Resolver o Simulado IBFC - Nível Superior

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Português

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Texto

Férias – cuidados com crianças


O verão começou no dia 21 de dezembro e a estação é sinônimo de férias escolares para crianças. Mas elas precisam de cuidados redobrados para curtir o sol, praia, piscinas e parques com segurança. Por isso, os pais devem se informar para evitarem doenças e acidentes comuns nesta época do ano.
Durante o verão, os passeios à praia, piscinas e parques são mais frequentes, o que significa que é preciso estar atento à exposição ao sol, alimentação e vestuário. Quando se fala em crianças, o assunto fica ainda mais sério. Como as crianças são mais sensíveis que adultos, é preciso atenção para exposição a raios solares e a adoção de cuidados especiais.
[...]

Roupas adequadas

Devido ao calor e ao aumento da sudorese (suor), as roupas devem ser de algodão, finas e folgadas de modo a
permitir uma maior ventilação, facilitando a evaporação do suor. Roupas íntimas também devem ser de algodão, evitando- se tecidos sintéticos.
Na praia, sungas e biquínis são os trajes ideais, porém deve-se tomar cuidado com o hábito de ficar com a roupa
molhada após sair da praia, isso favorece o surgimento de micoses da pele.
As roupas podem proporcionar uma barreira contra a radiação ultravioleta. Para a prática de esportes ao ar livre, situações que difcultem a aplicação do filtro solar com frequência ou, no caso das crianças com menos de 6 meses, as roupas podem ser uma boa opção para a proteção da pele. [...]
E nada de deixar os pequenos sem roupa. O contato com a areia ou cadeiras sujas pode levar a problemas de pele.

(Disponível em: http://www.boasaude.com.br/artigos-de-saude/4535/-1/os- cuidados-para-curtir-o-verao-com-as-criancas.html. Acesso em: 08/01/2015,
adaptado)


No trecho “isso favorece o surgimento de micoses de pele” (4º parágrafo), a palavra em destaque tem como antônimo:
  • A crescimento
  • B nascimento
  • C desaparecimento
  • D processamento
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Eficiência militar
(Historieta Chinesa)

LI-HU ANG-PÔ, vice-rei de Cantão, Império da China, Celeste Império, Império do Meio, nome que lhe vai a calhar, notava que o seu exército provincial não apresentava nem garbo marcial, nem tampouco, nas últimas manobras, tinha demonstrado grandes aptidões guerreiras.

Como toda a gente sabe, o vice-rei da província de Cantão, na China, tem atribuições quase soberanas. Ele governa a província como reino seu que houvesse herdado de seus pais, tendo unicamente por lei a sua vontade.

Convém não esquecer que isto se passou, durante o antigo regime chinês, na vigência do qual, esse vice-rei tinha todos os poderes de monarca absoluto, obrigando-se unicamente a contribuir com um avultado tributo anual, para o Erário do Filho do Céu, que vivia refestelado em Pequim, na misteriosa cidade imperial, invisível para o grosso do seu povo e cercado por dezenas de mulheres e centenas de concubinas. Bem.

Verificado esse estado miserável do seu exército, o vice- rei Li-Huang-Pô começou a meditar nos remédios que devia aplicar para levantar-lhe o moral e tirar de sua força armada maior rendimento militar. Mandou dobrar a ração de arroz e carne de cachorro, que os soldados venciam. Isto, entretanto, aumentou em muito a despesa feita com a força militar do vice-reinado; e, no intuito de fazer face a esse aumento, ele se lembrou, ou alguém lhe lembrou, o simples alvitre de duplicar os impostos que pagavam os pescadores, os fabricantes de porcelana e os carregadores de adubo humano - tipo dos mais característicos daquela babilônica cidade de Cantão.

Ao fim de alguns meses, ele tratou de verificar os resultados do remédio que havia aplicado nos seus fiéis soldados, a fim de dar-lhes garbo, entusiasmo e vigor marcial.

Determinou que se realizassem manobras gerais, na próxima primavera, por ocasião de florirem as cerejeiras, e elas tivessem lugar na planície de Chu-Wei-Hu - o que quer dizer na nossa língua: “planície dos dias felizes”. As suas ordens foram obedecidas e cerca de cinqüenta mil chineses, soldados das três armas, acamparam em Chu-Wei-Hu, debaixo de barracas de seda. Na China, seda é como metim aqui.

Comandava em chefe esse portentoso exército, o general Fu-Shi-Tô que tinha começado a sua carreira militar como puxador de tílburi* em Hong-Kong. Fizera-se tão destro nesse mister que o governador inglês o tomara para o seu serviço exclusivo.

Este fato deu-lhe um excepcional prestígio entre os seus patrícios, porque, embora os chineses detestem os estrangeiros, em geral, sobretudo os ingleses, não deixam, entretanto, de ter um respeito temeroso por eles, de sentir o prestígio sobre­ humano dos “diabos vermelhos”, como os chinas chamam os europeus e os de raça europeia.

Deixando a famulagem do governador britânico de Hong- Kong,Fu-Shi-Tô não podia ter outro cargo, na sua própria pátria, senão o de general no exército do vice-rei de Cantão. E assim foi ele feito, mostrando-se desde logo um inovador, introduzindo melhoramentos na tropa e no material bélico, merecendo por isso ser condecorado, com o dragão imperial de ouro maciço. Foi ele quem substituiu, na força armada cantonesa, os canhões de papelão, pelos do Krupp; e, com isto, ganhou de comissão alguns bilhões de taels* que repartiu com o vice-rei. Os franceses do Canet queriam lhe dar um pouco menos, por isso ele julgou mais perfeitos os canhões do Krupp, em comparação com os do Canet. Entendia, a fundo, de artilharia, o ex-fâmulo do governador de Hong-Kong.

O exército de Li-Huang-Pô estava acampado havia um mês, nas “planícies dos dias felizes”, quando ele se resolveu a ir assistir-lhe as manobras, antes de passar-lhe a revista final.

O vice-rei, acompanhado do seu séquito, do qual fazia parte o seu exímio cabeleireiro Pi-Nu, lá foi para a linda planície, esperando assistir a manobras de um verdadeiro exército germânico. Antegozava isso como uma vítima sua e, também, como constituindo o penhor de sua eternidade no lugar rendoso de quase rei da rica província de Cantão. Com um forte exército à mão, ninguém se atreveria a demiti-lo dele. Foi.

