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História

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Leia o texto para responder à questão.


Roma provou ser capaz de ampliar o seu próprio sistema político para incluir as cidades italianas durante sua expansão penisular. Desde o começo ela havia – diferentemente de Atenas – exigido de seus aliados tropas para seus exércitos, e não dinheiro para seu tesouro; desta maneira, diminuindo a carga de sua dominação na paz e unindo-os solidamente em tempo de guerra. Neste ponto, seguia o exemplo de Esparta, embora seu controle militar central das tropas aliadas fosse sempre muito maior.

(Perry Anderson. Passagens da Antiguidade ao Feudalismo, 1987. Adaptado.)


A comparação que o texto estabelece entre Roma e Esparta é pertinente, uma vez que foi comum às duas cidades

  • A valorizar a formação e a disciplina da soldadesca e constituir amplo aparato militar.
  • B instalar e manter importantes áreas coloniais no Norte da África e no Oriente Próximo.
  • C estabelecer amplo domínio militar e comercial sobre o Mar Mediterrâneo e o Leste europeu.
  • D erradicar a influência política e militar de Atenas e combater os exércitos cartagineses e persas.
  • E viver sob regimes democráticos, após terem atravessado períodos de oligarquia e de tirania.
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A história de toda a sociedade até agora existente é a história de luta de classes. O homem livre e o escravo, o patrício e o plebeu, o barão feudal e o servo, o mestre de corporação e o oficial, em suma opressores e oprimidos, estiveram em constante antagonismo entre si, travaram uma luta ininterrupta, umas vezes oculta, aberta outras, que acabou sempre com uma transformação revolucionária de toda a sociedade ou com o declínio comum das classes em conflito.

(MARX, K. e ENGELS, F. Manifesto do partido comunista. Lisboa: Avante, 1975.)

Sobre a historiografia marxista, é correto afirmar:
  • A Pensou a sociedade de uma perspectiva particularizante, destacou a cooperação entre as classes sociais e sujeitou o conhecimento histórico aos homens.
  • B Pensou a história a partir da objetividade científica, entendendo a neutralidade do conhecimento científico e sujeitando-a a uma causalidade cronológica.
  • C Pensou a sociedade estruturalmente, enfatizando o papel das contradições, priorizando o estudo dos conflitos sociais, atribuindo às classes sociais o papel de sujeito histórico.
  • D Pensou a história como arte, relativizando o conhecimento produzido pelo historiador, sujeitando o homem à história como uma força exterior a ele.
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Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

A partir da tabela e de seus conhecimentos, pode-se afirmar que
  • A a população rural apresenta significativo decréscimo entre 1970 e 1980, período em que a agricultura brasileira deixou de receber apoio governamental.
  • B a população urbana mostra-se superior à população rural em 1970, quando a produção e o consumo de bens duráveis já se haviam consolidado no Brasil.
  • C a população rural ultrapassou, percentualmente, a população urbana do país, na primeira década depois do fim do regime militar.
  • D a população rural cresceu em números absolutos, entre 1990 e 2010, mas decresceu proporcionalmente à variação da população total do país no mesmo período.
  • E a população urbana atinge a fração de ¾ da população total do país durante o regime militar, quando se incentivou o êxodo rural.
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“Defendo vigorosamente a opinião de que aquilo que os historiadores investigam é real. O ponto do qual os historiadores devem partir, por mais longe dele que possam chegar, é a distinção fundamental, para eles, absolutamente central, entre fato comprovável e ficção, entre declarações históricas baseadas em evidências sujeitas a evidenciação e aquelas que não o são. Nas últimas décadas, tornou-se moda (...) negar que a realidade objetiva seja acessível, uma vez que o que chamamos de 'fatos' apenas existem como uma função de conceitos e problemas prévios formulados em termos dos mesmos.”

HOBSBAWM, Eric. Sobre história. São Paulo: Companhia da Letras, 1998.

Nesse trecho, o autor

  • A alega que a realidade objetiva não é acessível, pois o passado não existe materialmente.
  • B afirma que o passado é uma construção mental operada pelo investigador com base em algumas evidências.
  • C defende que a qualidade da operação histórica depende de como os fatos são agrupados, verificados e interpretados.
  • D sustenta que dizer a verdade na história é narrar as diferentes visões sobre o processo histórico.
  • E critica que seja possível apontar qualquer tipo de tendência para a história com base no estudo do passado.
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A unidade italiana – o processo de constituição de um Estado único para o país – conserva o sistema oligárquico (...) Isto não impede a formação do Estado, mas retarda a eclosão do fenômeno nacional.

