Em relação às diferenças entre serviço público e poder de polícia está o fato de
Um dos pressupostos da atuação da Administração está centrado na diferença verificada entre eficiência e eficácia. Um dos elementos centrais da eficácia é o de
De acordo com a Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993, a variação do valor contratual para fazer face ao reajuste de preços previsto no próprio contrato, as atualizações, compensações ou penalizações financeiras decorrentes das condições de pagamento nele previstas, bem como o empenho de dotações orçamentárias suplementares até o limite do seu valor corrigido, não caracterizam alteração do contrato, podendo ser registrados
O uso de poderes administrativos pela autoridade pública
As iniciativas de transparência na administração pública constituem uma política de gestão responsável que favorece o exercício da cidadania pela população. Dos usuários externos das contas públicas, abaixo elencados, qual se caracteriza pelos seguintes interesses: acompanhar e fiscalizar a ação governamental, de acordo com suas finalidades e identificar áreas ou núcleos de cooperação ou suporte para as suas atividades?
Nos termos da Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993, a modalidade de licitação entre quaisquer interessados para escolha de trabalho técnico, científico ou artístico, mediante a instituição de prêmios ou remuneração aos vencedores, conforme critérios constantes de edital publicado na imprensa oficial com antecedência mínima de 45 (quarenta e cinco) dias é nominada de
O fornecimento de energia elétrica é classificado quanto à maneira como satisfaz o interesse geral e/ou quanto aos usuários como serviço público
Dadas as afirmativas a respeito do que dispõe a Lei nº 8.987/95,
I. São direitos dos usuários dos serviços públicos, dentre outros: receber serviço adequado; receber do poder concedente e da concessionária informações para a defesa de interesses individuais ou coletivos; e obter e utilizar o serviço, com liberdade de escolha entre vários prestadores de serviços, quando for o caso, observadas as normas do poder concedente.
II. Serviço adequado é o que satisfaz as condições de regularidade, continuidade, eficiência, segurança, atualidade, generalidade, cortesia na sua prestação e modicidade das tarifas.
III. As concessionárias de serviços públicos, de direito público e privado, nos Estados e no Distrito Federal, são obrigadas a oferecer ao consumidor e ao usuário, dentro do mês de vencimento, o mínimo de seis datas opcionais para escolherem os dias de vencimento de seus débitos.
verifica-se que está(ão) correta(s)
O modelo de Administração Pública gerencial não possui como característica:
A aplicação, pela chefia, de pena de suspensão ao servidor em razão do cometimento de falta administrativa é considerada, ao mesmo tempo, manifestação de quais poderes administrativos?
O termo abuso de poder corresponde a um gênero, do qual são espécies:
A aplicação de sanções pode decorrer diretamente de quais poderes administrativos?
De acordo com a Lei nº 8.987, de 13 de fevereiro de 1995, não atenta contra o princípio da continuidade do serviço público a sua interrupção em situação de emergência ou após prévio aviso, nas seguintes hipóteses:
Na administração pública brasileira, qual dos itens abaixo não diz respeito ao modelo de administração pública societal?
“O Decreto-Lei nº 200, de 25 de fevereiro de 1967, destacou que as atividades da Administração Federal obedecerão aos seguintes princípios fundamentais: Planejamento, Coordenação, Descentralização, Delegação de Competência e Controle”.
CHIAVENATO, Idalberto. Administração geral e pública. 2º ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008.
Dadas as afirmativas quanto à citação acima,
I. O planejamento das atividades da Administração Federal não deverá ser exercido em todos os níveis e em todos os órgãos,
II. A delegação de competência será utilizada como instrumento de descentralização administrativa, com o objetivo de assegurar maior rapidez e objetividade às decisões, situando-as na proximidade dos fatos, pessoas ou problemas a atender. É facultado ao Presidente da República, aos Ministros de Estado e, em geral, às autoridades da Administração Federal delegar competência para a prática de atos administrativos, conforme se dispuser em regulamento.
