Resolver o Simulado Nível Médio

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Segurança e Saúde no Trabalho

1
De acordo com a NR-15, para a avaliação das concentrações dos agentes químicos através de métodos de amostragens instantânea, de leitura direta ou não, deverão ser realizadas, no mínimo:
  • A 5 amostragens.
  • B 10 amostragens.
  • C 15 amostragens.
  • D 3 amostragens.
  • E 6 amostragens.
2

Consideram-se riscos ambientais os agentes químicos, físicos, biológicos, ergonômicos e os riscos de acidentes de trabalho. Eles são capazes de causar danos à saúde e à integridade física do trabalhador em função de sua natureza, concentração, intensidade, suscetibilidade e tempo de exposição. Os riscos ambientais ou profissionais estão divididos em cinco grupos:

Responda a  próxima pergunta com base no texto apresentado. 

Complete o texto a seguir com a resposta correta. A pneumoconiose e a asbestose são encontradas em trabalhadores que possuíam um local de trabalho com Riscos Químicos provenientes de: 
  • A Névoas dispersadas por equipamentos que emitem fumo negro.
  • B Poeiras alcalinas
  • C Poeiras Vegetais.
  • D Poeiras Minerais.
3
A CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes deve manter alguns arquivos anexos à sua ata de reunião, quando o assunto for discutido, apresentado ou na ocorrência da atividade. As normas regulamentadoras determinam alguns arquivos que são de caráter obrigatório constar nas atas. São eles: 
  • A CAT emitidas (obrigatoriedade dada pela NR-05), PPRA (obrigatoriedade dada pela NR-09), Relatório Anual do PCMSO (obrigatoriedade dada pela NR- 07), Ordens de Serviço (obrigatoriedade dada pela NR-01).
  • B CAT emitidas (obrigatoriedade dada pela NR-05), PPRA (obrigatoriedade dada pela NR-09), Relatório Anual do PCMSO (obrigatoriedade dada pela NR- 07).
  • C CAT emitidas e investigação de acidentes de trabalho (obrigatoriedade dada pela NR-05), PPRA (obrigatoriedade dada pela NR-09), Relatório Anual do PCMSO (obrigatoriedade dada pela NR-07), Advertências aplicadas ao não uso dos EPI’s (obrigatoriedade dada pela NR-06).
  • D CAT emitidas e investigação de acidentes de trabalho (obrigatoriedade dada pela NR-05), PPRA (obrigatoriedade dada pela NR-09), Relatório Anual do PCMSO (obrigatoriedade dada pela NR-07), Ordens de Serviço (obrigatoriedade dada pela NR- 01).
4

As cores utilizadas nos locais de trabalho não devem ocasionar distração, confusão e fadiga aos trabalhadores na identificação dos riscos existentes. Nesse sentido, a utilização da cor, na segurança do trabalho, tem por objetivos:

  • A alertar e eliminar os riscos.
  • B indicar e advertir sobre os riscos.
  • C evitar e eliminar os riscos.
  • D indicar e minimizar os riscos.
  • E advertir e eliminar os riscos.
5

As análises ergonômicas do trabalho devem contemplar alguns aspectos para atender à NR 17.
Na avaliação da organização do trabalho, é(são) aspecto(s) que se encontra(m) fora das prescrições da NR 17:

  • A trabalho real e trabalho prescrito
  • B descrição da produção em relação ao tempo alocado para as tarefas
  • C variações diárias, semanais e mensais da carga de atendimento, incluindo variações sazonais e intercorrências técnico-operacionais mais frequentes
  • D número de ciclos de trabalho e sua descrição, incluindo trabalho em turnos e trabalho noturno
  • E normatização genérica da produção, do ritmo de trabalho e do conteúdo das tarefas executadas
6

O uso do equipamento de proteção individual (EPI) é uma determinação da legislação trabalhista, existindo normas regulamentadoras a que se deve obedecer.

A legislação brasileira prevê, respectivamente, para o empregador e para o empregado as seguintes responsabilidades:

  • A prover os EPI necessários ao trabalho; conservar os EPI.
  • B promover treinamento sobre o uso dos EPI adquiridos pelo empregado; adquirir todos os EPI necessários ao trabalho
  • C usar os EPI necessários ao trabalho; providenciar a reposição dos EPI defeituosos.
  • D conservar o EPI usado; exigir o uso do EPI
  • E adquirir os EPI necessários ao trabalho; repor periodicamente todos os EPI.
7
Conforme tabela de raios de delimitação de zonas de risco, controlada e livre, o raio de delimitação entre zona de risco e controlada e os raios de delimitação entre zona controlada e livre para uma tensão nominal de 13,8 kV de uma instalação elétrica são, respectivamente (em metros):
  • A 0,38 e 1,38.
  • B 0,40 e 1,40.
  • C 1,00 e 1,00.
  • D 1,38 e 0,38.
  • E 1,40 e 0,40.
8
De acordo com a norma de segurança no trabalho em máquinas e equipamentos, é correto afirmar que
  • A as especificações técnicas devem, obrigatoriamente, ter escrita em português e inglês.
  • B as proteções, os dispositivos e os sistemas de segurança não devem integrar as máquinas e equipamento.
  • C dispositivos de intertravamento com bloqueio devem ser dispensados, por não serem seguros.
  • D não é permitido o uso de proteção móvel.
  • E a sinalização de segurança deve ficar destacada na máquina ou equipamento.
9

A implantação da metodologia 5S visa a conscientizar todos os membros de uma empresa sobre a importância da qualidade no ambiente de trabalho.

Nessa metodologia, o

  • A primeiro S, oriundo da palavre Seiri em japonês, diz respeito ao senso de utilização e descarte.
  • B segundo S, oriundo da palavre Seiton em japonês, diz respeito ao senso de saúde e higiene.
  • C terceiro S, oriundo da palavra Seiketsu em japonês, diz respeito ao senso de limpeza.
  • D quarto S, oriundo da palavra Seiso em japonês, diz respeito ao senso de autodisciplina.
  • E quinto S, oriundo da palavra Shitsuke em japonês, diz respeito ao senso de arrumação e ordenação.
10

Para um eficaz e efetivo trabalho a ser realizado pelos membros componentes da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes - CIPA, os representantes do empregador e dos empregados deverão realizar treinamento com vistas ao fiel desempenho de suas atividades como cipeiro e, para tanto, alguns requisitos deverão ser observados.

De acordo com o texto acima, analise as assertivas considerando os aspectos que necessitam ser cumpridos naquilo que diz respeito ao treinamento.

I. Será promovido somente para os membros titulares da CIPA, antes da posse.

II. Aos membros em primeiro mandato, será realizado no prazo máximo de trinta dias, contados a partir da data da posse.

III. Terá carga horária de vinte e cinco horas, distribuídas em, no máximo, oito horas diárias.

IV. Deverá ser realizado durante o expediente normal da empresa.

V. Poderá ser ministrado pela entidade patronal, entidade de trabalhadores ou profissionais que tenham conhecimentos sobre os temas ministrados.

Está correto o que se afirma APENAS em

  • A I, II e III.
  • B I, III e IV.
  • C I, III e V.
  • D II, IV e V.
  • E II, III, e V.

Noções de Informática

11

Sobre o LibreOffice 3.6, analise as afirmativas abaixo:

I – A função ARRED arredonda um número para o valor mais próximo até uma quantidade de dígitos definida pelo usuário.

II – A função SINAL identifica se um número fornecido como argumento é positivo ou negativo.

III – A função ALEATÓRIO retorna um número qualquer entre 0 e 10 como resultado.

IV – A função TRANSPOR apresenta como resultado a matriz transposta de uma matriz inserida como argumento.


Estão corretas:

  • A somente I.
  • B somente I e II.
  • C somente III e IV.
  • D somente I, II e IV.
  • E I, II, III e IV.
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Com relação ao uso seguro de leitores de e-mails, analise as afirmativas a seguir.

I. Configurar a atualização automática do leitor de e-mails e seus complementos.
II. Permitir a definição automática de cookies e a criação de listas de exceções.
III. Desabilitar o modo de visualização no formato de hipertexto (html).

Estão corretas as afirmativas
  • A I, II e III.
  • B I e II, apenas.
  • C I e III, apenas.
  • D II e III, apenas.
13

As alternativas apresentam capacidades disponíveis de armazenamento de informações de diferentes discos rígidos. Imaginando que nada está instalado nesses discos, assinale a capacidade disponível do disco que permitirá instalar o Windows 7 em sua configuração padrão e os aplicativos Word e Excel do Microsoft Office, sem que ocorra problema de falta de espaço em disco.

