Resolver o Simulado Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) - FDC - Nível Médio

0 / 30

Português

1

Um homem leal (fragmento)

Apaguemos a lanterna de Diógenes: achei um homem. Não é príncipe, nem eclesiástico, nem filósofo, não pintou uma grande tela, não escreveu um belo livro, não descobriu nenhuma lei científica. (...)

Não, o homem que achei não é nada disso. É um barbeiro, mas tal barbeiro que, sendo barbeiro, não é exatamente barbeiro. Perdoai a logomaquia; o estilo ressente-se da exaltação da minha alma. Achei um homem. Se aquele cínico Diógenes pode ouvir, do lugar onde está, as vozes cá de cima, deve cobrir-se de vergonha e tristeza; achei um homem. E importa notar que não andei atrás dele. Estava em casa muito sossegado, com os olhos nos jornais e o pensamento nas estrelas, quando um pequenino anúncio me deu rebate ao pensamento, e este desceu mais rápido que o raio até o papel. Então li isto: “Vende-se uma casa de barbeiro fora da cidade, o ponto é bom e o capital diminuto; o dono vende por não entender...”

Eis aí o homem. Não lhe ponho o nome, por não vir no anúncio, mas a própria falta dele faz crescer a pessoa. O ato sobra. Essa nobre confissão de ignorância é um modelo único de lealdade, de veracidade, de humanidade. (...)

O autor admira e elogia no homem do anúncio o fato de ele

  • A vender a barbearia a outra pessoa mais necessitada.
  • B exercer honestamente a profissão de barbeiro.
  • C vender a barbearia por não gostar do ofício.
  • D confessar que não entendia do ofício.
  • E não querer mais trabalhar em nenhum ofício.
2

Um homem leal (fragmento)

Apaguemos a lanterna de Diógenes: achei um homem. Não é príncipe, nem eclesiástico, nem filósofo, não pintou uma grande tela, não escreveu um belo livro, não descobriu nenhuma lei científica. (...)

Não, o homem que achei não é nada disso. É um barbeiro, mas tal barbeiro que, sendo barbeiro, não é exatamente barbeiro. Perdoai a logomaquia; o estilo ressente-se da exaltação da minha alma. Achei um homem. Se aquele cínico Diógenes pode ouvir, do lugar onde está, as vozes cá de cima, deve cobrir-se de vergonha e tristeza; achei um homem. E importa notar que não andei atrás dele. Estava em casa muito sossegado, com os olhos nos jornais e o pensamento nas estrelas, quando um pequenino anúncio me deu rebate ao pensamento, e este desceu mais rápido que o raio até o papel. Então li isto: “Vende-se uma casa de barbeiro fora da cidade, o ponto é bom e o capital diminuto; o dono vende por não entender...”

Eis aí o homem. Não lhe ponho o nome, por não vir no anúncio, mas a própria falta dele faz crescer a pessoa. O ato sobra. Essa nobre confissão de ignorância é um modelo único de lealdade, de veracidade, de humanidade. (...)

