicar um informe publicitário em um jornal de grande circulação, prometendo empenho para melhorar a qualidade dos seus produtos.
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No jornalismo fotográfico, o termo boneco apresenta o seguinte significado:

  • A Analogia entre a cor da luz emitida por um corpo negro aquecido até a temperatura especificada, em Kelvin.
  • B Disposição planejada de elementos da imagem ou poses que simulam espontaneidade.
  • C Imagem com enquadramento formal do rosto de uma pessoa, podendo ser em plano americano ou fechado.
  • D Cenário a ser fotografado, montado por repórter fotográfico, de acordo com os interesses dos veículos.
  • E Superexposição da radiação eletromagnética, com o objetivo de impressionar o olho humano.
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O texto na web não tem fronteiras de espaço, mas o leitor internauta tem a atenção limitada por vários fatores, entre os quais o interesse e a pressa.

Diante dessa constatação, o jornalismo on-line deve obedecer a alguns critérios, dentre os quais NÃO se inclui o que estabelece que a(o)

  • A frase deve ser curta, mantendo o tom coloquial e obedecendo às normas gramaticais.
  • B notícia deve ser veiculada em pequenos textos independentes, com elementos em comum.
  • C redação deve ser clara, concisa, objetiva e mais curta do que a usada no texto escrito em papel.
  • D veiculação de informações é disposta na ordem cronológica e dispensa o uso do lead.
  • E termo técnico deve ser traduzido ou explicado quando a sua veiculação for inevitável.
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Atualmente, ao contratar uma assessoria de imprensa, a empresa interessada dá preferência ao prestador desse serviço que incluir no contrato o programa de treinamento chamado Media Trainning.

Esse programa tem o objetivo de preparar os executivos para ter um(a)

  • A relacionamento adequado com a imprensa.
  • B conduta ética em rodadas de negócios.
  • C postura de liderança com os subordinados.
  • D dicção aperfeiçoada para discursar em público.
  • E redação jornalística ajustada para house organs.

Marketing

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A especificação de um produto exige a coleta de informações que o definam totalmente: o seu conceito global, o seu pacote e o processo pelo qual o pacote será criado. As ideias para a geração do conceito global do produto podem ser originadas de fontes internas ou externas.
São exemplos de fonte externa as
  • A análises das necessidades dos consumidores
  • B sugestões dos clientes
  • C sugestões do pessoal de vendas
  • D ideias do pessoal de P&D
  • E ideias do pessoal de atendimento ao consumidor
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Uma empresa está desenvolvendo um novo projeto de marketing e pretende iniciá-lo, adequadamente, pela primeira etapa que é prevista e indicada como fundamental para o processo de criação de valor para os clientes e a construção de relacionamentos.

Essa primeira etapa envolve
  • A gerar lucros e customer equity.
  • B construir relacionamentos lucrativos e deixar os fornecedores encantados.
  • C desenvolver um programa de marketing integrado.
  • D elaborar uma estratégia de marketing orientada para o meio ambiente.
  • E entender o mercado, bem como as necessidades e desejos do cliente.
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Uma empresa de serviços de limpeza, na construção de estratégias de administração de marketing focada no cliente, está desenvolvendo um processo de dividir o mercado em grupos distintos de compradores que, com diferentes necessidades, características ou comportamentos, poderiam exigir produtos ou programas de marketing específicos.
Esse processo implica realizar a(o)
  • A segmentação de mercado
  • B definição do mercado-alvo
  • C diferenciação
  • D precificação
  • E posicionamento
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Segmentação de mercado é um esforço para aumentar a precisão do marketing da empresa.
A segmentação na qual os compradores são divididos em diferentes grupos, com base em seu estilo de vida, sua personalidade e seus valores, é conhecida como
  • A geográfica
  • B demográfica
  • C psicográfica
  • D geodemográfica
  • E multiatributo
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A avaliação global das forças, fraquezas, oportunidades e ameaças de um negócio é denominada análise SWOT.
Um negócio maduro apresenta
  • A muitas grandes oportunidades e poucas ameaças importantes
  • B grandes oportunidades e ameaças importantes
  • C grandes oportunidades e nenhuma ameaça
  • D poucas oportunidades e poucas ameaças
  • E poucas oportunidades e muitas ameaças
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As empresas costumam utilizar um procedimento contendo três etapas para elaborar uma previsão de vendas.
A ordem sequencial correta dessas etapas é:
  • A projeção setorial; projeção macroeconômica; previsão de vendas da empresa
  • B projeção setorial; previsão de vendas da empresa; projeção macroeconômica
  • C previsão de vendas da empresa; projeção setorial; projeção macroeconômica
  • D projeção macroeconômica; projeção setorial; previsão de vendas da empresa
  • E projeção macroeconômica; previsão de vendas da empresa; projeção setorial