(Leon Pomer, O surgimento das nações, 1985, p. 40-42)

Fizemos a Itália; agora, precisamos fazer os italianos.

(Massimo d'Azeglio Apud E. J. Hobsbawm, A era do capital, 1977, p. 108)

A partir dos textos, é correto afirmar que

  • A apesar de ter nascido antes da nação, o Estado italiano, unificado em 1871, representou os interesses dos não-proprietários, o que implicou a defesa de mudanças revolucionárias, que tornaram o Estado não autoritário e permitiram a emergência do sentimento nacional, já fortificado pelas guerras de unificação.
  • B o Estado italiano, nascido em 1848, na luta da alta burguesia do norte pelo poder, representava os interesses liberais, isto é, a unidade do país como um alargamento do Estado piemontês, na defesa da pequena propriedade e do voto universal, condições para a consolidação do sentimento nacional que cria os italianos.
  • C em 1848, a criação do Estado italiano, pela burguesia do Reino das Duas Sicílias, foi uma vitória do liberalismo, pois a estrutura fundiária, baseada na grande propriedade, e a exclusão política dos não-proprietários permaneceram, encorajando os valores nacionais, condição para diminuir as diferenças regionais.
  • D em 1871, o processo de unificação e o sentimento nacional estavam intimamente ligados, na medida em que a classe proprietária do centro da península, vitoriosa na guerra contra a Áustria, absorveu os valores populares nacionais, o que legitimou a formação do Estado autoritário, defensor das desigualdades regionais.
  • E o Estado italiano nasceu antes da nação, em 1871, como uma construção artificial, frágil e autoritária da alta burguesia do norte, cujos interesses de dominação excluíram as mudanças revolucionárias e atrasaram a emergência do sentimento nacional, ainda estranho para a grande maioria das diferentes regiões da península.
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“[Na Grécia Antiga,] Não havia contradição entre a democracia antiga e a escravidão.”

Marcelo Rede. Grécia antiga . São Paulo: Saraiva, 2012, p. 32. A frase justifica-se, pois

  • A os povos da Antiguidade equivocavam-se, ao não reconhecer que a democracia só é possível se houver plena igualdade social.
  • B não há qualquer relação entre as questões políticas e as questões econômicas, sociais ou étnicas.
  • C a existência de escravos proporcionava aos cidadãos atenienses tempo livre para se dedicarem à política.
  • D não é possível conciliar, na Antiguidade ou nos dias de hoje, democracia e trabalho obrigatório.
  • E o militarismo espartano era superior à democracia ateniense, pois dispensava a escravidão e todas as hierarquias sociais
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Em uma viagem pelo tempo até a ditadura, a principal missão é resgatar o amigo das mãos militares e fazer a democracia voltar ao país com a ajuda das “urnas mágicas”. A ficção dá o tom fantasioso à aventura vivida pelo personagem Zamba, mas o roteiro do desenho animado La Asombrosa Excursión de Zamba (A Surpreendente Excursão de Zamba) tem um contexto amargo do passado argentino: o regime militar que vigorou entre 1976 e 1983.

O declínio da ditadura e a transição para a democracia, na Argentina da década de 1980, relacionam-se tanto a fatores internos – como aquele ilustrado pelas “urnas mágicas” ficcionais mencionadas no texto – quanto a eventos ocorridos fora de seu território continental, a exemplo da(o):

  • A Deposição de Alfredo Stroessner, no Paraguai
  • B Eleição de Tancredo Neves, no Brasil
  • C Guerra Irã-Iraque, no Oriente Médio
  • D Guerra das Malvinas, no Atlântico Sul
  • E Massacre da Praça da Paz Celestial, na China
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Os gregos possuíam um vasto repertório de histórias míticas. O mito permitia aos gregos da época arcaica apreender e conhecer seu passado histórico. Mas o mito não estendia seu controle sobre tudo. Os gregos estavam, cada vez mais, em presença de explicações e de justificações divergentes, até mesmo inconciliáveis, mas coexistentes: umas eram míti cas, outras não. A partir do século VI a.C., alguns exprimiram sua dúvida e seu ceticismo; eles não foram, entretant o, numerosos, pois a maior parte das pessoas não “estudava” os mitos, contentando-se, simplesmente, em repeti-los.