A oração em que a conjunção destacada possui valor semântico de oposição é

  • A “Não é príncipe, nem eclesiástico, nem filósofo, não pintou uma grande tela, não escreveu um belo livro...”
  • B “É um barbeiro, mas tal barbeiro que, sendo barbeiro, não é exatamente barbeiro.”
  • CSe aquele cínico Diógenes pode ouvir, do lugar onde está, as vozes de cá de cima...”
  • D “deve cobrir-se de vergonha e de tristeza: achei um homem.”
  • E “Não, o homem que achei não é nada disso.”
3
A COPA DO MUNDO PERDIDA
Chico Alencar, O Globo, 14/02/2014
“O conhecimento do Brasil passa pelo Futebol” (José Lins do Rego)
A seleção brasileira de futebol tem boas chances de ganhar a Copa do Mundo. Mas os titulares da política, em termos de conquistas permanentes para a sociedade, o propalado “legado social”, já desperdiçaram uma grande oportunidade.
Fico só no estritamente prometido pelos promotores do evento esportivo, já que iniciativas em educação e saúde, por exemplo, nem no banco de reservas ficaram. Recursos não faltaram, especialmente os públicos. As suntuosas “arenas” reformadas ou erguidas consumiram R$8,9 bilhões, dos quais só R$133 milhões da iniciativa privada. É a prova, em concreto e aço, de que, no Brasil, quando se quer, se faz. Mesmo os atrasos de praxe são resolvidos rapidamente, com aditivos contratuais. A junção de trabalho operoso, tecnologia de ponta e vontade política tudo realiza. E no padrão que a “mestra Fifa” mandou... O que fazer com os “elefantes brancos” fica para depois.
Não faltaram recursos também para os Centros de Treinamento ofertados às 31 seleções que chegarão aqui até junho. Foram preparados nada menos que 74 estádios e instalações, em várias cidades. (....) Gol contra mesmo são as obras de mobilidade urbana. As 56 intervenções viárias e de transporte de massa previstas nas 12 cidades-sede caíram para 39 - das quais apenas meia dúzia está concluída. Seu impacto no dia a dia da população será pequeno. Entre o prometido e o que está sendo entregue há um abismo. É que, ao contrário do destinado aos equipamentos esportivos, os cortes foram de R$8,34 bilhões, quase 50% do investimento previsto em 2010. Assim, essas iniciativas resumem-se a acessos aos estádios e melhorias das vias nos seus entornos. Em Manaus, o placar das obras viárias não sai do zero, Brasília e Rio só terão uma e Cuiabá, Salvador e Porto Alegre, duas. Resultados frustrantes para quem anunciava verdadeiras “goleadas” na locomoção da população das regiões metropolitanas, de 2014 em diante.
O Brasil fora das quatro linhas não é uma “caixinha de surpresas”: como é de nossa má tradição, faltou o jogo coletivo, o respeito ao público. E, como um time com setores desarticulados, sobrou distância entre o planejado e o realizado, entre o social de longo prazo e o ganho particular imediato. A Copa da Fifa será um evento ruidoso, agitado e ... passageiro. Em matéria de legado, já fomos desclassificados.

“O que fazer com os “elefantes brancos” fica para depois” . No texto, a expressão “elefantes brancos” se refere:

  • A à sobra de material de construção não empregado.
  • B às construções de pouca utilidade depois da Copa.
  • C aos estádios cuja construção não foi completada.
  • D aos hospitais que poderiam ter sido construídos.
  • E aos campeonatos regionais que foram interrompidos.
4
A COPA DO MUNDO PERDIDA
Chico Alencar, O Globo, 14/02/2014
“O conhecimento do Brasil passa pelo Futebol” (José Lins do Rego)
A seleção brasileira de futebol tem boas chances de ganhar a Copa do Mundo. Mas os titulares da política, em termos de conquistas permanentes para a sociedade, o propalado “legado social”, já desperdiçaram uma grande oportunidade.
Fico só no estritamente prometido pelos promotores do evento esportivo, já que iniciativas em educação e saúde, por exemplo, nem no banco de reservas ficaram. Recursos não faltaram, especialmente os públicos. As suntuosas “arenas” reformadas ou erguidas consumiram R$8,9 bilhões, dos quais só R$133 milhões da iniciativa privada. É a prova, em concreto e aço, de que, no Brasil, quando se quer, se faz. Mesmo os atrasos de praxe são resolvidos rapidamente, com aditivos contratuais. A junção de trabalho operoso, tecnologia de ponta e vontade política tudo realiza. E no padrão que a “mestra Fifa” mandou... O que fazer com os “elefantes brancos” fica para depois.
Não faltaram recursos também para os Centros de Treinamento ofertados às 31 seleções que chegarão aqui até junho. Foram preparados nada menos que 74 estádios e instalações, em várias cidades. (....) Gol contra mesmo são as obras de mobilidade urbana. As 56 intervenções viárias e de transporte de massa previstas nas 12 cidades-sede caíram para 39 - das quais apenas meia dúzia está concluída. Seu impacto no dia a dia da população será pequeno. Entre o prometido e o que está sendo entregue há um abismo. É que, ao contrário do destinado aos equipamentos esportivos, os cortes foram de R$8,34 bilhões, quase 50% do investimento previsto em 2010. Assim, essas iniciativas resumem-se a acessos aos estádios e melhorias das vias nos seus entornos. Em Manaus, o placar das obras viárias não sai do zero, Brasília e Rio só terão uma e Cuiabá, Salvador e Porto Alegre, duas. Resultados frustrantes para quem anunciava verdadeiras “goleadas” na locomoção da população das regiões metropolitanas, de 2014 em diante.
O Brasil fora das quatro linhas não é uma “caixinha de surpresas”: como é de nossa má tradição, faltou o jogo coletivo, o respeito ao público. E, como um time com setores desarticulados, sobrou distância entre o planejado e o realizado, entre o social de longo prazo e o ganho particular imediato. A Copa da Fifa será um evento ruidoso, agitado e ... passageiro. Em matéria de legado, já fomos desclassificados.