III. O controle é atividade em que a ação governamental obedecerá a planejamento que vise a promover o desenvolvimento econômico-social do País e a segurança nacional, norteando-se segundo planos e programas elaborados.
verifica-se que está(ão) correta(s)
Dadas as afirmativas quanto aos deveres fundamentais do servidor previstos no Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal, aprovado através do Decreto nº 1.171/1994,
I. Ter respeito à hierarquia, porém sem nenhum temor de representar contra qualquer comprometimento indevido da estrutura em que se funda o Poder Estatal.
II. Cumprir, de acordo com as normas do serviço e as instruções superiores, as tarefas de seu cargo ou função, tanto quanto possível, com critério, segurança e rapidez, mantendo tudo sempre em boa ordem.
III. Abster-se de participar de greves no serviço público enquanto estiver em estágio probatório.
verifica-se que está(ão) correta(s)
Entre as características abaixo, qual é a que não pode ser apontada como um princípio da Reforma Gerencial da Administração Pública dos anos 90?
A licitação se constitui em um procedimento administrativo formal utilizado pela Administração Pública devido à necessidade de que empresas ofereçam produtos ou serviços necessários à continuidade de suas ações. Em geral, uma licitação é necessária frente a demandas por
I. execução de obras;
II. prestação de serviços;
III. alienações;
IV. elaboração de folha de pagamento;
V. locações.
Dados os itens acima, verifica-se que está(ão) correto(s)
Atualmente, os órgãos públicos brasileiros mantêm portais virtuais com o intuito de ampliar a divulgação das ações governamentais aos cidadãos. De acordo com o Portal da Transparência Pública da Presidência da República, essa ferramenta, além de contribuir para o fortalecimento da democracia, prestigia e desenvolve as noções de cidadania. Esses portais estão diretamente associados ao princípio da Administração Pública de
O gestor público pretende renovar um contrato de utilização de programas de informática. De acordo com a Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993, a duração desse contrato poderá estender-se, após o início de sua vigência, até o prazo máximo de
Estamos vivendo um momento de intensa discussão das questões educacionais e, em paralelo, enfrentando acelerados processos de mudanças, globalização, avanços de tecnologias, novas formas de trabalho e um intenso trânsito de informações (ANINGER, 2005).
Dadas as afirmativas quanto às competências solicitadas aos educadores, a partir da realidade descrita no texto,
I. Aliar, em suas ações, as competências técnicas e as competências pessoais, em sintonia com as questões de seu tempo/espaço.
II. Trabalhar as informações advindas de fontesdiversas, de forma seletiva, produtiva e contextualizada.
III. Desenvolver competências além dos saberes específicos de sua(as) área(s) de atuação.
IV. Adotar uma postura investigativa da realidade e do próprio processo educativo, que encoraje a construção do conhecimento individual e grupal.
V. Atender às expectativas inerentes a uma ou mais abordagens curriculares.
verifica-se que está(ão) correta(s).
A questão refere-se ao texto abaixo.
As TIC possibilitam o acesso aos novos bens culturais presentes na vida das pessoas; o acesso à “Cultura tecnológica” incorporada nas Escolas e Universidades, e melhoram a atividade de ensino e qualidade da aprendizagem, permitem acesso a todo tipo de informação, dinamizam aulas, estimulando o senso critico e a criatividade, e constituem-se em fontes de informação, construção de conhecimentos, e realização de atividades lúdicas e prazerosas.
(MERCADO, 2012)
Dadas as afirmativas abaixo,
I. O uso das tecnologias da informação e da comunicação não se restringem aos cursos na modalidade EaD, podem ser utilizadas também na modalidade presencial.
II. Com o uso das TIC estruturam-se os novos espaços educativos – virtual/online – e dele emerge a aula online. O Currículo passa a integrar as TIC. O hipertexto/hipermídia traz a não linearidade, a interatividade, a pluritextualidade e produz o hiperleitor e o leito-autor, ou seja, adota-se nova concepção de ensino.
III. O uso das TIC estimula pedagogias ativas, metodologias em que o aluno tem mais liberdade na exploração dos conteúdos, e o ambiente virtual abre muito esta perspectiva. O docente é um facilitador. A mediação das novas tecnologias permite que o estudante torne-se pesquisador e autor.
verifica-se que está(ão) correta(s)
Dadas as seguintes características quanto à instituição universitária,
I. Mais de cinquenta por cento de seu corpo docente constituído por mestres e doutores e em regime de dedicação exclusiva.
