Resolver o Simulado FGV - Nível Médio

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Administração Geral

1
NÃO é um tipo de sistema de informação para nos níveis organizacionais de uma empresa o Sistema de

  • A Processamento de Transações.
  • B Informações Gerenciais.
  • C Avaliação por Desempenho.
  • D Apoio à Decisão.
  • E Trabalhadores de Conhecimento.
2

Os três tipos de planejamento (estratégico, tático e operacional) têm diferentes amplitudes. De um modo geral, os planejamentos podem ser descritos como segue:

I. é macro-orientado, abrange a totalidade da empresa.
II. aborda cada unidade da empresa separadamente.
III. é micro-orientado, abrange apenas as tarefas da operação.

Os itens I, II e III referem-se, respectivamente, aos planejamentos

  • A estratégico, tático e operacional.
  • B tático, operacional e estratégico.
  • C operacional, tático e estratégico.
  • D estratégico, operacional e tático.
  • E tático, estratégico e operacional.
3

Liderança é a capacidade de um administrador impulsionar a atuação de outros membros da organização.

Assinale a opção que apresenta os três elementos que definem liderança de forma correta. 

  • A Pessoas, poder e recursos.
  • B Pessoas, capacidades e influência.
  • C Poder, capacidades e influência.
  • D Pessoas, poder e influência.
  • E Capacidades, recursos, e poder.

Gerência de Projetos

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Roberto foi destacado em seu departamento para trabalhar em um empreendimento não repetitivo, caracterizado por uma sequência clara e lógica de eventos, com início, meio e fim. Esse empreendimento visa atingir um objetivo claro e definido, sendo conduzido por pessoas dentro de parâmetros predefinidos de tempo, custos, recursos envolvidos e qualidade. Roberto foi destacado para trabalhar em:

  • A expediente;
  • B controle orçamentário;
  • C protocolo;
  • D processo;
  • E projeto.

Administração Geral

5

A consultora Giovana fará um estudo dentro de uma organização. Ela solicitou ao gerente de uma das unidades a divisão de trabalho, mediante o fracionamento da organização em unidades de direção, conselhos, gerência, superintendências, departamentos, divisões, seções, serviços, setores, etc. Para atender Giovana, o gerente pode fornecer:

  • A o planejamento estratégico;
  • B os indicadores de desempenho;
  • C o monitoramento;
  • D o organograma;
  • E o balancete.
6

Controle é a geração e o uso de informações relativas às atividades organizacionais. Existem diversos tipos de controle, classificados por sincronismo temporal. Cada tipo de controle apresenta funções e características únicas.

Assinale a opção que apresenta o conjunto de características ligadas ao controle do tipo simultâneo. 

  • A Corrige os problemas depois que ocorrem e tem foco nos resultados.
  • B Corrige os problemas à medida que ocorrem e tem foco nos processos.
  • C Corrige os problemas à medida que ocorrem e tem foco nos insumos.
  • D Corrige os problemas à medida que ocorrem e tem foco nos resultados
  • E Corrige os problemas depois que ocorrem e tem foco nos insumos.
7

Uma empresa de grande porte do setor farmacêutico redefiniu sua estratégia de negócios, expandindo-se para novos mercados e lançando novos produtos. O diretor de operações recebeu a incumbência de propor uma nova estrutura para a empresa, mais adequada à execução da estratégia recém definida. Ao realizar essa incumbência, o diretor estará exercendo a seguinte função administrativa:

  • A planejamento;
  • B organização;
  • C direção;
  • D liderança;
  • E controle.
8

Com relação a um roteiro prático para implantação da Gestão da Qualidade Total, assinale a opção que indica, em um processo produtivo, a ação que elimina as causas das perdas.

  • A Eliminação de defeitos.
  • B Eliminação de retrabalho.
  • C Eliminação de esforços inúteis.
  • D Estudo das causas de ocorrência de defeitos.
  • E Emprego de programas de redução de erros da mão de obra.
9

Em todas as áreas de uma organização, os administradores exercem funções de planejamento, organização, direção e controle. É uma atividade de organização na área de finanças:

  • A avaliação do desempenho financeiro da organização;
  • B elaboração de projetos de investimento;
  • C implementação de política de participação nos lucros;
  • D aplicação dos recursos financeiros;
  • E controle dos custos de produção.
10

O planejamento pode ser pensado como uma sequência de seis passos, indicados a seguir, fora da ordem sequencial.

( ) Definir os objetivos.
( ) Verificar qual a situação atual em relação aos objetivos.
( ) Desenvolver premissas quanto às condições futuras.
( ) Analisar as alternativas de ação.
( ) Escolher um curso de ação entre as várias alternativas.
( ) Implementar o plano e avaliar os resultados.

Ordenando corretamente os passos de 1 a 6, de cima para baixo, temos:

  • A 2 – 3 – 1 – 6 – 5 – 4
  • B 2 – 6 – 3 – 1 – 4 – 5
  • C 6 – 3 – 2 – 1 – 5 – 4
  • D 1 – 3 – 4 – 6 – 5 – 2
  • E 6 – 2 – 4 – 5 – 1 – 3
11

Um dos elementos essenciais do processo formal de planejamento é o estabelecimento de objetivos capazes de fornecer senso de direção e antecipar estágios futuros desejados pela organização. Um objetivo adequadamente formulado atende a certos critérios; entre eles, ser:

  • A mensurável e específico;
  • B mensurável e inovador;
  • C inovador e desafiador;
  • D abrangente e estar dentro do orçamento previsto;
  • E abrangente e hierarquizável.
12

Uma escola de crianças alfabetizou, em 2012, 100 crianças, com um dispêndio total de R$100.000,00. Em 2013, 150 crianças foram alfabetizadas, com um dispêndio total de R$150.000,00. Pode-se dizer que, de 2012 para 2013, a escola foi:

  • A mais eficiente;
  • B menos eficiente;
  • C mais eficaz;
  • D menos eficaz;
  • E mais rentável.
13

Com relação à análise e ao desenho de formulários, analise as afirmativas a seguir.

I. Os dados e as informações devem se transmitidos e recebidos de uma pessoa para outra ou de um órgão para outro.

II. Os campos são espaços, casas ou boxes desenhados no formulário, para serem preenchidos com economia de tempo e trabalho.

III. Uma das funções do formulário é facilitar o processamento das informações consolidadas.

Assinale:

  • A se somente a afirmativa I estiver correta.
  • B se somente a afirmativa II estiver correta
  • C se somente a afirmativa III estiver correta.
  • D se somente as afirmativas I e II estiverem corretas
  • E se todas as afirmativas estiverem corretas.
14
"A estrutura de uma organização pode ser definida como a soma total das maneiras pelas quais o trabalho é dividido em tarefas distintas e depois como a coordenação dessas tarefas é realizada."

Assinale a alternativa que indica os tipos de estrutura.
  • A Departamentalizada, funcional e linear.
  • B Linear, funcional e linha-staff.
  • C Linear, funcional e gerencial
  • D Departamentalizada, formal e linha-staff.
  • E Linear, formal e departamentalizada.

Administração Pública

15

O Modelo  de  Excelência  em  Gestão  Pública  envolve  princípios  constitucionais e fundamentos da gestão pública.

  Assinale a alternativa que indica um desses fundamentos.

  • A Impessoalidade.
  • B Publicidade.
  • C Controle social.
  • D Moralidade.
  • E Eficiência.
16

Em cada ato da Administração Pública, é necessário examinar, à luz do caso concreto, se ele atendeu ou concorreu para o atendimento do interesse público.

Em caso de desrespeito ao interesse público, o princípio específico que está sendo violado é o da

  • A finalidade.
  • B impessoalidade.
  • C legalidade.
  • D moralidade.
  • E publicidade.
17

Sobre as características da Administração Pública, assinale a afirmativa correta.

  • A Os gestores têm maior autonomia decisória.
  • B A orientação precípua é a obtenção do lucro.
  • C A rentabilidade é dispensável.
  • D Os outputs são facilmente mensuráveis.
  • E Os objetivos são sempre econômicos.

Direito Administrativo

18

A função específica de controle interno na Administração Pública é de responsabilidade constitucional

  • A do Poder Legislativo, com auxílio do Tribunal de Contas.
  • B do Poder Judiciário, com auxílio do Tribunal de Contas
  • C do Poder Executivo, com auxílio do órgão de controladoria.
  • D dos Poderes Legislativo e Judiciário.
  • E dos Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário.

Administração Pública

19

Leia o fragmento a seguir.
"O Poder Público, ao firmar um contrato d e _____ , estabelece um instrumento de implementação, supervisão e avaliação de políticas públicas de forma _______ e racional, na medida em que vincula seus recursos para melhorar a qualidade dos serviços prestados aos cidadãos"

Assinale a opção que completa corretamente as lacunas do fragmento acima.

  • A serviços - estruturada
  • B auditoria - centralizada
  • C concessão - hierarquizada
  • D parceria - privada
  • E gestão - descentralizada

Direito Administrativo

20

A definição de "pessoa jurídica de direito privado com capital exclusivo do governo tendo por finalidade a exploração de atividade econômica" refere-se à

  • A autarquia corporativa
  • B empresa de economia mista.
  • C empresa pública.
  • D autarquia institucional
  • E fundação privada.

Administração Pública

21

Um governo que tem como característica pertencer à comunidade, dando responsabilidade ao cidadão e visando atendê-lo como cliente, utiliza a forma de gestão denominada

  • A burocrática.
  • B gerencial
  • C empreendedora
  • D tradicional.
  • E patrimonialista.

Administração Geral

22

Leia o fragmento a seguir: 

“A  estrutura  _____  representada  _____  foca  o  sistema  de  autoridade,  _____,  divisão  de  _____,  comunicação  e  processo  _____”. 

Assinale a alternativa que  completa  corretamente as  lacunas do  fragmento acima.

  • A informal – pela rede de relações sociais – responsabilidade – atribuições – decisório
  • B informal – pelo organograma – responsabilidade – tarefas – decisório
  • C formal – pela rede de relações sociais– responsabilidade – trabalho – burocrático
  • D formal – pelo organograma – responsabilidade – trabalho – decisório
  • E informal – pela rede de relações sociais – responsabilidade – tarefas – burocrático

Direito Administrativo

23

O  agente  público  deve  somente  praticar  o  ato  administrativo  para  o  seu  fim  legal,  qual  seja,  atender  ao  interesse  público,  excluindo  a  possibilidade  de  qualquer  atividade  motivada  por  interesses pessoais ou individuais. 
Esse  procedimento  traduz  o  princípio  básico  da  Administração  Pública denominado

  • A Eficiência.
  • B Impessoalidade.
  • C Publicidade.
  • D Moralidade.
  • E Legalidade.

Administração Pública

24
A cada transferência de recursos públicos descentralizados  e disponibilizados por meio de  contratos e  convênios pela  União, é necessário prestar contas dos recursos recebidos,  apresentando  o  conjunto  de  documentos  comprobatórios  das despesas efetuadas, sob pena de aplicação das sanções  previstas em lei. 

A  partir  do  fragmento  acima,  assinale  a  alternativa  que  indica  os  tipos  de  prestação  de  contas  previstos  no   Art. 7º da IN STN 01/1997. 

  • A Parcial e final. 
  • B Parcial e total. 
  • C Final e temporária. 
  • D Parcial e objetiva. 
25

De acordo com a Emenda Constitucional n. 19/98, o contrato de  gestão  ou  acordo-programa  é  um  instrumento  utilizado  na  Administração Pública, característico da

  • A gestão do conhecimento.
  • B gestão compartilhada.
  • C gestão por resultados.
  • D gestão empreendedora.
  • E gestão da mudança.
26

O ato do Poder Público que não está direcionado a todos os cidadãos, sem qualquer discriminação, desrespeita o princípio da

  • A continuidade.
  • B igualdade.
  • C impessoalidade.
  • D legalidade.
  • E publicidade.

Direito Administrativo

27

Assinale a opção que indica os órgãos que integram, respectivamente, a estrutura da administração direta e a da indireta.

  • A Secretaria de Orçamento e Finanças e Secretaria Federal de Controle
  • B Ministério da Justiça e Advocacia Geral da União
  • C Assembleia Legislativa da Bahia e Secretaria Estadual de Saúde
  • D Ministério da Educação e Procuradoria Geral da República
  • E Ministério da Fazenda e Banco do Brasil

Administração Pública

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Com relação à conceituação da Administração Pública, analise as afirmativas a seguir.

I. Administração Pública é a ciência de gerenciamento aplicada aos negócios do Estado.

II. Administração Pública são a organização e a gerência de homens e materiais para a consecução de propósitos de um governo.

III. Administração Pública é a gestão dos bens e interesses qualificados da comunidade, segundo os preceitos do direito e da moral, visando ao bem comum.

Assinale:

  • A se somente a afirmativa I estiver correta.
  • B se somente a afirmativa II estiver correta
  • C se somente a afirmativa III estiver correta.
  • D se somente as afirmativas II e III estiverem corretas
  • E se todas as afirmativas estiverem corretas.
29

A  respeito  das  mudanças  na  estrutura  organizacional,  as  alternativas a seguir apresentam as novas  tecnologias gerenciais  adotadas  pelas  organizações  formais  modernas,  à  exceção  de  uma . Assinale-a.

