Resolver o Simulado COPEVE-UFAL

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Direito Administrativo

1

Em relação às diferenças entre serviço público e poder de polícia está o fato de

  • A tratar-se o serviço público de função administrativa, enquanto o poder de polícia é função policial.
  • B ser o serviço público gratuito e o poder de polícia remunerado.
  • C ser o serviço público manifestação da soberania do Estado, ao passo que o poder de polícia é manifestação de sua independência.
  • D tratar-se o serviço público de atividade acompanhada de obra pública, o que não acontece com o poder de polícia.
  • E tratar-se o serviço público de uma oferta de comodidade ou utilidade material ao administrado, enquanto que o poder de polícia trata-se de restrição, limitação ao uso da liberdade e da propriedade pelo particular.

Administração Pública

2

Um dos pressupostos da atuação da Administração está centrado na diferença verificada entre eficiência e eficácia. Um dos elementos centrais da eficácia é o de

  • A atingir objetivos.
  • B cumprir tarefas e obrigações.
  • C treinar os subordinados.
  • D resolver problemas.
  • E fazer corretamente as coisas.

Direito Administrativo

3

De acordo com a Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993, a variação do valor contratual para fazer face ao reajuste de preços previsto no próprio contrato, as atualizações, compensações ou penalizações financeiras decorrentes das condições de pagamento nele previstas, bem como o empenho de dotações orçamentárias suplementares até o limite do seu valor corrigido, não caracterizam alteração do contrato, podendo ser registrados

  • A pela celebração de termo aditivo.
  • B pela emissão de ordem de serviço.
  • C pela entrega de carta convite.
  • D por ordem verbal.
  • E por simples apostila, dispensando a celebração de aditamento.
4

O uso de poderes administrativos pela autoridade pública

  • A é lícito mesmo quando praticado o ato com fim diverso daquele exigido pela lei.
  • B não é lícito, tendo em vista que o poder pertence exclusivamente ao Estado e não aos seus agentes.
  • C é considerado abusivo quando a autoridade, atuando dentro dos limites da competência legalmente conferida, busca o fim exigido pela lei.
  • D é justificado em razão da instrumentalidade da função administrativa, que visa realizar concretamente o interesse público.
  • E somente é permitido no âmbito da Administração Direta.

Administração Pública

5

As iniciativas de transparência na administração pública constituem uma política de gestão responsável que favorece o exercício da cidadania pela população. Dos usuários externos das contas públicas, abaixo elencados, qual se caracteriza pelos seguintes interesses: acompanhar e fiscalizar a ação governamental, de acordo com suas finalidades e identificar áreas ou núcleos de cooperação ou suporte para as suas atividades?

  • A ONG e Associações
  • B Fornecedores
  • C Empresários
  • D Partidos Políticos
  • E Governos estrangeiros

Direito Administrativo

6

Nos termos da Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993, a modalidade de licitação entre quaisquer interessados para escolha de trabalho técnico, científico ou artístico, mediante a instituição de prêmios ou remuneração aos vencedores, conforme critérios constantes de edital publicado na imprensa oficial com antecedência mínima de 45 (quarenta e cinco) dias é nominada de

  • A concurso.
  • B registro de preços.
  • C leilão.
  • D convite.
  • E concorrência.

Administração Financeira e Orçamentária

7

O fornecimento de energia elétrica é classificado quanto à maneira como satisfaz o interesse geral e/ou quanto aos usuários como serviço público

  • A uti universi.
  • B direto.
  • C uti singuli.
  • D próprio.
  • E essencial.

Direito Administrativo

8

Dadas as afirmativas a respeito do que dispõe a Lei nº 8.987/95,

I. São direitos dos usuários dos serviços públicos, dentre outros: receber serviço adequado; receber do poder concedente e da concessionária informações para a defesa de interesses individuais ou coletivos; e obter e utilizar o serviço, com liberdade de escolha entre vários prestadores de serviços, quando for o caso, observadas as normas do poder concedente.
II. Serviço adequado é o que satisfaz as condições de regularidade, continuidade, eficiência, segurança, atualidade, generalidade, cortesia na sua prestação e modicidade das tarifas.
III. As concessionárias de serviços públicos, de direito público e privado, nos Estados e no Distrito Federal, são obrigadas a oferecer ao consumidor e ao usuário, dentro do mês de vencimento, o mínimo de seis datas opcionais para escolherem os dias de vencimento de seus débitos.

verifica-se que está(ão) correta(s)

  • A I, apenas.
  • B II, apenas.
  • C I e III, apenas.
  • D II e III, apenas.
  • E I, II e III.

Administração Pública

9

O modelo de Administração Pública gerencial não possui como característica:

  • A a eficiência como parâmetro.
  • B o controle de produtividade dos setores e dos servidores.
  • C uma maior descentralização administrativa, inclusive com o uso forte de parcerias com o setor privado.
  • D a Administração Pública voltada ao controle de resultados.
  • E a designação de parentes de 2º grau sem vínculo com a Administração Pública para atuarem como subordinados ao gestor nomeante na ocupação de cargos em comissão do baixo escalão.

