Resolver o Simulado CESPE - Nível Médio

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Direito Administrativo

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A Lei 8.666/93, a qual trata de normas para licitações e Contratos da Administração Pública, considera como serviços técnicos profissionais especializados, entre outros, os trabalhos relativos a:

  • A materiais com observância ao princípio da padronização.
  • B assessorias ou consultorias técnicas e auditorias financeiras e contábeis.
  • C assessorias ou consultorias técnicas e auditorias financeiras ou tributárias.
  • D pesquisas em patrocínio ou defesa de causas judiciais ou administrativas, com valores estipulados em regulamento.
  • E estudos técnicos, planejamento e projetos básicos ou executivos desde que realizados em instituições vinculadas ao Poder Público.

Administração Pública

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As denominadas redes organizacionais

  • A podem ser definidas como um conjunto de sistemas fundados na tecnologia da informação, com centralização de ações para consecução de objetivos comuns.
  • B correspondem a um conjunto de órgãos que atuam de forma centralizada e coordenada.
  • C fundamentam-se na gestão de processos e pessoas com o objetivo de maximizar os resultados pretendidos.
  • D consistem em um conjunto organizado de objetivos estratégicos, indicadores e metas, alinhados a um sistema de coordenação.
  • E utilizam o modelo de gestão horizontal, sem controle hierárquico, com interação e compartilhamento de ideias para gerar soluções.
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Acerca dos conceitos que envolvem empreendedorismo governamental e novas lideranças no setor público, assinale a alternativa incorreta.

  • A Resultados são considerados bons, porque os processos administrativos estão sob controle e são seguros.
  • B Estabelecimento do conceito de planejamento estratégico.
  • C Dá ênfase e orientação da ação do Estado para o cidadão cliente e vê o cidadão como contribuinte de impostos e como cliente de se seus serviços.
  • D Trabalha com avaliação de desempenho individual e de resultados organizacionais, atrelados a indicadores de qualidade e produtividade.
  • E Profissionalização do servidor público, por meio de políticas de motivação, de desenvolvimento pessoal, de revalorização e a questão da ética no serviço público e da promoção do desenvolvimento das habilidades gerenciais dos funcionários.
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O Sistema Eletrônico do Serviço de Informações ao Cidadão (e-SIC) pode ser adquirido por qualquer órgão ou entidade da administração pública de Estados e Municípios que deseje implantar um sistema eletrônico para recebimento e gerenciamento dos pedidos de acesso à informação.

Fonte: (https://esic.cgu.gov.br/sistema/site/index.aspx).


Esse Sistema está relacionado a qual princípio constitucional da Administração Pública?

  • A Universalidade.
  • B Unidade ou Totalidade.
  • C Transparência.
  • D Exclusividade.
  • E Eficiência.
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André, servidor de um Ministério, revelou segredo do qual se apropriou em face das atribuições funcionais. Após o regular procedimento administrativo-disciplinar próprio, comprovada a autoria e a materialidade, a autoridade competente acatou o relatório da comissão e aplicou-lhe a sanção proposta, que deve ter sido a de

  • A advertência.
  • B censura.
  • C suspensão por até trinta dias.
  • D suspensão por até noventa dias.
  • E demissão.
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Assinale a opção correta de acordo com os princípios de governo aberto, segundo a OGP (Open Government Partnership).
  • A Accountability refere-se à credibilidade usufruída por determinado governo junto à sociedade.
  • B O governo que implementa padrões éticos mínimos na administração é considerado aberto, conforme a OGP.
  • C O acesso às tecnologias já existentes deve ser garantido para que se proponham inovações.
  • D A mobilização social com vista a estimular contribuições para um governo mais efetivo deve ser meta de um governo aberto.
  • E A transparência pressupõe acesso facilitado às informações governamentais, com o estabelecimento de requisitos mínimos a ser atendidos pelo requerente.