Assistiu às evoluções com curiosidade e atenção. A seu lado, Fu-Shi-Pô explicava os temas e os detalhes do respectivo desenvolvimento, com a abundância e o saber de quem havia estudado Arte da Guerra entre os varais de um cabriolet*.

O vice-rei, porém, não parecia satisfeito. Notava hesitações, falta de élan na tropa, rapidez e exatidão nas evoluções e pouca obediência ao comando em chefe e aos comandados particulares; enfim, pouca eficiência militar naquele exército que devia ser uma ameaça à China inteira, caso quisessem retirá-lo do cômodo e rendoso lugar de vice-rei de Cantão. Comunicou isto ao general, que lhe respondeu:

- É verdade o que Vossa Excelência Reverendíssima, Poderosíssima, Graciosíssima, Altíssima e Celestial diz; mas os defeitos são fáceis de remediar.
- Como? perguntou o vice-rei.
- É simples. O uniforme atual muito se parece com o alemão: mudemo-lo para uma imitação do francês e tudo estará sanado.

Li-Huang-Pô pôs-se a pensar, recordando a sua estadia em Berlim, as festas que os grandes dignatários da corte de Potsdam lhe fizeram, o acolhimento do Kaiser e, sobretudo, os taels que recebeu de sociedade com o seu general Fu-ShiPô... Seria uma ingratidão; mas... Pensou ainda um pouco; e, por fim, num repente, disse peremptoriamente:
- Mudemos o uniforme; e já!

(Lima Barreto)

*tael:unidade monetária e de peso da China;
*cabriolet:tipo de carruagem;
*tílburi: carro de duas rodas e dois assentos comandados por um animal.
*famulagem:grupo de criados

“LI-HU ANG-PÔ, vice-rei de Cantão. Império da China. Celeste Império. Império do Meio, nome que lhe vai a calhar, notava que o seu exército provincial não apresentava nem garbo marcial, nem tampouco, nas últimas manobras, tinha demonstrado grandes aptidões guerreiras." (1o §)

Sabendo que a gramática prevê a conjugação verbal nos tempos simples e compostos, assinale a alternativa cuja conjugação, no tempo simples, da forma verbal em destaque eqüivale à que ocorre em “tinha demonstrado grandes aptidões guerreiras.":
  • A Ele demonstrou grandes aptidões.
  • B Ele demonstrava grandes aptidões
  • C Ele demonstrara grandes aptidões.
  • D Ele demonstraria grandes aptidões
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Notícia de Jornal
(Fernando Sabino)
Leio no jornal a notícia de que um homem morreu de fome. Um homem de cor branca, 30 anos presumíveis, pobremente vestido, morreu de fome, sem socorros, em pleno centro da cidade, permanecendo deitado na calçada durante 72 horas, para finalmente morrer de fome.
Morreu de fome. Depois de insistentes pedidos e comentários, uma ambulância do Pronto Socorro e uma radiopatrulha foram ao local, mas regressaram sem prestar auxílio ao homem, que acabou morrendo de fome.
Um homem que morreu de fome. O comissário de plantão (um homem) afirmou que o caso (morrer de fome) era da alçada da Delegacia de Mendicância, especialista em homens que morrem de fome. E o homem morreu de fome.
O corpo do homem que morreu de fome foi recolhido ao Instituto Anatômico sem ser identificado. Nada se sabe dele,senão que morreu de fome.
Um homem morre de fome em plena rua, entre centenas de passantes. Um homem caído na rua. Um bêbado. Um vagabundo. Um mendigo, um anormal, um tarado, um pária,um marginal, um proscrito, um bicho, uma coisa - não é um homem. E os outros homens cumprem seu destino de passantes, que é o de passar. Durante setenta e duas horas todos passam, ao lado do homem que morre de fome, com um olhar de nojo, desdém, inquietação e até mesmo piedade, ou sem olhar nenhum. Passam, e o homem continua morrendo de fome, sozinho, isolado, perdido entre os homens, sem socorro e sem perdão.
Não é da alçada do comissário, nem do hospital, nem da radiopatrulha, por que haveria de ser da minha alçada? Que é que eu tenho com isso? Deixa o homem morrer de fome.
E o homem morre de fome. De trinta anos presumíveis. Pobremente vestido. Morreu de fome, diz o jornal. Louve-se a insistência dos comerciantes, que jamais morrerão de fome,pedindo providências às autoridades. As autoridades nada mais puderam fazer senão remover o corpo do homem. Deviam deixar que apodrecesse, para escarmento dos outros homens.Nada mais puderam fazer senão esperar que morresse de fome.
E ontem, depois de setenta e duas horas de inanição, tombado em plena rua, no centro mais movimentado da cidade do Rio de Janeiro, Estado da Guanabara, um homem morreu de fome.

(Disponível em http://www.fotolog.com.br/spokesman_/70276847/: Acesso em 10/09/14)

Em um texto narrativo, as falas dos personagens podem figurar em destaque, marcadas por uma pontuação adequada, ou ser parafraseadas pelo narrador. Há também casos nos quais não é possível delimitar as falas de narrador e personagem. Com base nessas informações, assinale a alternativa que apresenta a correta classificação do tipo de discurso utilizado no trecho a seguir:

“Um homem morre de fome em plena rua, entre centenas de passantes. Um homem caído na rua. Um bêbado. Um vagabundo. Um mendigo, um anormal, um tarado, um pária, um marginal, um proscrito, um bicho, uma coisa - não é um homem.” (5º§)

  • A Discurso direto livre
  • B Discurso direto
  • C Discurso indireto livre
  • D Discurso indireto
  • E Discurso direto e indireto
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Considere as orações abaixo.