II. Plurisdiciplinaridade e formação dos quadros profissionais de nível superior, de pesquisa, de extensão e de domínio e cultivo do saber humano.
III. Produção intelectual institucionalizada mediante o estudo sistemático dos temas e problemas mais relevantes, tanto do ponto de vista científico e cultural, quanto regional e nacional.
verifica-se que está(ão) correta(s)
O planejamento educacional, buscando coerência no cumprimento da missão da escola, em suas dimensões institucional e pedagógica, deve:
As instituições de educação superior são classificadas:
I. em universidades, centros universitários, faculdades integradas, faculdades isoladas, escolas e institutos. Esta é uma ordem hierárquica em que a universidade é a instituição com maior autonomia;
II. do ponto de vista da categoria administrativa: públicas, quando criadas ou incorporadas e mantidas pelo poder público; privadas, quando criadas e mantidas por pessoas físicas ou jurídicas de direito privado: particulares em sentido estrito; e as sem fins lucrativos que se enquadrem como comunitárias, confessionais ou filantrópicas;
III. na perspectiva acadêmica, a classificação se dá por meio de avaliação e credenciamento das instituições segundo normativos nacionais e específicos do seu respectivo sistema de ensino. Somente as instituições credenciadas como universidades gozam de autonomia plena nos termos constitucionais.
Dos itens acima, verifica-se que está(ão) correto(s)
O acesso ao ensino superior tem os seguintes requisitos, entre outros:
I. é obrigatório o processo seletivo e o requisito de conclusão do ensino médio para acesso aos cursos de graduação. Para o acesso à pós-graduação é obrigatório a conclusão da graduação, além de outros requisitos exigidos pela instituição;
II. o acesso aos cursos de graduação se dão exclusivamente por meio do ENEM, e o acesso aos cursos de pós-graduação depende dos requisitos estipulados pela instituição, havendo flexibilidade acadêmica para as instituições de excelência, enquanto as demais atendem às normas do CNPq;
III. os cursos sequenciais exigem a conclusão do ensino médio para acesso, enquanto os cursos de extensão são livres, com critérios distintos, definidos pela instituição, conforme o público ao qual esta pretende atender.
Dos itens acima, verifica-se que está(ão) correto(s)
Quanto ao processo de avaliação contínua promovido pela União junto às instituições de ensino superior, dadas as afirmativas,
I. Objetiva subsidiar o processo de credenciamento, reconhecimento, autorização de cursos e instituições.
II. Obriga-se a instituição de ensino superior a sanar deficiências identificadas no processo de avaliação no prazo estipulado e submeter-se à reavaliação.
III. Diante do não cumprimento das condições obrigatórias detectadas na avaliação, poderá o poder público determinar a desativação de cursos e habilitações, a intervenção na instituição, a suspensão temporária de prerrogativas da autonomia ou em descredenciamento.
verifica-se que está(ão) correta(s)
Nas demandas educacionais da inclusão social, a avaliação imprime importância aos dados da realidade, estabelecendo reflexões e tomada de decisões, em benefício da maioria do público alvo. Quanto a esse pressuposto, a prática educativa deve expressar:
I. a avaliação sob concepção diagnóstica, conferindo apoio às diferenças e atenta ao caminhar dos sujeitos da aprendizagem;
II. a aproximação do currículo e da avaliação nas diversas áreas do conhecimento, em favor da classificação dos resultados produzidos;
III. a organização do currículo contextualizado conferindo qualidade social à educação sob uma concepção de avaliação dialógica, promotora da vida cidadã;
IV. o currículo e a avaliação, por terem funções diferenciadas, seguem percursos próprios em qualquer dimensão da prática educativa;
V. a compreensão de que a promoção da cidadania implica reconhecer o papel da avaliação mediadora no processo de ensino aprendizagem.
Dos itens acima, verifica-se que está(ão) correto(s)
Sobre as atribuições do sistema federal, dos sistemas estaduais e dos sistemas municipais de ensino com a educação superior, dadas as afirmativas,
I. Cabe ao sistema federal baixar normas nacionais para a educação superior, autorizar, reconhecer, credenciar, supervisionar as instituições de educação superior federais e privadas, avaliar todas as instituições e cursos de educação superior do país.