Direito Administrativo

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A Lei nº 8.112/1990 estabelece que

  • A a posse ocorrerá, no prazo de trinta dias, contados da publicação do ato de provimento, e não se poderá dar mediante procuração específica, salvo autorização expressa da instituição.
  • B o servidor estável só perderá o cargo em virtude de sentença judicial transitada em julgado ou de processo administrativo disciplinar no qual lhe seja assegurada ampla defesa.
  • C reversão é a investidura do servidor em cargo de atribuições e responsabilidades compatíveis com a limitação que tenha sofrido em sua capacidade física ou mental verificada em inspeção médica.
  • D a licença para tratamento de saúde que exceder o prazo de noventa dias, a contar do primeiro dia de afastamento, será concedida mediante avaliação por junta médica oficial.

Administração Pública

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De acordo com a Abordagem Estruturalista, assinale a alternativa que apresenta corretamente uma característica da Teoria da Burocracia.

  • A Resistência às mudanças
  • B Despersonalização do relacionamento
  • C Excesso de formalismo
  • D Competência técnica
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Em relação à gestão de resultados na produção de serviços públicos, assinale a alternativa incorreta.

  • A A Constituição Federal prevê que a autonomia gerencial, orçamentária e financeira dos órgãos e entidades da administração direta e indireta poderá ser ampliada mediante contrato, a ser firmado entre seus administradores e o poder público, que tenha por objeto a fixação de metas de desempenho para o órgão ou entidade.
  • B Cabe à lei regular, em relação às entidades e órgãos submetidos aos contratos de gestão, o prazo de duração, os controles e critérios de avaliação de desempenho, direitos, obrigações e responsabilidade dos dirigentes, a remuneração do pessoal.
  • C Orçamento orientado para resultados é uma das ferramentas para a implantação de gestão por resultados na Administração Pública e detalha, entre outros, objetivos estratégicos, programas, ações, produtos, indicadores e designação de gerentes.
  • D Eficiência é a adequação racional entre os recursos disponíveis e os fins desejados, sendo que a busca de eficiência é um dos principais objetivos da nova gestão pública.
  • E O princípio da efetividade foi introduzido na Constituição pela Emenda Constitucional no 19/1998, sendo um dos fundamentos da gestão por resultados na Administração Pública.
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A governança do setor público é constituída pelos seguintes elementos:
  • A controle interno e externo.
  • B licitação e pregão eletrônico.
  • C auditoria fiscal e orçamento público.
  • D relações éticas; implementação e controle.
  • E responsabilidade em atender a sociedade; supervisão; controle e assistência social.
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A Carta de Serviço ao Cidadão/Usuário é um documento elaborado por uma organização pública com o objetivo de informar aos cidadãos os serviços por ela prestados. Sua prática implica em um processo de transformação sustentada em princípios fundamentais, que são:

  • A Participação do cidadão, Geração de valor, Responsabilidade social e Visão de futuro.
  • B Aprendizagem, Desenvolvimento de parcerias, Orientação por processos e Geraç ão de Valor.
  • C Transparência, Aprendizagem, Orientação por processos e Pensamento sistêmico.
  • D Comprometimento, Transparência, Aprendizagem e Participação do cidadão.
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De acordo com o Regimento Geral da Universidade Federal de Santa Maria, considere as afirmações a seguir.

I - À Pró-Reitoria de Administração (PRA) compete coordenar, fiscalizar, supervisionar e dirigir os serviços administrativos da Universidade.

II - À Pró-Reitoria de Planejamento (PROPLAN) compete assegurar a formulação e execução das políticas e diretrizes da UFSM, por meio do planejamento, acompanhamento, controle e avaliação dos planos, programas e projetos visando à unidade de ação.

III - Ao Departamento de Controle e Registro Acadêmico (DERCA) compete proceder à confirmação de vaga (recebimento de documentos) de novos alunos da UFSM.

IV - À Pró-Reitoria de Planejamento (PROPLAN) compete assegurar o desenvolvimento dos servidores em suas respectivas carreiras para os propósitos de capacitação e qualificação.