O excerto, que faz uma síntese significativa da cultura do final do período arcaico da história grega, alude ao surgimento;
  • A de direitos políticos concedidos à maioria do povo pela democracia grega, com a exclusão dos militares.
  • B do ateísmo e da incredulidade na Grécia Antiga, que abarcaram o conjunto do mundo grego
  • C de críticas às interpretações tradicionais, que se mantiveram restritas a um pequeno número de indivíduos.
  • D da noção de beleza ideal nas artes gregas, elaborada pelas filosofias platônicas e aristotélicas.
  • E da união política das cidades gregas, que foi sustentada por fundamentos filosóficos e crenças religiosas comuns
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“O que houve com o messias? Aquele por quem os americanos dançaram nas ruas entoando 'sim, nós podemos' naquela memorável noite da eleição há meros seis anos? Aquele cujo nome esteve em cada boca europeia. (...) Agora, que nos aproximamos das eleições de meio de mandato para o Congresso, no dia 4 de [de novembro], seis anos depois da eleição Barack Obama, candidatos democratas não querem ser vistos com ele.”

Timothy Garton Ash. “EUA inverteram escolha certa”. O Estado de S. Paulo, 15.10.2014, p. A16.

Entre os motivos da diminuição do prestígio de Barack Obama, presidente dos Estados Unidos, podemos citar
  • A os ataques terroristas ao World Trade Center, que provocaram medo e insegurança na população norte- americana.
  • B a invasão do Iraque por tropas norte-americanas e a perda do apoio político e diplomático britânico.
  • C o fracasso de seu programa de ampliação da assistência à saúde, que foi seguidamente rejeitado pelo Congresso americano
  • D as dificuldades provocadas pela crise financeira internacional e as muitas críticas à política externa de seu governo.
  • E a estagnação da economia norte-americana, que não tem períodos de crescimento desde o início de seu governo

Geografia

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Coreia do Norte anuncia “estado de guerra” com a Coreia do Sul

A Coreia do Norte anunciou nesta sexta-feira [29.03.2013] o "estado de guerra" com a Coreia do Sul e que negociará qualquer questão entre os dois países sob esta base. "A partir de agora, as relações intercoreanas estão em estado de guerra e todas as questões entre as duas Coreias serão tratadas sob o protocolo de guerra", declara um comunicado atribuído a todos os órgãos do governo norte-coreano

A tensão observada entre a Coreia do Norte e a Coreia do Sul está associada a

  • A divergências políticas e comerciais, sendo que sua origem se deu após a emergência Nova Ordem Mundial.
  • B divergências comerciais e econômicas, sendo que sua origem remete ao período da Guerra Fria.
  • C divergências políticas e ideológicas, sendo que sua origem se deu após a emergência da Nova Ordem Mundial.
  • D divergências políticas e ideológicas, sendo que sua origem remete ao período da Guerra Fria.
  • E um incidente diplomático ocasional, que não corresponde à grande tradição pacifista existente entre as Coreias.
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Os estudos dos recursos hídricos visam avaliar e monitorar a quantidade de água disponível na superfície da Terra. A unidade geográfica para esses estudos é a bacia hidrográfica.

Uma bacia hidrográfica

I. é definida como uma área de captação da água de precipitação, demarcada por divisores topográficos, nas quais a água captada converge para um único ponto de saída, o exutório.

II. constitui um sistema físico em que se pode quantificar o ciclo da água, mediante emprego da equação geral do balanço hídrico, uma expressão básica da hidrologia.

III. tem, na medição do escoamento total que se faz através de seu rio principal, o elemento fundamental para a construção de seu hidrograma.

IV. contém, além das águas de superfície, volume hídrico variável armazenado no subsolo, que se acumula nos espaços porosos das rochas ou do regolito.