Direito Administrativo

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A aplicação, pela chefia, de pena de suspensão ao servidor em razão do cometimento de falta administrativa é considerada, ao mesmo tempo, manifestação de quais poderes administrativos?

  • A Hierárquico e de polícia.
  • B Hierárquico e disciplinar.
  • C Disciplinar e de polícia.
  • D Vinculado e regulamentar.
  • E Discricionário e regulamentar.
11

O termo abuso de poder corresponde a um gênero, do qual são espécies:

  • A a arbitrariedade e a ilegalidade.
  • B o ilícito administrativo e o ilícito penal.
  • C o desvio de finalidade ou de poder e o excesso de poder.
  • D o ilícito administrativo e o ilícito civil.
  • E o excesso de poder e o crime.
12

A aplicação de sanções pode decorrer diretamente de quais poderes administrativos?

  • A Poder vinculado, poder regulamentar e poder de polícia.
  • B Poder disciplinar, poder discricionário e poder jurisdicional.
  • C Poder regulamentar, poder vinculado e poder jurisdicional.
  • D Poder disciplinar, poder hierárquico e poder de polícia.
  • E Poder normativo, poder discricionário e poder hierárquico.
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De acordo com a Lei nº 8.987, de 13 de fevereiro de 1995, não atenta contra o princípio da continuidade do serviço público a sua interrupção em situação de emergência ou após prévio aviso, nas seguintes hipóteses:

  • A por razões de ordem técnica ou de segurança das instalações e por inadimplemento do usuário, considerado o interesse da coletividade.
  • B por inadimplemento do usuário e em razão de greve no serviço público.
  • C por caso fortuito ou força maior e em razão de greve no serviço público, desde que esta seja considerada legal pelo Judiciário.
  • D por razões de segurança das instalações e em decorrência de obras públicas ou privadas que impeçam a execução do serviço.
  • E por caso fortuito e em razão de calamidades públicas.

Administração Pública

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Na administração pública brasileira, qual dos itens abaixo não diz respeito ao modelo de administração pública societal?

  • A Não há uma proposta para a organização do aparelho do Estado e enfatiza iniciativas locais de organização e gestão pública.
  • B Enfatiza na gestão a dimensão sociopolítica.
  • C Enfatiza a elaboração de experiências de gestão focalizadas nas demandas do público-alvo, incluindo questões culturais e participativas.
  • D Movimento internacional pela reforma do Estado, que se iniciou nos anos 80 e se baseia principalmente nos modelos inglês e estadunidense.
  • E Enfatiza a participação social e procura estruturar um projeto político que repense o modelo de desenvolvimento brasileiro, a estrutura do aparelho de Estado e o paradigma de gestão.
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“O Decreto-Lei nº 200, de 25 de fevereiro de 1967, destacou que as atividades da Administração Federal obedecerão aos seguintes princípios fundamentais: Planejamento, Coordenação, Descentralização, Delegação de Competência e Controle”.
CHIAVENATO, Idalberto. Administração geral e pública. 2º ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008.

Dadas as afirmativas quanto à citação acima,

I. O planejamento das atividades da Administração Federal não deverá ser exercido em todos os níveis e em todos os órgãos,
II. A delegação de competência será utilizada como instrumento de descentralização administrativa, com o objetivo de assegurar maior rapidez e objetividade às decisões, situando-as na proximidade dos fatos, pessoas ou problemas a atender. É facultado ao Presidente da República, aos Ministros de Estado e, em geral, às autoridades da Administração Federal delegar competência para a prática de atos administrativos, conforme se dispuser em regulamento.
III. O controle é atividade em que a ação governamental obedecerá a planejamento que vise a promover o desenvolvimento econômico-social do País e a segurança nacional, norteando-se segundo planos e programas elaborados.


verifica-se que está(ão) correta(s)

  • A II, apenas.
  • B III, apenas.
  • C I e II, apenas.
  • D I e III, apenas.
  • E I, II e III.

Ética na Administração Pública

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Dadas as afirmativas quanto aos deveres fundamentais do servidor previstos no Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal, aprovado através do Decreto nº 1.171/1994,

I. Ter respeito à hierarquia, porém sem nenhum temor de representar contra qualquer comprometimento indevido da estrutura em que se funda o Poder Estatal.
II. Cumprir, de acordo com as normas do serviço e as instruções superiores, as tarefas de seu cargo ou função, tanto quanto possível, com critério, segurança e rapidez, mantendo tudo sempre em boa ordem.
III. Abster-se de participar de greves no serviço público enquanto estiver em estágio probatório.

verifica-se que está(ão) correta(s)

  • A II, apenas.
  • B III, apenas.
  • C I e II, apenas.
  • D I e III, apenas.
  • E I, II e III.

Administração Pública

17

Entre as características abaixo, qual é a que não pode ser apontada como um princípio da Reforma Gerencial da Administração Pública dos anos 90?