I. Os bombeiros assistiram os desabrigados.
II. O motorista não obedeceu a sinalização.

A regência está correta em

  • A somente I
  • B somente II
  • C I e II
  • D nenhuma
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Sucesso e fracasso

O sucesso tornou-se um valor em si, não a consequência
de um empreendimento
Zeca Baleiro


Nas viradas de ano, costuma-se fazer muitos votos. De felicidade, saúde, amor, harmonia e paz. Costuma-se fazer votos de sucesso também. A propósito, o sucesso nunca esteve tão na moda quanto hoje. Nossos dicionários dizem que a palavra vem do latim successus e significa “aquilo que sucede, acontecimento, fato, ocorrência; qualquer resultado de um negócio; entrada, abertura; aproximação, chegada; bom êxito, triunfo, bom resultado; pessoa ou coisa vitoriosa de grande prestígio e/ou popularidade (livro, filme, peça teatral, autor, artista, etc.)”.
O sucesso tornou-se um valor em si, não a consequência de um empreendimento, necessariamente, e hoje está quase que inevitavelmente associado à fama. Andam de braços dados. Se tem fama, tem sucesso. Ledo engano. Conheço famosos que vivem a pão e água - logo, sem “triunfo” -, e outros que fazem uma ginástica danada para manter o circo de aparências.
Mas o que me interessa agora é falar sobre o “fracasso”, primo-irmão do “sucesso”. Na canção “Velho bode”, letra do genial poeta Sergio Natureza, um e outro são postos lado a lado: “Você foi um sucesso / na minha vida o meu lado do avesso... / você é um fracasso / do meu lado esquerdo do peito...” A música, parceria com o compositor Sérgio Sampaio, não foi um grande sucesso popular, mas tornou-se um hit cult, “maldito”, como quase toda a obra de Sampaio, ele próprio dono de uma biografia intrigante, uma história clássica de ascensão e declínio. Em 1973, o artista capixaba emplacou o mega-hit “Eu Quero É botar Meu bloco na Rua”, cujo compacto (para os com menos de 30 anos, “pequeno single de vinil”) vendeu 500 mil cópias, cifra astronômica para a época. A marcha-rancho lírica e de refrão poderoso tornou-se um hino contra a repressão política e social daqueles tempos de domínio militar.
Depois desse grande sucesso pontual, Sergio gravaria três álbuns antológicos que passaram despercebidos pelo grande público, o que o fez amargar um ostracismo cruel que o levaria à morte prematura em 1994, vitimado por uma pancreatite. Hoje, começa a ser descoberto e gravado por novos artistas e bandas e a ter o seu tamanho artístico justamente avaliado.
O baiano Tom Zé, um dos fundadores do tropicalismo e hoje uma lenda viva da música brasileira, já disse ao que veio na chegada, quando se apresentou nos anos 60 no programa de calouros “Escada para o Sucesso” cantando a sátira explícita “Rampa para o fracasso”. Contam que, no final dos anos 80,Tom Zé estaria desiludido com a carreira por conta dos “fracassos” de seus discos e sem o espaço devido na mídia e nos palcos. Estava de malas prontas para voltar à sua natal Irará, onde iria administrar o posto de gasolina de um parente, quando recebeu o telefonema de David byrne, bandleader da icônica banda Talking Heads e caçador de pérolas musicais. byrne teria descoberto seu disco “Estudando o Samba” num sebo e desejava lançá-lo pelo Luakabop, selo de sua propriedade e destinado a lançar suas descobertas mundo afora. Daí por diante a história com final feliz é conhecida de quase todos.
“Mantenha-se forte diante do fracasso e livre diante do sucesso”, diz frase atribuída ao gênio francês Jean Cocteau. Pode soar como um disparate esta outra frase do mesmo autor que transcrevo a seguir, mas a meu ver ela trata do mesmo assunto: “Deus não teria alcançado o grande público sem a ajuda do diabo.”


A última citação do texto indica que, entre os opostos, existe uma relação de:
  • A Exclusão.
  • B Incompatibilidade.
  • C Complementariedade.
  • D Incoerência.
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Assinale a alternativa que classifica, correta e respectivamente, os termos destacados no trecho abaixo.

Enfim, a preferência é para entrevistas rigorosamente estruturadas, com perguntas preestabelecidas e, portanto, menos sugestivas.

  • A Preposição -advérbio - adjetivo
  • B Preposição - adjetivo -advérbio
  • C Pronome - advérbio - adjetivo
  • D Preposição - advérbio - advérbio
  • E Conjunção - adjetivo - adjetivo
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Não quer ajudar, não atrapalha
(Gregório Duvivier)

É sempre a mesma coisa. Primeiro todo o mundo põe um filtro arco-íris no avatar. Depois vem uma onda de gente criticando quem trocou o avatar. Depois vem a onda criticando quem criticou. Em seguida começam a criticar quem criticou os que criticaram. Nesse momento já começaram as ofensas pessoais e já se esqueceu o porquê de ter trocado o avatar, ou trocado o nome para guarani kayowá, ou abraçado qualquer outra causa.
Toda batalha pode ser ridicularizada. Você é contra a homofobia: essa bandeira é fácil, quero ver levantar bandeira contra a transfobia. Você é contra a transfobia: estatisticamente a transfobia afeta muito pouca gente se comparada ao machismo. Você é contra o machismo: mas a mulher está muito mais incluída na sociedade do que os negros. E por aí vai. Você é de esquerda, mas não doa pros pobres? Hipócrita. Ah, você doa pros pobres? Populista. Culpado. Assistencialista.
Cintia Suzuki resumiu bem: “Você coloca um avatar coloridinho, aí não pode porque tem gente passando fome. Aí o governo faz um programa pras pessoas não passarem mais fome, e aí não pode porque é sustentar vagabundo (...). Moral da história: deixa os outros ajudarem quem bem entenderem, já que você não vai ajudar ninguém".
Todo vegetariano diz que a parte difícil de não comer carne não é não comer carne. Chato mesmo é aguentar a reação dos carnívoros: “De onde você tira a proteína? Você tem pena de bicho? Mas de rúcula você não tem pena? E das pessoas que colhem a rúcula, você não tem pena? E dos peruanos que não podem mais comprar quinoa e estão morrendo de fome?"
O estranho é que, independentemente da sua orientação em relação à carne, não há quem não concorde que o vegetarianismo seria melhor para o mundo, seja do ponto de vista dos animais, ou do meio ambiente, ou da saúde, ou de tudo junto. O problema é exatamente esse: alguém fazendo alguma coisa lembra a gente de que a gente não está fazendo nada. Quando o vizinho separa o lixo, você se sente mal por não separar. A solução? Xingar o vizinho, esse hipócrita que separa o lixo, mas fuma cigarro. Assim é fácil, vizinho.
Quem não faz nada pra mudar o mundo está sempre muito empenhado em provar que a pessoa que faz alguma coisa está errada — melhor seria se usasse essa energia para tentar mudar, de fato, alguma coisa. Como diria minha avó: não quer ajudar, não atrapalha.

(Disponível em: http://www1 .folha.uol.com.br/colunas/ areaorioduvivier/2015/07/1654941-nao-auer-aiudar-nao-atrapalha.shtml. Acesso em: 10/09/15)
Sobre o emprego do pronome “você", no segundo parágrafo, assinale a única opção INCORRETA:
  • A revela um tratamento informal.
  • B tem apenas o autor como interlocutor.
  • C está seguido de um verbo flexionado em 3ª pessoa.
  • D faz referência à segunda pessoa do discurso.
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Considere o período abaixo e as afirmações que seguem.

O seu comportamento inadequado, implica a demissão com justa causa.
I. Há um erro de regência verbal.
II. Há um erro na pontuação, a vírgula está empregada incorretamente.
Está correto o que se afirma em:
  • A somente I
  • B somente II
  • C I e II
  • D nenhuma
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O estudo científico da comunicação: avanços teóricos e metodológicos ensejados pela escola latino-americana

INTRODUÇÃO

A sociedade moderna está cercada de todos os lados pelos vários sistemas de comunicação. Estudar a comunicação social é uma necessidade atual de todos os povos em qualquer parte do mundo. Conhecer e dominar os sistemas de informação e da comunicação é indispensável no mundo globalizado. Estamos iniciando os últimos passos para a saída do século XX e os primeiros para a entrada do século XXI. Neste período de transição o ser humano vive momentos de incertezas da comunicação e de (in)comunicação, das crises políticas, culturais, econômicas e religiosas. As distâncias na sociedade contemporânea estão cada vez mais próximas, quer seja pelos modernos meios de transporte ou pelas telecomunicações via satélite, Internet, etc. Com as novas tecnologias, a velocidade da informação e o processo comunicacional tomam-se cada vez mais complexos e conseqüentemente de mais difícil compreensão.

No início do século XX o impacto sociocultural e econômico se deu com a revolução industrial. O século XXI está chegando sob o impacto da revolução dos meios de comunicação e das novas tecnologias da informação. É inegável a importância dos meios de comunicação social e sua influência na complexa sociedade globalizada. Desta forma, estudaras mídias passou a ser uma prioridade no campo das interações sociais. É necessário investigar, compreender e formular teorias de comunicação que possam atender os interesses da sociedade no mundo globalizado. Em busca desse objetivo resolvemos fazer algumas reflexões sobre os paradigmas existentes e tentar abrir algumas brechas que possam contribuir na formatação de novos ingredientes colaboradores do processo de interpretação e explicação da realidade atual. É neste mundo globalizado que o homem vive atualmente e dele retira as informações que irão contribuir para ampliação dos seus conhecimentos e das suas experiências.

http://www2.metodista.br/unesco/PCLA/revista6/artiao%206-3.htm - acesso em 03/05/2016.

Analise as afirmativas e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F). ( )No século XX, a Revolução Industrial influenciou diretamente o processo de comunicação. ( ) Ainda há a necessidade de se aprimorar os estudos sobre comunicação e apresentá-lo à sociedade atual. ( ) A distância entre as pessoas na sociedade antiga pode ser um dos grandes problemas na comunicação. ( ) Estudar as mídias sociais é algo dispensável para a sociedade que se encontra na transição do século XX para o XXI.
  • A V -F -V -V
  • B V - V - F - F
  • C F - V - F - V
  • D F - F - V - V
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Texto I

      Sinto-me um pouco intrusa vasculhando minha infância. Não quero perturbar aquela menina no seu ofício de sonhar. Não a quero sobressaltar quando se abre para o mundo que tão intensamente adivinha, nem interromper sua risada quando acha graça de algo que ninguém mais percebeu.

      Tento remontá-la aqui num quebra-cabeças que vai formar um retrato - o meu retrato? Certamente faltarão algumas peças. Mas, falhada e fragmentária, esta sou eu, e me reconheço assim em toda a minha incompletude. Algumas destas narrações já publiquei. São meu rebanho, e posso chamá-las de volta quando quiser. Muitas eu mesma vi e vivi; outras apanhei soltas no ar, pois sempre há quem se exponha a uma criança que finge não escutar nem enxergar muita coisa da sua vida ao rés-do-chão.

      Aqui onde estou - diante deste computador, nesta altura e deste ângulo -, afinal compreendo que não são as palavras que produzem o mundo, pois este nem ao menos cabe dentro delas. Assim aquela menina dançando no pátio na chuva não cabia no seu protegido cotidiano: procurava sempre o susto que viria além.

      Então enfiava-se atrás dos biombos da imaginação, colocava as máscaras e espiava o belo e o intrigante, que levaria o resto de sua vida tentando descrever.

                                                                                                    (Lya Luft, Mar de dentro, p. 13-14) 

O texto acima pode ser entendido como pertencente à tipologia narrativa. Desse modo, todos os elementos abaixo comprovam essa classificação, exceto:
  • A a presença de um narrador em primeira pessoa que relata, com parcialidade, os fatos e elementos descritos.
  • B referências espaciais como o estar “diante deste computador, nesta altura e deste ângulo”.
  • C A presença de personagens como “aquela menina no seu ofício de sonhar”.
  • D A defesa de um posicionamento que fica claro na oposição entre o adulto e a criança no texto.

Pedagogia

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O Eixo Temático I - Gêneros e discursos da Proposta Curricular da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais envolve o estudo da Organização temática do texto. Sobre o ensino desse tema de acordo com o Centro de Referência Virtual da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, assinale a alternativa correta.
  • A O educando deve saber e perceber que, por uma estratégia consciente, o produtor pode optar por não apresentar um texto dentro do tema em foco, não querendo responder ao que Ihe foi perguntado ou produzindo outros efeitos.
  • B O aluno deve entender que o texto significa por si mesmo.
  • C O ensino que privilegia a forma em detrimento do conteúdo auxilia o aluno a produzir textos com organização temática coerente, capaz de produzir, no leitor, os efeitos desejados.
  • D É preciso deixar implícitos os mecanismos de textualização e, dentro deles, o da tematização.

Português

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Que é Segurança do Trabalho?

Segurança do trabalho pode ser entendida como os conjuntos de medidas que são adotadas visando minimizar os acidentes de trabalho, doenças ocupacionais, bem como proteger a integridade e a capacidade de trabalho do trabalhador.

A Segurança do Trabalho estuda diversas disciplinas como Introdução à Segurança, Higiene e Medicina do Trabalho, Prevenção e Controle de Riscos em Máquinas, Equipamentos e Instalações, Psicologia na Engenharia de Segurança, Comunicação e Treinamento, Administração aplicada à Engenharia de Segurança, O Ambiente e as Doenças do Trabalho, Higiene do Trabalho, Metodologia de Pesquisa, Legislação, Normas Técnicas, Responsabilidade Civil e Criminal, Perícias, Proteção do Meio Ambiente, Ergonomia e Iluminação, Proteção contra Incêndios e Explosões e Gerência de Riscos.

O quadro de Segurança do Trabalho de uma empresa compõe-se de uma equipe multidisciplinar composta por Técnico de Segurança do Trabalho, Engenheiro de Segurança do Trabalho, Médico do Trabalho e Enfermeiro do Trabalho. Estes profissionais formam o que chamamos de SESMT - Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho. Também os empregados da empresa constituem a CIPA - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, que tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tomar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador.

A Segurança do Trabalho é definida por normas e leis. No Brasil, a Legislação de Segurança do Trabalho compõe-se de Normas Regulamentadoras, leis complementares, como portarias e decretos e também as convenções Internacionais da Organização Internacional do Trabalho, ratificadas pelo Brasil.

http://www.areasea.com/sea/ - acesso em 24/04/2016

Hoje em dia, muito se fala sobre as variantes linguísticas e a valorização de todos os falares, levando em consideração a situação da fala. Com base nesta teoria, assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna:

O texto acima apresentado foi escrito em uma linguagem___________ , levando ao leitor informações sobre Segurança do trabalho.

  • A Formal
  • B Regional
  • C Científica
  • D Literária
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Assinale a alternativa que apresenta a grafia correta de todas as palavras na frase.

  • A A gente vamos fazer a prova com muita atenção.
  • B A tirania dos coroneus do cacau deixo a gente confusos
  • C Pensei que ninguém havia notado o desaparecimento dos documentos.
  • D Quando ver ele, diga-lhe que mandei lembranças.
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Texto II

O bicho
Vi ontem um bicho
Na imundície do pátio
Catando comida entre os detritos.

Quando achava alguma coisa,
Não examinava nem cheirava:
Engolia com voracidade.

O bicho não era um cão,
Não era um gato,
Não era um rato.

O bicho, meu Deus, era um homem.
                          (Manuel Bandeira)

A organização das palavras de um texto funciona como um recurso expressivo na criação artística. Manuel Bandeira, em seu primeiro verso, conseguiu dar maior destaque:

  • A Ao sujeito realizador da ação.
  • B À ação verbal propriamente dita.
  • C À referência temporal.
  • D Ao elemento passivo, o complemento da ação.
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                                      Aprendendo a pensar
                                                          (Frei Beto)

  Nosso olhar está impregnado de preconceitos. Uma das miopias que carregamos é considerar criança ignorante. Nós, adultos, sabemos; as crianças não sabem.
  O educador e cientista Glenn Doman se colocou a pergunta: em que fase da vida aprendemos as coisas mais importante que sabemos?
  As coisas mais importantes que todos sabemos é falar, andar, movimentar-se, distinguir olfatos, cores, fatores que representam perigo, diferentes sabores etc. Quando aprendemos isso? Ora, 90% de tudo que é importante para fazer de nós seres humanos, aprendemos entre zero e seis anos, período que Doman considera “a idade do gênio”.
  Ocorre que a educação não investe nessa idade. Nascemos com 86 bilhões de neurônios em nosso cérebro. As sinapses, conexões cerebrais, se dão de maneira acelerada nos primeiros anos da vida.
  Glenn Doman tratou crianças com deformações esqueléticas incorrigíveis, porém de cérebro sadio. Hoje são adultos que falam diversos idiomas, dominam música, computação etc. São pessoas felizes, com boa autoestima. Ao conhecer no Japão um professor que adotou o método dele, foi recebido por uma orquestra de crianças; todas tocavam violino. A mais velha tinha quatro anos...
  Ele ensina em seus livros como se faz uma criança, de três ou quatro anos, aprender um instrumento musical ou se autoalfabetizar sem curso específico de alfabetização. Isso foi testado na minha família e deu certo. Tenho um sobrinho- neto alfabetizado através de fichas. A mãe lia para ele histórias infantis e, em seguida, fazia fichas de palavras e as repetia. De repente, o menino começou a ler antes de ir para a escola.
[...]

(Disponível em: http://www.domtotal.com/colunas/detalhes.
Dhp?artld=5069. Acesso em 27/12/15, adaptado)
O vocábulo “a” que está presente no título possui a mesma classificação morfológica do que se encontra destacado em:
  • A “Ocorre que a educação não investe” (4°§)
  • BA mais velha tinha quatro anos...“ (5°§)
  • CA mãe lia para ele histórias infantis” (6°§)
  • D “o menino começou a ler antes” (6°§)
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Assinale a alternativa que completa, correta e respectivamente, as lacunas.
Ele é um ___________ bem qualificado e mereceu a ___________.

  • A profissional – promoção
  • B profissional – promossão
  • C proficional – promoção
  • D proficional – promossão
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Texto 1

Ética e moral: que significam?
(Leonardo Boff)

Face à crise generalizada de ética e de moral, importa resgatar o sentido originário das palavras. Ética e moral é a mesma coisa? É e não é.

1. O significado de ética

Ética é um conjunto de valores e princípios, de inspirações e indicações que valem para todos, pois estão ancorados na nossa própria humanidade. Que significa agir humanamente?
O primeiro princípio do agir humano, chamado por isso de regra de ouro, é esse: “não faças ao outro o que não queres que te façam a ti". Ou positivamente: “faça ao outro o que queres que te façam a ti". Esse princípio áureo pode ser traduzido também pela expressão de Jesus, testemunhada em todas as religiões: “ama o próximo como a ti mesmo". É o princípio do amor universal e incondicional. Quem não quer ser amado? Quem não quer amar? Alguém quer ser odiado ou ser tratado com fria indiferença? Ninguém.
Outro princípio da humanidade essencial, é o cuidado. Toda vida precisa de cuidado. Um recém-nascido deixado à sua própria sorte morre poucas horas após. O cuidado é tão essencial que, se bem observarmos, tudo o que fazemos vem acompanhado de cuidado ou falta de cuidado. Se fazemos com
cuidado, tudo pode dar certo e dura mais. Tudo o que amamos também cuidamos.
A ética do cuidado hoje é fundamental: se não cuidarmos do planeta Terra, ele poderá sofrer um colapso e destruir as condições que permitem o projeto planetário humano. A própria política é o cuidado para com o bem do povo.
Outro princípio reside da solidariedade universal. Se nossos pais não fossem solidários conosco quando nascemos e nos tivessem rejeitado, não estaríamos aqui para falar de tudo isso. Se na sociedade não respeitamos as normas coletivas em solidariedade para com todos, a vida seria
impossível. A solidariedade para existir de fato precisa sempre ser solidariedade a partir de baixo, dos últimos e dos que mais sofrem. A solidariedade se manifesta então como com-paixão. Com-paixão quer dizer ter a mesma paixão que o outro, alegrar- se com o outro, sofrer com o outro para que nunca se sinta só em seu sofrimento, construir junto algo bom para todos.
Pertence também à humanidade essencial a capacidade e a vontade de perdoar. Todos somos falíveis, podemos errar involuntariamente e prejudicar o outro conscientemente. Como gostaríamos de ser perdoados, devemos também nós perdoar. Perdoar significa não deixar que o erro e o ódio tenham a última palavra. Perdoar é conceder uma chance ao outro para que possa refazer as relações boas.
Tais princípios e inspirações formam a ética. Sempre que surge o outro diante de mim, ai surge o imperativo ético de tratá-lo humanamente. Sem tais valores a vida se torna impossível.
Por isso, ethos, donde vem ética, significava para os gregos, a casa. Na casa cada coisa tem seu lugar e os que nela habitam devem ordenar seus comportamentos para que todos possam se sentir bem. Hoje a casa não é apenas a casa individual de cada pessoa, é também a cidade, o estado e o planeta Terra como casa comum. Eis, pois, o que é a ética. Vejamos agora o que é moral.