  • A O novo modelo de comunicação, atuação e relacionamento, está baseado no conhecimento e na cultura organizacional.
  • B Um dos temas centrais nas organizações passou a ser a inovação, interna e externa.
  • C A estrutura virtual e flexível cedeu espaço para uma estrutura mais rígida e física.
  • D As estruturas piramidais foram substituídas pela interdependência das organizações em rede.
  • E O foco em competências específicas concentra esforços em questões primordiais e delega a terceiros outras atividades.
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A Administração Pública Direta e Indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios relacionados a seguir, à exceção de um. Assinale-o.

  • A Princípio da legalidade.
  • B Princípio da publicidade.
  • C Princípio da moralidade.
  • D Princípio da legitimidade.
  • E Princípio da eficiência.
31

Com relação às características da Administração Pública, analise os itens a seguir.

I. É executiva, pois presta serviços públicos e pratica atos administrativos por meio de seus órgãos e agentes que praticam atos políticos.

II. Está sujeita à hierarquia dos órgãos, sendo assim deve seguir as determinações das autoridades superiores.

III. Tem responsabilidade técnica porque seus agentes, sujeitos aos órgãos de controle, devem obedecer às normas jurídicas na prestação de serviços públicos.

Assinale:

  • A se somente o item I estiver correto.
  • B se somente o item II estiver correto.
  • C se somente o item III estiver correto.
  • D se somente os itens I e II estiverem corretos.
  • E se somente os itens II e III estiverem corretos.
32

Avalie as características de gestão, listadas a seguir.
1. O gestor só pode fazer o que está definido em lei.
2. O gestor pode criar por meio de instrumento contratual ou societário.
3. O gestor tem seu desempenho controlado pelo mercado.
4. O gestor administra receitas de caráter compulsório.
5. O gestor é pessoa jurídica por meio de lei.
6. O gestor pode fazer o que a lei não proíbe.
Assinale a opção que indica apenas os itens característicos da gestão pública.

  • A 1, 4 e 5
  • B 1, 3 e 4
  • C 2, 3 e 5
  • D 3, 5 e 6
  • E 1, 5 e 6

Administração de Recursos Materiais

33

Uma empresa compra brindes a um custo unitário de R$ 30,00. Dada uma demanda anual de 4.000 unidades, um custo do pedido de R$ 40,00 e um custo de manutenção em estoque de R$ 2,00 ao ano, qual é o lote econômico?

  • A 200.
  • B 300.
  • C 400.
  • D 500.
  • E 600.
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O almoxarifado deve ser adaptado às condições específicas  para o armazenamento e para a organização dos estoques.  A eficácia dos processos de estocagem depende da escolha  do sistema a ser utilizado. 

Sobre  o  sistema  de  estocagem  livre  assinale  a  afirmativa  correta. 

  • A A identificação do estoque é rápida e a localização do equipamento é mais eficiente.
  • B O material em estoque somente será descoberto ao acaso ou na execução do inventário.
  • C A identificação do equipamento utilizado dificulta a localização rápida do material.
  • D O material em estoque é fechado e o “último a chegar é o primeiro a sair”.
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Recebimento  é  o  momento  em  que  a  equipe  do  almoxarifado recebe do fornecedor os materiais adquiridos  pelo órgão / entidade. 

Assinale  a  alternativa  que  indica  os  dois  tipos  de  recebimento. 

  • A Provisório e por registro.
  • B Por empréstimo e por registro.
  • C Provisório e definitivo.
  • D Por consignação e definitivo.
36

O espaço vertical de um almoxarifado deve ser utilizado com o uso de prateleiras ou por meio do empilhamento dos materiais. Quanto ao uso do espaço vertical, analise os itens a seguir.

I. Deve ser verificada a resistência dos materiais que serão empilhados.

II. Deve ser avaliado se há equipamento disponível para a execução de um empilhamento seguro.

III. Deve ser respeitada a resistência dos pisos e do pavimento.

Assinale:

  • A se apenas o item I estiver correto.
  • B se apenas o item III estiver correto.
  • C se apenas os itens I e III estiverem corretos.
  • D se apenas os itens II e III estiverem corretos.
  • E se os itens I, II e III estiverem corretos.
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O quadro abaixo representa a planilha de movimentação de estoque de uma determinada empresa.

Semana Demanda Entradas Saldo
1 2000 3000
2 1000 2000
3 1000 1000
4 1000
5 2000 5000 3000

O estoque médio e a cobertura geral do estoque do primeiro mês são, respectivamente:

  • A 1500 e 1,5;
  • B 1500 e 1,2;
  • C 1250 e 1,2;
  • D 1200 e 1,5;
  • E 1200 e 1,2.
38

A previsão de demanda de itens de estoque é item fundamental no planejamento de materiais e financeiro de uma empresa. Dentre as técnicas de previsão abaixo, a única considerada qualitativa é

  • A regressão simples.
  • B método de analogia histórica.
  • C técnica de suavização.
  • D método de ajustamento exponencial.
  • E média móvel centrada.
39

Os custos fixos anuais de uma pequena gráfica são de R$ 50.000,00. Os custos variáveis chegam a 60% do preço de venda unitário de R$ 50,00. Qual é o ponto de equilíbrio da gráfica?

  • A 1000
  • B 2000
  • C 2500
  • D 3000
  • E 4000

Direito Administrativo

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O procedimento administrativo pelo qual a Administração Pública compra materiais segundo condições previamente estipuladas é a licitação
Em relação à licitação, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa. .
( ) Tem por finalidade propiciar igualdade de tratamento e de oportunidades entre os que desejam estabelecer contratos com a Administração Pública.
( ) Visa a garantir a observância do princípio de avaliar e selecionar a proposta mais vantajosa para a Administração.
( ) É processada e julgada em conformidade com os princípios da legalidade, da impessoalidade, da moralidade, da igualdade, da publicidade e da probidade administrativa, entre outros.
As afirmativas são, respectivamente,

  • A F, F e F.
  • B V, F e F.
  • C F, V e V.
  • D V, V e F.
  • E V, V e V.

Administração de Recursos Materiais

41

A gestão de estoques é uma das principais atividades da administração de materiais.
As opções a seguir apresentam objetivos específicos da gestão de estoques, à exceção de uma. Assinale-a.