  • A Enxugamento da máquina pública.
  • B Ênfase na Eficiência.
  • C Privatização e Publicização das Atividades.
  • D Descentralização Administrativa.
  • E Valorização do Servidor público, com diminuição das distâncias existentes entre os altos e os baixos salários na função pública.

Direito Administrativo

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A licitação se constitui em um procedimento administrativo formal utilizado pela Administração Pública devido à necessidade de que empresas ofereçam produtos ou serviços necessários à continuidade de suas ações. Em geral, uma licitação é necessária frente a demandas por

I. execução de obras;
II. prestação de serviços;
III. alienações;
IV. elaboração de folha de pagamento;
V. locações.

Dados os itens acima, verifica-se que está(ão) correto(s)

  • A III, apenas.
  • B I e IV, apenas.
  • C II, IV e V, apenas.
  • D I, II, III e V, apenas.
  • E I, II, III, IV e V.

Administração Pública

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Atualmente, os órgãos públicos brasileiros mantêm portais virtuais com o intuito de ampliar a divulgação das ações governamentais aos cidadãos. De acordo com o Portal da Transparência Pública da Presidência da República, essa ferramenta, além de contribuir para o fortalecimento da democracia, prestigia e desenvolve as noções de cidadania. Esses portais estão diretamente associados ao princípio da Administração Pública de

  • A legalidade.
  • B moralidade.
  • C publicidade.
  • D impessoalidade.
  • E eficiência.

Direito Administrativo

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O gestor público pretende renovar um contrato de utilização de programas de informática. De acordo com a Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993, a duração desse contrato poderá estender-se, após o início de sua vigência, até o prazo máximo de

  • A 12 meses.
  • B 48 meses.
  • C 60 meses.
  • D 60 meses, prorrogáveis por mais 12 meses, desde que em caráter excepcional, devidamente justificado, e mediante autorização da autoridade superior.
  • E 120 meses.

Pedagogia

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Estamos vivendo um momento de intensa discussão das questões educacionais e, em paralelo, enfrentando acelerados processos de mudanças, globalização, avanços de tecnologias, novas formas de trabalho e um intenso trânsito de informações (ANINGER, 2005).

Dadas as afirmativas quanto às competências solicitadas aos educadores, a partir da realidade descrita no texto,

I. Aliar, em suas ações, as competências técnicas e as competências pessoais, em sintonia com as questões de seu tempo/espaço.
II. Trabalhar as informações advindas de fontesdiversas, de forma seletiva, produtiva e contextualizada.
III. Desenvolver competências além dos saberes específicos de sua(as) área(s) de atuação.
IV. Adotar uma postura investigativa da realidade e do próprio processo educativo, que encoraje a construção do conhecimento individual e grupal.
V. Atender às expectativas inerentes a uma ou mais abordagens curriculares.

verifica-se que está(ão) correta(s).

  • A III, apenas.
  • B I e IV, apenas.
  • C II e V, apenas.
  • D I, II, IV e V, apenas.
  • E I, II, III, IV e V.
22

A questão refere-se ao texto abaixo.

As TIC possibilitam o acesso aos novos bens culturais presentes na vida das pessoas; o acesso à “Cultura tecnológica” incorporada nas Escolas e Universidades, e melhoram a atividade de ensino e qualidade da aprendizagem, permitem acesso a todo tipo de informação, dinamizam aulas, estimulando o senso critico e a criatividade, e constituem-se em fontes de informação, construção de conhecimentos, e realização de atividades lúdicas e prazerosas.

(MERCADO, 2012)

Dadas as afirmativas abaixo,

I. O uso das tecnologias da informação e da comunicação não se restringem aos cursos na modalidade EaD, podem ser utilizadas também na modalidade presencial.
II. Com o uso das TIC estruturam-se os novos espaços educativos – virtual/online – e dele emerge a aula online. O Currículo passa a integrar as TIC. O hipertexto/hipermídia traz a não linearidade, a interatividade, a pluritextualidade e produz o hiperleitor e o leito-autor, ou seja, adota-se nova concepção de ensino.
III. O uso das TIC estimula pedagogias ativas, metodologias em que o aluno tem mais liberdade na exploração dos conteúdos, e o ambiente virtual abre muito esta perspectiva. O docente é um facilitador. A mediação das novas tecnologias permite que o estudante torne-se pesquisador e autor.

verifica-se que está(ão) correta(s)

  • A I, apenas.
  • B II, apenas.
  • C I e III, apenas.
  • D II e III, apenas.
  • E I, II e III.
23

Dadas as seguintes características quanto à instituição universitária,

I. Mais de cinquenta por cento de seu corpo docente constituído por mestres e doutores e em regime de dedicação exclusiva.
II. Plurisdiciplinaridade e formação dos quadros profissionais de nível superior, de pesquisa, de extensão e de domínio e cultivo do saber humano.
III. Produção intelectual institucionalizada mediante o estudo sistemático dos temas e problemas mais relevantes, tanto do ponto de vista científico e cultural, quanto regional e nacional.

verifica-se que está(ão) correta(s)