2. O significado de moral

A forma concreta como a ética é vivida, depende de cada cultura que é sempre diferente da outra. Um indígena, um chinês, um africano vivem do seu jeito o amor, o cuidado, a solidariedade e o perdão. Esse jeito diferente chamamos de moral. Ética existe uma só para todos. Moral existem muitas,
consoante as maneiras diferentes como os seres humanos organizam a vida. Vamos dar um exemplo. Importante é ter uma casa(ética). O estilo e a maneira de construí-la pode variar (moral). Pode ser simples, rústica, moderna, colonial, gótica, contanto que seja casa habitável. Assim é com a ética e a
moral.
Hoje devemos construir juntos a Casa Comum para que nela todos possam caber inclusive a natureza. Faz-se mister uma ética comum, um consenso mínimo no qual todos se possam encontrar. E ao mesmo tempo, respeitar as maneiras diferentes como os povos organizam a ética, dando origem
às várias morais, vale dizer, os vários modos de organizar a família, de cuidar das pessoas e da natureza, de estabelecer os laços de solidariedade entre todos, os estilos de manifestar o perdão.
A ética e as morais devem servir à vida, à convivência humana e à preservação da Casa Comum, a única que temos que é o Planeta Terra.


(Disponível em: http://www.leonardoboff.com/site/vista/outros/etic...
Acesso em:07/10/2014)
Para resolver a questão, considere o primeiro parágrafo do texto como o trecho “Ética é um conjunto...”.

Considere as duas orações transcritas abaixo:

I. “se não cuidarmos do planeta Terra” (4°§)
II. “Se na sociedade não respeitamos as regras coletivas” (5°§)

Embora sejam introduzidas pelo mesmo conectivo, percebe-se que os verbos que as formam apresentam noções distintas quanto à sua flexão. Isso porque:
  • A na primeira, o verbo está no pretérito imperfeito do subjuntivo indicando o pesar de algo já ocorrido.
  • B na segunda, o verbo está no presente do subjuntivo indicando algo que certamente ocorreria.
  • C na primeira, o verbo está no futuro do subjuntivo indicando uma ação possível.
  • D na segunda, o verbo está no pretérito imperfeito do indicativo e representa uma ação passada interrompida.
18
Assinale a alternativa que apresenta a correta colocação do pronome.
  • A O aluno tinha-o deixado na escola.
  • B Nunca esqueça-se de mim.
  • C Naquela escola em que formei passei-me bons momentos.
  • D Você nos emocionou com suas palavras
19

Texto


Facebook deixa você depressivo



Pura inveja. Você vai fuçar na vida alheia e descobre que seu ex-chefe, aquele mala, está de férias em Cancún. E o cara mais chato da faculdade conseguiu o emprego dos seus sonhos. Pior: postaram fotos, com a felicidade estampada na cara. E você ali, estagnado no trabalho, sem um centavo para viajar. O cotovelo coça. Todo mundo parece mais feliz do que você. Pobrecito...
Não se preocupe. Isso parece acontecer com a maioria das pessoas que acessam o Facebook com frequência. Os sociólogos Hui-Tzu Grace Chou e Nicholas Edge, da Universidade de Utah Valley, conversaram com 425 estudantes sobre a vida: se estavam felizes ou não com o rumo das coisas. E se os amigos pareciam felizes. Também disseram quanto concordavam com expressões como “a vida é justa” ou “muitos dos meus amigos têm uma vida melhor do que a minha”. Aí então contaram quantos amigos cada um tinha no Facebook e quanto tempo passava on-line - a média foi de cinco horas por semana.
E concluíram: quanto mais horas uma pessoa passa no Facebook, maior a chance de achar que a vida dos outros anda melhor. Isso acontecia ainda mais quando as pessoas não conheciam muito bem os contatos do Facebook.
A explicação é fácil. Ninguém (ou quase ninguém) posta fotos tristes no Facebook. É só alegria - mesmo se a viagem for um fracasso e o trabalho uma furada. Só que daí, do outro lado da tela, tudo parece perfeito. Menos a sua vida, real e completa, com dias bons e ruins. Eu, hein.


(Disponível em: http://superabril.com.br. Acesso em 18/05/16)

Em “quanto mais horas uma pessoa passa no Facebook, maior a chance de achar que a vida dos outros anda melhor.” (3°§), percebe-se uma relação de:
  • A complementaridade
  • B proporcionalidade
  • C nulidade
  • D igualdade

Raciocínio Lógico

20
Com velocidade média de 60 km/h um automóvel vai de uma cidade A até uma cidade B em 4 horas. Se a velocidade média do automóvel aumentar em 15 km/h, então o tempo para ir da cidade B até a cidade A, pelo mesmo percurso, é:
  • A 3 horas
  • B 3 horas e 20 minutos
  • C 3 horas e 12 minutos
  • D 5 horas
21

Se o valor lógico de uma proposição é verdade e o valor lógico de outra proposição é falso, então é correto afirmar que o valor lógico:

  • A do bicondicional entre elas é falso.
  • B do condicional entre elas é verdade.
  • C da disjunção entre elas é falso.
  • D da conjunção entre elas é verdade.
22
Dentre as alternativas, a única incorreta é:
  • A A soma de dois números irracionais é sempre um número irracional
  • B O conjunto dos reais é a união entre os números racionais e os números irracionais
  • C A subtração não é operação no conjunto dos naturais
  • D Toda dízima periódica pertence ao conjunto dos racionais
23
Somando 2,33... e 3,11... podemos dizer que a terça parte dessa soma vale:
  • A 49/27
  • B 49/9
  • C 27/7
  • D 54/8
24
Se o valor lógico de uma proposição p é verdade e o valor lógico de uma proposição q é falso, então é correto afirmar que o valor lógico de:
  • A p conjunção q é verdade.
  • B p disjunção q é falso.
  • C p condicional q é falso.
  • D p bicondicional q é verdade.
  • E q condicional p é falso.
25
Se o valor lógico de uma proposição p é verdadeiro e o valor lógico de uma proposição q é falso então o valor lógico da proposição composta [(p → q) v ~p ] ^ ~q é:
  • A Falso e verdadeiro
  • B Verdadeiro
  • C Falso
  • D Inconclusivo
26

De acordo com raciocínio lógico matemático a frase “O Brasil não foi campeão ou o presidente foi ao comício” é equivalente a frase:

  • A O Brasil foi campeão ou o presidente não foi ao comício.
  • B O Brasil não foi campeão e o presidente foi ao comício.
  • C Se o Brasil foi campeão, então o presidente foi ao comício.
  • D O Brasil foi campeão se, e somente se o presidente não foi ao comício.
27
Uma entrevista sobre a preferência entre três produtos verificou o seguinte resultado: 127 preferem o produto A, 126 preferem o produto B, 110 preferem o produto C, 68 preferem A e B , 50 preferem A e C , 45 preferem B e C e 23 entrevistados preferem os três produtos. Sabe- se que todos entrevistados escolheram pelo menos um dos produtos. Nessas condições, é correto afirmar que:
  • A o total de entrevistados é igual a 363.
  • B O total de entrevistados que preferem somente o produto A é igual a 24.
  • C O total de entrevistados que preferem somente os produtos A ou B é igual a 62.
  • D O total de entrevistados que preferem somente um dos produtos é igual 96.
  • E O total de entrevistados que não preferem o produto B é igual a 81.
28
Após um concurso com questões somente de MATEMÁTICA e PORTUGUÊS, 120 candidatos acharam as questões da prova de MATEMÁTICA fáceis; 87 acharam as questões da prova de PORTUGUÊS fáceis; e, 53, acharam ambas as provas (MATEMÁTICA E PORTUGUÊS) fáceis. Nessas condições, o total de candidatos que acharam fáceis as questões de somente uma das provas é de:
  • A 101
  • B 154
  • C 260
  • D 67
  • E 34

Matemática

29
Um comerciante separou suas moedas de dez centavos e vinte e cinco centavos e verificou que haviam 65 moedas e um total de R$ 12,80. Desse modo, o valor total das moedas de vinte e cinco centavos é:
  • A R$ 10,50
  • B R$ 4,25
  • C R$ 2,50
  • D R$ 9,50

Raciocínio Lógico

30
Se as letras da sequência A,C,F,J, ..., estão descritas através de raciocínio lógico, então, considerando as 26 letras do alfabeto, a próxima letra da sequência deve ser:
  • A M
  • B O
  • C P
  • D N
31

André pagou um produto em três etapas: 32% do valor do produto na primeira etapa, 1/4 do restante na segunda etapa e R$ 1.020,00 na terceira etapa. Se o produto foi pago totalmente nas três etapas, então o valor total do produto, em reais, é:

  • A R$ 1.800,00
  • B R$ 1.500,00
  • C R$2.000,00
  • D R$2.372,09
  • E R$2.500,00
32
P e Q são proposições simples e o valor lógico de P condicional Q é falso. Nessas condições, é correto afirmar que:
  • A O valor lógico de P é falso e o valor lógico de Q é verdade.
  • B O valor lógico de P é falso e o valor lógico de Q é falso.
  • C O valor lógico de P é verdade e o valor lógico de Q é verdade.
  • D O valor lógico de P é falso e o valor lógico de Q pode ser falso ou verdade.
  • E O valor lógico de P é verdade e o valor lógico de Q é falso.
33
O administrador de uma sorveteria quis saber a preferência de seus clientes sobre três sabores: morango, chocolate e abacaxi. Para isso, elaborou uma ficha em que cada cliente marcaria com um X quais sabores eram de sua preferência, podendo marcar quantos sabores quisesse. O resultado foi o seguinte: 27 clientes marcaram os três sabores, 50 marcaram os sabores morango e chocolate, 48 marcaram chocolate e abacaxi, 52 marcaram morango e abacaxi, 80 marcaram abacaxi, 78 marcaram morango e 82 marcaram chocolate. Se todos os clientes marcaram pelo menos um sabor e preencheram somente uma ficha cada, então o total de clientes consultados foi:
  • A 417
  • B 390
  • C 117
  • D 286
  • E 142
34
A frase “Se a ave voa, então o sapo pula” é equivalente a frase:
  • A A ave não voa ou o sapo pula.
  • B O sapo não pula ou a ave voa.
  • C Se o sapo pula, então a ave não voa.
  • D O sapo pula se, e somente se, a ave voa.
  • E A ave não voa e o sapo não pula.

Noções de Informática

35
Assinale, das alternativas abaixo, a única que NÃO identifica corretamente um tradicional dispositivo de rede de computadores:
  • A Neumann
  • B Switch
  • C Modem
  • D Bridge
36

Atualmente os dispositivos para armazenamento de dados possuem vários Gigabytes. Portanto, um disco rígido anunciado por um fabricante de 500 GB, que adota o Sistema Internacional de Unidades, representa aproximadamente:

  • A quinhentos milhões de bytes.
  • B quinhentos bilhões de bytes.
  • C quinhentos milhões de bits.
  • D quinhentos bilhões de bits.
  • E quinhentos trilhões de bytes.
37
No Windows XP, para ativar o Gerenciador de Tarefas mostrando aplicativos e processos em execução, desempenho (uso de CPU e memória), Rede (conexão à Internet) e usuários em execução deve-se acionar a sequência de teclas:
  • A Ctrl+Alt+Del
  • B Alt+Del+Tab
  • C Ctrl+Shif+Alt
  • D Alt+Shif+Tab
38

Identifique a alternativa abaixo que preencha os espaços em branco da função do Microsoft Excel 2007 com a sua sintaxe correta: CONT.SE( ______ ; ______ )

  • A Critérios - intervalo
  • B Intervalo - parágrafo.
  • C Intervalo - critérios.
  • D Critérios - texto.
39
Quanto as rotinas de proteção e segurança uma das preocupações básicas é a perda de dados. A rotina que pode amenizar esse problema é a:
  • A encriptação de dados.
  • B compactação de dados.
  • C rotina de backup.
  • D rotina de mudança de protocolos.
40

O processo de adicionar som em um slide do PowerPoint 2007 é através da guia:

  • A Inserir > Grupo Clipes de Mídia > Som
  • B Animações > Grupo Configurar > Gravar Narração
  • C Apresentação de Slides > Grupo Clipes de Mídia > Som
  • D Exibição > Grupo Configurar > Gravar Narração.
41

As redes de computadores que interligam dispositivos numa rede local sem fios é denominada, tecnicamente, por:

  • A Wi-Fi
  • B Ethernet
  • C Banda Larga
  • D WAN
42
Quanto as características da Internet e da Intranet, selecione a única alternativa que esteja tecnicamente correta: 
  • A Tanto a Internet como a Intranet são redes de computadores que não utilizam o protocolo TCP/IP.
  • B Somente a Intranet é uma rede de computadores baseado no protocolo TCP/IP.
  • C Somente a Internet é uma rede de computadores baseado no protocolo TCP/IP.
  • D Tanto a Internet como a Intranet são redes de computadores baseados no protocolo TCP/IP
43
Quanto à Internet e à Intranet, analise as afirmativas abaixo, dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F) e assinale a alternativa que apresenta a seqüência correta (de cima para baixo):
(   ) Somente a Internet utiliza especificamente do protocolo TCP/l P.
( ) Tanto a Internet como a Intranet utilizam de browsers para sua navegabilidade.
(  ) A Intranet é uma versão particular da Internet, podendo ou não estar conectada à mesma.
  • A V - V - V
  • B V - V - F
  • C v - F - V
  • D F - V -V
  • E F - F - F
44

Quando se menciona tecnicamente a ‘Computação na Nuvem’ (Cloud Computing) o termo técnico utilizado genericamente como “nuvem” representa simbolicamente:

  • A a internet.
  • B os servidores de correio eletrônico.
  • C a rede local
  • D as bases de dados corporativas
45
O PowerPoint, versão 2010, oferece um modo de exibição de slides denominado “Classificação de Slides”, que mostra os slides em forma:
  • A de mapa mental.
  • B tridimensional.
  • C circular.
  • D de miniaturas.
46
Com base na planilha abaixo identifique a célula com o resultado da fórmula =MÉDIA(A1:B2)

Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

  • A A1
  • B B2
  • C C1
  • D D1
  • E D2
47
A ULA e os registradores são parte integrante dos microprocessadores da família X86. A sigla ULA tem como significado técnico: 
  • A Unificação Logaritma e Algorítmica
  • B Unidade Lógica e Aritmética
  • C Unidade Logarítmica e Analítica
  • D Unificação Lógica de Algoritmos
48

Se o computador tiver o Windows XP, para saber se ele está executando a versão de 32 ou de 64 bits do Windows deve-se atentar em Propriedades. Assinale a única alternativa tecnicamente correta:

  • A Se não vir “x32 Edition” listado em Sistema, está se executando a versão de 64 bits do Windows XP.
  • B Se “x64 Edition” for listado em Sistema, está se executando a versão de 64 bits do Windows XP.
  • C Se “x32/x64 Edition” for listado em Sistema, está se executando tanto a versão de 32 como a de 64 bits do Windows XP.
  • D Se “x32 Edition” for listado em Sistema, está se executando a versão de 32 bits do Windows XP.
  • E Se “x Edition” for listado em Sistema, está se executando a versão antiga de 16 bits do Windows XP.
49
Os elementos gráficos SmartArt, quanto ao Microsoft Office 2007, pode-se afirmar que:
  • A Somente podem ser utilizados no Word e no Excel.
  • B Somente podem ser utilizados no Word e no PowerPoint.
  • C Podem ser utilizados tanto no Word, no Excel e no PowerPoint.
  • D A versão do Microsoft Office 2007 não possui tal recurso.
50

Os disco rígidos, que são um dos principais dispositivos para armazenamento de dados, são organizados basicamente em:

(1) setores.
(2) cilindros.
(3) veredas.
(4) trilhas.

Da relação apresentada estão tecnicamente corretos os itens:

  • A 1, 2 e 3, apenas.
  • B 1, 3 e 4, apenas.
  • C 1, 2 e 4, apenas.
  • D 2, 3 e 4, apenas.
  • E 1, 2, 3 e 4, apenas.
51

No Microsoft Word 2007, para inserir uma marca de referência de nota, deve-se utilizar a guia:

  • A Inserir, no grupo Rodapé, e clicar em Nota de Rodapé.
  • B Layout da Página, no grupo Notas de Rodapé, e clicar em Nota de Rodapé.
  • C Exibição, no grupo Rodapé, e clicar em Inserir Nota de Rodapé
  • D Referências, no grupo Notas de Rodapé, e clicar em Inserir Nota de Rodapé.
52
No Microsoft Word 2007 temos a opção de inserir números de página em nossos documentos. Para tanto, temos disponíveis no Word as seguintes opções para exibir esses números no documento:
  • A no Início da Página, Fim da Página, Margens da Página, ou Posição Atual.
  • B somente no Início da Página e Fim da Página.
  • C somente na Posição Atual.
  • D somente no Início da Página, Fim da Página, ou Margens da Página.
  • E somente no Início da Página, Fim da Página, ou Posição Atual.
53

Estudo dos princípios e técnicas pelas quais a informação pode ser transformada da sua forma original para outra ilegível, de forma que possa ser conhecida apenas por seu destinatário (detentor da “chave secreta”), o que a torna difícil de ser lida por alguém não autorizado:

  • A etnografia
  • B diplografia
  • C criptografia
  • D homografia
54

Quanto as características dos Sistemas Operacionais, analise as afirmativas abaixo, dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F) e assinale a alternativa que apresenta a seqüência correta (de cima para baixo): 

( ) 0 Windows é considerado um Sistema Operacional proprietário.

( ) O Linux somente funciona com processadores da Intel. 

  • A V - V
  • B V - F
  • C F - V
  • D F - F