Administração Geral

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O departamento de vendas de uma empresa está reavaliando o número de vendedores que se reportam a um mesmo supervisor de vendas, em uma dada região, de forma a garantir a capacidade desse supervisor de acompanhar e de dar suporte adequado para o melhor desempenho de cada vendedor nos diferentes produtos.
Essa reavaliação proposta envolve o conceito de 
  • A licenciamento
  • B descongelamento
  • C círculo da qualidade
  • D unidade de comando
  • E amplitude de controle

Marketing

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A política da responsabilidade social de uma organização deve ser definida pela(o)

  • A alta direção
  • B área de marketing
  • C comunicação social
  • D fundo de pensão
  • E sindicato patronal
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As empresas adotam várias práticas corporativas que buscam melhorar o relacionamento com seus empregados, o aumento da sua eficiência e a competitividade, dentre outros objetivos.
Uma dessas práticas, especificamente, tem como objetivo estimular o ambiente interno da organização, promovendo maior comprometimento de todos e o fortalecimento dos laços internos.
Essa prática é o(a)

  • A Responsabilidade social
  • B Governança corporativa
  • C Gerenciamento de qualidade
  • D Geração de valor
  • E Endomarketing
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Uma empresa, preocupada em conquistar maior fatia de mercado, contratou um consultor para elaborar sua estratégia de marketing. Ele disse que seria necessário elaborar um plano de ação para que a empresa pudesse alcançar o sucesso desejado. Ele também orientou a organização no que se relaciona à necessidade de compreender o ambiente mercadológico em que a empresa está inserida.
Nessa orientação, o consultor explicou a necessidade de utilizar um conjunto de ferramentas para que a empresa possa alcançar seus objetivos de marketing.
Constitui-se uma ferramenta de marketing

  • A 2 C – Competência e Competitividade
  • B 3 M – Mercado, Marca e Mix de Marketing
  • C 4 P – Produto, Preço, Promoção e Praça
  • D 5 S – Strategy, Sales, Support, Strengths e Supply
  • E 5W2H – What, Why, Where, When, Who, How e How much

Relações Públicas

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Entre os objetivos de um profissional de Relações Públicas (RP), encontra-se a(o)

  • A captação de recursos para campanhas
  • B identificação de profissionais promissores
  • C proteção da imagem da empresa
  • D classificação dos produtos governamentais
  • E recrutamento de estagiários de comunicação
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Um laboratório de remédios possui 35% do mercado de analgésicos no Brasil, com vendas anuais de 400 milhões de reais. Em dois dias, foram registradas mortes de 7 pessoas, por envenenamento, após ingestão do analgésico desse laboratório, contaminado com a substância ativa. Por esse motivo, as receitas com a venda desse remédio caíram de 33 milhões de reais para 4 milhões de reais por mês.

Tendo a empresa recebido, por parte da imprensa, cerca de 2.500 solicitações de informações sobre o ocorrido, como a assessoria de comunicação do laboratório deve agir sob o ponto de vista do gerenciamento de crise em comunicação?

  • A Contratar uma agência de publicidade para trabalhar estratégias de contrainformação em relação às notícias divulgadas pela mídia, através de anúncios publicitários nos grandes veículos de comunicação, que reforcem a boa imagem das marcas de remédio do laboratório
  • B Montar um sistema de comunicação especial para atender às necessidades de informação dos diversos públicos interessados (consumidores, médicos, imprensa), retirar o medicamento do mercado, fazer acordo de indenização das vítimas e relançar o produto com nova embalagem
  • C Criar uma campanha de marketing, incluindo anúncios em TV, rádio e jornais para reposicionar as marcas de remédio do laboratório no mercado.
  • D Planejar uma campanha de marketing de guerrilha nas mídias sociais para trabalhar estratégias de contrainformação, em relação às notícias divulgadas pela grande mídia
  • E Evitar respostas à imprensa para reduzir a capacidade de apuração dos jornalistas, e ganhar tempo até que a crise deixe de ser notícia, e possa ser planejada uma ação de comunicação de marketing pós-crise.
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As ações de marketing cultural são um instrumento de relacionamento e comunicação cada vez mais adotado pelas organizações.

Nesse sentido, o apoio a projetos culturais é uma estratégia de comunicação

  • A institucional que visa à promoção e à valorização da cultura e dos bens simbólicos de uma sociedade.
  • B interna que visa à promoção e à defesa da memória da cultura do país
  • C organizacional que visa ao estreitamento das relações entre os vários agentes da cadeia corporativa.
  • D promocional que visa à construção da imagem das marcas de suas linhas de produtos e serviços.
  • E social que visa à divulgação dos bens e dos serviços da organização através do patrocínio a atividades culturais.
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O marketing cultural entrou definitivamente na pauta das Relações Públicas no Brasil com a aprovação da Lei n o 7.505/1986, conhecida como Lei Sarney.

Essa Lei dispõe sobre

  • A dispositivos de isenção fiscal à matéria-prima industrial.
  • B benefícios fiscais a produtos científicos importados
  • C isenção de INSS para as empresas envolvidas com ciência de ponta
  • D taxação fiscal de atividades ligadas às artes, à ciência e à cultura.
  • E incentivos fiscais a operações de caráter cultural ou artístico
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O profissional de Relações Públicas dá estreita colaboração na condução de programas de ética empresarial, pois cabe a ele articular, a partir das ferramentas e técnicas da área, uma correta aplicação desses programas.

Sendo assim, é parte do envolvimento desse profissional,

  • A alertar os colaboradores que adotarem comportamento antiético com seus colegas de trabalho.
  • B garantir que os manuais e treinamentos sejam restritos ao público interno para manter a confidencialidade do código.
  • C contratar um ombudsman externo e independente para acompanhar a implantação das posturas éticas
  • D desenvolver um código de ética isento da participação dos colaboradores para que não sejam criados entraves à sua aplicação
  • E estabelecer um programa de treinamento e reciclagem sobre as principais questões acerca dos princípios da conduta ética da organização.
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A profissão de Relações Públicas é regida por Lei nacional e conta com Conselhos Regionais e Conselho Federal. O tempo de exercício das funções de conselheiro é estabelecido nos artigos 8, 11 e 12 do Decreto-Lei n o 860, de 11 de setembro de 1969, com as alterações introduzidas pela Lei no 6.719, de 12 de novembro de 1979.

O mandato dos membros do Conselho Federal e dos Conselhos Regionais é de quantos anos?

  • A 1
  • B 2
  • C 3
  • D 4
  • E 5
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As entrevistas coletivas constituem-se em eventos de grande relevância no planejamento da assessoria de imprensa de uma organização.
Quanto à estrutura, a entrevista coletiva provocada, que ocorre em pequenos ambientes, com número reduzido de repórteres, é denominada

  • A americana
  • B espontânea
  • C exclusiva
  • D complexa
  • E simples
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Entre os passos necessários para a organização de um evento, seja ele um congresso científico ou a inauguração de novas instalações, inclui-se a

  • A produção de material informativo para atrair o público a ser atingido.
  • B solicitação de reforço policial para garantir a segurança dos funcionários.
  • C construção de instalações preparadas para receber os participantes
  • D alocação de recursos financeiros para suprir gastos não programados, decorrentes de mudanças no clima.
  • E participação de autoridades locais e líderes de opinião para endossar a mensagem
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Tendo em vista a complexidade das organizações contemporâneas, as dimensões da comunicação organizacional podem ser classificadas em instrumental, estratégica e humana.

A dimensão instrumental apresenta como uma de suas características o fato de

  • A levar em conta o ato comunicativo espontâneo no seio das organizações
  • B estar relacionada com a visão pragmática, com vistas à eficácia e aos resultados
  • C auxiliar a compreender as ações de comunicação das organizações com os seus receptores e interlocutores
  • D ser a mais presente e predominante nas organizações em geral, caracterizando-se como funcional e técnica
  • E alinhar-se estrategicamente, por meio da gestão, aos princípios gerais da organização.
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As organizações assistem atualmente ao surgimento do marketing 3.0, na era voltada para as necessidades da justiça social, econômica e ambiental.

Já o marketing 2.0 tinha sua abordagem voltada para o

  • A acionista
  • B funcionário
  • C governo
  • D consumidor
  • E mercado financeiro
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