  • A I, apenas.
  • B II, apenas.
  • C I e III, apenas.
  • D II e III, apenas.
  • E I, II e III.
24

O planejamento educacional, buscando coerência no cumprimento da missão da escola, em suas dimensões institucional e pedagógica, deve:

  • A considerar as concepções fragmentárias, pontuais da realidade social, do conhecimento e da educação, para a contextualização do currículo.
  • B estabelecer estratégias para a universalização da educação inclusiva de alunos com deficiência, da diversidade étnica, de gênero, estudantes do campo e em regime de liberdade assistida.
  • C articular as contribuições da teoria à percepção da realidade e da construção de espaços educacionais, independentemente das concepções pedagógicas.
  • D estabelecer o primado da ação docente na relação professor-aluno, conferindo maior profissionalismo ao ato pedagógico.
  • E formalizar planos, programas e projetos, garantindo competência, especialização e poder decisório ao Grupo de Trabalho responsável pelas formulações.
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As instituições de educação superior são classificadas:

I. em universidades, centros universitários, faculdades integradas, faculdades isoladas, escolas e institutos. Esta é uma ordem hierárquica em que a universidade é a instituição com maior autonomia;
II. do ponto de vista da categoria administrativa: públicas, quando criadas ou incorporadas e mantidas pelo poder público; privadas, quando criadas e mantidas por pessoas físicas ou jurídicas de direito privado: particulares em sentido estrito; e as sem fins lucrativos que se enquadrem como comunitárias, confessionais ou filantrópicas;
III. na perspectiva acadêmica, a classificação se dá por meio de avaliação e credenciamento das instituições segundo normativos nacionais e específicos do seu respectivo sistema de ensino. Somente as instituições credenciadas como universidades gozam de autonomia plena nos termos constitucionais.

Dos itens acima, verifica-se que está(ão) correto(s)

  • A I, apenas.
  • B II, apenas.
  • C III, apenas.
  • D II e III, apenas.
  • E I, II e III.
26

O acesso ao ensino superior tem os seguintes requisitos, entre outros:

I. é obrigatório o processo seletivo e o requisito de conclusão do ensino médio para acesso aos cursos de graduação. Para o acesso à pós-graduação é obrigatório a conclusão da graduação, além de outros requisitos exigidos pela instituição;
II. o acesso aos cursos de graduação se dão exclusivamente por meio do ENEM, e o acesso aos cursos de pós-graduação depende dos requisitos estipulados pela instituição, havendo flexibilidade acadêmica para as instituições de excelência, enquanto as demais atendem às normas do CNPq;
III. os cursos sequenciais exigem a conclusão do ensino médio para acesso, enquanto os cursos de extensão são livres, com critérios distintos, definidos pela instituição, conforme o público ao qual esta pretende atender.

Dos itens acima, verifica-se que está(ão) correto(s)

  • A I, apenas.
  • B II, apenas.
  • C I e III, apenas.
  • D II e III, apenas.
  • E I, II e III.
27

Quanto ao processo de avaliação contínua promovido pela União junto às instituições de ensino superior, dadas as afirmativas,

I. Objetiva subsidiar o processo de credenciamento, reconhecimento, autorização de cursos e instituições.
II. Obriga-se a instituição de ensino superior a sanar deficiências identificadas no processo de avaliação no prazo estipulado e submeter-se à reavaliação.
III. Diante do não cumprimento das condições obrigatórias detectadas na avaliação, poderá o poder público determinar a desativação de cursos e habilitações, a intervenção na instituição, a suspensão temporária de prerrogativas da autonomia ou em descredenciamento.

verifica-se que está(ão) correta(s)

  • A I, apenas.
  • B II, apenas.
  • C I e III, apenas.
  • D II e III, apenas.
  • E I, II e III.
28

Nas demandas educacionais da inclusão social, a avaliação imprime importância aos dados da realidade, estabelecendo reflexões e tomada de decisões, em benefício da maioria do público alvo. Quanto a esse pressuposto, a prática educativa deve expressar:

I. a avaliação sob concepção diagnóstica, conferindo apoio às diferenças e atenta ao caminhar dos sujeitos da aprendizagem;
II. a aproximação do currículo e da avaliação nas diversas áreas do conhecimento, em favor da classificação dos resultados produzidos;
III. a organização do currículo contextualizado conferindo qualidade social à educação sob uma concepção de avaliação dialógica, promotora da vida cidadã;
IV. o currículo e a avaliação, por terem funções diferenciadas, seguem percursos próprios em qualquer dimensão da prática educativa;
V. a compreensão de que a promoção da cidadania implica reconhecer o papel da avaliação mediadora no processo de ensino aprendizagem.