Está(ão) correta(s)

  • A apenas I.
  • B apenas II e IV.
  • C apenas III e IV.
  • D apenas I, II e III.
  • E I, II, III e IV.
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Indique a opção que não é uma das características da Administração Pública Burocrática.

  • A Caráter legal das normas: nas organizações burocráticas, o poder decorre da norma legal. As normas e regulamentos escritos de forma exaustiva definem, antecipadamente, o seu funcionamento padronizado.
  • B Caráter formal das comunicações: nas organizações burocráticas, a comunicação é realizada por escrito e de forma exaustiva.
  • C Caráter racional e divisão do trabalho: nas organizações burocráticas, a divisão do trabalho é horizontal e feita de forma racional, com vistas a assegurar a eficiência e o alcance dos objetivos.
  • D Nas organizações burocráticas, a ausência de divisão entre a propriedade pública e a propriedade privada é a característica mais marcante.
  • E Hierarquia da autoridade: nas organizações burocráticas, a estrutura é vertical e com muitos níveis hierárquicos.
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Compete ao Ministro de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão autorizar a realização de concursos públicos para provimento de vagas nos cargos a seguir, EXCETO no caso de:

  • A Escrivão de Polícia Federal.
  • B Procurador do Banco Central do Brasil.
  • C Defensor Público Federal de 2a Categoria.
  • D Procurador da Fazenda Nacional de 2 a Categoria.
  • E Terceiro Secretário, do Ministério das Relações Exteriores.

Administração de Recursos Materiais

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Embora o sistema de processamento de pedidos esteja cada vez mais automatizado e sofisticado, ele não é totalmente imune a problemas durante o ciclo do pedido. Na verdade, se verifica com relativa frequência a ocorrência de alguns tipos de problemas durante este ciclo. Qual é o tipo de problema diretamente relacionado à utilização de métricas diferentes por parte de clientes e fornecedores para avaliar o mesmo fenômeno, que, muitas vezes, é medido a partir de uma visão limitada por parte dos fornecedores e uma visão mais ampla por parte de seus clientes?
  • A Percepções conflitantes.
  • B Variabilidade dos tempos de ciclo.
  • C Atraso na transmissão dos pedidos.
  • D Flutuações exageradas da demanda ao longo tempo.

Administração Geral

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O Balanced Scorecard − BSC é um conhecido modelo de gestão estratégica que prioriza o equilíbrio organizacional a partir das perspectivas

  • A financeira, dos clientes, dos processos internos, do aprendizado e do crescimento.
  • B individual, corporativa, institucional e externa.
  • C sistêmica, educacional, metodológica e estratégica.
  • D dos líderes, da corporação, dos colaboradores e da sociedade.
  • E financeira, do aprendizado institucional e da comunicação.
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      Esta técnica é uma representação gráfica que se utiliza de símbolos previamente convencionados, permitindo a descrição clara e precisa do fluxo, ou sequência, de um processo, bem como a respectiva análise e redesenho.

D’ASCENÇÃO, L. C. M. Organização, sistemas e métodos: análise, redesenho e informatização de processos administrativos. São Paulo: Atlas, 2007.

Esse texto refere-se ao  

  • A pictograma.
  • B layout.
  • C cronograma.
  • D fluxograma.
  • E organograma.
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No desempenho de suas tarefas como assistente administrativo na EBSERH – Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, seu superior lhe encaminha um questionário, solicitando sua opinião sobre estas tarefas, com as seguintes questões: O que fazer? Para que fazer? Como fazer? Com que recursos fazer? Quando fazer? e Com quem fazer?. Assinale a alternativa que apresenta a função administrativa que você estará desempenhando ao responder estas questões.
  • A Organização.
  • B Direção.
  • C Planejamento.
  • D Comando.
  • E Coordenação.