A frase em que o sujeito está colocado após o verbo é:

  • A “Como é de nossa má tradição, faltou o jogo coletivo...”.
  • B “Em matéria de legado, já fomos desclassificados”.
  • C “...já desperdiçaram uma grande oportunidade”.
  • D “A Copa da Fifa será um evento ruidoso...”
  • E “...o placar das obras viárias não sai do zero”.
5

TEXTO - A JUSTIÇA
José Pacheco, Dicionário de valores

Bento XVI diz que os cristãos não deverão respeitar leis injustas. Mas, num país que conta mais de um milhão de leis, a única lei que se cumpre sem exceção parece ser a da gravidade... Pois que se aja e se assuma resiliência, porque ainda há gente que se importa. Numa época de injustiças como a nossa, façamos a nossa parte, façamos luz sobre os males de que o mundo padece, para que sejam abertos rasgões de luz na cortina de escuridão que sobre ele caiu, e sob a qual prosperam ladrões e tiranos. Urge debelar o medo, esse disfarce usado quando se faz o que sempre se fez, como se nada de indigno tivesse acontecido.

Diz-nos o dicionário que valor (do latim valore) é qualidade de quem pratica atos extraordinários e, eticamente, um princípio passível de orientar a ação humana. Se assim for, convirá seguir o preceito do Dalai Lama: “Precisamos ensinar, do jardim de infância até a Faculdade, que a moralidade é o caminho da felicidade. O sistema educacional moderno presta somente atenção ao desenvolvimento do cérebro e não o desenvolvimento moral”. Porque, se a escola não é o primeiro lugar para se educar o indivíduo, também não deverá ser o primeiro lugar para deseducá-lo; mas um lugar e tempo de aprendizagem de valores. Quando, no quadro de uma reorganização curricular, instituiu-se “uma hora semanal de Educação para a cidadania”, eu questionei os autores da proposta: por que razão não deveriam ser as restantes horas de “Educação na cidadania”? Quem nunca viu uma criança furando a fila de merenda? Quem nunca viu a família dessa criança jogando lixo na rua e entupindo os bueiros? Até que ponto a escola pode promover uma inútil acumulação cognitiva e se demitir da função de educar?

Clamemos por justiça, onde quer que os nossos atos possam promovê-la, atenuando a crise da sua ausência. Leonardo Boff nos diz que a crise que nos afeta não é uma crise cíclica e que uma nova ordem mundial é necessária, um novo modo de habitar a Terra. E Alain Touraine lança um alerta: “ou a crise acelera a formação de uma nova sociedade, ou virá um tsunami que poderá arrasar tudo pela frente, pondo em perigo mortal a nossa própria existência no planeta”



Na frase “a única lei que se cumpre sem exceção parece ser a da gravidade”, há um certo tom humorístico; esse humor é produzido basicamente pelo seguinte fato:

