Resolver o Simulado CESPE - Nível Superior

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História

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Texto 15A1BBB
Menos discutível é a relação entre as revoluções de independência e os sintomas de descontentamento manifestados em algumas cidades da América Latina, a partir das décadas finais do século XVIII. É indubitável que do México a Bogotá, onde, em 1794, Antonio Nariño começava a sua carreira revolucionária traduzindo a Declaração dos Direitos do Homem; a Santiago do Chile, onde em 1790 era descoberta uma “conspiração dos franceses”; a Buenos Aires, onde, quase nessa mesma época, outros franceses parecem ter conseguido despertar em alguns escravos a esperança de uma libertação próxima graças a uma revolução republicana; ao Brasil, onde em Minas Gerais, no ano de 1789, é descoberta e reprimida uma manifestação de atividade conspirativa secessionista e republicana; nas mais variadas localidades da América Latina existem claros sintomas de uma nova inquietação.
Halperin Donghi. História da América Latina. São Paulo: Círculo do Livro, s/d, p. 66 (com adaptações)

Tendo o texto 15A1BBB como referência inicial e considerando o processo de independência das colônias ibéricas na América, julgue o item que se segue. Depreende-se do texto que as ideias iluministas do século XVIII atravessaram o Atlântico e forneceram apoio a movimentos de contestação de colônias americanas ao poder metropolitano europeu.

  • Certo
  • Errado
2

Texto 15A2CCC


Ambientado na década de 1960 em Jackson, Mississipi (EUA), o livro A Resposta (tradução do título em inglês de The Help e adaptado para o cinema como Histórias Cruzadas, 2011) é dividido em capítulos narrados sob a perspectiva de personagens distintas. Entre elas estão Aibileen, uma empregada doméstica negra que cuida das crianças de seus patrões brancos, e Skeeter, uma recém-formada jornalista branca e rica, que não concorda com as atitudes das patroas brancas da cidade. Skeeter propõe para Aibileen contar a vida cotidiana de Jackson, a partir da visão das empregadas domésticas negras. Vale dizer que o sul dos Estados Unidos da América tem uma herança histórica marcada pelo conservadorismo político, racial e social. Passados quase cem anos da promulgação da 13. ª Emenda à Constituição Americana — que declarou o fim da escravidão —, ainda se podia notar uma divisão entre a população causada pelo racismo, o que levou à marginalização dos negros. Isso se dava principalmente devido à existência de um sistema de segregação denominado leis Jim Crow, que vigorou no período de 1870 a 1960.


Bruna Corrêa. Resenha literária: A resposta, de Kathryn Stockett. Internet: (com adaptações).


Acerca do uso de instrumentos pedagógicos e de recursos audiovisuais e textuais variados em aulas de história, julgue o item a seguir, considerando o contexto abordado no texto 15A2CCC.

Em sala de aula, a análise de obras literárias, diferentemente dos textos dos livros didáticos, não deve ser orientada pela sua construção enquanto documento, discurso ou representação da história, devendo seu uso limitar-se à ilustração daquilo que é exposto pelos docentes.

  • Certo
  • Errado
3
Texto 15A1BBB
Menos discutível é a relação entre as revoluções de independência e os sintomas de descontentamento manifestados em algumas cidades da América Latina, a partir das décadas finais do século XVIII. É indubitável que do México a Bogotá, onde, em 1794, Antonio Nariño começava a sua carreira revolucionária traduzindo a Declaração dos Direitos do Homem; a Santiago do Chile, onde em 1790 era descoberta uma “conspiração dos franceses”; a Buenos Aires, onde, quase nessa mesma época, outros franceses parecem ter conseguido despertar em alguns escravos a esperança de uma libertação próxima graças a uma revolução republicana; ao Brasil, onde em Minas Gerais, no ano de 1789, é descoberta e reprimida uma manifestação de atividade conspirativa secessionista e republicana; nas mais variadas localidades da América Latina existem claros sintomas de uma nova inquietação.
Halperin Donghi. História da América Latina. São Paulo: Círculo do Livro, s/d, p. 66 (com adaptações)

Tendo o texto 15A1BBB como referência inicial e considerando o processo de independência das colônias ibéricas na América, julgue o item que se segue.

As treze colônias inglesas da América foram as primeiras a se tornarem independentes ainda na segunda metade do século XVIII: ao serem obrigadas a lutar contra a antiga metrópole, elas se viram isoladas, sem apoio militar externo.