  • A 120 GB
  • B 500 MB
  • C 128 MB
  • D 10240 KB
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Atenção! Para responder à questão de Informática, a menos que seja explicitamente informado o contrário, considerar que os programas mencionados encontram-se na versão Português-BR e, em sua configuração padrão de instalação, possuem licença de uso, o mouse está configurado para destros, um clique ou duplo clique correspondem ao botão esquerdo do mouse e teclar corresponde à operação de pressionar uma tecla e, rapidamente, liberá-la, acionando-a apenas uma vez. Dessa forma, as teclas de atalho, os menus, os submenus, as barras, os ícones e os demais itens que compõem os programas abordados nesta prova encontram-se na configuração padrão, conforme exposto anteriormente.

Assinalar a alternativa que preenche as lacunas abaixo CORRETAMENTE:

______ é uma medida de densidade relacionada à impressão de imagens. Nele se expressa o número de pontos individuais que existem em uma polegada linear na superfície onde a imagem é apresentada. Assim, um __________ significa __________ de imagem.

  • A PPI - PPI elevado - melhor nitidez
  • B DPI - DPI elevado - maior tamanho em disco
  • C DPI - DPI elevado - melhor nitidez
  • D DPI - DPI reduzido - melhor foco
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Um usuário do sistema operacional Linux necessita cancelar a impressão de um determinado documento. Sabendo que o usuário tem acesso somente ao terminal de comandos do sistema e que, ainda, a impressora está ligada em seu computador, o comando que o usuário deve utilizar para se cancelar essa impressão é
  • A ls.
  • B lpq.
  • C lprm.
  • D lpstat.
  • E lpdim.
16

No Adobe illustrotor CS4 em inglês, o painel __ | __ permite criar __ | | __ para controlar a maneira como o trabalho em uma camada (ou em um grupo) é ocultado ou revelado. Uma __ | | | __ é um objeto ou grupo de objetos cuja forma mascara o trabalho abaixo dela, de modo que apenas o trabalho dentro da forma permaneça visível.

As lacunas I, II e III são preenchidas correta e respectivamente por:

  • A Layers; máscaras de recorte; máscara de recorte
  • B Tools; máscaras de entrada; máscara de entrada
  • C Object; sombras; máscara sombreada
  • D Effect; animações; animação com máscara
  • E Appearance; scripts; máscara de script
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Assinale a opção que contém extensões de arquivos de texto, de imagem e de vídeo respectivamente.

  • A .txt , .xls , .rtf
  • B .pps , .rtf , .doc
  • C .txt , .jpg , .mp4
  • D .doc , .avi , .ppt
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Assinale a opção que corresponde ao significado da expressão =SOMA(Carro!B4:F4) no Excel 2013.

  • A Soma dos conteúdos das células D4 até F4 da planilha chamada Carro.
  • B Soma dos conteúdos das células D4 e F4 da planilha chamada Carro.
  • C A expressão retorna um erro, pois em uma fórmula não pode haver nomes como Carro, somente números e nomes de células.
  • D A expressão retorna um erro, pois no lugar dos dois pontos (:) deveria ter um sinal de mais (+).
  • E A expressão retorna um erro, pois existe um ponto de exclamação na fórmula que inviabiliza qualquer cálculo.
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Analise as seguintes afirmativas sobre noções de segurança:

I – A utilização de senhas de acesso é um método comum para autenticação de usuários.

II – Antivírus são aplicações que visam proteger os computadores de ataques por vírus e outras ameaças semelhantes tais como worms e cavalos de troia.

III – SPAM é um fragmento de código embutido em um programa aparentemente seguro que pode roubar as senhas de e-mail dos usuários.

Estão CORRETAS as afirmativas:

  • A I e II, apenas.
  • B I e III, apenas.
  • C II e III, apenas.
  • D I, II e III.
20

No Microsoft Word versão 2007, a guia Referências oferece, por padrão, o comando

  • A Visualizar Resultados, cuja finalidade é substituir os campos de mesclagem do documento pelos dados reais da lista de destinatários.
  • B Definir Idioma, cuja finalidade é definir o idioma usado para verificar a ortografia e a gramática do texto selecionado.
  • C Linhas de Grade, cuja finalidade é ativar linhas de grade para servir como referência no alinhamento dos objetos do documento.
  • D Controlar Alterações, cuja finalidade é controlar as alterações feitas no documento, incluindo inserções, exclusões e alterações de formatação.
  • E Marcar Citação, cuja finalidade é adicionar o texto selecionado como uma entrada no índice de autoridades.