II. Cabe aos sistemas estaduais de ensino autorizar, reconhecer, credenciar, supervisionar as instituições de educação superior estaduais e municipais.
III. Cabe aos sistemas municipais de ensino autorizar, reconhecer, credenciar, supervisionar as instituições de educação superior criadas e mantidas por seus municípios.
verifica-se que está(ão) correta(s)
A sociedade promotora da inclusão social e pedagógica marca em suas diretrizes curriculares o enfoque ético dos direitos humanos na condução da educação de qualidade. Quanto a essa compreensão, dadas as afirmativas,
I. Manter interações entre a diversidade sociocultural e o currículo, sob concepções pedagógicas do campo histórico-crítico formador da consciência e da prática cidadã.
II. Promover, junto à comunidade escolar, a gestão democrática como fundamento de sua missão de ensinar a ler e escrever a todos.
III. Organizar o currículo com tratamento particular a cada uma das disciplinas escolares para atender à diversidade cultural nos níveis e modalidades da educação.
IV. Definir, em seu Projeto Político Pedagógico, o uso da interdisciplinaridade, estratégia que favorece as interações na escola inclusiva.
V. Buscar a colaboração de instituições/instâncias ligadas à diversidade cultural, promovendo interações no projeto pedagógico da escola.
verifica-se que está(ão) correta(s)
Quanto aos prazos dos atos de credenciamento ou renovação de credenciamento de Instituição de Ensino Superior, dadas as afirmativas,
I. Cinco anos para todas as instituições.
II. Dez anos para universidades e cinco anos para as demais instituições.
III. Dez anos para universidades e centros universitários e cinco anos para faculdades, institutos e escolas superiores.
verifica-se que está(ão) correta(s) apenas
Verificando o que deve mudar nos componentes da dinâmica escolar, para acompanhar os novos paradigmas do mundo em transformações:
I. o conhecimento deixa de ser dividido por disciplinas para promover o encontro de saberes entre as ciências e a dinâmica da natureza e da sociedade, na produção do saber escolar;
II. a sala de aula deixa a condição de espaço de transmissão do conhecimento para se constituir um local de reflexão e de situações de aprendizagem, qualificando a missão da escola;
III. o professor deve apresentar-se como instrutor, transmissor do conhecimento que forma cidadãos especiais para a vida em sociedade;
IV. a atividade educativa revela uma dinâmica promovida por uma gestão coordenadora de um currículo contextualizado e interdisciplinar;
V. a avaliação, na ação pedagógica e institucional, determina os ajustes, indicando os melhores gestores e os instrumentos de medida da qualidade do ensino.
Dos itens acima, verifica-se que estão corretos apenas
As demandas políticas técnico-científicas e éticas da sociedade atual indicam mudanças à produção do conhecimento enquanto saber escolar, situado entre os elementos do currículo. Por essas premissas, o conhecimento escolar pode ser considerado como:
I. processo de transmissão do saber científico, desenvolvido com o uso de métodos de assimilação rápida;
II. encontro/confronto de saberes, visando à compreensão/ transformação do mundo pelo aluno aprendiz, com apoio nas ciências de referência;
III. transposição didática desenvolvida pela autoridade técnica e competente do professor sobre o conjunto dos alunos;
IV. transmissão de saberes já existentes, dispostos na experiência escolar para assimilação dos alunos;
V. projeto de construção democrática e participativa da escola produtora do saber e formadora de homens e mulheres na contemporaneidade.
Dos itens acima, verifica-se que estão corretos
Sobre a expedição e a validação de diplomas, dadas as afirmativas,
I. Os diplomas emitidos por IES estrangeiras devem ser revalidadas por universidades nacionais que tenham curso do mesmo nível e área ou equivalente ou superior; no caso de graduação esta atribuição é das Universidades públicas. Serão respeitados os acordos internacionais.
II. A revalidação de diplomas estrangeiros de graduação e pós-graduação stritco sensu se dará por comissões nacionais de especialistas nomeadas pelo MEC.