Mecânica

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Através do conhecimento do estado de funcionamento de cada equipamento,é possível determinar as suas necessidades de manutenção e a época em que tal manutenção deve ocorrer. Com a manutenção preditiva,é possível predizer falhas através do acompanhamento de parâmetros de medição e análise, permitindo a operação contínua pelo maior tempo possível. Os parâmetros de vibração relacionados a máquinas rotativas são usualmente expressos em termos de:

  • A deslocamento, velocidade e aceleração
  • B deslocamento, aceleração e temperatura
  • C deslocamento, vazamentos e sobrecargas
  • D oxidação de contatos, velocidade e vazamentos
  • E oxidação de contatos, temperatura e sobrecargas

Administração Geral

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Segundo Chiavenato (2007), o administrador que no seu trabalho tem a capacidade de aplicar conhecimento adquirido, que apresenta visão global e sistêmica, trabalha em equipe e possui liderança, demonstra qual das competências abaixo?
  • A Atitude.
  • B Habilidade.
  • C Julgamento.
  • D Conhecimento.
  • E Negociação.
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Nem todos os administradores são líderes e nem todos os líderes são administradores. Liderança e administração são dois termos próximos, mas que costumam ser confundidos.


A liderança é melhor definida da seguinte forma:

  • A ordem, consistência e direção por meio de planejamento;
  • B capacidade de influenciar pessoas para atingir metas;
  • C cargo de direção em uma organização;
  • D referência técnica ou autoridade no assunto;
  • E capacidade de agradar os funcionários e manter um bom clima organizacional.
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A Administração é o processo de planejar, organizar, liderar e controlar os esforços realizados pelos membros da organização e o uso de todos os outros recursos organizacionais para alcançar os objetivos estabelecidos. (STONER, James A. F.; FREEMAN, R. Edward. Administração. 5 ed. Rio de Janeiro: Prentice Hall do Brasil, 1999.)

A respeito do processo de “Organizar" analise as seguintes afirmações:


I. A divisão do trabalho, por resultar em especialização dos funcionários, é conceituada também como Especialização de Tarefas.

II. A departamentalização é o agrupamento, em departamentos, de atividades de trabalho que sejam semelhantes ou logicamente conectadas.

III. Os organogramas são diagramas da estrutura de uma organização, mostrando as funções, os departamentos ou as posições na organização, e como estes elementos se relacionam.

IV. A coordenação é o processo de integrar objetivos e atividades de unidades de trabalho separadas com o objetivo de realizar com eficácia os objetivos da organização.

Assinale a alternativa correta:
  • A Todas as afirmações estão corretas.
  • B Nenhuma afirmação está correta.
  • C Apenas uma afirmação está correta.
  • D Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
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Sobre a cultura organizacional, assinale a alternativa INCORRETA.

  • A O entendimento da cultura organizacional é determinante para a administração das relações humanas, dos conflitos e da sobrevivência das organizações.
  • B Os novos integrantes da organização não precisam entender a cultura e aprender a se comportar de acordo com os elementos culturais para serem aceitos e sobreviver.
  • C Os valores estão no íntimo da cultura organizacional e são princípios que guiam o comportamento das pessoas.
  • D Uma das principais funções da cultura organizacional é regular as relações entre os membros da organização de como devem interagir, que tratamento devem dar e receber de seus colegas e como resolver os conflitos.
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Segundo Marshall (2010), que método gerencial utiliza como base o melhoramento organizacional através de um processo continuo e sistemático na avaliação de produtos, serviços e processos de trabalho?
  • A Brenchmarking.
  • B Método 5S.
  • C Seis Sigma.
  • D Reengenharia.
  • E QFD - Desdobramento da Função Qualidade.

Engenharia de Produção

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Em relação a produtividade, assinale a alternativa correta.

  • A Determina a atividade das pessoas e cuida de vários aspectos interdependentes na repartição de tarefas, no tempo, no espaço e nos sistemas de comunicação, cooperação e interligação entre atividades, ações e operações.
  • B É a relação entre os recursos consumidos e os resultados obtidos.
  • C Representa o sistema gerencial no qual todas as pessoas, de todos os setores de uma organização, em todos os níveis hierárquicos, cooperam para implementar as atividades da qualidade por toda a empresa.
  • D Apresenta uma sistemática de ações direcionadas para a consecução de uma meta.
  • E Consiste na diferença entre o resultado atual e o valor desejado.