Dos itens acima, verifica-se que está(ão) correto(s)

  • A V, apenas.
  • B I e II, apenas.
  • C I, III e V, apenas.
  • D II, III e IV, apenas.
  • E I, II, III, IV e V.
29

Sobre as atribuições do sistema federal, dos sistemas estaduais e dos sistemas municipais de ensino com a educação superior, dadas as afirmativas,

I. Cabe ao sistema federal baixar normas nacionais para a educação superior, autorizar, reconhecer, credenciar, supervisionar as instituições de educação superior federais e privadas, avaliar todas as instituições e cursos de educação superior do país.
II. Cabe aos sistemas estaduais de ensino autorizar, reconhecer, credenciar, supervisionar as instituições de educação superior estaduais e municipais.
III. Cabe aos sistemas municipais de ensino autorizar, reconhecer, credenciar, supervisionar as instituições de educação superior criadas e mantidas por seus municípios.

verifica-se que está(ão) correta(s)

  • A II, apenas.
  • B III, apenas.
  • C I e II, apenas.
  • D I e III, apenas.
  • E I, II e III.
30

A sociedade promotora da inclusão social e pedagógica marca em suas diretrizes curriculares o enfoque ético dos direitos humanos na condução da educação de qualidade. Quanto a essa compreensão, dadas as afirmativas,

I. Manter interações entre a diversidade sociocultural e o currículo, sob concepções pedagógicas do campo histórico-crítico formador da consciência e da prática cidadã.
II. Promover, junto à comunidade escolar, a gestão democrática como fundamento de sua missão de ensinar a ler e escrever a todos.
III. Organizar o currículo com tratamento particular a cada uma das disciplinas escolares para atender à diversidade cultural nos níveis e modalidades da educação.
IV. Definir, em seu Projeto Político Pedagógico, o uso da interdisciplinaridade, estratégia que favorece as interações na escola inclusiva.
V. Buscar a colaboração de instituições/instâncias ligadas à diversidade cultural, promovendo interações no projeto pedagógico da escola.

verifica-se que está(ão) correta(s)

  • A V, apenas.
  • B I, II e III, apenas.
  • C I, IV e V, apenas.
  • D II, III e IV, apenas.
  • E I, II, III, IV e V.
31

Quanto aos prazos dos atos de credenciamento ou renovação de credenciamento de Instituição de Ensino Superior, dadas as afirmativas,

I. Cinco anos para todas as instituições.
II. Dez anos para universidades e cinco anos para as demais instituições.
III. Dez anos para universidades e centros universitários e cinco anos para faculdades, institutos e escolas superiores.

verifica-se que está(ão) correta(s) apenas

  • A I.
  • B II.
  • C III.
  • D I e II.
  • E I e III.
32

Verificando o que deve mudar nos componentes da dinâmica escolar, para acompanhar os novos paradigmas do mundo em transformações:

I. o conhecimento deixa de ser dividido por disciplinas para promover o encontro de saberes entre as ciências e a dinâmica da natureza e da sociedade, na produção do saber escolar;
II. a sala de aula deixa a condição de espaço de transmissão do conhecimento para se constituir um local de reflexão e de situações de aprendizagem, qualificando a missão da escola;
III. o professor deve apresentar-se como instrutor, transmissor do conhecimento que forma cidadãos especiais para a vida em sociedade;
IV. a atividade educativa revela uma dinâmica promovida por uma gestão coordenadora de um currículo contextualizado e interdisciplinar;
V. a avaliação, na ação pedagógica e institucional, determina os ajustes, indicando os melhores gestores e os instrumentos de medida da qualidade do ensino.

Dos itens acima, verifica-se que estão corretos apenas

  • A I e IV.
  • B II e III.
  • C III e IV.
  • D I, II e IV.
  • E I, II, III e V.
33

As demandas políticas técnico-científicas e éticas da sociedade atual indicam mudanças à produção do conhecimento enquanto saber escolar, situado entre os elementos do currículo. Por essas premissas, o conhecimento escolar pode ser considerado como:

I. processo de transmissão do saber científico, desenvolvido com o uso de métodos de assimilação rápida;
II. encontro/confronto de saberes, visando à compreensão/ transformação do mundo pelo aluno aprendiz, com apoio nas ciências de referência;
III. transposição didática desenvolvida pela autoridade técnica e competente do professor sobre o conjunto dos alunos;
IV. transmissão de saberes já existentes, dispostos na experiência escolar para assimilação dos alunos;
V. projeto de construção democrática e participativa da escola produtora do saber e formadora de homens e mulheres na contemporaneidade.

Dos itens acima, verifica-se que estão corretos

  • A I e IV, apenas.
  • B II e III, apenas.
  • C II e V, apenas.
  • D III e IV, apenas.
  • E I, II, III, IV e V.
34

Sobre a expedição e a validação de diplomas, dadas as afirmativas,

I. Os diplomas emitidos por IES estrangeiras devem ser revalidadas por universidades nacionais que tenham curso do mesmo nível e área ou equivalente ou superior; no caso de graduação esta atribuição é das Universidades públicas. Serão respeitados os acordos internacionais.
II. A revalidação de diplomas estrangeiros de graduação e pós-graduação stritco sensu se dará por comissões nacionais de especialistas nomeadas pelo MEC.
III. Os diplomas estrangeiros serão autenticados e validados pelo Ministério das Relações Exteriores.

verifica-se que está(ão) correta(s)

  • A I, apenas.
  • B II, apenas.
  • C I e III, apenas.
  • D II e II, apenas.
  • E I, II e III.
35

Quanto à Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9.394/96 e em se tratando de uma instituição de ensino superior privada, dadas as seguintes afirmativas,

I. Tem credenciamento de prazo limitado, sendo renovado periodicamente após processo regular de avaliação.
II. Tem credenciamento de prazo limitado, independentemente de processo de avaliação, a critério unicamente do interesse da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (SERES) do Ministério da Educação.
III. Caso tenha deficiências apontadas em processo regular de avaliação, receberá um prazo para saneamento dessas deficiências.
IV. Caso tenha deficiências apontadas em processo regular de avaliação, automaticamente deverá ser descredenciada pelo Ministério da Educação, com vista à defesa do ensino de qualidade.

verifica-se que estão corretas apenas

  • A I e III.
  • B I e IV.
  • C II e IV.
  • D I, II e III.
  • E II, III e IV.
36

As inovações da educação, na atualidade, revelam um olhar integrado entre planejamento, currículo e avaliação, na gestão democrática da escola. Nessa perspectiva, a avaliação deve ser:

I. uma articulação dos dados quantitativos e qualitativos da realidade, sob visão dialógica, com uso de processos de participação dos sujeitos do ensino aprendizagem;
II. um modo de acolhida do direito de aprender e de formar a cidadania, utilizando instrumentos participativos de verificação e análise do ensino-aprendizagem;
III. um processo de análise e crítica educativa, sob enfoque quanti-qualitativo e participativo do ato de aprendizagem e de ensino;
IV. uma função de controle e poder com uso de instrumentos de medida da aprendizagem dos alunos, garantindo que a ação do professor tenha efeitos quantitativos.

Dos itens acima, verifica-se que está(ão) correto(s) apenas

  • A I.
  • B III.
  • C II e IV.
  • D I, II e III.
  • E II, III e IV.
37

Dadas as afirmativas quanto aos aspectos que caracterizam a autonomia universitária,

I. Possibilidade de que a autarquia disponha de autonomia de gestão administrativa, financeira e patrimonial.
II. Princípio de indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.
III. Descentralização e flexibilidade na gestão acadêmica com liberdade de contratação de pessoal especializado, inclusive nas instituições públicas.

verifica-se que está(ão) correta(s)

  • A II, apenas.
  • B III, apenas.
  • C I e II, apenas.
  • D I e III, apenas.
  • E I, II e III.
38

Quanto aos prazos para reconhecimento ou renovação de reconhecimento dos cursos de graduação, dadas as afirmativas,

I. Dez anos para cursos de universidades e cinco anos para as demais instituições.
II. Varia conforme a regra definida pela Comissão Nacional de Especialistas e Conselho Nacional de Educação entre cinco e dez anos.
III. Cinco anos.

verifica-se que está(ão) correta(s)

  • A I, apenas.
  • B II, apenas.
  • C III, apenas.
  • D I e II, apenas.
  • E I, II e III.
39

Dadas as afirmativas sobre a regulação da educação superior,

I. O sistema federal de ensino é responsável por autorizar, reconhecer, credenciar, supervisionar e avaliar, respectivamente, os cursos das instituições de educação superior e os estabelecimentos de educação superior em todo país.
II. O sistema federal de ensino é responsável por assegurar processo nacional de avaliação do rendimento escolar no ensino fundamental, médio e superior, em colaboração com os sistemas de ensino, objetivando a definição de prioridades e a melhoria da qualidade do ensino.
III. O sistema federal de ensino é responsável pela fiscalização das instituições de educação superior credenciadas como faculdades, institutos, escolas ou centros universitários, enquanto que as instituições credenciadas como universidades somente serão fiscalizadas a cada década, quando da renovação de sua credencial.

verifica-se que está(ão) correta(s)

  • A II, apenas.
  • B III, apenas.
  • C I e II, apenas.
  • D I e III, apenas.
  • E I, II e III.
40

A missão social e política da universidade traz subjacente um compromisso com a construção de uma sociedade justa e igualitária, no âmbito do diálogo entre diferentes visões de mundo.Com esses propósitos, os postulados dos seus projetos institucionais e pedagógicos devem expressar:

I. a produção do conhecimento, a partir de uma concepção emancipatória e interacionista, formadora dos atores sociais que nela interagem;
II. a promoção articulada do ensino, de pesquisas e projetos de extensão, com inserção efetiva na realidade social;
III. o acompanhamento da dinâmica sociocultural, procurando vencer todas as barreiras da discriminação, pelo fomento da inclusão social;
IV. a promoção da crítica, por mecanismos e recursos participativos, permitindo a formação da cidadania, em interação com o avanço da ciência, da tecnologia e da cultura;
V. um projeto político pedagógico metódico, intencional, articulando ciência, cultura e valores, desenvolvendo processos de aprendizagem, na produção e socialização do conhecimento.