III. Os diplomas estrangeiros serão autenticados e validados pelo Ministério das Relações Exteriores.
verifica-se que está(ão) correta(s)
Quanto à Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9.394/96 e em se tratando de uma instituição de ensino superior privada, dadas as seguintes afirmativas,
I. Tem credenciamento de prazo limitado, sendo renovado periodicamente após processo regular de avaliação.
II. Tem credenciamento de prazo limitado, independentemente de processo de avaliação, a critério unicamente do interesse da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (SERES) do Ministério da Educação.
III. Caso tenha deficiências apontadas em processo regular de avaliação, receberá um prazo para saneamento dessas deficiências.
IV. Caso tenha deficiências apontadas em processo regular de avaliação, automaticamente deverá ser descredenciada pelo Ministério da Educação, com vista à defesa do ensino de qualidade.
verifica-se que estão corretas apenas
As inovações da educação, na atualidade, revelam um olhar integrado entre planejamento, currículo e avaliação, na gestão democrática da escola. Nessa perspectiva, a avaliação deve ser:
I. uma articulação dos dados quantitativos e qualitativos da realidade, sob visão dialógica, com uso de processos de participação dos sujeitos do ensino aprendizagem;
II. um modo de acolhida do direito de aprender e de formar a cidadania, utilizando instrumentos participativos de verificação e análise do ensino-aprendizagem;
III. um processo de análise e crítica educativa, sob enfoque quanti-qualitativo e participativo do ato de aprendizagem e de ensino;
IV. uma função de controle e poder com uso de instrumentos de medida da aprendizagem dos alunos, garantindo que a ação do professor tenha efeitos quantitativos.
Dos itens acima, verifica-se que está(ão) correto(s) apenas
Dadas as afirmativas quanto aos aspectos que caracterizam a autonomia universitária,
I. Possibilidade de que a autarquia disponha de autonomia de gestão administrativa, financeira e patrimonial.
II. Princípio de indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.
III. Descentralização e flexibilidade na gestão acadêmica com liberdade de contratação de pessoal especializado, inclusive nas instituições públicas.
verifica-se que está(ão) correta(s)
Quanto aos prazos para reconhecimento ou renovação de reconhecimento dos cursos de graduação, dadas as afirmativas,
I. Dez anos para cursos de universidades e cinco anos para as demais instituições.
II. Varia conforme a regra definida pela Comissão Nacional de Especialistas e Conselho Nacional de Educação entre cinco e dez anos.
III. Cinco anos.
verifica-se que está(ão) correta(s)
Dadas as afirmativas sobre a regulação da educação superior,
I. O sistema federal de ensino é responsável por autorizar, reconhecer, credenciar, supervisionar e avaliar, respectivamente, os cursos das instituições de educação superior e os estabelecimentos de educação superior em todo país.
II. O sistema federal de ensino é responsável por assegurar processo nacional de avaliação do rendimento escolar no ensino fundamental, médio e superior, em colaboração com os sistemas de ensino, objetivando a definição de prioridades e a melhoria da qualidade do ensino.
III. O sistema federal de ensino é responsável pela fiscalização das instituições de educação superior credenciadas como faculdades, institutos, escolas ou centros universitários, enquanto que as instituições credenciadas como universidades somente serão fiscalizadas a cada década, quando da renovação de sua credencial.
verifica-se que está(ão) correta(s)
A missão social e política da universidade traz subjacente um compromisso com a construção de uma sociedade justa e igualitária, no âmbito do diálogo entre diferentes visões de mundo.Com esses propósitos, os postulados dos seus projetos institucionais e pedagógicos devem expressar:
I. a produção do conhecimento, a partir de uma concepção emancipatória e interacionista, formadora dos atores sociais que nela interagem;
II. a promoção articulada do ensino, de pesquisas e projetos de extensão, com inserção efetiva na realidade social;
III. o acompanhamento da dinâmica sociocultural, procurando vencer todas as barreiras da discriminação, pelo fomento da inclusão social;
IV. a promoção da crítica, por mecanismos e recursos participativos, permitindo a formação da cidadania, em interação com o avanço da ciência, da tecnologia e da cultura;
V. um projeto político pedagógico metódico, intencional, articulando ciência, cultura e valores, desenvolvendo processos de aprendizagem, na produção e socialização do conhecimento.
Dos itens acima, verifica-se que está(ão) correto(s)
Assinale a única opção verdadeira a respeito da Lei nº 8.429, de 1991 (Lei de Improbidade Administrativa).