Estão CORRETAS as afirmativas

  • A I e II apenas.
  • B II e III apenas.
  • C I e IV apenas
  • D I, II, III e IV.
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A energia solar e a microgeração distribuída trazem vantagens para o meio ambiente. Mesmo com as vantagens da energia solar e com as condições favoráveis, ainda existem algumas barreiras que bloqueiam um crescimento mais acelerado desse mercado no Brasil. São fatores que constituem barreiras que bloqueiam esse mercado no Brasil, EXCETO:
  • A É uma fonte limpa e renovável.
  • B Pouca mão de obra qualificada.
  • C Despreparo das distribuidoras de energia.
  • D Falta de acesso a financiamentos compatíveis.
  • E Elevados impostos para importação de equipamentos.
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A preocupação com o meio ambiente é, hoje, pauta internacional. A discussão sobre o tema levou o Brasil a aderir a muitos protocolos que controlam a agressão à natureza. A legislação ambiental brasileira, inclusive, é considerada uma das melhores do mundo. No entanto, a fiscalização e as execuções penais por crimes ambientais referentes a atividades potencialmente poluidoras ainda deixam muito a desejar. Nesse sentido, é correto afirmar, por exemplo, que


  • A a bacia hidrográfica do Rio Doce, na região de São Paulo, está fortemente comprometida por contaminação por rejeito de exploração mineral.
  • B os ecossistemas do entorno da bacia hidrográfica do Rio Doce são, atualmente, muito atingidos por contaminação de metais pesados.
  • C a região de Palmas, em Minas Gerais, é uma das mais atingidas pela contaminação de solo urbano, decorrente do transbordamento de lagoas de decantação.
  • D o transbordamento de áreas de acumulação de rejeitos de mineração no Estado do Rio de Janeiro agrava as condições sanitárias da população residente no Vale do Rio Doce.
  • E o bioma Pantanal está ameaçado devido ao material residual de mineração que foi drenado pelas águas de escoamento superficial das áreas urbanas locais.
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É consenso entre os economistas que o Programa Nacional de Inovação é o principal motor do aumento de investimento em pesquisa e desenvolvimento no Brasil. Esse programa prevê a instalação de empresas de alta tecnologia nos arredores das principais universidades.

Como exemplo, pode-se citar o setor aeronáutico, localizado nas proximidades de centros universitários nas cidades de

  • A Ribeirão Preto e Taubaté.
  • B Pouso Alegre e Belo Horizonte.
  • C Campinas e Santos.
  • D São José dos Campos e São Carlos.
  • E Recife e Campina Grande.
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Em julho de 2014, foi criado, em Fortaleza (Brasil), o Novo Banco de Desenvolvimento, idealizado para ser uma alternativa ao Banco Mundial. O banco terá capital de US$ 50 bilhões, que pode ser ampliado para US$ 100 bilhões, para financiar projetos de infraestrutura e sustentabilidade em países emergentes, sem se submeter às imposições dos países ricos do Banco Mundial da ONU.

Foi estabelecido, também, um Arranjo Contingente de Reservas, que funcionará como um fundo de emergência inicial de US$ 100 bilhões que pode ser sacado pelos países em épocas de crise no balanço de pagamentos. Todos os países do grupo assumirão a presidência do banco, obedecendo a rotatividade a cada cinco anos.

(Folha de S.Paulo, 13.07.2014. Adaptado)

O texto refere-se à criação do Banco entre os países do

  • A Mercosul.
  • B BIRD.
  • C BRICS.
  • D NAFTA.
  • E FMI.
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Uma crítica ao modelo tradicional de desenvolvimento proposto pela Integração da Infraestrutura Regional Sul-Americana (IIRSA) no continente sul americano refere-se à:

  • A ampliação do poder das agências norte americanas como o FMI.
  • B limitação de circulação de pessoas entre as fronteiras dos países.
  • C acumulação de poder na mão das potências tradicionais: Brasil e Argentina.
  • D redução das soberanias nacionais devido à abertura das fronteiras nacionais.
  • E flexibilização das leis ambientais, afetando agricultores, indígenas e quilombolas.
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Segundo Fitz (2008), estes arquivos estruturam-se em pontos, linhas e polígonos reproduzidos digitalmente, erros e inconsistências são bastante comuns em seu processo de estruturação. Os referidos arquivos em questão são:

  • A Arquivos gráficos;
  • B Arquivos alfanuméricos;
  • C Arquivos matriciais;
  • D Arquivos vetoriais;
  • E Arquivos raster
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Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

Ela destaca alguns países e nos permite comparar as suas grandezas territoriais. Agora, tendo o mapa mundi em mente, é possível concluir que
  • A uma representação como o mapa mundi, nas escalas mundi cartográficas usuais, termina mantendo alguns países relativamente invisíveis aos olhos do observador comum.
  • B em um mundo em que a importância de um país também é medida pela presença visual que ele tem nas representações de conjunto, os países pequenos sofrem nesse quesito.
  • C é possível adotar escalas cartográficas que, mesmo publicadas em atlas comuns, poderão dar visualidade bem melhor aos países de menor tamanho.
  • D os países de grande extensão territorial só têm uma proeminência muito significativa nos mapas mundi porque estes não são normalmente feitos usando escalas adequadas.
  • E não conseguir dar visualidade adequada (percepção imediata ao observador) aos países pequenos é um dos principais erros cartográficos cometidos nos materiais didáticos.
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No início do século XIX, cerca de 8% da população mundial morava em áreas urbanas. Cem anos depois, esse percentual tinha praticamente dobrado, atingindo a marca de 15% do total mundial. Atualmente, a maioria da população mundial é urbana. Nesse contexto, podemos afirmar que, além de São Paulo, maior metrópole brasileira, as duas outras cidades mais populosas do Brasil, são, respectivamente,
  • A Brasília e Fortaleza
  • B Belo Horizonte e Fortaleza.
  • C Rio de Janeiro e Salvador
  • D Salvador e Belo Horizonte.
  • E Rio de Janeiro e Brasília.

Sociologia

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Em “O Mal-estar da Pós-modernidade”, Zygmunt Bauman aponta que a pureza é um ideal, uma visão da condição que ainda precisa ser criada, ou da que precisa ser diligentemente protegida contra as disparidades genuínas ou imaginadas. Segundo o autor, para pensar sobre a pureza é preciso considerar a importância e necessidade da:

  • A ordem e dos lugares das coisas.
  • B ação revolucionária.
  • C probabilidade e do acaso.
  • D absoluta essencialidade das coisas.
  • E não necessidade da ordem.
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Assinale a alternativa que melhor define a Sociologia:
  • A A sociologia é um tipo de interpretação e de conhecimento de tudo que se relaciona com o homem e com a vida humana.
  • B A sociologia é uma ciência que estuda apenas os fatos históricos da humanidade.
  • C A sociologia se preocupa em investigar os fenômenos biológicos dos indivíduos.
  • D A sociologia é a ciência que estuda somente o desenvolvimento das tecnologias das sociedades.
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As opções a seguir identificam caraterísticas do pós-modernismo, à exceção de uma. Assinale-a.
  • A O entendimento das práticas sociais como efeito do poder descendente do Estado.
  • B A prevalência do efêmero, do descontínuo e do caótico na vida cotidiana.
  • C A crítica à ideia de fundamento como verdade eterna e imutável.
  • D A apreensão do tecido social como fluxo indeterminado de jogos de linguagem.
  • E A valorização da participação, da performance e do happening nas múltiplas formas de expressão artística.
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A respeito do contexto de surgimento da Sociologia, no decorrer das grandes transformações revolucionarias que ocorreram nos séculos XVIII e XIX, assinale a opção que caracteriza corretamente estas transformações.

  • A A Grã Bretanha forneceu um novo modelo de organização da produção que rompeu com as estruturas socio-economicas do Antigo Regime.
  • B O mercantilismo elaborou as críticas à organização econômica dos Estados absolutistas e implementou novas concepções de riqueza e consumo.
  • C A França revolucionária transformou a ordem social tradicional e defendeu a liberdade e a igualdade entre as ordens sociais.
  • D O Iluminismo difundiu uma cultura secularizada e defendeu a capacidade da razão humana desvendar os fenômenos naturais, quando iluminada pela providência divina.
  • E As invenções modernas da rotação trienal, da cota de malha, do relógio solar e das vacinas propiciaram uma confiança crescente no método cientifico.
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Nos PCN's de Ensino Médio para as Ciências Humanas e suas Tecnologias, um dos eixos de competências a ser desenvolvido em Sociologia è a capacidade de "investigação e compreensão” .

Assinale a opção que identifica corretamente uma competência correspondente a este eixo.

  • A Historicizar as transformações no mundo do trabalho e o novo perfil de qualificação exigida.
  • B Construir instrumentos para uma melhor compreensão da vida cotidiana.
  • C Identificar, analisar e comparar os diferentes discursos sobre a realidade.
  • D Produzir novos discursos sobre as diferentes realidades sociais.
  • E Construir a identidade social e política, de modo a viabilizar o exercício da cidadania plena.
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Weber considera a Sociologia como "a ciência compreensiva da ação social" e, diferentemente de seus predecessores, concentrou a sua analise

  • A nas estruturas psicológicas determinantes do comportamento dos indivíduos.
  • B nos indivíduos agentes, os atores sociais, e suas ações.
  • C nas relações econômicas de produção.
  • D nas entidades coletivas que estruturam a vida social.
  • E nos interesses utilitários dos sujeitos.
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O fenômeno o qual Max Weber descreve sumariamente como “possibilidade de impor ao comportamento de terceiros a vontade própria”

(WEBER, Max (2004)Economia e Sociedade. São Paulo, Martins Fontes.p. 188), é o (a):

  • A carisma.
  • B dominação.
  • C racionalidade.
  • D protestantismo.
  • E positivismo.
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Assim como o organismo, a sociedade deve ser estudada em duas dimensões: a da estática e a da dinâmica social. A primeira – fator de coesão e harmonia – analisa as suas condições de existência; ao passo que a segunda – fator de progresso – examina o seu movimento.
Assinale a opção que identifica corretamente a doutrina sociológica à qual o trecho se refere.
  • A A física social de Auguste Comte.
  • B O progresso da história de Karl Marx
  • C A evolução social de Herbert Spencer.
  • D A mudança social em Georg Simmel.
  • E O fato social em Émile Durkheim.
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Anthony Giddens, em “A Terceira Via”, situa a crise do capital, na década de 1970, como um fato marcante e impulsionador para a adoção de uma visão neoliberal na condução das políticas de estado. Na década de 1980, uma nova liderança política se destacou no plano internacional, na condução de um processo de mudanças políticas, econômicas e sociais, em conformidade com o ideário neoliberal, a saber:

  • A Ângela Merkel
  • B Margaret Thatcher
  • C Richard Nixon
  • D Jimmy Carter
  • E George Bush
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Émile Durkheim (1951; 1968; 1974), foi um dos pensadores que mais contribuiu para a consolidação da Sociologia como ciência empírica e disciplina acadêmica. Durkheim definiu a Sociologia como a ciência das instituições, da sua gênese e do seu funcionamento, ou seja, de toda a crença, todo o comportamento instituído pela coletividade. Dos conceitos listados abaixo, aqueles que contemplam conceitos definidos pela teoria Durkeimiana são:

I- Fatos sociais compreendem toda maneira de agir fixa ou não, suscetível de exercer sobre a coletividade uma coerção interior ao coletivo, ou então ainda, que é geral na extensão de uma sociedade dada, apresentando sua existência própria, dependente das manifestações coletivas que possa ter.

II- A sociedade é mais do que a soma dos indivíduos vivos que a compõem: é uma síntese que não se encontra em cada um desses elementos, assim como os diferentes aspectos da vida não se acham decompostos nos átomos contidos na célula: a vida está no todo e não nas partes.

III- As representações coletivas são a base de onde se originam os conceitos, traduzidos nas palavras do vocabulário de uma comunidade, de um grupo ou de uma nação.

IV- As maneiras de ser coletivas são de ordem anatômica ou morfológica, enquanto os modos de agir são de ordem fisiológica, mas são igualmente imperativos, coagem a que se adotem determinadas condutas e formas de sentir e, além disso, encontram-se fora dos indivíduos, são uma realidade objetiva e externa a eles, portanto são fatos sociais. Sendo assim, ambos possuem ascendência sobre o indivíduo, arrastando-o, influenciando-o.

V- A consciência comum ou coletiva corresponde ao conjunto de crenças e dos sentimentos comuns à média dos membros de uma mesma sociedade que forma um sistema determinado que tem vida própria.

São corretas as afirmativas

  • A I e III.
  • B II e IV.
  • C II e III.
  • D I, II, III, IV e V.
  • E II, III e IV e V.