Administração Geral

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Dentre as funções essenciais da empresa encontra-se aquela que é responsável pela produção de bens ou de serviços da empresa a qual é denominada:

  • A Técnica
  • B Contábil
  • C Financeira
  • D Administrativa
  • E De segurança
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Leia a afirmação a seguir e assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna. ______________ indica uma das principais medidas de desempenho das organizações.
  • A Responsabilidade.
  • B Confiabilidade.
  • C Qualidade.
  • D Segurança.
  • E Produtividade.

Gerência de Projetos

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Em relação à gestão por projetos, é INCORRETO afirmar:

  • A A definição/identificação de indicadores de diagnóstico, de monitoramento e de avaliação é fundamental para o gerenciamento de umprojeto, que pode ser definido como a aplicação de conhecimentos, habilidades, ferramentas e técnicas às atividades do projeto, a fimde atender a seus requisitos.
  • B A definição/identificação de indicadores de diagnóstico, de monitoramento e de avaliação é fundamental para o gerenciamento de umprojeto, devendo-se considerar as demandas conflitantes de qualidade, escopo, tempo e custo.
  • C A definição/identificação de indicadores de diagnóstico, de monitoramento e de avaliação é fundamental para o gerenciamento de umprojeto, devendo-se identificar as necessidades da organização e se estabelecer objetivos claros e alcançáveis.
  • D Da análise de indicadores de recursos, de processos, de desenvolvimento, de programas e projetos, de produtos e de resultados se obtêm indicadores de qualidade, eficiência, eficácia na adaptação das especificações às diferentes preocupações e expectativas dos stakeholders.
  • E Um sistema de informações gerenciais adequado, visando à produção de bases sustentáveis para a tomada de decisões, deve ser especificado e implantado, observando-se as necessidades da organização, sem a preocupação imediata comas diferentes expectativas dos stakeholders.

Administração Geral

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As reuniões são essenciais para definir metas e objetivos empresariais, compartilhar a responsabilidade das decisões, incentivar a comunhão de ideias, alimentar informações sobre o "negócio", entre outros objetivos. O sucesso de uma reunião depende de três fases: Elaboração/preparação da reunião; condução da reunião; e avaliação de seus resultados. Das tarefas enumeradas, qual não faz parte da elaboração/preparação da reunião?

  • A Determinação/ escolha dos participantes.
  • B Definição da disposição da sala.
  • C Estabelecimento de objetivos.
  • D Preparação do material a ser utilizado.
  • E Gestão do tempo.
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“Organizações de setores distintos podem ter estruturas análogas; também assim organizações de mesmos setores podem ter estruturas incomparáveis entre si”.

Acerca do exposto acima, é correto afirmar que:
  • A A assertiva está incorreta, pois organizações de um mesmo setor devem ter estruturas semelhantes.
  • B A assertiva está correta, pois existem diversos fatores que influenciam na estrutura de uma organização, não somente o setor de atuação.
  • C A assertiva está parcialmente correta, pois organizações de um mesmo setor devem ter estruturas semelhantes.
  • D A assertiva está incorreta, pois o fator preponderante na escolha da estrutura organizacional é o lucro.
  • E A assertiva está correta, haja vista que para ser melhor que o concorrente deve-se, obrigatoriamente, fazer diferente em todos os aspectos.

Arquivologia

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Entre as atividades do protocolo de documentos está a do recebimento. Documentos recebidos devem ser divididos em duas naturezas: a de sigilo e a ostensiva. Após a identificação devem ser registrados e distribuídos (entregues). Sobre essas duas naturezas, podemos afirmar:
  • A Documentos de natureza sigilosa nunca passa pela recepção;
  • B Documentos de natureza ostensiva se enquadram documentos com destinatários específicos;
  • C Documentos de natureza sigilosa são os que possuem destinatários específicos e identificados, já os de natureza ostensiva devem ser abertos para ser verificado o conteúdo e em seguida direcionar ao setor competente;
  • D Todas as alternativas anteriores estão incorretas.
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O plano de emergência é o esquema que

  • A determina prazos e condições de guarda dos documentos.
  • B distribui documentos em classes.
  • C estabelece medidas preventivas e de segurança em caso de sinistros.
  • D indica a disposição do mobiliário e a utilização atual ou futura do espaço disponível.
  • E prevê a destinação dos documentos.
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Em relação ao arquivamento de documentos, é correto afirmar que:

  • A O termo arquivo também pode designar conjunto de documentos local onde o acervo documental será conservado e títulos de coleções, devido à influência portuguesa.
  • B Arquivo pode ser órgão governamental ou institucional cujo objetivo seja o de classificar e doar determinada documentação.
  • C Arquivos podem ser classificados, dentre outras características, segundo a extensão de sua atuação e a cronologia dos documentos.
  • D Arquivo pode ser o imóvel que serve para a guarda de documentos.
  • E Arquivos podem ser classificados, dentre outras características, segundo as entidades mantenedoras e os estágios de sua evolução.
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A atribuição de um número a cada usuário, tendo por critério a ordem de entrada ou de registro, é uma característica do método:
  • A dígito-terminal.
  • B numérico simples.
  • C numérico alfabético.
  • D variadex-cronológico.
  • E numérico cronológico.
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O Decreto nº 4.915, de 12 de dezembro de 2003, dispõe sobre o Sistema de Gestão de Documentos de Arquivo – SIGA, da Administração Pública Federal. Sobre os integrantes do SIGA, assinale a alternativa correta.
  • A Como órgão central a Casa Civil, como órgãos setoriais os Ministérios e órgãos equivalentes e como órgãos seccionais as unidades vinculadas aos Ministérios e órgãos equivalentes.
  • B Como órgão central o Arquivo Nacional, como órgãos setoriais o Judiciário e órgãos equivalentes e como órgãos seccionais as unidades vinculadas aos Ministérios e órgãos equivalentes.
  • C Como órgão central o Arquivo Nacional, como órgãos setoriais os Ministérios e órgãos equivalentes e como órgãos seccionais as unidades vinculadas aos Ministérios e órgãos equivalentes.
  • D Como órgão central o Arquivo Nacional, como órgãos setoriais o Legislativo e órgãos equivalentes e como órgãos seccionais as unidades vinculadas aos Ministérios e órgãos equivalentes.
  • E Como órgão central o Arquivo Nacional, como órgãos setoriais o Judiciário e como órgãos seccionais o Legislativo.
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O Decreto nº 4.073, de 03 de janeiro de 2002, em seu artigo 1º, apresenta a finalidade do Conselho Nacional de Arquivos. Assinale a alternativa que representa corretamente a finalidade do CONARQ.
  • A Definir a política nacional de arquivos públicos e privados, bem como exercer orientação normativa, visando à gestão documental e à proteção especial aos documentos de arquivo.
  • B Definir a política nacional de arquivos públicos, bem como exercer orientação jurídica, visando à gestão documental e à proteção especial aos documentos de arquivo.
  • C Definir a política nacional de arquivos privados bem como exercer orientação jurídica, visando à gestão documental e à proteção especial aos documentos de arquivo.
  • D Definir a política nacional de arquivos públicos e privados bem como exercer orientação normativa, visando à preservação documental e ao acesso especial aos documentos de arquivo.
  • E Definir a política nacional de arquivos públicos e privados bem como exercer orientação normativa, visando à padronização documental e ao acesso especial aos documentos de arquivo.
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Com base no Art. 9º da Lei nº 8.159, de 8 de janeiro de 1991 – que dispõe sobre a política nacional de arquivos públicos e privados – e de acordo com a Resolução nº 7, de 20 de maio de 1997, do CONARQ – a qual trata dos procedimentos para a eliminação de documentos no âmbito dos órgãos e entidades integrantes do Poder Público – a eliminação de arquivos será realizada mediante

  • A instrução da Instituição arquivística pública, na sua específica esfera de competência.
  • B conhecimento da Instituição arquivística pública, na sua específica esfera de competência.
  • C autorização da Instituição arquivística pública, na sua específica esfera de competência.
  • D ordem da Instituição arquivística pública, na sua específica esfera de competência.
  • E contratação da Instituição arquivística pública, na sua específica esfera de competência.
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Estabelece que órgãos e entidades públicas devem divulgar informações de interesse coletivo, salvo aquelas cuja confidencialidade esteja prevista no texto legal. 
  • A Lei nº 5.433/1968.
  • B Lei n° 6.546/1978 .
  • C Lei nº 8.159/1991.
  • D Lei nº 12.527/2011.
  • E Lei nº 12.865/2013.
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O conjunto de documentos produzidos e recebidos por pessoa física, jurídica, pública ou privada, caracterizado pela sua acumulação e conservação para fins de prova ou informação é o conceito de
  • A acervo arquivístico.
  • B coleção.
  • C arquivo permanente.
  • D acervo.
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Assinale a opção que indica uma medida de conservação preventiva aplicada nos documentos de arquivo.

  • A Foxing.
  • B Higienização.
  • C Restauração.
  • D Encapsulação.
  • E Laminação.
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Como medida de conservação preventiva, nos arquivos, recomenda-se:

I. evitar a xerocópia de documentos, pois o excesso de luz danifica as fibras de celulose do papel.

II. utilizar fitas adesivas, pois elas impedem que pequenos rasgos se tornem cada vez maiores com o manuseio.

III. expor os documentos à luz solar, a fim de barrar a proliferação de fungos e outros micro-organismos.

Está correto o que se afirma em 

  • A I e II, apenas.
  • B I, apenas.
  • C I e III, apenas.
  • D II, apenas.
  • E I, II e III.
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Durante suas atividades nos arquivos da UFPA, o Técnico em Arquivo deverá executar o processo pelo qual documentos ou informações são representados por termos, palavras-chave ou descritores, propiciando recuperação. Este processo é conhecido como
  • A análise diplomática.
  • B avaliação.
  • C metadados.
  • D indexação.
  • E destinação.
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A Lei nº 5.433, de 09 de maio de 1968, regulou a microfilmagem de documentos oficiais e autorizou, em todo o território nacional, cópia com os mesmos efeitos legais dos originais, tanto em juízo quanto fora dele. No entanto, os documentos microfilmados poderão, a critério da autoridade competente, ser eliminados por:

  • A destruição mecânica.
  • B incineração controlada.
  • C imersão em ácido.
  • D qualquer meio que assegure a desintegração total.
  • E autorização das partes interessadas.
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Quais os dois primeiros passos mais importantes para a classifcação dos documentos de arquivo?

  • A Classifcar primeiro por mensagens e em segundo por textos.
  • B Classifcar primeiro por ofícios e em segundo por cartas.
  • C Classifcar primeiro por gênero e em segundo por espécie
  • D Classifcar primeiro por relatórios e em segundo por espécie
  • E Classifcar primeiro as datas e em segundo os setores.
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As definições a seguir referem-se a métodos de arquivamento distintos:

I - O elemento principal para a recuperação da informação é o nome (onomástico).
II - O número do documento está associado a uma data.
III - O elemento principal para a recuperação da informação é o assunto.

As definições I, II e III referem-se respectivamente aos métodos:
  • A alfabético, numérico-cronológico e ideográfico
  • B alfanumérico, geográfico e numérico simples
  • C ideográfico, numérico-cronológico e historiográfico
  • D alfabético, historiográfico e geográfico
  • E alfanumérico, historiográfico e numérico-geográfico
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