  • A Maximizar o investimento em estoque.
  • B Prever necessidades e disponibilidades de materiais.
  • C Obter segurança de fornecimento.
  • D Controlar as disponibilidades de materiais e a situação dos pedidos nos fornecedores.
  • E Conseguir preços mínimos de compra.
42

A  distribuição  física  de  produtos  é  um  processo  operacional  e  de  controle  que  permite  transferir  os  produtos desde o ponto de fabricação até o ponto em que  a mercadoria é finalmente entregue ao consumidor. 

Sobre  o  objetivo  do  processo  de  distribuição  para  o  gerenciamento  do  estoque  dos  produtos  acabados,  assinale a afirmativa correta. 

  • A Levar  os  produtos  certos  para  os  lugares  certos,  no  momento  certo  e  com  o  nível  de  serviço  desejado,  pelo menor custo possível. 
  • B Levar os produtos disponíveis para os  lugares certos,  no  momento  certo  e  com  o  nível  de  serviço  apropriado, pelo menor custo possível. 
  • C Levar os produtos disponíveis para os  lugares certos,  de  acordo  com  a  prioridade  dos  usuários  e  com  o  nível de serviço desejado, pelo menor custo possível. 
  • D Levar  os  produtos  certos  para  os  lugares  certos,  no  momento  certo  e  com  o  nível  de  serviço   desejado,  levando-se  em  consideração  a  relação  custo/benefício. 
43

A distribuição física de produtos é um processo operacional e de controle que permite transferir os produtos desde o ponto de fabricação até o ponto em que a mercadoria é finalmente entregue ao consumidor.


Sobre o objetivo do processo de distribuição para o gerenciamento do estoque dos produtos acabados, assinale a afirmativa correta.

  • A Levar os produtos certos para os lugares certos, no momento certo e com o nível de serviço desejado, pelo menor custo possível.
  • B Levar os produtos disponíveis para os lugares certos, no momento certo e com o nível de serviço apropriado, pelo menor custo possível.
  • C Levar os produtos disponíveis para os lugares certos, de acordo com a prioridade dos usuários e com o nível de serviço desejado,pelo menor custo possível.
  • D Levar os produtos certos para os lugares certos, no momento certo e com o nível de serviço desejado, levando-se em consideração a relação custo/benefício.
44

O Sistema Logístico organiza o processo de produção e venda de produtos sujeitos a operações de manuseamento e transporte.

Assinale a opção que apresenta corretamente os três ciclos do sistema logístico. 

  • A Ciclo de produção, ciclo de armazenamento e ciclo de transporte.
  • B Ciclo do produtor, ciclo do estoquista e ciclo do distribuidor.
  • C Ciclo da produção, ciclo do atacadista e ciclo do varejo.
  • D Ciclo de aprovisionamento, ciclo de apoio à produção e ciclo de distribuição física.
  • E Ciclo montagem, ciclo de distribuição e ciclo de aprovisionamento.
45

A  atividade  de  manter  sobre  controle  todos  os  pedidos  em  carteira  do  processo  de  recebimento  do  material,  com  a  finalidade  de  evitar  problemas  com  os  clientes  e  prejudicar  a  imagem da organização, é denominada

  • A pedido de compras.
  • B solicitação de compras.
  • C negociação.
  • D coleta de preços.
  • E acompanhamento de pedidos.
46

Leia o fragmento a seguir: 

A função compras deve buscar um substancial sistema de  _____ de custos, por meio de _____ de preços, na busca  de materiais alternativos e de novos _____.

Assinale a alternativa que  completa  corretamente as  lacunas do  fragmento acima.

  • A apropriação – análise – parceiros.
  • B controle – análise –fornecedores.
  • C redução – negociações – fornecedores.
  • D aumento – negociações – parceiros.
  • E apropriação – procura – fornecedores.
47

Processo  de  Compra  deve  evitar  atrasos  ou  problemas  na  entrega  do  pedido,  a  fim  de  eliminar  desperdícios  e  manter  a  imagem da organização. 
Esse  objetivo  é  atingindo  por  meio  da  ação  de  suprimento  denominada

  • A acompanhamento do pedido.
  • B solicitação de compra.
  • C análise de preços.
  • D pedido de compras.
  • E coleta de preço.
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Leia o fragmento a seguir.

"O _______do pedido, também conhecido como follow-up tem a finalidade de evitar ______ ou problemas para o cliente na entrega do pedido, evitando assim _____ "

Assinale a alternativa cujos itens completam corretamente as lacunas do fragmento acima.

  • A acompanhamento - atrasos - desperdícios
  • B registro - atrasos - custos
  • C registro - gastos - desperdício
  • D acompanhamento - gastos - desperdícios
  • E registro - desperdícios - gastos

Arquivologia

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Utilize as regras de alfabetação e o método de classificação alfabético para ordenar os nomes a seguir.

• Abelardo Carrara

• Adalberto Cabral

• Abílio Castilho

• Aníbal Almada de Castro

• Adriano de Oliveira Câmara

Assinale a opção que indica, nessa ordenação, o primeiro nome.

  • A Abelardo Carrara
  • B Abílio Castilho
  • C Aníbal Almada de Castro
  • D Adriano de Oliveira Câmara
  • E Adalberto Cabral
50

O Princípio da Proveniência sustenta as atividades teóricas e práticas do fazer arquivístico. Eie pode ser efetivado em dois níveis, denominados

  • A maximalista e minimalista.
  • B de fundo e em série.
  • C administrativo e jurídico.
  • D fechado e aberto.
51

Com relação à definição de documento de arquivo, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.

( ) É toda informação registrada, original, única e autêntica que resulta da acumulação de documentos produzidos ou recebidos por uma pessoa física ou jurídica.

( ) É a troca de mensagens e informações entre os diversos órgãos do serviço público que seguem fundamentos essenciais de padronização.

( ) É a produção, manutenção e utilização de dados necessários ao desempenho e ao cumprimento das atividades de uma instituição.

As afirmativas são, respectivamente, 

  • A V, F e F.
  • B V, V e F.
  • C V, F e V.
  • D F, V e V.
  • E F, V e F.
52

Sem levar em consideração os danos causados pelos desastres naturais ou criminosos, as perdas mais significativas dos documentos arquivísticos estão relacionadas principalmente a

  • A exposição a altas temperaturas.
  • B variação térmica intensa.
  • C frequência de uso.
  • D insetos e microrganismos.
  • E guarda inadequada.
53

Um programa de gestão de documentos deve contar com os seguintes níveis:

  • A míinimo ampliado e máximo.
  • B mínimo ampliado, intermediário e máximo.
  • C mínimo, mínimo ampliado, intermediário e máximo.
  • D mínimo, intermediário, intermediário ampliado e máximo.
  • E mínimo, mínimo ampliado, intermediário, máximo e máximo ampliado.
54

As atividades de protocolo são realizadas

  • A nas fases corrente, intermediária e permanente.
  • B somente na fase corrente.
  • C somente nas fases corrente e intermediária.
  • D somente nas fases corrente e permanente.
  • E somente na fase permanente.
55

Sobre os níveis da gestão de documentos, analise as afirmativas a seguir.

I. O nível mínimo ampliado determina que os órgãos arquivísticos devem contar com programas de retenção e eliminação de documentos.
II. O nível intermediário avançado estabelece procedimentos para recolher os documentos de valor temporário para a instituição arquivística privada.
III. O nível máximo preconiza a existência de apenas um centro de arquivamento público intermediário.

Assinale:

  • A se apenas a afirmativa I estiver correta.
  • B se apenas a afirmativa II estiver correta.
  • C se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas.
  • D se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas.
  • E se todas as afirmativas estiverem corretas.
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O setor de protocolo separa a correspondência oficial da particular e encaminha esta última, assim como a sigilosa, para seus respectivos destinatários.

A parte deste setor que realiza tais atividades é a de

  • A recebimento e registro.
  • B recebimento e distribuição.
  • C recebimento e classificação.
  • D registro e distribuição.
  • E autuação e distribuição.
57

Arquivos são lugares onde se guardam documentos. Em organizações nas quais existe uma quantidade muito grande de informações escritas, tais documentos devem ser guardados de forma organizada a fim de facilitar sua localização futura.
Nesse sentido, um bom arquivo deve apresentar as características listadas a seguir, à exceção de uma.
Assinale-a.

  • A simplicidade - para facilitar a consulta por outras pessoas.
  • B flexibilidade - para permitir a fácil expansão do arquivo.
  • C Informalidade - para evitar que o uso de padrões formais dificultem a compreensão do modo de organização.
  • D acessibilidade - para permitir que uma consulta seja feita com rapidez e com exatidão.
  • E uniformidade e disciplina - para facilitar a consulta.
58

Analise  as  afirmativas  a  seguir  e  assinale V  para  a  verdadeira  e   F para a falsa. 

(   ) O Princípio da Proveniência preconiza  a  indissolubilidade do  vínculo entre os documentos e a  instituição que os produziu  ou recebeu. 

(   ) Os  documentos  arquivísticos  passam  por  todas  as  fases  do  ciclo de vida documental. 

(   ) O arranjo nos arquivos permanentes é chamado de funcional. 

As afirmativas são, respectivamente,

  • A V, V e V.
  • B F, F e F.
  • C F, V e F.
  • D V, F e V.
  • E V, F e F.
59

Compreende-se que a divisão de gênero documental que reúne tipos documentais em conformidade com seu formato é o(a)

  • A tipologia documental.
  • B gênero documental.
  • C documento diplomático.
  • D documento arquivístico.
  • E espécie documental.
60

As especificidades das atividades dos Senadores da República criam uma complexidade sobre a diferenciação entre o que é documento público e privado, que tem na base dessa relação

  • A a pessoa jurídica que o produziu.
  • B o endereço institucional de recebimento.
  • C as atividades funcionais.
  • D a tipologia e o assunto.
  • E o destinatário e o remetente.
61

Os arquivos, ao serem analisados a partir da natureza dos  documentos  que  os  constituem,  podem  ser  classificados  como 

  • A correntes, intermediários e permanentes. 
  • B tipológicos, especiais e documentais. 
  • C textuais, iconográficos e digitais. 
  • D especiais e especializados. 
62

Segundo a teoria das três idades, os arquivos que têm sob sua guarda documentos de uso eventual pela administração que os produziu, devendo ser conservados em depósitos de armazenagem temporária, aguardando os prazos, são os arquivos

  • A correntes.
  • B intermediários.
  • C permanentes.
  • D de primeira idade.
  • E de terceira idade.
63

Sobre a caracterização dos documentos de arquivo, analise as afirmativas a seguir.

I. Documentos textuais são os documentos manuscritos, datilografados ou impressos.

II. Documentos iconográficos são os documentos em películas cinematográficas e fitas magnéticas de imagem conjugadas ou não a trilhas sonoras, contendo imagens em movimento.

III. Documentos cartográficos são os documentos em formatos e dimensões variáveis, contendo representações geográficas, arquitetônicas ou de engenharia.

Assinale:

  • A se somente a afirmativa I estiver correta.
  • B se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.
  • C se somente as afirmativas I e III estiverem corretas.
  • D se somente as afirmativas II e III estiverem corretas.
  • E se todas as afirmativas estiverem corretas.
64

Aplicando-se a Teoria das Três idades aos arquivos públicos, é correto concluir que esses arquivos, em cada uma de suas idades,

  • A mostram acervos documentais distintos uns dos outros.
  • B apresentam coleções de documentos com três idades diferentes.
  • C constituem um único e mesmo acervo.
  • D constituem acervos de periodicidades pré-definidas.
65

Uma pasta em nome de Clovis Fabiano da Silva Neto deve ser arquivada como

  • A Fabiano da Silva Neto, Clovis.
  • B Silva Neto, Clovis Fabiano da.
  • C Da Silva Neto, Clovis Fabiano.
  • D Neto, Clovis Fabiano da Silva.
  • E Da Silva Neto, C. F.

Administração Geral

66

A capacidade de liderar é importante em variados campos de atuação. Quando se avalia o sucesso ou o fracasso de outros, é a capacidade de liderança que pode estar em jogo.

A liderança é diferente da autoridade formal e pode ser identificada ao observarmos

  • A as figuras de autoridade, dotadas de poder, fundamentadas nas leis que as criaram.
  • B a obediência do seguidor ao líder e à missão que ele representa.
  • C que é limitada no tempo e no espaço geográfico, social ou organizacional.
  • D a obediência do seguidor à lei incorporada na figura de autoridade, não à pessoa que ocupa o cargo.
  • E que a Lei é o instrumento para possibilitar a convivência social.
67

Na administração dos Recursos Humanos é necessário que se compreendam os mecanismos que movimentam as pessoas e que influenciam nos comportamentos e desempenhos.

Algumas pessoas demonstram alto grau de disposição para realizar uma tarefa ou atividade de qualquer natureza.

O estado de disposição para realizar tarefas é denominado

  • A percepção.
  • B atitude.
  • C motivação.
  • D aptidão.
  • E inteligência.
68

A comunicação e a transmissão de uma informação de uma pessoa para outra ou de uma organização para outra.

A esse respeito, é correto afirmar que o processo de comunicação possui os seguintes elementos fundamentais:

  • A fonte, transmissor, víiculo, receptor e ruído.
  • B fonte, transmissor, canal, receptor e ruído.
  • C fonte, transmissor, destino, receptor e ruído.
  • D fonte, transmissor, veículo, destino, receptor e ruído.
  • E fonte, transmissor, canal, receptor, destino e ruído.
69

A comunicação é um instrumento fundamental da coordenação de equipes. O mecanismo que retorna informação ao emissor, com vistas a reduzir as distorções do processo de comunicação chama-se:

  • A canal;
  • B codificação;
  • C feedback;
  • D decodificação;
  • E ruído.
70

A conduta ética no trabalho, seguindo padrões e valores, tanto da sociedade quanto da própria organização, são essenciais para o alcance da excelencia profissional.

Com relação às vantagens da ética aplicada ao ambiente de trabalho, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.

( ) Maior nível de produção da empresa.
( ) Inibe a criação de um ambiente de trabalho harmonioso, respeitoso e agradável.
( ) Aumenta o índice de confiança entre os funcionários.

As afirmativas são, respectivamente,

  • A V, F e F.
  • B F, V e F.
  • C V, F e V.
  • D V, V e V.
  • E F, F e F.
71

A funcionária Ana Lucia Souza terá um e-mail corporativo na empresa em que trabalha. Das possibilidades a seguir, a mais adequada é:

  • A aninha@
  • B analu@
  • C anasouza@
  • D ana2014@
  • E anluza@
72

Barreiras sao limitações ou restrições que ocorrem dentro ou entre as etapas do processo de comunicação, fazendo com que nem todo sinal emitido pela fonte percorra livremente o processo, de modo a chegar incólume ao seu destino.

Com relação às causas das barreiras na comunicação, assinale V para o item verdadeiro e F para o falso.

( ) Ideias preconcebidas
( ) Habilidade de comunicação
( ) Facilidade com o idioma
( ) Emoção ou conflito
( ) Superficialidade

Os itens são, respectivamente,

  • A V, F, F, V e V.
  • B V, F, F, V e F.
  • C V, F, F, F e F.
  • D V, V, V, V e V.
  • E F, F, F, F e F.

Gestão de Pessoas

73

A competência interpessoal é a habilidade de lidar com outras pessoas de forma adequada à necessidade de cada uma delas e às exigências da situação. É a habilidade de lidar eficazmente com relações interpessoais, de acordo com três critérios.

Com relação a esses critérios, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.

( ) Habilidade de realmente resolver os problemas de modo que não haja regressões.
( ) Soluções alcançadas de forma que as pessoas envolvidas continuem trabalhando juntas tão eficientemente.
( ) Percepção acurada da situação interpessoal, de suas variáveis relevantes e respectiva interrelação.

As afirmativas são, respectivamente,

  • A F, V e F.
  • B V, V e V.
  • C V, V e F.
  • D F, F e F.
  • E V, F e V.
74

Em relação ao atendimento telefônico no trabalho, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.

I. Nunca diga "Alô", mas sim o nome da empresa, em seguida o seu nome e imediatamente "bom dia" ou "boa tarde".
II. Tenha sempre à mão lápis e papel para anotar recados ou para identificar corretamente, no futuro, quem está ligando.
III. Se você estiver ocupado no momento em que recebe a ligação, diga algo como "um minutinho por favor" e complete sua tarefa antes de retomar a ligação.

As afirmativas são, respectivamente,

  • A F, F e F.
  • B V, F e V.
  • C F, V e V.
  • D V, V e F.
  • E V, V e V.
75

Na convivência profissional, frequentemente deparamos com situações de conflito geradoras de tensões que prejudicam a qualidade do trabalho de uma equipe. Para evitar ou bem administrar tais tensões, as recomendações a seguir devem ser adotadas, à exceção de uma. Assinale-a.

  • A Ponha-se sempre no lugar do outro.
  • B Ouça e avalie atentamente o que o outro diz.
  • C Reaja a explosões emocionais de colegas no mesmo tom e com a mesma intensidade para não demonstrar fraqueza.
  • D Se você discordar de alguém, deixe claro que você não está contra ela.
  • E Demonstre interesse pela preocupação dos outros.

Administração Geral

76

O gerente de uma equipe de oito pessoas é conhecido por ser centralizador e decidir sozinho sobre o trabalho a ser feito, raramente consultando os membros da equipe, mesmo os mais experientes. Ele alega que “o trabalho é complexo e se houver alguma falha quero ser o único responsável, poupando a equipe”. O estilo de liderança do gerente é:

  • A consultivo;
  • B democrático;
  • C liberal;
  • D assertivo;
  • E autocrático.

Gestão de Pessoas

77

Seu chefe pede que você agende uma reunião de trabalho, já previamente combinada, com participantes externos e internos.

Nesse caso, avalie se as seguintes tarefas devem ser executadas.

I. Confirmar com todos os participantes, preferencialmente por escrito, o dia, a hora e o local da reunião, informando temas a serem tratados e a duração prevista.
II. Prever com o chefe a duração da reunião e estabelecer com ele uma rotina para servir água e café durante a reunião.
III. Preparar a sala com antecedência, providenciando lápis ou caneta e blocos de papel para todos os participantes, checar todos os equipamentos que serão usados e cuidar para que a temperatura e a luminosidade, no interior da sala, estejam agradáveis durante a reunião.

Assinale:

  • A se apenas a tarefa I deve ser executada.
  • B se apenas as tarefas I e II devem ser executadas.
  • C se apenas as tarefas I e III devem ser executadas.
  • D se apenas as tarefas II e III devem ser executadas.
  • E se todas as tarefas devem ser executadas.

Administração Geral

78

A avaliação do clima organizacional permite que os gestores identifiquem características importantes referentes ao relacionamento das pessoas e ao ambiente de trabalho.


Com relação ao tema, analise as afirmativas a seguir.


I. Permite ao gestor dimensionar e adequar a força de trabalho à demanda.


II. Permite ao gestor avaliar se a interação das pessoas e a conformação de grupos é positiva ou negativa.


III. Permite ao gestor tomar decisões para a melhoria dos resultados da empresa.


Assinale:

  • A se somente a afirmativa I estiver correta.
  • B se somente as afirmativas II e III estiverem corretas.
  • C se somente as afirmativas I e III estiverem corretas.
  • D se todas as afirmativas estiverem corretas.

Legislação dos Tribunais de Justiça (TJs)

79

Sobre o tema “Pagamento das Custas” é correto afirmar que:

  • A as custas serão pagas e recolhidas pelos interessados diretamente nas serventias judiciais;
  • B as custas serão pagas e recolhidas pelos interessados em estabelecimento bancário de sua preferência, desde que o valor seja aquele indicado na Tabela;
  • C as custas serão pagas e recolhidas pelos interessados em estabelecimento bancário indicado pelo Tribunal de Justiça, cabendo ao Ministério Público, nos termos da lei vigente, o seu adiantamento no caso de diligências por ele requeridas;
  • D no caso de diligências ordenadas, de ofício, pelo juiz, não haverá pagamento de custas;
  • E cabe ao autor, nos termos da lei processual vigente, adiantar o recolhimento das custas no caso de atos e diligências requeridas pelo Ministério Público ou ordenadas, de ofício, pelo juiz.
80

Uma das medidas moralizadoras do Poder Judiciário é a vedação ao nepotismo. De acordo com a Lei Estadual n° 3.226/08, leia o fragmento a seguir.

É permitida a nomeação ou ________ para o exercício do cargo em _____ ou função de confiança, no âmbito do quadro de pessoal administrativo dos Órgãos do Poder Judiciário do Estado do Amazonas, de parentes de membros da magistratura até o______, consanguíneos, parentes de servidores ocupantes de cargo comissionado ou afins, somente quando for servidor _____ e preencher os requisitos de escolaridade.

Assinale alternativa que completa corretamente as lacunas do fragmento acima.

  • A provimento - comissão - 1° grau - estatutário
  • B posse - comissão - 3° grau - efetivo
  • C posse - comissão - 2° grau - comissionado
  • D designação - comissão - 3° grau - efetivo
  • E designação - provimento - 2° grau - estatutário
81
Consoante dispõe o Código de Organização e Divisão Judiciária do Estado de Rondônia, é um dos requisitos essenciais para a criação e a instalação de Comarca:
  • A a existência de população mínima de cinquenta mil habitantes no Município que sediará a Comarca;
  • B a arrecadação anual de tributos estaduais não inferiores a cem vezes a média do salário mínimo regional;
  • C o mínimo de dez mil eleitores inscritos e quarenta mil habitantes no Município que sediará a Comarca;
  • D o volume de serviço forense comprovado pelo juiz da Comarca a que pertence o Município, com o mínimo de trezentos processos ajuizados no ano anterior;
  • E a existência de prédios públicos com capacidade e condições para instalação do Fórum, e residências oficiais para juiz, Promotor e todos os servidores da Justiça.
82

Com base na LC n° 17/97, o Serviço de Distribuição do Fórum Judicial da Comarca de Manaus terá as seguintes seções especializadas:

  • A uma para os feitos cíveis, uma para os feitos de natureza penal, e uma para os feitos de competência das Varas de Família.
  • B uma para os feitos cíveis, uma para os feitos de natureza penal, e uma para as execuções fiscais e ações delas decorrentes.
  • C uma para os feitos cíveis, uma para os feitos de natureza penal, e uma para os feitos empresariais.
  • D uma para os feitos de natureza penal, uma para os feitos de competência das Varas de Família, e uma para as execuções fiscais e ações delas decorrentes.
  • E uma para os feitos de natureza penal, uma para os feitos empresariais, e uma para os feitos de competência das Varas de Família.
83

De acordo com o Regimento dos rgãos Auxiliares e de Apoio Técnico Administrativo da Justiça, aprovado pela resolução n. 05, de 27 de março de 2013, o órgão incumbido de coordenar, executar e controlar as atividades de apoio administrativo, em matéria financeira, serviços gerais, suprimento e patrimônio, engenharia e arquitetura, recursos humanos e assistência à saúde é a Secretaria:

  • A Judiciária;
  • B de Apoio Institucional;
  • C de Administração;
  • D de ecnologia da Informação e Modernização;
  • E de Planejamento e Orçamento.
84

O Corregedor Geral de Justiça, responsável pela fiscalização, disciplina e orientação administrativa em todo território do estado do Amazonas será, obrigatoriamente,

  • A um Juiz Substituto.
  • B um Juiz Titular
  • C um Oficial de Justiça.
  • D um Desembargador.
  • E um Tabelião.
85

De acordo com a Lei Estadual n 10. 5 2007 (Organização e Divisão Judiciária do Estado da Bahia), aos juízes das aras da Infância e da Juventude compete:

  • A decretar prisão preventiva, conceder liberdade provisória e fiança, revogá-las ou cassá-las, no curso da instrução, em desfavor do adolescente infrator;
  • B processar e julgar as ações concernentes à comunhão de interesse entre portadores de debêntures e ao cancelamento de hipoteca em sua garantia;
  • C processar e julgar as ações de investigação de paternidade, cumuladas, ou não, com a petição de herança;
  • D em execução de medidas socioeducativas, exercer jurisdição em fiscalização e apuração de irregularidades em entidades que executam programas socioeducativos;
  • E processar e julgar as ações de alimentos e as de posse e guarda de filhos menores, quer entre os pais, quer entre estes e terceiros.
86

Acerca da estrutura do Plano de Cargos, Carreira e Salários, prevista na Lei Estadual n° 3.226/08, o Quadro de Pessoal do Poder Judiciário do Amazonas é constituído de

I. Cargos de provimento efetivo, estruturados em grupos organizacionais.
II. Cargos de provimento em comissão, reunindo os cargos comissionados.
III. Cargos em extinção, compreendendo os cargos de qualquer natureza, sem correspondência no novo quadro, que serão extintos à medida que vagarem.

Assinale:

  • A se somente o item I estiver correto.
  • B se somente o item II estiver correto.
  • C se somente o item III estiver correto.
  • D se somente os itens II e III estiverem corretos.
  • E se todos os itens estiverem corretos.
87

Conforme estabelece a Organização e Divisão Judiciária do Estado da Bahia, a classificação e a reclassificação das Comarcas, por entrâncias, dependerão de lei e obedecerão a fatores objetivos, relacionados com a extensão territorial, o n mero de habitantes, o colégio eleitoral, o movimento forense e a receita tributária. Na entrância inicial, deve-se observar, entre outros, o seguinte critério:

  • A extensão territorial de até 50 m2
  • B população de até 100.000 (cem mil) habitantes, residindo, pelo menos, 30% (trinta por cento) na respectiva sede;
  • C aforamento anual de aproximadamente 300 (trezentos) feitos de jurisdição contenciosa;
  • D receita tributária superior, no mínimo, ao dobro da exigida para a criação do município;
  • E colégio eleitoral correspondente a 70 (setenta por cento) da população.
88
A correição não tem forma nem figura de juízo, consistindo no exame dos serviços realizados por juízes, cartórios e atividades forenses. De acordo com o Código de Organização e Divisão Judiciária do Estado de Rondônia, incumbir-se-á das correições o:
  • A Presidente do Tribunal de Justiça, em relação a todos os serviços judiciários, no primeiro grau de jurisdição;
  • B Vice-Presidente do Tribunal de Justiça, em relação a todos os serviços judiciários no primeiro e segundo graus de jurisdição;
  • C Corregedor- Geral da Justiça, em relação a todos os serviços judiciários no segundo grau de jurisdição;
  • D Juiz Titular, ou o seu substituto, em sua respectiva Comarca ou Vara;
  • E Técnico Judiciário nomeado como chefe do cartório em sua respectiva Vara.
89

Renato, servidor lotado em Vara Cível da Comarca da Capital, combina com um amigo advogado mantê-lo sempre informado do andamento dos processos em que ele atua e que tramitam em sua serventia. Acerta que todo final do dia remeterá e-mail informando os andamentos processuais. Chegando tal fato ao conhecimento do responsável pelo gerenciamento da serventia, é correto afirmar que a ele:

  • A não cabe a aplicação de qualquer medida disciplinar contra o serventuário, pois não existe vedação legal à conduta acima descrita;
  • B cabe a aplicação de medida disciplinar contra o serventuário, já que se inclui dentre os deveres dos responsáveis pelo gerenciamento das serventias prestar informações sobre o andamento dos processos ou designar servidor para fazê-lo, sendo vedada, porém, a prestação de informações por telefone ou por e-mail;
  • C não cabe a aplicação de qualquer medida disciplinar contra o serventuário, na medida em que a prestação de informações de andamentos processuais por e-mail só é vedada na hipótese de processos que tramitam sob segredo de justiça;
  • D não cabe a aplicação de medida disciplinar contra o serventuário pelo responsável pelo gerenciamento da serventia, posto que a aplicação de medidas disciplinares é de competência exclusiva do Corregedor Geral de Justiça;
  • E cabe a aplicação de medida disciplinar contra o serventuário, desde que esteja o serventuário em estágio probatório.
90

No título sobre preparo, deserção e distribuição do Regimento Interno do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia, é estabelecido que:

  • A o preparo dos recursos de primeiro grau de jurisdição será feito diretamente no Tribunal;
  • B considerar-se-á deserto o recurso quando não preparado na forma legal;
  • C a deserção somente poderá ser declarada pelo elator do processo;
  • D distribuir-se-ão, prioritariamente, os processos em que forem partes o Ministério Público, a Defensoria Pública ou a Procuradoria Estadual;
  • E é vedada a compensação quando a distribuição couber, por prevenção, a determinado Relator.
91

De acordo com a Lei n 10. 5 2007 (Organização e Divisão Judiciária do Estado da Bahia), é vedado aos magistrados:

  • A dedicar-se à atividade político-partidária;
  • B ajustar previamente com a autoridade ou magistrado de instância igual ou inferior dia, hora e local para ser ouvido como testemunha;
  • C tratar com urbanidade as partes, advogados e testemunhas;
  • D exceder injustificadamente o prazo de até 5 (cinco) dias para decidir ou despachar;
  • E residir fora da comarca de que for titular, não existindo qualquer exceção a tal regra.
92

Sobre o tema “Certificação do Recolhimento das Custas Judiciais”, é correto afirmar que:

  • A os recolhimentos das custas judiciais e dos emolumentos por atos extrajudiciais, bem como os respectivos valores, serão, no primeiro caso, certificados nos autos e, no segundo, cotados no próprio ato e à margem dos traslados, certidões, instrumentos ou papéis expedidos, conforme a respectiva tabela, apondo-se, em ambos os casos, a data do efetivo pagamento;
  • B os recolhimentos das custas judiciais e dos emolumentos por atos extrajudiciais dispensam certificação nos autos ou à margem dos traslados, certidões, instrumentos ou papéis expedidos;
  • C os recolhimentos das custas judiciais e dos emolumentos por atos extrajudiciais, bem como os respectivos valores, serão, no primeiro caso, certificados nos autos e, no segundo, cotados no próprio ato e à margem dos traslados, certidões, instrumentos ou papéis expedidos, conforme a respectiva tabela, dispensada a anotação, em ambos os casos, da data do efetivo pagamento;
  • D não se exige a certificação nos autos dos recolhimentos das custas judiciais;
  • E incumbe ao escrivão a verificação do exato recolhimento das custas e taxa judiciária antes da prática de qualquer ato decisório.
93

Conforme dispõe o egimento Interno do ribunal de Justiça do Estado da Bahia, compete ao Corregedor-Geral da Justiça:

  • A solicitar, excepcionalmente, ao ribunal Pleno a designação de juízes, com prejuízo de suas funções judicantes, para auxiliá-lo, em situações concretas, nas diligências a que tiver de proceder nas comarcas do interior;
  • B visitar, anualmente, pelo menos, 50 (cinquenta) comarcas do interior do Estado, em correição geral ordinária, sem prejuízo das correições extraordinárias, gerais ou parciais;
  • C superintender e presidir, no primeiro grau, a distribuição dos feitos nas comarcas da capital e do interior, podendo delegar tais atribuições a Juiz de Direito auxiliar;
  • D conhecer de representação contra servidores das comarcas de entrância final, inclusive os lotados nos Juizados Especiais e demais órgãos integrantes dos serviços auxiliares da Secretaria do ribunal de Justiça;
  • E praticar todos os atos relativos à posse, matrícula, concessão de férias e licença e consequente substituição de todos os servidores da Justiça Estadual.
94

Sobre o tema “Preparo de Recursos nos Juizados Especiais”, é correto afirmar que:

  • A não há incidência de custas em nenhuma hipótese;
  • B são devidas as custas referentes ao eventual recurso interposto, dispensadas as que seriam devidas em primeiro grau de jurisdição;
  • C inexistindo tabela, nos Juizados Especiais, compete ao escrivão estabelecer o valor das custas, em havendo a interposição de recurso;
  • D nos Juizados Especiais são devidas as custas, se a parte ré oferecer contestação ao pedido;
  • E nos Juizados Especiais, interposto o recurso, o seu preparo incluirá as custas e todas as despesas processuais.
95

A Lei n° 3.226/08 expressa os princípios norteadores que orientam sua formulação e interpretação. São esses princípios previstos no referido diploma:

I. valorização do servidor da justiça por meio do programa de aperfeiçoamento profissional.
II. crescimento funcional baseado exclusivamente no decurso do tempo de serviço.
III. vencimentos compatíveis com as peculiaridades pessoais dos servidores, a despeito das funções que ocupem.

Assinale:

  • A se somente o princípio I estiver correto.
  • B se somente o princípio III estiver correto.
  • C se somente os princípios I e II estiverem corretos.
  • D se somente os princípios II e III estiverem corretos.
  • E se todos os princípios estiverem corretos.