De acordo com a Constituição Federal, considerando os bens públicos estaduais abaixo elencados,
I. Recursos naturais da plataforma continental e da zona econômica exclusiva.
II. Águas superficiais ou subterrâneas, fluentes e emergentes. III. Potenciais de energia hidráulica.
IV. Ilhas fluviais e lacustres não pertencentes à União.
verifica-se que está(ão) correto(s) o(s) item(ns).
São exemplos de prerrogativas decorrentes do princípio da supremacia do interesse público sobre os interesses particulares:
Assinale o princípio norteador do serviço público que corresponde ao dever de boa administração:
Segundo Maria Sylvia Zanella di Pietro, a álea que da lugar à aplicação da teoria da imprevisão e que é representada por todo acontecimento externo ao contrato, estranho à vontade das partes, imprevisível, inevitável, que causa um desequilíbrio muito grande, tornando a execução do contrato excessivamente onerosa para o contratado ( In Direito Administrativo. 24 ed., São Paulo: Atlas, 2011, p. 286) é nominada de:
O princípio da autotutela significa que
A Lei de improbidade administrativa prevê ressarcimento, perda dos bens ilicitamente acrescidos ao patrimônio indisponibilidade de bens, perda de função pública, suspensão de direitos políticos de 5 a 8 anos, multa e proibição de contratar ou receber beneficios ou incentivos fiscais por:
Entre as opções abaixo, não se constitui uma modalidade de licitação no serviço público:
A modalidade de licitação concorrência é caracterizada por qual das opções abaixo?
Segundo os Decretos números 1.171, de 22 de junho de 1994, e 6.029, de 1º de fevereiro de 2007, assinale a opção que apresenta a assertiva não condizente aos padrões éticos da Administração Pública Federal.
“Atualmente, a palavra ética tem aparecido com frequência nos noticiários. Numa definição formal, comportamento ético é aquele aceito como sendo moralmente “bom” ou “certo” num determinado caso, como oposto de “mau” ou “errado” numa certa condição”.
SCHERMERHORN JR, JOHN R. Fundamentos de Comportamento Organizacional. Porto Alegre: Bookman, 2007.
Com relação à citação acima, pode-se afirmar que
Analisando as afirmativas sobre teclas de atalhos no Word 2007,
I. ALT+TAB, alterna para a próxima janela.
II. CTRL+F10, maximiza ou restaura a janela selecionada.
III. CTRL+I, formata as letras com itálico.
IV. CTRL+S, salva o documento.
verifica-se que
Dadas as as proposições a seguir,
I. O Firefox é um exemplo de firewall que possui módulos adicionais com funções de antivírus.
II. O Internet Explorer é um navegador web desenvolvido pela Microsoft e que, normalmente, já vem na instalação do Windows XP de forma gratuita.
III. O Windows XP possui em sua instalação um firewall próprio da Microsoft, criado com o objetivo de melhorar a segurança do computador.
verifica-se que está(ão) correta(s) apenas
Você está utilizando um computador que executa o Windows 7. Qual a sequência de ações que permite modificar as extensões dos arquivos que estão associados ao Internet Explorer?
A tabela apresenta teclas de atalho do “Menu Arquivo" do WORD e do WRITER. Se numerarmos a primeira coluna de acordo com os comandos equivalentes da segunda,
WORD WRITER
( ) CTRL + O 1. CTRL + O
( ) CTRL + A 2. CTRL + P
( ) CTRL + B 3. CTRL + Q
( ) CTRL + P 4. CTLR + S
( ) ALT + F4 5. CTRL + N
obtemos, de cima para baixo, a sequência
A operação de apagar todos os arquivos de um computador, ou unidade de disco, ou seja, limpar o disco rígido para reinstalar um Sistema Operacional no computador é denominada
No PowerPoint 2007, na caixa de diálogo Imprimir, é possível imprimir uma apresentação em diversos tipos/modos, como os apresentados nas opções, exceto.
A ordem em que o MS Excel executa uma expressão que contém (1) exponenciações, (2) divisões e multiplicações e (3) adições e subtrações é
Dadas as afirmativas abaixo relacionadas aos conceitos de informática, hardware e software,
I. A Unidade Central de Processamento (CPU) é responsável pelo controle e gerenciamento das operações realizadas pelo computador.