  • A pela crítica ao não cumprimento de leis no Brasil.
  • B pela polissemia da palavra lei, tomada em sentido diverso.
  • C pela denúncia contra a desigualdade dos cidadãos diante das leis.
  • D pela incoerência entre termos, já que a lei da gravidade não pode deixar de ser cumprida.
6
A COPA DO MUNDO PERDIDA
Chico Alencar, O Globo, 14/02/2014
“O conhecimento do Brasil passa pelo Futebol” (José Lins do Rego)
A seleção brasileira de futebol tem boas chances de ganhar a Copa do Mundo. Mas os titulares da política, em termos de conquistas permanentes para a sociedade, o propalado “legado social”, já desperdiçaram uma grande oportunidade.
Fico só no estritamente prometido pelos promotores do evento esportivo, já que iniciativas em educação e saúde, por exemplo, nem no banco de reservas ficaram. Recursos não faltaram, especialmente os públicos. As suntuosas “arenas” reformadas ou erguidas consumiram R$8,9 bilhões, dos quais só R$133 milhões da iniciativa privada. É a prova, em concreto e aço, de que, no Brasil, quando se quer, se faz. Mesmo os atrasos de praxe são resolvidos rapidamente, com aditivos contratuais. A junção de trabalho operoso, tecnologia de ponta e vontade política tudo realiza. E no padrão que a “mestra Fifa” mandou... O que fazer com os “elefantes brancos” fica para depois.
Não faltaram recursos também para os Centros de Treinamento ofertados às 31 seleções que chegarão aqui até junho. Foram preparados nada menos que 74 estádios e instalações, em várias cidades. (....) Gol contra mesmo são as obras de mobilidade urbana. As 56 intervenções viárias e de transporte de massa previstas nas 12 cidades-sede caíram para 39 - das quais apenas meia dúzia está concluída. Seu impacto no dia a dia da população será pequeno. Entre o prometido e o que está sendo entregue há um abismo. É que, ao contrário do destinado aos equipamentos esportivos, os cortes foram de R$8,34 bilhões, quase 50% do investimento previsto em 2010. Assim, essas iniciativas resumem-se a acessos aos estádios e melhorias das vias nos seus entornos. Em Manaus, o placar das obras viárias não sai do zero, Brasília e Rio só terão uma e Cuiabá, Salvador e Porto Alegre, duas. Resultados frustrantes para quem anunciava verdadeiras “goleadas” na locomoção da população das regiões metropolitanas, de 2014 em diante.
O Brasil fora das quatro linhas não é uma “caixinha de surpresas”: como é de nossa má tradição, faltou o jogo coletivo, o respeito ao público. E, como um time com setores desarticulados, sobrou distância entre o planejado e o realizado, entre o social de longo prazo e o ganho particular imediato. A Copa da Fifa será um evento ruidoso, agitado e ... passageiro. Em matéria de legado, já fomos desclassificados.

O autor do texto apela muitas vezes para a linguagem futebolística na expressão de suas ideias. A alternativa em que isso NÃO ocorre é:

  • A “A seleção brasileira de futebol tem boas chances de ganhar a Copa do Mundo”.
  • B “Mas os titulares da política, em termos de conquistas permanentes para a sociedade, o propalado “legado social”, já desperdiçaram uma grande oportunidade”.
  • C “Fico só no estritamente prometido pelos promotores do evento esportivo, já que iniciativas em educação e saúde, por exemplo, nem no banco de reservas ficaram” .
  • D “Gol contra mesmo são as obras de mobilidade urbana”.
  • E “O Brasil fora das quatro linhas não é uma “caixinha de surpresas”.
7

TEXTO - A JUSTIÇA
José Pacheco, Dicionário de valores

Bento XVI diz que os cristãos não deverão respeitar leis injustas. Mas, num país que conta mais de um milhão de leis, a única lei que se cumpre sem exceção parece ser a da gravidade... Pois que se aja e se assuma resiliência, porque ainda há gente que se importa. Numa época de injustiças como a nossa, façamos a nossa parte, façamos luz sobre os males de que o mundo padece, para que sejam abertos rasgões de luz na cortina de escuridão que sobre ele caiu, e sob a qual prosperam ladrões e tiranos. Urge debelar o medo, esse disfarce usado quando se faz o que sempre se fez, como se nada de indigno tivesse acontecido.

Diz-nos o dicionário que valor (do latim valore) é qualidade de quem pratica atos extraordinários e, eticamente, um princípio passível de orientar a ação humana. Se assim for, convirá seguir o preceito do Dalai Lama: “Precisamos ensinar, do jardim de infância até a Faculdade, que a moralidade é o caminho da felicidade. O sistema educacional moderno presta somente atenção ao desenvolvimento do cérebro e não o desenvolvimento moral”. Porque, se a escola não é o primeiro lugar para se educar o indivíduo, também não deverá ser o primeiro lugar para deseducá-lo; mas um lugar e tempo de aprendizagem de valores. Quando, no quadro de uma reorganização curricular, instituiu-se “uma hora semanal de Educação para a cidadania”, eu questionei os autores da proposta: por que razão não deveriam ser as restantes horas de “Educação na cidadania”? Quem nunca viu uma criança furando a fila de merenda? Quem nunca viu a família dessa criança jogando lixo na rua e entupindo os bueiros? Até que ponto a escola pode promover uma inútil acumulação cognitiva e se demitir da função de educar?

Clamemos por justiça, onde quer que os nossos atos possam promovê-la, atenuando a crise da sua ausência. Leonardo Boff nos diz que a crise que nos afeta não é uma crise cíclica e que uma nova ordem mundial é necessária, um novo modo de habitar a Terra. E Alain Touraine lança um alerta: “ou a crise acelera a formação de uma nova sociedade, ou virá um tsunami que poderá arrasar tudo pela frente, pondo em perigo mortal a nossa própria existência no planeta”



O primeiro período do texto – Bento XVI diz que os cristãos não deverão respeitar leis injustas – tem a função textual de:

  • A indicar um ponto de discussão sobre o qual há uma intensa polêmica.
  • B destacar uma reflexão que parece não ser adequada aos tempos modernos.
  • C servir de ponto de reflexão religiosa, sob o qual o texto vai discutir o tema da justiça.
  • D mostrar um ensinamento que serve de tese ao autor do texto e cujos argumentos de convencimento são apresentados no decorrer do texto
8

Um homem leal (fragmento)

Apaguemos a lanterna de Diógenes: achei um homem. Não é príncipe, nem eclesiástico, nem filósofo, não pintou uma grande tela, não escreveu um belo livro, não descobriu nenhuma lei científica. (...)

Não, o homem que achei não é nada disso. É um barbeiro, mas tal barbeiro que, sendo barbeiro, não é exatamente barbeiro. Perdoai a logomaquia; o estilo ressente-se da exaltação da minha alma. Achei um homem. Se aquele cínico Diógenes pode ouvir, do lugar onde está, as vozes cá de cima, deve cobrir-se de vergonha e tristeza; achei um homem. E importa notar que não andei atrás dele. Estava em casa muito sossegado, com os olhos nos jornais e o pensamento nas estrelas, quando um pequenino anúncio me deu rebate ao pensamento, e este desceu mais rápido que o raio até o papel. Então li isto: “Vende-se uma casa de barbeiro fora da cidade, o ponto é bom e o capital diminuto; o dono vende por não entender...”

Eis aí o homem. Não lhe ponho o nome, por não vir no anúncio, mas a própria falta dele faz crescer a pessoa. O ato sobra. Essa nobre confissão de ignorância é um modelo único de lealdade, de veracidade, de humanidade. (...)

Depreende-se o sentido denotativo na frase:

  • A achei que ele tinha mãos estúpidas e olhos traiçoeiros;
  • B o vento varreu sua vontade de continuar como barbeiro;
  • C fiz uma cara assustada quando li o anúncio e ela sorriu;
  • D um grito de café fresco animou o escritor, que logo o bebeu;
  • E ele viverá um momento doce quando vender a barbearia.
9

TEXTO - A JUSTIÇA
José Pacheco, Dicionário de valores

Bento XVI diz que os cristãos não deverão respeitar leis injustas. Mas, num país que conta mais de um milhão de leis, a única lei que se cumpre sem exceção parece ser a da gravidade... Pois que se aja e se assuma resiliência, porque ainda há gente que se importa. Numa época de injustiças como a nossa, façamos a nossa parte, façamos luz sobre os males de que o mundo padece, para que sejam abertos rasgões de luz na cortina de escuridão que sobre ele caiu, e sob a qual prosperam ladrões e tiranos. Urge debelar o medo, esse disfarce usado quando se faz o que sempre se fez, como se nada de indigno tivesse acontecido.

Diz-nos o dicionário que valor (do latim valore) é qualidade de quem pratica atos extraordinários e, eticamente, um princípio passível de orientar a ação humana. Se assim for, convirá seguir o preceito do Dalai Lama: “Precisamos ensinar, do jardim de infância até a Faculdade, que a moralidade é o caminho da felicidade. O sistema educacional moderno presta somente atenção ao desenvolvimento do cérebro e não o desenvolvimento moral”. Porque, se a escola não é o primeiro lugar para se educar o indivíduo, também não deverá ser o primeiro lugar para deseducá-lo; mas um lugar e tempo de aprendizagem de valores. Quando, no quadro de uma reorganização curricular, instituiu-se “uma hora semanal de Educação para a cidadania”, eu questionei os autores da proposta: por que razão não deveriam ser as restantes horas de “Educação na cidadania”? Quem nunca viu uma criança furando a fila de merenda? Quem nunca viu a família dessa criança jogando lixo na rua e entupindo os bueiros? Até que ponto a escola pode promover uma inútil acumulação cognitiva e se demitir da função de educar?

Clamemos por justiça, onde quer que os nossos atos possam promovê-la, atenuando a crise da sua ausência. Leonardo Boff nos diz que a crise que nos afeta não é uma crise cíclica e que uma nova ordem mundial é necessária, um novo modo de habitar a Terra. E Alain Touraine lança um alerta: “ou a crise acelera a formação de uma nova sociedade, ou virá um tsunami que poderá arrasar tudo pela frente, pondo em perigo mortal a nossa própria existência no planeta”



Em todas as alternativas abaixo está presente o conectivo E; o segmento em que esse conectivo apresenta um valor não aditivo, como nos demais, é:

  • A “Pois que se aja e se assuma resiliência...”.
  • B “...mas um lugar e tempo de aprendizagem de valores”
  • C “...a escola pode apenas promover uma inútil acumulação cognitiva e se demitir da função de educar?”.
  • D “...é qualidade de quem pratica atos extraordinários e, eticamente, um princípio passível de orientar a ação humana”.
10

Um homem leal (fragmento)

Apaguemos a lanterna de Diógenes: achei um homem. Não é príncipe, nem eclesiástico, nem filósofo, não pintou uma grande tela, não escreveu um belo livro, não descobriu nenhuma lei científica. (...)

Não, o homem que achei não é nada disso. É um barbeiro, mas tal barbeiro que, sendo barbeiro, não é exatamente barbeiro. Perdoai a logomaquia; o estilo ressente-se da exaltação da minha alma. Achei um homem. Se aquele cínico Diógenes pode ouvir, do lugar onde está, as vozes cá de cima, deve cobrir-se de vergonha e tristeza; achei um homem. E importa notar que não andei atrás dele. Estava em casa muito sossegado, com os olhos nos jornais e o pensamento nas estrelas, quando um pequenino anúncio me deu rebate ao pensamento, e este desceu mais rápido que o raio até o papel. Então li isto: “Vende-se uma casa de barbeiro fora da cidade, o ponto é bom e o capital diminuto; o dono vende por não entender...”

Eis aí o homem. Não lhe ponho o nome, por não vir no anúncio, mas a própria falta dele faz crescer a pessoa. O ato sobra. Essa nobre confissão de ignorância é um modelo único de lealdade, de veracidade, de humanidade. (...)

O verbo em destaque apresenta sua flexão e ortografia, concomitantemente, em consonância com a norma culta da Língua Portuguesa na frase:

  • A a barbearia valhe mais que o valor anunciado;
  • B quando eu vir o barbeiro, o cumprimentarei pela sua decisão;
  • C perdo dinheiro, mas vendo meu negócio;
  • D se ele mantesse a palavra não venderia a barbearia;
  • E o anunciante possue outros estabelecimentos.

Raciocínio Lógico

11

Uma copiadora cobra R$ 0,20 por folha até 100 cópias. O número de cópias que excede a 100 é cobrado R$ 0,15 por folha. Para copiar um processo gastou-se R$ 25,25. O número de folhas desse processo é:

  • A 105
  • B 115
  • C 125
  • D 135
  • E 145
12

No jogo de basquete, cada cesta marcada pode valer 1, 2 ou 3 pontos. O famoso jogador Capabianco marcou 18 cestas na final do campeonato. Se Capabianco marcou ao menos 5 cestas de 2 pontos e no mínimo 2 e no máximo 6 cestas de 1 ponto, então o número mínimo e o número máximo de pontos que Capabianco marcou são iguais a:

  • A 23 e 29
  • B 28 e 49
  • C 28 e 51
  • D 26 e 37
  • E 26 e 49
13

Dois sócios, A e B, participaram de um empreendimento em que os capitais de entrada e tempos de participação foram: sócio A R$ 3000,00 por 6 meses; sócio B R$ 5000,00, por 8 meses. Com o fechamento da empresa, constatou-se um lucro de R$13 920,00 a ser partilhado entre os sócios. A parte do sócio B, nesse lucro, foi de:

  • A R$ 2400,00;
  • B R$ 4800,00;
  • C R$ 5300,00;
  • D R$ 7240,00;
  • E R$ 9600,00.
14

Marque a alternativa que é logicamente aceita de acordo com a afirmação abaixo:

Somente se amanhã for feriado, Lucas viajará hoje. Amanhã não será feriado então

  • A Lucas não viajará amanhã.
  • B Lucas viajará hoje.
  • C É possível que Lucas viaje amanhã.
  • D Lucas viajará amanhã.
  • E É possível que Lucas viaje hoje.
15

Três técnicos e quatro engenheiros elaboraram um plano de melhorias das condições ambientais no trabalho. Dois técnicos e dois engenheiros serão escolhidos, dentre eles, para apresentar o plano à direção da empresa. O número de diferentes equipes de apresentação que podem ser formadas é igual a:

  • A 16
  • B 18
  • C 24
  • D 36
  • E 60

Direito Constitucional

16

Pela prática de crime comum; pela prática de crime de responsabilidade:

  • A nesta hipótese, o Presidente da República é julgado pelo Supremo Tribunal Federal; naquela, pelo Superior Tribunal de Justiça;
  • B naquela hipótese, o Presidente da República é julgado pelo Supremo Tribunal Federal; nesta, pelo Superior Tribunal de Justiça;
  • C em ambas as hipóteses, o Presidente da República é julgado pelo Supremo Tribunal Federal;
  • D em ambas as hipóteses, o Presidente da República é julgado pelo Superior Tribunal de Justiça;
  • E nesta hipótese, o Presidente da República é julgado pelo Senado Federal; naquela, pelo Supremo Tribunal Federal.
17

Mandado de segurança; habeas corpus:

  • A aquele é recurso de natureza constitucional; este, ação de natureza constitucional;
  • B ambos são recursos de natureza constitucional;
  • C ambos são ações de natureza constitucional;
  • D este é recurso de natureza constitucional; aquele, ação de natureza constitucional;
  • E ambos podem ser, ou não, recursos de natureza constitucional.
18

A organização e prestação do serviço público de transporte coletivo é de competência, pela Constituição:

  • A dos Municípios, que podem prestá-lo diretamente ou sob regime de concessão ou permissão;
  • B dos Municípios, Estados e Distrito Federal, que podem prestá-lo diretamente ou sob regime de concessão ou permissão;
  • C dos Estados e do Distrito Federal, que devem prestá-lo diretamente;
  • D da União, Estados e Distrito Federal, que sobre o assunto legislam concorrentemente;
  • E dos Municípios, que devem prestá-lo diretamente.
19

Projeto de lei de iniciativa do Presidente da República:

  • A tem discussão e votação iniciada na Câmara dos Deputados;
  • B pode ser objeto do chamado regime de urgência, mediante solicitação do Presidente da Mesa de uma das Casas;
  • C não necessita de sanção pelo Presidente, após sua aprovação pelo Congresso Nacional;
  • D não pode ser substituído por medida provisória;
  • E deve ser votado e aprovado em até 45 (quarenta e cinco) dias, sob pena de sobrestamento das demais deliberações no Congresso Nacional.
20

Um juiz, órgão monocrático do Poder Judiciário:

  • A pode declarar inconstitucional uma determinada lei, valendo sua declaração erga omnes;
  • B não pode declarar inconstitucional uma determinada lei;
  • C pode declarar inconstitucional uma determinada lei, mas sua decisão só valerá para o caso concreto;
  • D pode declarar inconstitucional uma determinada lei, mas sua decisão não produz qualquer efeito;
  • E poderá declarar a inconstitucionalidade de uma determinada lei, desde que assim autorizado pelo Supremo Tribunal Federal.

Direito Administrativo

21

No ato administrativo:

  • A a finalidade é o efeito jurídico imediato; o objeto, o efeito mediato;
  • B o objeto é o efeito jurídico imediato; a finalidade, o efeito mediato;
  • C o objeto e a finalidade são, ambos, efeitos imediatos;
  • D a finalidade e o objeto são, ambos, efeitos mediatos;
  • E o objeto é, parcialmente, o efeito mediato; a finalidade, facultativamente, o efeito jurídico imediato.
22

A Administração Pública Municipal é direta quando realizada por:

  • A órgãos do Município;
  • B autarquias;
  • C sociedades de economia mista;
  • D empresa pública;
  • E empresa privada;
23

Será obrigatória a instauração de processo disciplinar sempre que o ilícito praticado pelo servidor ensejar a imposição da seguinte penalidade:

  • A prisão administrativa
  • B advertência por escrito
  • C suspensão por 15 dias
  • D cassação de aposentadoria
24

Quando, por interesse da administração, se dá o deslocamento de cargo de provimento efetivo, ocupado, para outro órgão ou entidade do mesmo Poder, após prévia apreciação do órgão central do SIPEC, pode-se dizer que ocorre um caso de:

  • A remoção
  • B recondução
  • C readaptação
  • D redistribuição
25

São modalidades do gênero controle administrativo:

  • A controle hierárquico, competência e finalidade;
  • B competência, finalidade e motivação;
  • C motivação, autotutela e competência;
  • D tutela, controle hierárquico e autotutela;
  • E autotutela, motivação e controle hierárquico.
26

Um servidor em atividade foi posto em exercício provisório em outro município. Este servidor terá o seguinte prazo mínimo, contado da publicação do ato, para a retomada do efetivo desempenho das atribuições do cargo:

  • A 10 dias
  • B 15 dias
  • C 20 dias
  • D 30 dias
27

Personalidade jurídica de direito privado, derrogação parcial do regime de direito privado por normas de direito público:

  • A ambas são características unicamente das empresas públicas;
  • B aquela é característica da empresa pública; esta, da sociedade de economia mista;
  • C ambas são características comuns às empresas públicas e às sociedades de economia mista;
  • D esta é característica da empresa pública; aquela da sociedade de economia mista;
  • E ambas são características unicamente das sociedades de economia mista.
28

Absolvição de acusado no âmbito judicial pela prática de ilícito, tanto criminal quanto administrativo:

  • A só repercutirá no âmbito administrativo caso assim o entenda a autoridade administrativa;
  • B não repercute no âmbito administrativo;
  • C repercutirá favoravelmente ao acusado no âmbito administrativo, caso assim o determine a sentença judicial;
  • D poderá repercutir, favorável ou desfavoravelmente ao acusado, no âmbito administrativo;
  • E repercute favoravelmente ao acusado no âmbito administrativo.
29

Segundo a Lei 11.079/ 2004, que estabelece as normas gerais para licitação e contratação de parceria público-privada no âmbito da administração pública, há um conjunto de diretrizes que devem ser seguidas para instituição destes arranjos. NÃO consta na Lei como uma das diretrizes estabelecidas:

  • A a eficiência no cumprimento das missões de Estado e no emprego dos recursos da sociedade.
  • B o respeito aos interesses e direitos dos destinatários dos serviços e dos entes privados incumbidos da sua execução.
  • C o controle permanente por parte da sociedade.
  • D a responsabilidade fiscal na celebração e execução das parcerias.
  • E a transparência dos procedimentos e das decisões.
30

A é produtor cultural numa escola municipal e professor num colégio estadual; desse modo, A:

  • A poderá exercer mais um cargo público: o de professor;
  • B não poderá exercer qualquer outro cargo, emprego ou função pública;
  • C poderá exercer mais um emprego público: o de técnico em assuntos culturais;
  • D poderá exercer mais um cargo de professor, desde que seja no âmbito federal;
  • E poderá exercer mais um cargo, o de técnico em assuntos culturais, desde que seja no âmbito federal.
Voltar para lista