  • Certo
  • Errado
4
Texto 15A2DDD

Entre 1982 e 1999, além da publicação completa em francês, inglês e árabe, volumes distintos de História Geral da África (HGA) foram publicados em chinês, português, espanhol, japonês, suaíli, peúle, hausa, italiano e fulâni. Em 2007, iniciou-se, oficialmente, a segunda etapa do projeto da HGA, intitulada “O uso pedagógico da História Geral da África”, tendo sido criado para tanto o Comitê Científico para o uso Pedagógico da História Geral da África. O objetivo dessa etapa é ampliar a difusão e a utilização pedagógica dos conhecimentos da HGA. Sua organização resulta de um pedido formal da União Africana, que pretende adotar um currículo comum de história da África para os seus países-membros, com base nas linhas estabelecidas pela HGA. No Brasil, com o apoio do Ministério da Educação, se procedeu, em fins de 2010, à publicação completa dessa obra clássica sobre a história da África, disponível para consulta integral no formato digital. Também foi publicado um trabalho de síntese e atualização desse vasto material.

Muryatan Barbosa. A construção da perspectiva africana. In: Revista brasileira de história. São Paulo, 2012, v. 32, n.º 64, p. 227 (com adaptações).

Com relação ao assunto abordado no texto 15A2DDD, julgue os item que se segue, a respeito do ensino de história da África. Com a criação do Comitê Científico para o uso Pedagógico da História Geral da África, ficou evidenciado o fato de que o saber histórico científico e o saber histórico escolar possuem características próprias, apesar de estabelecerem um diálogo necessário.

  • Certo
  • Errado

Sociologia

5

Acerca das principais correntes do pensamento sociológico, julgue o item a seguir.

O conceito de causa constitui um dos aspectos fundamentais do funcionalismo, ainda que seja incapaz de esgotar sua caracterização.

  • Certo
  • Errado
6

Acerca de estratégias didáticas no ensino de sociologia, julgue o próximo item.

A pesquisa de campo ou o estudo do meio é uma estratégia pedagógica interessante e pertinente, porém limitada, uma vez que sempre envolve despesas extras que a maioria das escolas públicas é incapaz de assumir.

  • Certo
  • Errado
7

Acerca das principais correntes do pensamento sociológico, julgue o item a seguir.

Quando elabora sua crítica à sociologia, Theodor W. Adorno invalida as contribuições dessa ciência, uma vez que ele julga a pesquisa empírica limitada e incapaz de contribuir decisivamente para a investigação do social.

  • Certo
  • Errado
8

A respeito do uso de tecnologias digitais na educação básica, julgue o item a seguir.

O emprego de diferentes mídias no ensino de sociologia no ensino médio deve provocar o estranhamento dessas mídias e levar os alunos a uma postura crítica em relação a elas, cumprindo as finalidades de formação para a autonomia e para o exercício da cidadania, previstas nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio.

  • Certo
  • Errado
9

Acerca das principais correntes do pensamento sociológico, julgue o item a seguir.

A denominada teoria crítica da sociedade é constituída por um grupo de autores que realizaram seus trabalhos com base no método do materialismo dialético, recusando as contribuições da filosofia social.

  • Certo
  • Errado
10

Tendo como referência os sistemas democráticos no mundo contemporâneo, julgue o item subsequente.


O traço distintivo dos grupos de pressão é o objetivo de influenciar o processo decisório em favor de determinada pauta de interesses sem tomar as decisões diretamente, de modo que, ao contrário dos partidos políticos, esses grupos tendem a não lançar candidatos às eleições.

  • Certo
  • Errado
11

Acerca das principais correntes do pensamento sociológico, julgue o item a seguir.

Ao formular suas investigações sobre a sociedade, Max Weber, crítico de diversas abordagens que o antecederam, abandonou o conceito de classe, tendo-o substituído pelas noções de status e prestígio.

  • Certo
  • Errado
12

No que se refere à formulação de conceitos na sociologia, julgue o próximo item.

O conceito de diferenciação assumiu diversas expressões ao longo do tempo. No século XX, adquiriu relevância a diferenciação centro-periferia, presente em diferentes perspectivas teóricas, em autores como Fernando Henrique Cardoso, Enzo Faletto e Niklas Luhmann.


  • Certo
  • Errado
13

No que se refere à formulação de conceitos na sociologia, julgue o próximo item.

Conforme Émile Durkheim, em As formas elementares da vida religiosa, as instituições sociais são autônomas em relação à religião, embora o autor reconheça a importância da religião na formação das sociedades.

  • Certo
  • Errado
14

No que se refere à formulação de conceitos na sociologia, julgue o próximo item.

Georg Simmel considera que a existência peculiar nas grandes cidades apresenta obstáculos ao exercício da autonomia do indivíduo.

  • Certo
  • Errado
15

No que se refere à formulação de conceitos na sociologia, julgue o próximo item.

De acordo com Émile Durkheim, a divisão do trabalho possui caráter social e função fundamentalmente econômica, devendo ser considerada fato social.

  • Certo
  • Errado
16

Julgue o item seguinte, a respeito das temáticas e dos autores que têm ganhado projeção nos estudos sociológicos na passagem do século XX ao século XXI.

Lélia Gonzalez e Lilia Katri Moritz Schwarcz investigam, sob perspectivas distintas e complementares, a questão da raça e da diferença, enfrentando o difícil diálogo com as suas bases biológicas, para expor seus ditames culturais.

  • Certo
  • Errado

Ciência Política

17

Em relação ao conceito de ciência política e à legitimidade do poder político, julgue o item a seguir.


De forma geral, define-se ciência política como toda interpretação de fenômenos políticos fundada na observação dos fatos e na argumentação racional, em oposição às afirmações derivadas do senso comum.

  • Certo
  • Errado
18

No que se refere à conceituação de políticas públicas no Estado moderno e ao processo de elaboração dessas políticas, julgue o seguinte item.

Independentemente da tipologia adotada, é comum às políticas públicas o fato de se constituírem em espaços de poder onde se disputam recursos e a visão de mundo que orienta a ação sobre a realidade.

  • Certo
  • Errado
19

No que se refere à conceituação de políticas públicas no Estado moderno e ao processo de elaboração dessas políticas, julgue o seguinte item.

Políticas públicas distributivas são menos conflituosas que políticas redistributivas, uma vez que os recursos destinados às distributivas são alocados pelo Estado, não ficando explícito quem paga ou quem perde com as decisões tomadas pelo poder público.

  • Certo
  • Errado
20

No que se refere à conceituação de políticas públicas no Estado moderno e ao processo de elaboração dessas políticas, julgue o seguinte item.

A fase de formulação de uma política pública refere-se ao processo de criação de opções sobre o que fazer a respeito de um problema público, incluindo-se a identificação de restrições técnicas e políticas à ação do Estado.

  • Certo
  • Errado
21

No que se refere à conceituação de políticas públicas no Estado moderno e ao processo de elaboração dessas políticas, julgue o seguinte item.

Política pública pode ser considerada sinônimo de política estatal, pois é do governo a responsabilidade de identificar os problemas sociais prioritários.

  • Certo
  • Errado
22

Considerando a legislação específica e as disposições da Constituição Federal de 1988 (CF) relativa à seguridade social, julgue o próximo item.

Na prática, política de estado e política de governo são análogas, uma vez que ambas as orientações corporificam e operacionalizam ações de interesse público.

  • Certo
  • Errado
23

A respeito de democracia, povo e soberania, julgue o item que se segue.

A relação aparentemente paradoxal entre democracia e estado de direito é diluída historicamente quando se entende a Constituição como um projeto que pereniza o ato constituinte fundador no processo evolutivo das gerações seguintes.

  • Certo
  • Errado
24

A respeito de democracia, povo e soberania, julgue o item que se segue.

Contemporaneamente, compreende-se a ideia de soberania popular como algo impossível de se ter em caráter permanente ou duradouro, de modo que os que exercem a autoridade pública não podem pretender dela se apropriar.

  • Certo
  • Errado
25

A respeito de democracia, povo e soberania, julgue o item que se segue.

Os conceitos de democracia e de princípio majoritário são coincidentes, razão por que não se justifica defender, teoricamente, a aplicação da regra da maioria em regimes autoritários.

  • Certo
  • Errado
26

A respeito de democracia, povo e soberania, julgue o item que se segue.

Em meio à crítica da insuficiência da democracia representativa, a ideia de democracia deliberativa surge como proposta de substituição dos mecanismos tradicionais de decisão política por instrumentos de participação direta, como o referendo e o plebiscito.

  • Certo
  • Errado
27

Relativamente ao conceito de política pública, julgue o item abaixo.

Define-se política pública como o programa de ação governamental que resulta de um processo ou conjunto de processos juridicamente regulados e que deve visar a realização de objetivos sociais relevantes, expressando a seleção de prioridades, a reserva de meios necessários à sua consecução e o intervalo de tempo para o atingimento dos resultados.

  • Certo
  • Errado
28

No que se refere à legitimidade, às dimensões do poder, ao Estado e à sociedade, julgue o item a seguir.

Muitos debates acerca da capacidade estatal valorizam o grau de autonomia do Estado perante a sociedade civil. Nesse sentido, o conceito de autonomia inserida do Estado pressupõe a capacidade de o Estado infiltrar-se na sociedade, sem, entretanto, construir relações com grupos específicos.

  • Certo
  • Errado
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