II. Os programas utilizados pelos usuários para auxiliar nas tarefas do dia a dia são conhecidos como Softwares Básicos.
III. A placa de vídeo é responsável pelo processamento das imagens que serão exibidas no monitor
IV. A tecnologia das Unidades de Estado Sólido (SSD) difere dos HD magnéticos convencionais por não possuírem partes móveis eletromecânicas, terem tempo de acesso reduzido, serem mais leves e consumirem menos energia.
verifica-se que estão corretas apenas
Qual a denominação de um conjunto de dados devidamente ordenados e organizados de forma a terem significado?
O “se”, sublinhado nos versos abaixo, de Fernando Pessoa, inicia, em cada período, oração
“Não sei se a vida é pouco ou demais para mim.
Não sei se sinto de mais ou de menos, não sei
Se me falta crepúsculo espiritual, ponto de apoio na inteligência”
Que grupo de paroxítonas abaixo deveria apresentar todas as palavras acentuadas para estar correto?
Considere o trecho sublinhado em: “Apenas trinta e cinco pessoas assistiram à projeção de dez filmes de dois minutos de duração cada um, no dia 28/12/1895" (História Viva, janeiro/2005). Nas reescritas abaixo, em qual alternativa ocorreu danos à norma culta?
Robert Louis Stevenson saiu de casa e fez a longa caminhada até a praia no momento exato em que o sol se punha.Por causa das árvores, da varanda não se avistava o mar, que, duzentos metros abaixo, penetrava as extremidades de dois vales cobertos de mata; para apreciar o mergulho final do sol antes de ter início a escuridão límpida, o melhor era postar-se em meio à s raízes dos mangues, apesar (disse ele a si próprio, enchendo-se de coragem) dos mosquitos e dos flebótomos. Stevenson levou algum tempo para se dar conta da presença de um outro vulto humano, porque este parecia ser apenas mais uma sombra em meio a sombras; porém a figura virou-se e por um momento deu a impressão de que estava olhando para ele. O homem usava um chapéu de aba larga semelhante ao que o próprio Stevenson tinha n a cabeça; e este, embora visse que a pele do outro era branca, não conseguia distinguir suas feições.
MANGUEL, Alberto. Stevenson sob as palmeiras. Trad. Paulo Henriques Brito. São Paulo: Companhia das Letras, 2000. p. 11
Considerando o emprego dos tempos e modos verbais, predominam no texto
A mesma figura de linguagem que se encontra no enunciado “Por ele, ponho os pés e as mãos no fogo. Nós nos conhecemos há muitos anos...” também se encontra em:
No fragmento de romance abaixo,
“O rumor crescia, condensando-se; o zum-zum de todos os dias acentuava-se; já não se destacavam vozes dispersas, mas um só ruído compacto que enchia todo o cortiço” (O Cortiço – Aluízio Azevedo).
o autor
As perspectivas mais sombrias sobre a sustentabilidade do planeta não levam em conta a extraordinária capacidade de recuperação da natureza – e a do próprio ser humano para superar as adversidades. A Terra já passou por cinco grandes extinções em massa, e a vida sempre voltou com ainda mais força. Disse à revista VEJA a geógrafa Susana Hecht, professora de planejamento urbano da Universidade da Califórnia e especialista em desenvolvimento sustentável: Os recursos da terra Terra são limitados, temos de tomar cuidado para não acabar com eles, ainda mais porque não existe perspectiva de quando poderemos colonizar outro astro. Só que a natureza tem um enorme poder de se reabilitar e a humanidade dispõe de tempo para usar a tecnologia em favor de um desenvolvimento sustentável.”
Enquanto se procuram soluções para o equilíbrio entre o crescimento populacional e preservação dos recursos, a natureza manda suas mensagens de socorro. A espaçonave Terra é uma generosa arca de Noé, mas ela tem limites
(Revista VEJA, n. 44, 2 de novembro/2011, p. 132).
Considerando aspectos da gramática normativa,o exceto "e a humanidade dispõe de tempo para usar a tecnologia” não admite a reescrita: