Resolver o Simulado VUNESP - Nível Médio

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Português

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                        Uso das novas tecnologias em sala de aula

      Em um mundo tecnológico, integrar novas tecnologias à sala de aula ainda é pouco frequente e um desafio para docentes. Em muitos casos, a formação não considera essas tecnologias, e se restringe ao teórico, ou seja, o professor precisa buscar esse conhecimento em outros espaços. Isso nem sempre funciona, pois frequentar cursos de poucas horas nem sempre garante ao professor segurança e domínio dessas tecnologias.

      Muitos educadores já perceberam o potencial dessas ferramentas e procuram levar novidades para a sala de aula, seja com uma atividade prática no computador, com videogame, tablets e até mesmo com o celular.

      O fato é que o uso dessas tecnologias pode aproximar alunos e professores, além de ser útil na exploração dos conteúdos de forma mais interativa. O aluno passa de mero receptor, que só observa e nem sempre compreende, para um sujeito mais ativo e participativo.

      A tecnologia também auxilia o professor na busca por conteúdos a serem trabalhados. O Google, por exemplo, criou um espaço próprio para a educação, o Google Play for Education – cuja versão em português ainda está sem data de lançamento. O programa faz uma peneira por disciplina e série para sugerir aplicativos educacionais específicos para tablets. O professor pode, por exemplo, criar um grupo da sala em que todos os alunos poderão acessar o aplicativo, facilitando a participação.

      A ideia não é abandonar o quadro negro, mas hoje, com todos os avanços, existe a necessidade de adequação, de abertura para o novo, a fim de tornar as aulas mais atraentes, participativas e eficientes.

(Disponível em http://www.gazetadopovo.com.br. Acesso em 24.10.2014. Adaptado)

A expressão em destaque na frase do penúltimo parágrafo – … um grupo da sala em que todos os alunos poderão acessar o aplicativo… – pode ser corretamente substituída, sem alteração do sentido e de acordo com a norma-padrão da língua portuguesa, por:

  • A com o qual
  • B pelo qual
  • C do qual
  • D no qual
  • E ao qual
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Cientistas descobrem como “deletar”, pela primeira vez, o HIV das células humanas usando técnica revolucionária 

 
Uma vez que o vírus HIV  invade uma  célula humana, ele  ficará  lá para  sempre,  inserindo  seu genoma mortal de forma definitiva, obrigando suas vítimas a tomarem medicamentos por toda a vida. 
Porém,  pela  primeira  vez,  pesquisadores  da  Filadélfia,  nos  EUA,  descobriram  uma maneira  de  retirar  o  HIV  de forma completa das células humanas. 
A  equipe  da  Escola  de Medicina  da Universidade  de  Temple  disse  que  a  descoberta  é  a  primeira  tentativa  bem sucedida de eliminar vírus HIV-1 latentes em células humanas. 
“Esse  é  um  passo  importante  no  caminho  para  uma  cura  permanente  para  a  AIDS”,  disse  Kamel  Khalili,  PhD, professor e presidente do Departamento de Neurociência da Temple. “É uma descoberta excitante, mas ainda não está pronta para ser colocada em prática. É apenas um conceito que estamos tentando manter na direção correta”, explicou.
Em um  estudo publicado pela  revista Proceedings, da Academia Nacional de Ciências, o Dr. Khalili e  sua equipe detalham como eles criaram ferramentas moleculares para excluir o DNA pró-viral do HIV-1, através da remoção total do vírus. Estas ferramentas moleculares também podem servir como vacinas terapêuticas. No mundo todo, mais de 33 milhões de pessoas têm HIV, sendo mais de um milhão apenas nos Estados Unidos. 
Embora a terapia antirretroviral altamente ativa (HAART), desenvolvida nos últimos 15 anos, possa controlar o HIV-1 em pessoas infectadas, o vírus pode atacar novamente com qualquer interrupção no tratamento. 
“Estamos trabalhando em uma série de estratégias para que possamos levar a construção em estudos pré-clínicos. Queremos erradicar cada cópia única de HIV-1 do paciente. Isso seria a cura da AIDS”, explica o pesquisador, empolgado com uma possível descoberta que mudaria o mundo. 

(Disponível em: http://www.jornalciencia.com/saude/corpo/4191-cientistas-conseguem-deletar-pela-primeira-vez-o-hiv-das-celulas-humanas-usando-tecnica-revolucionaria. Acesso em: 06/02/2015. Adaptado.)  

Em relação ao texto anterior, verifica-se que  
  • A a expressão “uma vez que” (1º§) introduz ideia de possibilidade.
  • B o pronome “suas” em “obrigando suas vítimas” (1º§) retoma a expressão “célula humana” (1º§).
  • C em “esse é um passo importante” (4º§), o pronome “esse” refere-se ao vírus HIV-1 latente em células humanas.
  • D no trecho “embora a terapia antirretroviral altamente ativa (HAART)” (6º§), a conjunção “embora” introduz ideia de consequência.
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Ideologia e saúde

A ideologia é um troço esquisito. Ela não se limita a turvar a visão das pessoas em relação aos assuntos de sempre, como papel do Estado, aborto, legalização das drogas, mas também está sempre em busca de novos temas sobre os quais possa lançar seus feitiços.
Um caso bem documentado desse fenômeno é a atitude dos norte­-americanos em relação ao aquecimento global. Mais ou menos até os anos 80, a proteção ambiental em geral e o efeito estufa em particular não constituíam questões ideológicas. A probabilidade de um político norte­-americano defender uma plataforma ambientalista era muito baixa, fosse ele democrata ou republicano.
Do final dos anos 90 para cá, porém, o panorama mudou bastante.
Agora, assistimos praticamente ao vivo a um movimento semelhante em relação a um tema improvável: as vacinas. Os EUA vivem hoje um surto de sarampo que pode ser diretamente ligado à queda nas taxas de vacinação. E há dois tipos de pais que deixam deliberadamente de vacinar seus filhos.
Pela direita, temos ultraconservadores religiosos que desconfiam de tudo o que venha de cientistas ou do governo e, pela esquerda, há, principalmente na Califórnia, bolsões de liberais desmiolados que acreditam sem base fática que a vacina tríplice viral está associada a casos de autismo.
Em comum, ambos colocam suas convicções, que têm muito mais de emocional que de racional, à frente de sólidas evidências científicas. Pior, sua obstinação faz com que ponham em risco não só seus próprios filhos como também terceiros. Nunca foi tão verdadeira a máxima segundo a qual a ideologia faz mal à saúde.
(Hélio Schwartsman. Folha de S.Paulo. 08.02.2015. Adaptado)

Releia o seguinte trecho do penúltimo parágrafo do texto:


… há, principalmente na Califórnia, bolsões de liberais desmiolados que acreditam sem base fática que a vacina tríplice viral está associada a casos de autismo.


O termo em destaque no trecho foi utilizado pelo autor para enfatizar sua opinião de que associar a vacina tríplice viral a casos de autismo é uma postura

  • A conveniente.
  • B irrelevante.
  • C insensata.
  • D criteriosa.
  • E oportuna.
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O despertar da ambição

Até pouco tempo atrás, apontar alguém como ambicioso era quase uma ofensa no Brasil. A palavra, carregada de conotação negativa, era praticamente um pecado. A má impressão nasceu da confusão que as pessoas fazem com a ganância – sentimento que faz o indivíduo passar por cima de tudo e de todos. Hoje, porém, a ambição está sendo redimida e seu verdadeiro significado resgatado.

A palavra vem do latim ambi dire, que significa “entre dois caminhos". Basicamente, escolher para alcançar um objetivo. É um adjetivo positivo, que define as pessoas determinadas. É o combustível daqueles que vão atrás de desejos pessoais e profissionais. E o brasileiro está mais afinado com essas ideias do que o senso comum supõe. Uma pesquisa da International Stress Management Association no Brasil (Isma-BR), de 2009, concluiu que 41% da população se define como ambiciosa.

Essa visão mais moderna, que eleva a ambição a uma espécie de força motriz do sucesso, transformou-a também em objeto de curiosidade científica mundo afora. É possível medi-la? Podemos turbiná-la? Ela tem explicação biológica? Já há respostas para algumas dessas perguntas. Estudos mostram, por exemplo, que a ambição, essa mistura de energia com determinação, se manifesta no sistema límbico, área do cérebro relacionada às emoções e aos hábitos. Pesquisadores da Universidade de Washington usaram imagens cerebrais para investigar a persistência – a habilidade de focar em uma tarefa até terminá-la –, considerada a mola propulsora da ambição. Eles recrutaram um grupo de estudantes e deram a cada um deles questionários elaborados para mensurar o nível de perseverança por meio de um aparelho de ressonância magnética, que registrava o que se passava na cabeça dos alunos. Em geral, os estudantes com as maiores pontuações (os mais persistentes) apresentaram maior atividade na região límbica.

Mas não há consenso entre os especialistas sobre em que medida a ambição está dentro de todos. Para uns, a educação é a maior influência. Para outros, é um sentimento inerente ao ser humano e depende apenas de autoconhecimento para vir à tona. A única certeza é que quem opta por ficar numa zona de conforto, sem enfrentar desafios, acaba jogado de um lado para o outro, sem tomar as rédeas da própria vida. As circunstâncias acabam por definir o futuro. E aí é mais cômodo culpar o destino, a sorte ou terceiros pelas mazelas.

“Quem pensa assim desconsidera que os vencedores estudaram muito, foram atrás, deram a cara para bater", diz a psicóloga Maria de Lurdes Damião, mestre em gestão de pessoas. O ambicioso incomoda, antes de mais nada, os acomodados, que, em vez de se mexerem, preferem criticar.

(Suzane G. Frutuoso. www.istoe.com.br. 12.02.2010. Adaptado)

No terceiro parágrafo, em – Pesquisadores da Universidade de Washington usaram imagens cerebrais para investigar a persistência – a habilidade de focar em uma tarefa até terminá-la...–, o pronome destacado evita a repetição do termo “tarefa", o que contribui para dar coesão ao texto. Pensando nisso, assinale a alternativa em que o emprego do pronome mantém o sentido do texto e está correto de acordo com a norma-padrão da língua portuguesa.

  • A Basicamente, escolher para alcançar um objetivo. → alcançar-lhe
  • B ... e deram a cada um deles questionários... → deram-nos
  • C ... elaborados para mensurar o nível de perseverança... → mensurá-lo
  • D ... apresentaram maior atividade na região límbica. → apresentaram-lhe
  • E O ambicioso incomoda, antes de mais nada, os acomodados... → incomoda-nos
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O ônibus da excursão subia lentamente a serra. Ele, um dos garotos no meio da garotada em algazarra, deixava a brisa fresca bater-lhe no rosto e entrar-lhe pelos cabelos com dedos longos, finos e sem peso como os de uma mãe. Ficar às vezes quieto, sem quase pensar, e apenas sentir – era tão bom. A concentração no sentir era difícil no meio da balbúrdia dos companheiros.

E mesmo a sede começara: brincar com a turma, falar bem alto, mais alto que o barulho do motor, rir, gritar, pensar, sentir, puxa vida! Como deixava a garganta seca.

A brisa fina, antes tão boa, agora ao sol do meio-dia tornara-se quente e árida e ao penetrar pelo nariz secava ainda mais a pouca saliva que pacientemente juntava.

Não sabia como e por que mas agora se sentia mais perto da água, pressentia-a mais próxima, e seus olhos saltavam para fora da janela procurando a estrada, penetrando entre os arbustos, espreitando, farejando.

O instinto animal dentro dele não errara: na curva inesperada da estrada, entre arbustos estava... o chafariz de pedra, de onde brotava num filete a água sonhada.

O ônibus parou, todos estavam com sede mas ele conseguiu ser o primeiro a chegar ao chafariz de pedra, antes de todos.

De olhos fechados entreabriu os lábios e colou-os ferozmente no orifício de onde jorrava a água. O primeiro gole fresco desceu, escorrendo pelo peito até a barriga.

Era a vida voltando, e com esta encharcou todo o seu interior arenoso até se saciar. Agora podia abrir os olhos.

Abriu-os e viu bem junto de sua cara dois olhos de estátua fitando-o e viu que era a estátua de uma mulher e que era da boca da mulher que saía a água.

E soube então que havia colado sua boca na boca da estátua da mulher de pedra. A vida havia jorrado dessa boca, de uma boca para outra.

Intuitivamente, confuso na sua inocência, sentia-se intrigado. Olhou a estátua nua.

Ele a havia beijado.

Sofreu um tremor que não se via por fora e que se iniciou bem dentro dele e tomou-lhe o corpo todo estourando pelo rosto em brasa viva.

(Clarice Lispector, “O primeiro beijo”. Felicidade clandestina. Adaptado)

Assinale a alternativa em que o pronome em destaque está empregado com o mesmo sentido de posse que tem o pronome “lhe”, na passagem – Ele, um dos garotos no meio da garotada em algazarra, deixava a brisa fresca bater-lhe no rosto e entrar-lhe pelos cabelos...

  • A Faça-a ver que ninguém está questionando sua atitude.
  • B Pegou-me a mão, tentando encorajar-me a tomar uma decisão.
  • C Não vá forçá-lo a assumir função para a qual não se acha preparado.
  • D Não esperávamos entregar-lhes nossos documentos naquele momento.
  • E Chegou-nos a notícia do desaparecimento do helicóptero.
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O líder narcisista

Manfred Kets de Vries, fundador do Centro de Liderança da escola de negócios Insead, revela já ter identificado em altos executivos características de personalidade nocivas e deses­tabilizadoras tanto para a equipe quanto para a organização. Um desses perfis comportamentais é o narcisista.
Todos nós, em maior ou menor grau, manifestamos caracte­rísticas narcisistas, o que muitas vezes é necessário para manter nosso equilíbrio emocional. Há momentos em que o amor pró­prio predomina, sentimo­-nos orgulhosos de nossas realizações e somos levados a externar uma saudável autoestima.
O problema surge quando o narcisismo se manifesta de uma forma exacerbada. Ou seja, quando o indivíduo sucumbe sob o peso da vaidade. Em torno desta postura invariavelmente gravi­tam o autoritarismo, a dificuldade do diálogo, a falta de empatia e, consequentemente, uma coleção de animosidades.
No contexto empresarial, sobretudo em cargos de gestão, uma dose moderada de narcisismo – evidentemente alicerçada em reais competências – fortalece ainda mais habilidades como a iniciativa, a criatividade, a versatilidade, o gosto por desafios, componentes fundamentais para o exercício de uma liderança efetiva.
Em face dessa autovalorização, o líder com essa caracterís­tica coloca mais empenho no alcance de resultados, não teme seus pares, inspira e valoriza a participação da equipe, e, por entender que um bom convívio social é fundamental para sua liderança, não transforma o ambiente de trabalho em batalha ccompetitiva. É o que se denomina de líder narcisista produtivo.
Por outro lado, quando essa autovalorização é vivenciada de forma excessiva, devemos entendê-la como uma liderança tóxica que afetará negativamente a moral e a efetividade de sua equipe.
Um líder que adota tal postura a manifesta de formas varia­das: dificuldade em aceitar as falhas alheias, autoritarismo nas suas decisões, necessidade compulsiva de se destacar, pretensa autossuficiência, clichês baseados em convicções pessoais, ausência de empatia, entre outras de igual efeito destrutivo.
Nenhum líder está imune ao narcisismo. No entanto, se suas ações são movidas unicamente por uma vitaminada vaidade, cui­dado! Você é um líder com tendências narcisistas destrutivas e o convívio difícil não será apenas com seus liderados; com a alta gestão da empresa você também não transitará com facilidade.
Um salto sem rede para sua carreira!
O antídoto para não cair na malha dos efeitos tóxicos do narcisismo exagerado será o contínuo exercício do autoconhe­cimento, a busca do equilíbrio. Fugir desse “império do ego" é retirar tanto a lente de aumento que procura superdimensionar habilidades, como a máscara que esconde limites.
(Ruth Duarte. O Estado de S.Paulo, 13 de abril de 2014. Adaptado)

Assinale a alternativa cuja expressão tem relação de sentido com “liderança tóxica”.

  • A participação da equipe
  • B convívio social
  • C empenho nos resultados
  • D império do ego
  • E iniciativa, criatividade, versatilidade
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Os produtos ecológicos estão dominando as prateleiras do comércio. Mesmo com tantas opções, ainda há resistência na hora da compra. Isso acontece porque o custo de tais itens é sempre mais elevado, em comparação com o das mercadorias tradicionais.

Com os temas ambientais cada vez mais em pauta, é normal que a consciência ecológica tenha aumentado entre os brasileiros. Se por um lado o consumidor deseja investir em produtos menos agressivos ao meio ambiente, por outro ele não está disposto a pagar mais de cinco por cento acima do valor normal. É o que mostra uma pesquisa realizada pela Proteste – Associação de Consumidores.

A análise foi feita a partir de um levantamento realizado em 2012. De acordo com a Proteste, quase metade dos entrevistados afirmaram que deixaram de comprar produtos devido às más condutas ambientais da companhia.

Dos entrevistados, 72% disseram que, na última compra, levaram em consideração o comportamento da empresa, em especial, sua atitude em relação ao meio ambiente. Ainda assim, 60% afirmam que raramente ou nunca têm informações sobre o impacto ambiental do produto ou do comportamento da empresa. Já 81% das pessoas acreditam que o rótulo de sustentabilidade e responsabilidade social é apenas uma estratégia de marketing das empresas.

De acordo com a pesquisa realizada pela Proteste,

  • A uma parte dos consumidores brasileiros demonstra preocupar-se com questões ambientais.
  • B consumidores brasileiros têm gastado 5% de sua renda com produtos ecologicamente corretos.
  • C o custo dos produtos ecológicos tem aumentado de ma- neira gradativa no Brasil.
  • D o número de brasileiros que consideram o impacto ambiental do produto que consomem é irrisório.
  • E a totalidade dos consumidores brasileiros recusa-se a comprar produtos que agridem o meio ambiente
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Leia o texto para responder a questão.

O uso da bicicleta no Brasil

A utilização da bicicleta como meio de locomoção no Brasil ainda conta com poucos adeptos, em comparação com países como Holanda e Inglaterra, por exemplo, nos quais a bicicleta é um dos principais veículos nas ruas. Apesar disso, cada vez mais pessoas começam a acreditar que a bicicleta é, numa comparação entre todos os meios de transporte, um dos que oferecem mais vantagens.

A bicicleta já pode ser comparada a carros, motocicletas e a outros veículos que, por lei, devem andar na via e jamais na calçada. Bicicletas, triciclos e outras variações são todos considerados veículos, com direito de circulação pelas ruas e prioridade sobre os automotores.

Alguns dos motivos pelos quais as pessoas aderem à bicicleta no dia a dia são: a valorização da sustentabilidade, pois as bikes não emitem gases nocivos ao ambiente, não consomem petróleo e produzem muito menos sucata de metais, plásticos e borracha; a diminuição dos congestionamentos por excesso de veículos motorizados, que atingem principalmente as grandes cidades; o favorecimento da saúde, pois pedalar é um exercício físico muito bom; e a economia no combustível, na manutenção, no seguro e, claro, nos impostos.

No Brasil, está sendo implantado o sistema de compartilhamento de bicicletas. Em Porto Alegre, por exemplo, o BikePOA é um projeto de sustentabilidade da Prefeitura, em parceria com o sistema de Bicicletas SAMBA, com quase um ano de operação. Depois de Rio de Janeiro, São Paulo, Santos, Sorocaba e outras cidades espalhadas pelo país aderirem a esse sistema, mais duas capitais já estão com o projeto pronto em 2013: Recife e Goiânia. A ideia do compartilhamento é semelhante em todas as cidades. Em Porto Alegre, os usuários devem fazer um cadastro pelo site. O valor do passe mensal é R$ 10 e o do passe diário, R$ 5, podendo-se utilizar o sistema durante todo o dia, das 6h às 22h, nas duas modalidades. Em todas as cidades que já aderiram ao projeto, as bicicletas estão espalhadas em pontos estratégicos.

A cultura do uso da bicicleta como meio de locomoção não está consolidada em nossa sociedade. Muitos ainda não sabem que a bicicleta já é considerada um meio de transporte, ou desconhecem as leis que abrangem a bike. Na confusão de um trânsito caótico numa cidade grande, carros, motocicletas, ônibus e, agora, bicicletas, misturam-se, causando, muitas vezes, discussões e acidentes que poderiam ser evitados.

Ainda são comuns os acidentes que atingem ciclistas. A verdade é que, quando expostos nas vias públicas, eles estão totalmente vulneráveis em cima de suas bicicletas. Por isso é tão importante usar capacete e outros itens de segurança.

A maior parte dos motoristas de carros, ônibus, motocicletas e caminhões desconhece as leis que abrangem os direitos dos ciclistas. Mas muitos ciclistas também ignoram seus direitos e deveres.

Alguém que resolve integrar a bike ao seu estilo de vida e usá-la como meio de locomoção precisa compreender que deverá gastar com alguns apetrechos necessários para poder trafegar. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, as bicicletas devem, obrigatoriamente, ser equipadas com campainha, sinalização noturna dianteira, traseira, lateral e nos pedais, além de espelho retrovisor do lado esquerdo.

(Bárbara Moreira, http://www.eusoufamecos.net. Adaptado)

De acordo com o texto, o uso da bicicleta como meio de locomoção nas metrópoles brasileiras

  • A é uma alternativa dispendiosa em comparação com os demais meios de transporte.
  • B tornou-se, rapidamente, um hábito cultivado pela maioria dos moradores.
  • C decresce em comparação com Holanda e Inglaterra devido à falta de regulamentação.
  • D tem sido rejeitado por consistir em uma atividade arriscada e pouco salutar.
  • E vem se intensificando paulatinamente e tem sido incentivado em várias cidades.
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Quer ganhar mais dinheiro? A ciência tem uma dica

Você acredita que muitas pessoas mentem para se dar bem? Ou que agem de forma injusta para levar a melhor? Portanto, melhor não confiar em ninguém, certo? Bem, se você concorda com tudo isso, a ciência tem um conselho: pare.

É que pesquisadores alemães descobriram uma relação entre desconfiança e salários. Eles analisaram questionários respondidos por 1,5 mil pessoas, os quais mostravam o grau de ceticismo delas, e a renda mensal relatada por elas anos depois. E quanto mais céticos os participantes, menos dinheiro eles ganhavam.

Numa segunda etapa, compararam a renda de 16 mil alemães. Todos completaram um questionário semelhante ao anterior. Mais uma vez, as pessoas menos desconfiadas levavam a melhor: ganhavam, em média, 300 dólares por mês a mais que os outros.

Isso porque os céticos, cheios de medo de serem passados para trás, acabam cooperando menos – e pedindo menos ajuda aos outros. Aí, além de se queimarem com os colegas, os resultados do trabalho podem sair piores.

(Carol Castro. http://super.abril.com.br, 08.07.2015. Adaptado)

A partir da leitura do texto, conclui-se, corretamente, que os céticos tendem a ter dificuldade em

  • A economizar o dinheiro conquistado por meio de seu trabalho.
  • B executar uma tarefa que exija criatividade e autonomia.
  • C manter um ponto de vista discordante da opinião dos outros.
  • D atuar juntamente com outros para um mesmo objetivo.
  • E mentir ou agir de maneira injusta para atingir suas metas.
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E la nave va...

1 - Atenção, senhores passageiros! Lamentamos informar que neste momento navegamos pelo universo a bordo de uma nave que vem inspirando cuidados cada vez maiores em todos os passageiros. Tecnicamente estamos à deriva, mas não há motivo para pânico. Ainda é possível restabelecer as condições de voo, desde que todos colaborem. Os passageiros da primeira classe, principalmente.

2 - A fumaça lançada no ar pelos mais ricos fez a temperatura da nave aumentar 0,6ºC no último século. Nesse ritmo, chegaremos ao final deste século com a temperatura aumentando de um a seis graus centígrados. Nosso sistema de refrigeração não é capaz de enfrentar esse aquecimento global. Não há água limpa suficiente para todos. Ou evitamos o desperdício, distribuindo melhor o que resta, ou teremos sérios problemas daqui para frente .

3 - Lembramos que dividimos espaço com outras formas de vida, que chegaram antes de nós e que estão desaparecendo rapidamente, numa velocidade dez mil vezes maior do que antes de nossa chegada. Cada um de nós, nesta nave, tem uma função, portanto cada espécie animal ou vegetal extinta produz impactos importantes no equilíbrio da vida.

4 - A distribuição dos passageiros pela nave se dá de forma desigual. Quase metade dos lugares é ocupada por passageiros que sobrevivem com apenas 2 dólares por dia. Pedimos desculpas pelas péssimas condições de viagem desse grupo, mas lembramos que a culpa não é da nave. Estamos equipados com recursos suficientes para que todos façam uma viagem tranquila, sem agonia ou sofrimento.

5 - Se a distribuição dos recursos não se dá de forma satisfatória, o problema é de quem se apossou de muito mais do que precisa, sem prestar atenção para o que acontece em volta. Registramos com desgosto que 800 mil passageiros se encontram subnutridos e 24 mil morrem todos os dias por causa da fome.

6 - A nave é de paz, mas alguns passageiros, não. Percebemos, constrangidos, que os gastos crescentes com a indústria bélica seriam mais do que suficientes para resolver o problema da fome. É importante frisar que nossa nave não dispõe de saídas de emergência, nem há outra opção para os passageiros a não ser permanecer aqui. De design arrojado e semblante azul, nossa nave foi concebida para ser o mais aconchegante abrigo do universo.

7- Agradecemos a boa vontade de todos em discutir o plano de voo que seguiremos daqui para frente. Lembramos que a responsabilidade é compartilhada e que todos contribuímos em maior ou menor grau para o sucesso desta viagem.


Compare a concordância do verbo com seu sujeito nos seguintes segmentos do texto:

· [...] desde que todos colaborem. (parágrafo 1)

· [...] todos contribuímos [...] para o sucesso desta viagem. (parágrafo 7)

No segundo segmento, o emprego do verbo na primeira pessoa do plural

  • A Compare a concordância do verbo com seu sujeito nos seguintes segmentos do texto: · [...] desde que todos colaborem. (parágrafo 1) · [...] todos contribuímos [...] para o sucesso desta viagem. (parágrafo 7) No segundo segmento, o emprego do verbo na primeira pessoa do plural
  • B está adequado, porque o verbo concorda preferencialmente na 1ª pessoa do plural, quando seu sujeito é “todos”.
  • C justifica-se, porque a responsabilidade pelo sucesso da viagem é de todos nós.
  • D é impossível, porque a forma correta deveria ser “todos contribuem para o sucesso desta viagem”.
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Repolhos iguais

Sempre me impressiona o impulso geral de igualar a todos: ser diferente, sobretudo ser original, é defeito. Parece perigoso. E, se formos diferentes, quem sabe aqui e ali uma medicaçãozinha ajuda. Alguém é mais triste? Remédio nele. Deprimido? Remédio nele (ainda que tenha acabado de perder uma pessoa amada, um emprego, a saúde). Mais gordinho? Dieta nele. Mais alto? Remédio na adolescência para parar de crescer. Mais relaxado na escola? Esse é normal. Mais estudioso, estudioso demais? A gente se preocupa, vai virar nerd (se for menina, vai demorar a conseguir marido).

Não podemos, mas queremos tornar tudo homogêneo: meninas usam o mesmo cabelo, a mesma roupa, os mesmos trejeitos; meninos, aquele boné virado. Igualdade antes de tudo, quando a graça, o poder, a força estão na diversidade. Narizes iguais, bocas iguais, sobrancelhas iguais, posturas iguais. Não se pode mais reprovar crianças e jovens na escola, pois são todos iguais. Serão? É feio, ou vergonhoso, ter mais talento, ser mais sonhador, ter mais sorte, sucesso, trabalhar mais e melhor.

Vamos igualar tudo, como lavouras de repolhos, se possível… iguais. E assim, com tudo o que pode ser controlado com remédios, nos tornamos uma geração medicada. Não todos - deixo sempre aberto o espaço da exceção para ser realista, e respeitando o fato de que para muitos os remédios são uma necessidade -, mas uma parcela crescente da população é habitualmente medicada. Remédios para pressão alta, para dormir, para acordar, para equilibrar as emoções, para emagrecer, para ter músculos, para ter um desempenho sexual fantástico, para ter a ilusão de estar com 30 anos quando se tem 70. Faz alguns anos reina entre nós o diagnóstico de déficit de atenção para um número assustador de crianças. Não sou psiquiatra, mas a esta altura de minha vida criei e acompanhei e vi muitas crianças mais agitadas, ou distraídas, mas nem por isso precisadas de medicação a torto e a direito. Fala-se não sei em que lugar deste mundo louco, em botar Ritalina na merenda das escolas públicas. Tal fúria de igualitarismo esconde uma ideologia tola e falsa.

Se déssemos a 100 pessoas a mesma quantidade de dinheiro e as mesmas oportunidades, em dois anos todas teriam destino diferente: algumas multiplicariam o dinheiro; outras o esbanjariam; outras o guardariam; outras ainda o dedicariam ao bem (ou ao mal) alheio.

Então, quem sabe, querer apaziguar todas as crianças e jovens com medicamentos para que não estorvem os professores já desesperados por falta de estímulo e condições, ou para permitir aos pais se preocuparem menos, ou ajudar as babás enquanto os pais trabalham ou fazem academia ou simplesmente viajam, nem valerá a pena. Teremos mais crianças e jovens aturdidos, crianças e jovens mais violentos e inquietos quando a medicação for suspensa. Bastam, para desatenção, agitação e tantas dificuldades relacionadas, as circunstâncias da vida atual. [...]

Mudar de vida é difícil. Em lugar de correr mais, parar para pensar, roubar alguns minutos para olhar, contemplar, meditar, também é difícil, pois é fugir do padrão. Então seguimos em frente, nervosos com nossos filhos mais nervosos. Haja psicólogo, psiquiatra e medicamento para sermos todos uns repolhos iguais.

( LUFT, Lya. Revista Veja - 07 de maio de 2014.)

Considere as afirmativas.

I. Em várias passagens do texto, a autora dá exemplos de que a diversidade do comportamento humano vai de encontro à homogeneidade que a sociedade nos força a construir.

II. A autora consegue mostrar que a diversidade e a homogeneidade são caminhos favoráveis a se escolher para uma vida equilibrada na sociedade contemporânea.

III. Mudanças são difíceis de acontecer e, por isso, seguimos em frente mantendo o padrão que nos é imposto.

Estão corretas as afirmativas

  • A I, II e III.
  • B I e II, apenas.
  • C I e III, apenas.
  • D II e III, apenas.
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Leia o poema de Mário Quintana para responder às questões de números 01 e 02.

– Eu amo o mundo! Eu detesto o mundo!
Eu creio em Deus! Deus é um absurdo!
Eu vou me matar! Eu quero viver!
– Você é louco?
– Não, sou poeta.

A leitura permite afirmar que, nesse poema, há predominância do emprego de

  • A palavras de sentido contrário, reforçando a ideia de contradição em que vive o eu lírico.
  • B gradação das ações praticadas pelo eu lírico, numa ordem crescente, realçando sua descrença em Deus.
  • C expressões de sentido exagerado, com a finalidade de dar maior ênfase à ideia suicida.
  • D comparações, estabelecendo semelhança entre realidades diferentes.
  • E algumas palavras no lugar de outras de sentido desagradável, para enfatizar suas certezas.
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O ideal de Rubem Braga

No ranking de autores com mais textos apócrifos na internet, Rubem Braga dificilmente figura entre os primeiros lugares, onde reinam os imbatíveis Clarice Lispector e Luis Fernando Veríssimo. Logo ele, pai da crônica moderna, e o primeiro a, de fato, consagrar- se com esse estilo tão difícil de definir e tão fácil de reconhecer.

Impossível saber como Braga lidaria com as peculiaridades da internet.

O amigo Zuenir Ventura acha que, se vivo nos dias de hoje, ele dificilmente teria se envolvido com a rede (reza a lenda que, quando conheceu a fita K7, Rubem tentou por horas colocar a caixinha inteira dentro do aparelho, até perceber que tinha de abri- la). Ainda assim é curioso observar como uma de suas tantas crônicas tem ares de profecia ao que vemos hoje no universo virtual.

É “Meu ideal seria escrever...”. Publicada em 1967 no livro “A traição dos elegantes”, ela narra como o autor gostaria de criar uma história que, de boca em boca, fosse mudando a vida das pessoas. A essência dessa história seria o humor. E a autoria dela, o que menos importaria.

A disseminação de histórias desta forma espontânea existe desde que o mundo é mundo, é claro. Mas a maneira como Braga descreve seu desejo, de maneira tão bonita quanto trivial, encontra um paralelo muito feliz com a discussão atual sobre a transformação do conceito de autoria - não só na internet, mas muito potencializada por ela. No mundo virtual, o lance é fazer a ideia virar faísca. O dono dela nem sempre fica em evidência, mostrando que, muitas vezes, a história merece a atenção total. É ela que faz o interlocutor se emocionar, se revoltar ou, simplesmente, dar uma risada no meio de um pesado dia de trabalho.

*Apócrifo: obra falsamente atribuída a um autor.

Assinale a alternativa em que a frase – A disseminação de histórias desta forma espontânea existe desde que o mundo é mundo... – está reescrita em conformidade com a concordância da norma-padrão.

  • A Histórias são disseminada desta forma espontânea desde que o mundo é mundo.
  • B Histórias são disseminadas desta forma espontânea desde que o mundo é mundo.
  • C É disseminado histórias desta forma espontânea desde que o mundo é mundo.
  • D É disseminada desta forma espontânea histórias desde que o mundo é mundo.
  • E São disseminados desta forma espontânea histórias desde que o mundo é mundo.
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Como ampliar o alcance das inovações científicas?

     A incorporação de novas tecnologias médicas constitui hoje um dos grandes desafios dos sistemas de saúde. Se, por um lado, é desejável ampliar o acesso a terapias mais eficazes, por outro, esse é um dos fatores que mais encarecem a assistência. Estudos estimam que ao menos um terço dos custos na saúde se deve às novas tecnologias, presentes hoje em todas as áreas médicas, de prevenção e diagnóstico a tratamento e reabilitação.

    A telemedicina, por exemplo, tem permitido que o conhecimento de hospitais de ponta chegue a unidades públicas distantes. Os aplicativos prometem revolucionar os meios de prevenção de doenças e aumentar a adesão das pessoas aos tratamentos. Os robôs possibilitam que cirurgias sejam feitas por meio de pequenos cortes, com menos sangramento e recuperação mais rápida. Mas como aumentar o acesso a essas terapias cada vez mais caras?

       Nos Estados Unidos, por exemplo, as novas tecnologias em saúde respondem por até 48% do crescimento dos custos médicos. Quase um quinto (17%) do PIB americano é gasto em saúde. Na década de 1980, a fatia era de 9% – a mesma de países como Suécia e Dinamarca, que mantêm patamares em torno de 10%. “Gastar mais não tem significado melhor qualidade dos serviços de saúde”, diz o economista Amitabh Chandra, professor da Harvard Kennedy School of Government. Na comparação com outros países desenvolvidos, como Holanda, Reino Unido, Austrália, Alemanha e Canadá, os EUA gastam mais e têm indicadores de saúde piores.

       Para Luiz Augusto Carneiro, superintendente-executivo do IESS (Instituto de Estudos de Saúde Suplementar), se não houver freios, o Brasil corre o risco de repetir os mesmos erros dos norte-americanos. Estudo do IESS mostra que os cinco Estados brasileiros com maior PIB (São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Paraná) têm, proporcionalmente, mais mamógrafos, ressonância magnética e tomógrafos do que o Reino Unido. Na opinião de Paulo Furquim, coordenador do centro de pesquisa em estratégia do Insper, é importante que o setor usufrua dos avanços da medicina, porém é fundamental que os efeitos dos custos sejam mais bem analisados.

      O médico Álvaro Atallah lembra que, para serem incorporadas, as novas tecnologias requerem evidências de boa qualidade. “Precisam apresentar bons resultados no mundo real, eficiência, ser simples de implementar, trazer menor custo e se provar seguras para os pacientes. Tudo isso em comparação com o tratamento já existente”, diz ele. Qual o risco de uma incorporação sem esses critérios? “Jogar saú- de, vida e outras riquezas fora”, afirma.

(Cláudia Collucci. www.temas.folha.uol.com.br/tecnologia-em-saude/debate/, 24.08.2015. Adaptado)

No trecho do 4º parágrafo – ... se não houver freios, o Brasil corre o risco de repetir os mesmos erros dos norte-americanos. – , a expressão em destaque foi empregada com sentido figurado, assim como a expressão destacada em:

  • A ... esse é um dos fatores que mais encarecem a assistência.
  • B Os robôs possibilitam que cirurgias sejam feitas por meio de pequenos cortes...
  • C “Gastar mais não tem significado melhor qualidade dos serviços de saúde”.
  • D ... é fundamental que os efeitos dos custos sejam mais bem analisados.
  • E Na década de 1980, a fatia era de 9%...
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Leia o texto para responder a questão a seguir.

Entreouvida na rua: “O que isso tem a ver com o meu café com leite?” Não sei se é uma frase feita comum que só eu não conhecia ou se estava sendo inventada na hora, mas gostei. Tudo, no fim, se resume no que tem e não tem a ver com o nosso café com leite, no que afeta ou não afeta diretamente nossas vidas e nossos hábitos. É uma questão que envolve mais do que a vizinhança próxima. Outro dia ficamos sabendo que o Stephen Hawking voltou atrás na sua teoria sobre os buracos negros, aqueles furos no Universo em que a matéria desaparece. Nem eu nem você entendíamos a teoria, e agora somos obrigados a rever nossa ignorância: os buracos negros não eram nada daquilo que a gente não sabia que eram, são outra coisa que a gente nunca vai entender. Nosso consolo é que nada disto tem a ver com nosso café com leite. Os buracos negros e o nosso café com leite são, mesmo, extremos opostos, a extrema angústia do desconhecido e o extremo conforto do familiar. Não cabem na mesma mesa ou no mesmo cérebro.

(Luis Fernando Verissimo. O mundo é bárbaro e o que nós temos a ver com isso. Rio de Janeiro, Objetiva, 2008, p. 09)

O sentido atribuído pelo autor à frase – “O que isso tem a ver com o meu café com leite?” – está expresso, em outras palavras, na alternativa:

  • A Será que somos capazes de compreender isso?
  • B Até que ponto isso desperta o interesse dos cientistas?
  • C De que modo nós poderíamos contribuir para isso?
  • D Por que eu deveria crer na veracidade disso?
  • E Como isso pode impactar o meu cotidiano?

Matemática

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Uma livraria doou um lote de livros para uma instituição que resolveu distribuir esses livros igualmente entre os adolescentes que lá residem. Se cada adolescente receber 2 livros, sobrarão 5 livros e, se receberem 3 livros cada um, faltarão 10 livros. Nesse caso, a razão entre o número de livros desse lote e o número de adolescentes dessa instituição é de

  • A 7:3.
  • B 7:2.
  • C 5:3.
  • D 4:2.
  • E 3:2.
17
De um recipiente que continha 1,7 litro de água, foram retiradas 3 canecas com 240 cm3 de água em cada uma. O número máximo de copos com 140 mL cada um que poderão ser totalmente enchidos com a água restante nesse recipiente será
  • A 7.
  • B 5.
  • C 4.
  • D 8.
  • E 6.
18

Os dois terrenos representados pelos retângulos têm perímetros iguais e as medidas de seus lados estão apresentadas em metros:

Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas


Pode-se concluir que o perímetro de cada um desses terrenos mede, em metros,

  • A 420.
  • B 240.
  • C 400.
  • D 200.
  • E 280.
19

Julieta, ao receber sua mesada, foi ao shopping e gastou 2/5 da sua mesada com roupas,1/6 com maquiagem e 1/3 com sapatos, sobrando R$ 60,00 de sua mesada. O valor da mesada que Julieta gastou com roupas foi de

  • A R$ 600,00.
  • B R$ 240,00.
  • C R$ 176,00.
  • D R$ 54,00.
  • E R$ 53,60.
20

Um acampamento de escoteiros reuniu 72 representantes de uma cidade, 54 de outra e 84 de uma terceira cidade. Para uma das atividades, os escoteiros foram divididos no maior número de grupos possível, garantindo que em cada grupo todos fossem da mesma cidade e que todos os grupos tivessem o mesmo número de pessoas. O total de grupos assim formados é igual a

  • A 5.
  • B 7.
  • C 35.
  • D 70.
  • E 105.
21

Na figura, o trapézio retângulo ABCD é dividido por uma de suas diagonais em dois triângulos retângulos isósceles, de lados Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas


Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

Desse modo, é correto afirmar que a soma das medi­das dos ângulos α e β é igual a

  • A 125º
  • B 115º
  • C 110º
  • D 135 o
  • E 130º.
22

As retas paralelas r e s delimitam a faixa determinada para o início da colheita em uma grande plantação de soja. Postos de abastecimento das máquinas que fazem a colheita foram estabelecidos nos pontos A e B, ligados por um caminho em linha reta, conforme mostra a figura.


Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas


A distância entre os postos A e B é, em quilômetros, igual a


  • A 2,4 √2.
  • B 1,4 √2.
  • C 2,4.
  • D 3,6 √3.
  • E 3,6.
23

Roberto precisa de um técnico de computador e fez orçamento com dois profissionais. O técnico A cobra R$ 120,00 a visita e mais R$ 7,50 por hora de trabalho, e o técnico B cobra R$ 100,00 a visita e mais R$ 10,00 por hora de trabalho. Considerando que os orçamentos foram iguais, ou seja, o mesmo valor a ser cobrado, pode-se afirmar que o tempo de trabalho previsto, em horas, para o conserto, é de

  • A 12.
  • B 11.
  • C 10.
  • D 9.
  • E 8.
24

A tabela mostra os valores de algumas latinhas de bebidas vendidas em um clube e a quantidade consumida por uma família, em certo dia.

Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

Considerando-se o número total de latinhas consumidas por essa família nesse dia, na média, o preço de uma latinha saiu por R$ 5,00. Então, o preço de uma latinha de cerveja era:

  • A R$ 5,00
  • B R$ 5,50.
  • C R$ 6,00.
  • D R$ 6,50.
  • E R$ 7,00
25

Um concurso é composto por três fases, com pesos 1, 2 e 3, respectivamente. Pedro ficou sabendo que na 1.ª fase desse concurso sua nota foi 7,0 e que na 2.ª fase sua nota foi 4,0. Sabendo-­se que para ser aprovado a média aritmética ponde­ rada final tem que ser, no mínimo, 5, que as notas apresenta­ das ainda não estão multiplicadas pelos respectivos fatores, e que em cada fase as notas variam de zero a dez, pode-­se afirmar corretamente que

  • A não há como Pedro ser aprovado no concurso.
  • B Pedro já está aprovado no concurso, independentemente da nota que tirar na 3.ª fase.
  • C se Pedro tirar 5,0 ou mais na 3.ª fase, então ele estará aprovado no concurso.
  • D Pedro precisa tirar, no mínimo, 7,0 na 3.ª fase, para ser aprovado no concurso.
  • E tirando 4,0, Pedro estará aprovado no concurso.
26

Com 1,6 litro de água é possível encher completamente um recipiente na forma de um prisma reto de base quadrada, com 25 cm de altura, conforme mostra a figura.

Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

O perímetro da base desse prisma, em centímetros, é

  • A 16.
  • B 24.
  • C 28.
  • D 32
  • E 36.
27

Uma empresa transportou, em 3 dias, várias caixas de material de escritório do depósito para os compradores. Do total das caixas, no primeiro dia transportou 2/7, no 2o dia, 2/5 e no 3o dia, o restante das caixas, isto é, 220 caixas. Portanto, a quantidade de caixas transporta- das no primeiro dia, foi

  • A 200
  • B 240.
  • C 280
  • D 320.
  • E 360.
28

Para comprar figurinhas, uma criança retirou de seu cofrinho a seguinte quantidade de moedas: cinco de R$ 1,00, cinco de R$ 0,50, três de R$ 0,25, sete de R$ 0,10 e duas de R$ 0,05. Sabendo-se que cada pacotinho de figurinha custa R$ 1,25 e que essa criança comprou o máximo possível de pacotinhos, pagando com o maior número de moedas, pode- -se concluir que o número de moedas que restaram foi:

  • A 5
  • B 4
  • C 3
  • D 2
  • E 1
29

Observe a sequência de quadrados, em que a medida do lado de cada quadrado, a partir do segundo, é igual à meta­de da medida do lado do quadrado imediatamente anterior.

Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

Nessas condições, é correto afirmar que a razão entre a área do 3.º quadrado e a área do 2.º quadrado, nessa or­dem, é


  • A 1⁄4
  • B 1⁄12
  • C 1⁄10
  • D 1⁄8
  • E 1⁄2
30

Em uma gráfica, 3 máquinas, todas com a mesma capacidade de produção, imprimem juntas 5 000 folhetos em 2 horas.
Se for colocada mais uma máquina, com a mesma capacidade de produção das outras, uma encomenda de 8 000 folhetos ficará pronta em

  • A 1 h e 44 minutos.
  • B 1 h e 54 minutos.
  • C 2 h e 04 minutos.
  • D 2 h e 14 minutos.
  • E 2 h e 24 minutos.

Raciocínio Lógico

31
Uma lanchonete fez uma pesquisa com crianças de ambos os sexos, e com mulheres e homens adultos a respeito da satisfação com a loja. Os resultados estão tabulados na tabela a seguir.

Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

Algumas perguntas foram feitas somente para as crianças, e outras, somente para os adultos. As porcentagens na tabela indicam respostas positivas; por exemplo, 80% das mulheres consideram satisfatória a limpeza do estabelecimento.

Se 500 crianças participaram da pesquisa, o menor número delas que responderam serem satisfatórios tanto os brindes oferecidos quanto os monitores da área recreativa é igual a
  • A 260.
  • B 290.
  • C 305.
  • D 275.
  • E 320.
32

A parede da fachada de um prédio vai ser pintada, e a empresa contratada para realizar essa tarefa fez uma pesquisa entre os moradores, perguntando se preferiam que a cor da tinta fosse branca ou bege. Os moradores podiam escolher uma dessas duas cores ou mesmo as duas cores em sua resposta, mas estas eram as únicas respostas possíveis, conforme acordo firmado entre eles. Depois de todos os moradores responderem à pergunta, e levando-se em conta que cada morador respondeu à pergunta uma única vez, respeitando o acordo estabelecido entre eles, verificou-se que a cor branca apareceu em, exatamente, 49 respostas, enquanto que a cor bege figurou em exatamente 85 respostas. Além disso, exatamente 60 moradores optaram por uma única das duas cores sugeridas.

O número total de moradores do prédio é igual a

  • A 194.
  • B 134.
  • C 97.
  • D 95.
  • E 74
33

Uma empresa oferecia vagas de emprego nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro. Os candidatos pré-selecionados poderiam escolher um ou os dois estados em que tivessem interesse em trabalhar.Sabe-se que 26 pessoas escolheram São Paulo,12 optaram pelos dois estados e 20 escolheram apenas um dos dois estados. O número de candidatos pré-selecionados foi:

  • A 32
  • B 34
  • C 40
  • D 46
  • E 58
34

Na figura, que está fora de escala, a hipotenusa do triângulo mede 5√26 cm e o cateto AB mede 25 cm.

                                                                        Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

Considere um ponto P sobre o cateto AB. Para que a medida do segmento PA seja igual a medida do segmento PC, a distância do ponto P ao ponto B deve ser, em cm, igual a

  • A 12.
  • B 13.
  • C 15.
  • D 16.
  • E 18.
35

O princípio da não contradição, inicialmente formulado por Aristóteles (384-322 a.C.), permanece como um dos sustentáculos da lógica clássica. Uma proposição composta é con- traditória quando.

  • A seu valor lógico é falso e todas as proposições simples que a constituem são falsas.
  • B uma ou mais das proposições que a constituem decorre/ decorrem de premissas sempre falsas
  • C seu valor lógico é sempre falso, não importando o valor de suas proposições constituintes.
  • D suas proposições constituintes não permitem inferir uma conclusão sempre verdadeira
  • E uma ou mais das proposições que a constituem possui/ possuem valor lógico indeterminável.

Legislação Municipal

36

Considerando o disposto no Regimento Interno (Resolução n.º 322/2007), a proposta destinada a regular assuntos de economia interna da Câmara, como a destituição de componente da Mesa ou da organização dos serviços administrativos, deverá ser objeto de projeto de

  • A lei ordinária.
  • B decreto legislativo.
  • C emenda à lei orgânica.
  • D lei complementar.
  • E resolução.
37

De acordo com o Decreto no 6.197/2014 do Município de Arujá, um dos objetivos_______é a maior integração entre órgãos responsáveis pelo licenciamento de atividades econômicas no âmbito dos Municípios, inclusive de sistemas informatizados, unificando as diferentes tabelas de codificação de atividades atualmente em uso.

Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna.

  • A do Plano Diretor
  • B da Lei Orgânica
  • C da Classificação Nacional das Atividades Econômicas
  • D do Cadastro Municipal de Contribuintes
  • E do Quadro de Cadastramento da Secretaria da Fazenda
38

Pelas regras estabelecidas na legislação municipal, a fiscalização terá acesso imediato a obras particulares mediante apresentação de

  • A identidade funcional.
  • B auto de infração devidamente preenchido.
  • C ordem escrita do executivo municipal.
  • D notificação extrajudicial.
  • E ordem judicial.
39

Segundo o regramento previsto no Código Tributário do Município de Arujá, no que respeita às consultas, assinale a alternativa correta.

  • A As medidas repressivas só serão tomadas contra os contribuintes infratores que dolosamente lesarem ou tentarem lesar o fisco.
  • B Não se admite consulta formulada por sindicato, associação ou confederação de categorias econômicas, já que seu processamento cabe aos contribuintes individuais.
  • C Admite-se consulta, ainda que verse sobre objeto de ação fiscal já iniciada contra o consulente.
  • D No decurso da ação fiscal, ocorrendo dúvidas relativas à interpretação e à aplicação da legislação tributária, poderá o Fiscal formular consulta, mas sem interrupção da fiscalização iniciada, em qualquer caso.
  • E Não se admitirá a consulta quando se fundar, exclusivamente, em esclarecimentos sobre a interpretação da legislação tributária.
40

Nos termos do que prescreve a Lei n° 3.736/2008 – Estatuto dos Servidores Públicos do Município de Jaboticabal, assinale a alternativa correta.

  • A Sem qualquer prejuízo, poderá o servidor ausentar-se do serviço por 1 (um) dia, em cada 12 (doze) meses, para doação de sangue.
  • B Não poderá ser adotado o sistema de compensação de horários, mesmo que haja necessidade extrema de serviços.
  • C O servidor terá direito a até 6 (seis) faltas abonadas durante o ano, não podendo ultrapassar 1 (uma) por mês.
  • D O servidor terá direito a 24 (vinte e quatro) dias úteis de férias, quando houver faltado ao serviço, injustificadamente, por 15 (quinze) dias durante o período de 12 (doze) meses de exercício.
  • E Ao ocupante exclusivamente de cargo em comissão, poderá ser concedida licença para concorrer a cargo eletivo.

Noções de Informática

41

Analise as afirmações sobre manutenção de memória em microcomputadores compatíveis com o modelo IBM­PC, com o sistema operacional Windows Vista.


I. Quando necessário, é recomendável substituir módulos de memória por outros de mesmo tempo de acesso.


II. Alguns microcomputadores não funcionam se um banco de memórias estiver incompleto.


III. O primeiro banco de memória deverá estar completo para que o microcomputador possa funcionar.


Sobre as afirmações, pode­se dizer que está correto o con­tido em

  • A I, apenas.
  • B II, apenas.
  • C I e II, apenas.
  • D II e III, apenas.
  • E I, II e III.
42

O MS-PowerPoint 2010, em sua configuração original, sugere a ação hiperlink para último slide exibido para o seguinte botão de ação.

  • A Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas
  • B Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas
  • C Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas
  • D Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas
  • E Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas
43

Observe o URL a seguir.

htttp://www.vunesp.com.br/tjsp1207/

Assinale a alternativa que identifica corretamente a máquina ou o servidor, um dos componentes do URL, conforme as normas descritas na RFC 1738.

  • A http://www
  • B .com.br/tjsp1207/
  • C /tjsp1207/
  • D www.vunesp.com.br
  • E http://
44

O ícone exibido a seguir foi retirado do grupo Fonte da guia Página Inicial do MS-PowerPoint 2010, em sua configuração padrão.
Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas
O ícone exibido permite

  • A acionar o antivírus no slide atual.
  • B ajustar o espaçamento entre caracteres.
  • C acionar o antivírus em todos os slides.
  • D centralizar os objetos do slide.
  • E inserir um objeto de vídeo no slide atual.
45

No sistema operacional Windows 7, em sua configuração padrão, selecionou-se um arquivo e pressionou-se as teclas Shift + Delete. Sobre esse arquivo, é correto afirmar que:

  • A será ocultado na visualização da pasta, mas continuará presente nela.
  • B será compactado para ocupar menos espaço
  • C apenas as informações associadas a ele, como a data de sua criação, serão apagadas
  • D será excluído da pasta na qual se encontra e transferido para a Lixeira
  • E será excluído permanentemente do computador, sem ser colocado na Lixeira.
46

Considere o seguinte botão presente na guia Apresentação de Slides do MS-PowerPoint 2010:

Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

A função desse botão é:

  • A testar intervalos da apresentação.
  • B ocultar o slide atual da apresentação de slides
  • C abrir o painel de tradução
  • D alterar a resolução da apresentação
  • E alterar o tipo de transição da apresentação.
47

Considere os seguintes botões, presentes na guia Página Inicial, grupo Parágrafo do MS­Word 2010. Cada botão recebeu um número para ser referenciado.

Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

O botão que permite alterar o espaçamento entre linhas de texto é o de número

  • A 5
  • B 1
  • C 2
  • D 3
  • E 4
48

Considere que um usuário, acessando a internet por meio do Internet Explorer 9, encontra um link descrito como uma fotografia pessoal e cuja URL aponta para

http://algumsite.com.br/imagem.pdf

Assinale a alternativa correta.

  • A A URL indica uma imagem, pois arquivos do tipo PDF são fotografias.
  • B A URL não indica uma imagem, e o link pode ser um golpe.
  • C A URL não indica uma imagem, e o link não poderá ser acessado.
  • D O link possui todas as características de uma fotografia.
  • E O Internet Explorer 9 não permite abrir fotografias.

Redes de Computadores

49

Observe as sequências de cores dos condutores de um cabo UTP categoria 5e, definidas pelo padrão EIA/TIA-568-B:

I. branco-laranja, laranja, branco-verde, azul, branco-azul, verde, branco-marrom, marrom.

II. branco-verde, verde, branco-laranja, azul, branco-azul, laranja, branco-marrom, marrom.

Assinale a alternativa que contempla corretamente os tipos de montagem a serem utilizados em um conector RJ-45 em cada uma dessas sequências, respectivamente.

  • A T568B e T568A
  • B T586A e T586B
  • C T658A e T658B
  • D T856B e T856A

Noções de Informática

50

O MS-Outlook 2010 permite que seja adicionada uma assinatura personalizada aos e-mails enviados. Sobre essa assinatura, é correto afirmar que ela pode conter somente

  • A texto.
  • B texto e imagens.
  • C texto, imagens e sons.
  • D texto, imagens, vídeos e sons.
  • E um código de certificado digital.