Português

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Por que algumas pessoas poderosas agem como tiranos?
Ana Carolina Prado
Nos anos 70, o psicólogo Philip Zimbardo queria entender por que as prisões são tão violentas. Então, ele decidiu criar uma prisão artificial no porão da Universidade de Stanford. Os voluntários do experimento foram divididos entre prisioneiros e guardas e deveriam cumprir esses papéis por duas semanas. Porém as condições ali ficaram tão tensas que foi necessário acabar com tudo em apenas seis dias. Logo no começo, as pessoas que assumiram o papel de guarda se tornaram extremamente sádicas e autoritárias, impondo castigos como privação de sono e comida. Os “prisioneiros" responderam fazendo rebeliões. Esse é um ótimo (e macabro) exemplo de como o poder pode corromper as pessoas. E nós sabemos que, na vida real, muita gente poderosa faz coisa parecida – ou pior.
Os pesquisadores das Universidades de Stanford, do Sul da Califórnia e de Northwestern fizeram um estudo, a ser publicado no Journal of Experimental Social Psychology, para entender melhor por que esse tipo de coisa acontece. E descobriram que o problema está na combinação de poder e baixo status. No experimento, os autores simularam atividades de uma empresa e dividiram os voluntários aleatoriamente em papéis de chefes e subordinados, variando em status e poder. Em seguida, esses indivíduos puderam selecionar tarefas em uma lista de 10 para os outros executarem. O resultado mostrou que as pessoas com papeis de maior poder e menor status escolheram atividades mais humilhante para os seus parceiros (por exemplo, latir como um cão três vezes) do que os de qualquer outra combinação.
Os pesquisadores chegaram à conclusão de que, quando as pessoas recebem um papel que lhes dá poder, mas não têm o respeito que normalmente o acompanha, podem acabar se empenhando em comportamentos degradantes. Elas se sentem mal em estar numa posição de baixo status e acabam usando sua autoridade humilhando outros para se sentir melhor. É tipo o que acontece com aquele chefe tirano que ninguém respeita e todo mundo odeia.
Isso pode ter contribuído para os abusos cometidos por militares em prisões, bem como no experimento de Zimbardo nos anos 70. Em ambos os casos, os guardas têm o poder, mas falta-lhes o respeito e admiração dos outros. “Nossas descobertas indicam que a experiência de ter poder sem status, seja como membro das forças armadas ou como um estudante universitário que participa de um experimento, pode ser um catalisador para comportamentos degradantes que podem destruir relacionamentos e impedir a cooperação", diz o estudo.
Os pesquisadores de Standford e Northwestern reconheceram, porém, que há outros fatores envolvidos. Só porque uma pessoa tem o poder ou está em uma posição de baixo status não significa necessariamente que ela irá maltratar os outros. Assim, essa história de que o poder corrompe nem sempre é verdade. Mas uma alternativa encontrada por eles para evitar abusos é encontrar formas para que todos os indivíduos, independentemente do status de seus papéis, se sintam respeitados e valorizados. “O respeito alivia sentimentos negativos sobre sua posição e os leva a tratar os outros de forma positiva", diz o estudo. Também é importante haver oportunidades para o crescimento, pois a pessoa tende a melhorar seu comportamento e seus sentimentos quando sabe que pode ganhar uma posição melhor no futuro.

Adaptado de http://super.abril.com.br/blogs/como-pessoas-funcionam/category/sem-categoria/page/17/
Em “Nossas descobertas indicam que a experiência de ter poder sem status [...] pode ser um catalisador para comportamentos degradantes...", o termo destacado significa
  • A proibidor.
  • B desmotivador.
  • C bloqueador.
  • D moderador.
  • E estimulante.
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INSTRUÇÃO: Leia o texto I, a seguir, para responder à questão.

                          Como os animais realmente enxergam o mundo

                                                            [...]

                                                Os sons do silêncio

A história de Hans, um cavalo alemão, mostra bem a capacidade de observação e associação dos animais que criamos. No começo do século 20, ele se tornou celebridade por acertar equações matemáticas. O dono escrevia na lousa uma conta como 1/2 + 1/3 e pedia a resposta ao animal. Ele batia a pata cinco vezes no chão, esperava uns segundos e batia mais seis vezes. Ou seja: 5/6. O dono dizia ter treinado o animal por dez anos.

Pura malandragem do treinador. Por trás do “raciocínio lógico” doequino, o que havia era uma capacidade ímpar de observação. Ele conseguia perceber sinais sutis no rosto do dono, que o público não tinha como observar. E, assim, descobria quando deveria bater ou não as patas no chão. Ou seja: um cavalo pode ser um ótimo parceiro de truco.

Cães e gatos também. Eles reparam, associam e memorizam tudo. Cada gesto, cada barulho. Tudo serve de pista sobre o próximo passo do dono. Aquele tilintar de chaves sempre vem antes da despedida. O cheiro do perfume também precede a sua saída. Eles guardam e aprendem com esses sinais. Sabem quando você está prestes a ir embora – e demostram toda a tristeza que sentem nesses momentos…

É quase impossível escapar do radar dos cães e dos gatos. Os felinos escutam ainda melhor que os cães. E absurdamente mais do que você. Um som que passe dos 20 mil hertz (o extremo do agudo) fica inaudível para nós. Já os gatos ouvem até 60 mil hertz. Os cachorros chegam aos 45 mil hertz. Isso porque os dois evoluíram caçando roedores, então conseguem captar os sinais hiperagudos que os ratinhos emitem para se comunicar. Nem o som das vibrações corporais dos cupins passa batido pelos gatos. Até o som de lâmpadas fluorescentes (sim, elas fazem barulho), eles conseguem captar. Segundo a especialista em comportamento animal Temple Grandin, da Universidade do Colorado, se você estiver conversando no térreo, seu gato vai ouvir e reconhecer sua voz lá do décimo andar. Insano.

Eles ouvem sons naquilo que para nós é silêncio. [...]

CASTRO, Carol. Como os animais realmente enxergam o mundo. Superinteressante. Disponível em:<http://migre.me/vUm5> . Acesso em: 3 mar. 2017 (Fragmento adaptado).

Releia o trecho a seguir.

Por trás do “raciocínio lógico” do equino, o que havia era uma capacidade ímpar de observação.

Nesse caso, as aspas foram utilizadas para:

  • A marcar a fala de outrem.
  • B indicar frases feitas, comuns na língua.
  • C assinalar ironia.
  • D separar orações.
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Assinale a única alternativa que mostra uma frase escrita inteiramente de acordo com as regras de acentuação gráfica vigentes.

  • A Nas aulas de Literatura, eu li poemas árcades do tempo da Inconfidência.
  • B Nas aulas de Filosofia, estudei um pouco sobre os pensadores iconoclástas.
  • C Nas aulas de Química, aprendi um pouco de eletrólise, alcalínos e alogênios.
  • D Nas aulas de Português, estudei figuras como metáfora, metonímia e prosopopéia.
  • E Nas aulas de Música, eu descobri instrumentos como a cítara, o trompéte e o oboé.
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Atenção: Considere o texto abaixo para responder à questão.

Não há melhor representante da boemia paulistana do que o compositor e cientista Paulo Vanzolini. Por mais incrível que possa parecer, ele conciliava as noites de boemia com a rotina de professor, pesquisador e zoólogo famoso.
A obra do zoólogo-compositor retrata as contradições da metrópole. São Paulo, nos anos 1960, já era um estado que reunia parte significativa do PIB brasileiro. No meio da multidão de migrantes, imigrantes e paulistanos, Vanzolini usava a mesma lupa de suas pesquisas para observar as peculiaridades do dia a dia urbano: uma briga de bar, a habilidade de um batedor de carteira e, em Capoeira do Arnaldo, os fortes laços que unem campo e cidade.
Em 1967, Paulo Vanzolini lança o primeiro LP. A história desse disco é curiosa. Foi o primeiro trabalho feito pelo selo Marcus Pereira. A música Volta por cima estava fazendo muito sucesso. Só que o já lendário Vanzolini ainda não tinha disco autoral e andava irritado com as gravadoras por ter sido preterido pelo americano Ray Charles na escolha da confecção de um LP. Aos poucos, Marcus Pereira ganhou a confiança do compositor, que acabou cedendo ao lançamento do LP Onze sambas e uma capoeira, com arranjos de Toquinho e Portinho e participação de Chico Buarque, Adauto Santos, Luiz Carlos Paraná, entre outros. As músicas eram todas de Vanzolini: Praça Clóvis, Samba erudito, Chorava no meio da rua.
Vanzolini não era um compositor de muitos parceiros.Tem músicas com Toquinho, Elton Medeiros e Paulinho Nogueira. Só mesmo a pena elegante do crítico da cultura Antonio Candido para sintetizar a obra de Vanzolini: “Como autor de letra e música ele é de certo modo o oposto da loquacidade, porque não espalha, concentra; não esbanja, economiza - trabalhando sempre com o mínimo para atingir o máximo”.


(Adaptado de DINIZ, André. Almanaque do samba. Rio de Janeiro, Zahar, 2012, formato ebook).

Em conformidade com o contexto, afirma-se corretamente:

  • A O termo Vanzolini em Só que o já lendário Vanzolini ainda não tinha... (3º parágrafo) pode ser isolado por vírgulas.
  • B O travessão em ...porque não espalha, concentra; não esbanja, economiza - trabalhando sempre... (último parágrafo) pode ser substituído por ponto final, fazendo-se as devidas alterações entre maiúsculas e minúsculas.
  • C No segmento As músicas eram todas de Vanzolini: Praça Clóvis, Samba erudito, Chorava no meio da rua..., (3º parágrafo) os dois-pontos introduzem uma enumeração.
  • D No segmento ...para sintetizar a obra de Vanzolini: “Como autor... (último parágrafo) os dois-pontos introduzem uma ressalva acerca do que se afirmou antes.
  • E Em ...para observar as peculiaridades do dia a dia urbano: uma briga de bar... (2º parágrafo), os dois-pontos podem ser substituídos por ponto e vírgula, sem prejuízo do sentido original.
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No dia 9 de janeiro de 1921, um sortido grupo reuniu-se no salão de festas do badalado restaurante Trianon, no alto da aprazível avenida Paulista, para um banquete em homenagem a Menotti Del Picchia, que lançava uma edição do poema Máscaras.

Situado na área hoje ocupada pelo MASP, o Trianon era uma espécie de restaurante-pavilhão, com salão de chá e de festas. Inaugurado em 1916, tornara-se um dos centros da vida social paulistana, com seus bailes, concertos, aniversários, casamentos e banquetes.

Naquele domingo de verão, ilustres integrantes do mundo cultural e político foram prestigiar o escritor e redator político do Correio Paulistano, homem de amplo arco de amizades.

Mário de Andrade, que estava presente, escreveu sobre a festa na edição da Ilustração Brasileira. Impressionou-se com a diversidade dos convidados, um séquito de homens das finanças, poetas e escritores da velha e da jovem guarda.

Figurões revezaram-se na tribuna, até chegar a vez de Oswald de Andrade, que faria soar, nas palavras de Mário de Andrade, “o clarim dos futuristas" - aquela gente “do domínio da patologia", como gostavam de escrever “certos críticos passadistas, num afanoso rancor pelas auroras".

O tribuno foi logo avisando que não gostaria de confundir sua voz com o cantochão dos conservadores. Juntava- se à louvação a Menotti, mas “numa tecla de sonoridade diferente", em nome “de um grupo de orgulhosos cultores da extremada arte de nosso tempo". Para selar o pertencimento de Menotti ao clã dos modernos, a máscara de seu rosto, esculpida por Victor Brecheret, lhe era ofertada. Disse Oswald: “Examina a máscara que te trazemos em bronze. Produziu-a de ti a mão elucidadora de Victor Brecheret que, com Di Cavalcanti e Anita Malfatti, afirmou que a nossa terra contém uma das mais fortes, expressivas e orgulhosas gerações de criadores".

Não poderia faltar ao discurso a exaltação do dinamismo paulista, pano de fundo da inquietação dos novos artistas e escritores. Num mundo - dizia o orador futurista - em que o pensamento e a ação se deslocavam da Europa para os “países descobertos pela súplica das velas europeias", São Paulo surgia como uma espécie de terra prometida da modernidade. Com suas chaminés e seus bairros em veloz expansão, a cidade agitava as “profundas revoluções criadoras de imortalidades".

E, se a capital bandeirante podia promover aquela festa e nela ofertar uma “obra-prima" de Brecheret ao homenageado, isso significava que uma etapa do processo de arejamento das mentalidades já estava vencida.

Na avaliação de Mário da Silva Brito, o que se viu no Trianon foi o lançamento oficial do movimento modernista em território hostil - um “ataque de surpresa no campo do adversá- rio distraído". Ao que parece, entretanto, a distração do respeitável público foi mais funda - a ponto de poucos terem notado que as palavras ali proferidas representavam um “ataque". Oswald foi aplaudido por passadistas, futuristas e demais presentes. “Todos estavam satisfeitos porque se julgavam incorporados à 'meia dúzia' de que falara o audaz", ironizou Mário de Andrade.


(Adaptado de GONÇALVES, Marcos Augusto. 1922: A semana que não terminou. São Paulo, Cia. das Letras, 2012, formato ebook)






Oswald foi aplaudido por passadistas, futuristas e demais presentes.

Transpondo-se a frase acima para a voz ativa, a forma verbal resultante será:
  • A aplaudia.
  • B aplaudiu.
  • C aplaudem.
  • D aplaudem-se.
  • E aplaudiram.
26

Entre os trechos que completam a frase a seguir, assinale o que traz o sinal indicativo de crase empregado corretamente.

O taxista...

  • A chegou à sua casa com muitas novidades para contar.
  • B informa à todos os passageiros o valor da corrida.
  • C distribui seu cartão de visitas à vários clientes.
  • D apressou-se à fazer a manobra indicada pelo agente de trânsito.
  • E atende à turistas que visitam o Rio de Janeiro.
27
Imaginem se escreve com “g”. Também se escreve com “g”:
  • A vare___ista – no___ento.
  • B can___ica – ma___estoso.
  • C ___iló – cere___eira.
  • D refu___iado – tan___erina.
28

E la nave va...

1 - Atenção, senhores passageiros! Lamentamos informar que neste momento navegamos pelo universo a bordo de uma nave que vem inspirando cuidados cada vez maiores em todos os passageiros. Tecnicamente estamos à deriva, mas não há motivo para pânico. Ainda é possível restabelecer as condições de voo, desde que todos colaborem. Os passageiros da primeira classe, principalmente.

2 - A fumaça lançada no ar pelos mais ricos fez a temperatura da nave aumentar 0,6ºC no último século. Nesse ritmo, chegaremos ao final deste século com a temperatura aumentando de um a seis graus centígrados. Nosso sistema de refrigeração não é capaz de enfrentar esse aquecimento global. Não há água limpa suficiente para todos. Ou evitamos o desperdício, distribuindo melhor o que resta, ou teremos sérios problemas daqui para frente .

3 - Lembramos que dividimos espaço com outras formas de vida, que chegaram antes de nós e que estão desaparecendo rapidamente, numa velocidade dez mil vezes maior do que antes de nossa chegada. Cada um de nós, nesta nave, tem uma função, portanto cada espécie animal ou vegetal extinta produz impactos importantes no equilíbrio da vida.

4 - A distribuição dos passageiros pela nave se dá de forma desigual. Quase metade dos lugares é ocupada por passageiros que sobrevivem com apenas 2 dólares por dia. Pedimos desculpas pelas péssimas condições de viagem desse grupo, mas lembramos que a culpa não é da nave. Estamos equipados com recursos suficientes para que todos façam uma viagem tranquila, sem agonia ou sofrimento.

5 - Se a distribuição dos recursos não se dá de forma satisfatória, o problema é de quem se apossou de muito mais do que precisa, sem prestar atenção para o que acontece em volta. Registramos com desgosto que 800 mil passageiros se encontram subnutridos e 24 mil morrem todos os dias por causa da fome.

6 - A nave é de paz, mas alguns passageiros, não. Percebemos, constrangidos, que os gastos crescentes com a indústria bélica seriam mais do que suficientes para resolver o problema da fome. É importante frisar que nossa nave não dispõe de saídas de emergência, nem há outra opção para os passageiros a não ser permanecer aqui. De design arrojado e semblante azul, nossa nave foi concebida para ser o mais aconchegante abrigo do universo.

7- Agradecemos a boa vontade de todos em discutir o plano de voo que seguiremos daqui para frente. Lembramos que a responsabilidade é compartilhada e que todos contribuímos em maior ou menor grau para o sucesso desta viagem.


Observe que todo o texto é construído em linguagem figurada, uma das características da função poética. No entanto, a função emotiva faz-se presente no seguinte trecho:

  • A Atenção, senhores passageiros! (parágrafo 1)
  • B [...] cada espécie animal ou vegetal extinta produz impactos importantes no equilíbrio da vida. (parágrafo 3)
  • C De [...] semblante azul, nossa nave foi concebida para ser o mais aconchegante abrigo do universo.(parágrafo 6)
  • D Percebemos, constrangidos, [...] os gastos crescentes com a indústria bélica [...] (parágrafo 6)
29

A GRATIDÃO


Desta vez, trago-vos algumas histórias e fico grato pelo
tempo que possa ser dispensado à sua leitura. Falam-nos de
gratidão e poderão fazer-nos pensar no quanto a gratidão fará,
ou não, parte das nossas vidas. Estou certo de que sabereis
extrair a moral da história.
Uma brasileira, sobrevivente de um campo de extermínio
nazista, contou que, por duas vezes, esteve numa fila que a
encaminhava para a câmara de gás. E que, nas duas vezes, o
mesmo soldado alemão a retirou da fila.
Aristides de Sousa Mendes foi cônsul de Portugal na França.
Quando as tropas de Hitler invadiram o país, Salazar ordenou que
não se concedesse visto para quem tentasse fugir do nazismo.
Contrariando o ditador, Aristides salvou dez mil judeus de uma
morte certa. Pagou bem caro pela sua atitude humanitária.
Salazar destituiu-o do cargo e o fez viver na miséria até o fim da
vida. Diz um provérbio judeu que “quem salva uma vida salva a
humanidade". Em sinal de gratidão, há vinte árvores plantadas
em sua memória no Memorial do Holocausto, em Jerusalém. E
Aristides recebeu dos israelenses o título de “Justo entre as
Nações", o que equivale a uma canonização católica.
Quando um empregado de um frigorífico foi inspecionar a
câmara frigorífica, a porta se fechou e ele ficou preso dentro
dela. Bateu na porta, gritou por socorro, mas todos haviam ido
para suas casas. Já estava muito debilitado pela baixa
temperatura, quando a porta se abriu e o vigia o resgatou com
vida. Perguntaram ao vigia-salvador: Por que foi abrir a porta da
câmara, se isso não fazia parte de sua rotina de trabalho? Ele
explicou: Trabalho nesta empresa há 35 anos, vejo centenas de
empregados que entram e saem, todos os dias, e esse é o único
funcionário que me cumprimenta ao chegar e se despede ao sair.
Hoje ele me disse “bom dia" ao chegar. E não percebi que se
despedisse de mim. Imaginei que poderia lhe ter acontecido algo.
Por isso o procurei e o encontrei.
Talvez a gratidão devesse ser uma rotina nas nossas vidas,
algo indissociável da relação humana, mas talvez ande arredada
dos nossos cotidianos, dos nossos gestos. E se começássemos
cada dia dando gracias a la vida, como faria a Violeta?
(José Pacheco, Dicionário de valores)


No primeiro parágrafo, o vocábulo moral é exemplo de palavra que muda de sentido conforme o gênero; a alternativa em que o vocábulo sublinhado foi empregado com sentido trocado é:

  • A Há alguns séculos houve violento cisma na Igreja Católica;
  • B O funcionário levou o guia de recolhimento fiscal;
  • C O pacote mostrava duzentos gramas a menos;
  • D Pela manhã, o grupo dirigiu-se à nascente do rio;
  • E Antonio Conselheiro era o cabeça dos jagunços
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O real poder da ciência

Desde que se conhece por gente, a espécie humana busca explicações para o mundo ao seu redor. Durante boa parte dessa história, elas foram simplistas - bastava atribuir ao incompreendido a mão invisível de um criador supremo, e tudo estava resolvido.
O advento da ciência mudou esse cenário. Os fenômenos naturais passaram a ser tratados como tais, e os mistérios do cosmo começaram a ser revelados por meio da razão e da linguagem universal da matemática.
Como seria de se esperar, as respostas que a ciência traz sobre a vida, o Universo e tudo mais são bem mais intrincadas que as dadas outrora pelos caminhos da fé. Para serem compreendidas, elas dependem da alfabetização científica, e por essa razão até hoje há muitos que preferem repudiá-las, em favor de uma visão puramente mística do mundo.
Convenhamos: não é mais possível hoje a qualquer pessoa educada repudiar a evolução das espécies pela seleção natural ou as transformações do Universo desde um estado muito quente, denso e compactado, quase 14 bilhões de anos atrás. Para alguns, até hoje, aceitar esses fatos equivale a uma agressão ao pensamento religioso. Nada poderia estar mais longe da verdade.
A ciência é, indisputavelmente, o melhor instrumento para a compreensão do Universo. É a única forma de conhecimento que fornece o poder da previsibilidade e da intervenção sobre as forças da natureza. Apesar disso, ela não é onipotente. Ao usar a ciência para estudar a natureza, o ser humano acaba chegando a mistérios de outra ordem, cuja explicação com toda probabilidade está fora do alcance do método científico.
Ou seja: ao explorar cientificamente o mundo, nós aprofundamos nossa relação com o desconhecido, em vez de destruí-la.

(SUPERINTERESSANTE, edição 324-A)

O texto que serve de base para esta prova deve ser classificado como

  • A narrativo, pois apresenta uma sequência cronológica de fatos.
  • B descritivo, pois apresenta qualidades e características de realidades distintas.
  • C informativo, pois seu objetivo maior é informar o leitor sobre discussões de caráter intelectual.
  • D argumentativo, pois apresenta uma ideia e argumentos que a defendem.
  • E publicitário, pois apresenta temas que vão ser abordados na revista.