Dos itens acima, verifica-se que está(ão) correto(s)

  • A III, apenas.
  • B II e III, apenas.
  • C I, II e IV, apenas.
  • D I, IV e V, apenas
  • E I, II, III, IV e V.

Direito Administrativo

41

Assinale a única opção verdadeira a respeito da Lei nº 8.429, de 1991 (Lei de Improbidade Administrativa).

  • A Estão sujeitos às sanções decorrentes de atos de improbidade administrativa apenas os que exercem, ainda que transitoriamente ou sem remuneração, cargo ou função pública.
  • B Para os atos de improbidade administrativa que atentam contra os princípios da administração pública, a lei prevê como sanção o ressarcimento integral do dano; perda dos bens ou valores acrescidos ilicitamente ao patrimônio, se concorrer esta circunstância; perda da função pública; suspensão dos direitos políticos de cinco a oito anos, entre outras.
  • C As sanções pela prática de atos de improbidade são aplicáveis aos agentes privados exclusivamente nos casos em que concorram para a prática do ato de improbidade ou dele diretamente se beneficiem.
  • D O Ministério Público é o titular exclusivo da ação de improbidade, cabendo a qualquer pessoa o direito de representar à autoridade administrativa competente para que seja instaurada investigação destinada a apurar a prática de ato de improbidade.
  • E Nos casos de ato de improbidade administrativa praticado por ocupante de cargo em comissão ou de função de confiança, a lei prevê prazo prescricional de cinco anos para propositura da ação.

Direito Constitucional

42

De acordo com a Constituição Federal, considerando os bens públicos estaduais abaixo elencados,

I. Recursos naturais da plataforma continental e da zona econômica exclusiva.

II. Águas superficiais ou subterrâneas, fluentes e emergentes. III. Potenciais de energia hidráulica.

IV. Ilhas fluviais e lacustres não pertencentes à União.

verifica-se que está(ão) correto(s) o(s) item(ns).

  • A I, II, III e IV.
  • B I, apenas.
  • C II e IV, apenas.
  • D II e III, apenas.
  • E I, II e III, apenas.

Direito Administrativo

43

São exemplos de prerrogativas decorrentes do princípio da supremacia do interesse público sobre os interesses particulares:

  • A desapropriação e extinção unilateral de contratos administrativos.
  • B obrigatoriedade de licitar e privilégios processuais.
  • C conclusão de contratos e realização de obras.
  • D direito de ação e imperatividade dos atos.
  • E sujeição a controle e poder discricionário.
44

Assinale o princípio norteador do serviço público que corresponde ao dever de boa administração:

  • A Princípio da motivação
  • B Princípio da finalidade
  • C Princípio da moralidade
  • D Princípio da legalidade
  • E Princípio da eficiência
45

Segundo Maria Sylvia Zanella di Pietro, a álea que da lugar à aplicação da teoria da imprevisão e que é representada por todo acontecimento externo ao contrato, estranho à vontade das partes, imprevisível, inevitável, que causa um desequilíbrio muito grande, tornando a execução do contrato excessivamente onerosa para o contratado ( In Direito Administrativo. 24 ed., São Paulo: Atlas, 2011, p. 286) é nominada de:

  • A álea administrativa: fato do príncipe
  • B álea ordinária.
  • C álea administrativa: fato da administração.
  • D álea econômica.
  • E álea administrativa: alteração unilateral do contrato.
46

O princípio da autotutela significa que

  • A os atos administrativos devem ser praticados com observância das formalidades essenciais à garantia dos direitos dos administrados.
  • B devem ser adotadas, no âmbito administrativo, formas simples, suficientes para propiciar adequado grau de certeza, segurança e respeito aos direitos dos administrados.
  • C a Administração deve anular seus próprios atos, quando eivados de vício de legalidade, e pode revogá-los por motivo de conveniência ou oportunidade, respeitados os direitos adquiridos.
  • D os processos administrativos devem ser impulsionados de ofício, sem prejuízo da atuação dos interessados.
  • E a Administração tem o direito de defender seus próprios interesses em juízo.
47

A Lei de improbidade administrativa prevê ressarcimento, perda dos bens ilicitamente acrescidos ao patrimônio indisponibilidade de bens, perda de função pública, suspensão de direitos políticos de 5 a 8 anos, multa e proibição de contratar ou receber beneficios ou incentivos fiscais por:



  • A 10 anos.
  • B 5 anos.
  • C 4 anos.
  • D 8 anos.
  • E 6 anos.
48

Entre as opções abaixo, não se constitui uma modalidade de licitação no serviço público:

  • A Convite.
  • B Concurso.
  • C Sorteio.
  • D Concorrência.
  • E Tomada de Preços.
49

A modalidade de licitação concorrência é caracterizada por qual das opções abaixo?


  • A É a modalidade de licitação entre interessados devidamente cadastrados ou que atenderem a todas as condições exigidas para cadastramento até o terceiro dia anterior à data do recebimento das propostas, observada a necessária qualificação.
  • B É a modalidade de licitação entre quaisquer interessados para escolha de trabalho técnico, científico ou artístico, mediante a instituição de prêmios ou remuneração aos vencedores, conforme critérios constantes de edital publicado na imprensa oficial com antecedência mínima de 45 (quarenta e cinco) dias.
  • C É a modalidade de licitação entre quaisquer interessados que, na fase inicial de habilitação preliminar, comprovem possuir os requisitos mínimos de qualificação exigidos no edital para execução de seu objeto
  • D É a modalidade de licitação entre interessados do ramo pertinente ao seu objeto, cadastrados ou não, escolhidos e convidados em número mínimo de 3 (três) pela unidade administrativa, a qual afixará, em local apropriado, cópia do instrumento convocatório e o estenderá aos demais cadastrados na correspondente especialidade que manifestarem seu interesse com antecedência de até 24 (vinte e quatro) horas da apresentação das propostas.
  • E É a modalidade de licitação entre quaisquer interessados para a venda de bens móveis inservíveis para a administração ou de produtos legalmente apreendidos ou penhorados, ou para a alienação de bens imóveis prevista no art. 19, a quem oferecer o maior lance, iguaou superiorl ao valor da avaliação.

Ética na Administração Pública

50

Segundo os Decretos números 1.171, de 22 de junho de 1994, e 6.029, de 1º de fevereiro de 2007, assinale a opção que apresenta a assertiva não condizente aos padrões éticos da Administração Pública Federal.

  • A A cortesia, a boa vontade, o cuidado e o tempo dedicados ao serviço público caracterizam o esforço pela disciplina. Tratar mal uma pessoa que paga seus tributos direta ou indiretamente significa causar-lhe dano moral. Da mesma forma, causar dano a qualquer bem pertencente ao patrimônio público, deteriorando-o, por descuido ou má vontade, não constitui apenas uma ofensa ao equipamento e às instalações ou ao Estado, mas a todos os homens de boa vontade que dedicaram sua inteligência, seu tempo, suas esperanças e seus esforços para construí-los.
  • B É dever fundamental do servidor público manter-se atualizado com as instruções, as normas de serviço e a legislação pertinentes ao órgão onde exerce suas funções.
  • C É vedado ao servidor público retirar da repartição pública, sem estar legalmente autorizado, qualquer documento, livro ou bem pertencente ao patrimônio público.
  • D Para fins de apuração do comprometimento ético, entende- se por servidor público todo aquele que, por força de lei, preste serviços de natureza permanente, temporária ou excepcional, ainda que sem retribuição financeira, desde que ligado direta ou indiretamente a qualquer órgão do poder estatal, como as autarquias, as fundações públicas, as entidades paraestatais, as empresas públicas e as sociedades de economia mista, ou em qualquer setor onde prevaleça o interesse do Estado. Estão excluídos dessa disciplina aqueles que prestem atividades para a administração direta e indireta por meio de contratos ou qualquer outra forma de ato jurídico.
  • E A moralidade da Administração Pública não se limita à distinção entre o bem e o mal, devendo ser acrescida da ideia de que o fim é sempre o bem comum. O equilíbrio entre a legalidade e a finalidade, na conduta do servidor público, é que poderá consolidar a moralidade do ato administrativo.
51

“Atualmente, a palavra ética tem aparecido com frequência nos noticiários. Numa definição formal, comportamento ético é aquele aceito como sendo moralmente “bom” ou “certo” num determinado caso, como oposto de “mau” ou “errado” numa certa condição”.
SCHERMERHORN JR, JOHN R. Fundamentos de Comportamento Organizacional. Porto Alegre: Bookman, 2007.

Com relação à citação acima, pode-se afirmar que

  • A a conduta ética na Administração Pública não perpassa por temas comuns à honestidade em comunicações e contratos, presentes e diversões, gorjetas, práticas de rescisão de contratação de serviços.
  • B responsabilidade social organizacional é uma faculdade da organização de agir de forma ética e moral como instituição social. Esse conceito sugere que os membros devem certificar-se de que seus esquemas éticos se estendem à organização como um todo.
  • C a visão dos direitos morais considera comportamento ético como aquele que respeita parcialmente os direitos fundamentais compartilhados por todos os seres humanos. Essa visão está fortemente ligada ao princípio dos direitos humanos básicos, como vida, liberdade e tratamento justo pela lei.
  • D a moral é uma situação na qual uma pessoa precisa decidir se vai fazer algo que, apesar de beneficiá-la ou à organização, ou a ambos, pode ser considerada antiética.
  • E a ética no serviço público decorre de três fatores: natureza do indivíduo, natureza do serviço executado e da relação do servidor com o público.

Noções de Informática

52

Analisando as afirmativas sobre teclas de atalhos no Word 2007,

I. ALT+TAB, alterna para a próxima janela.

II. CTRL+F10, maximiza ou restaura a janela selecionada.

III. CTRL+I, formata as letras com itálico.

IV. CTRL+S, salva o documento.

verifica-se que

  • A apenas II e III estão corretas.
  • B todas são incorretas.
  • C todas são corretas.
  • D apenas I, II e III estão corretas.
  • E apenas I e IV estão corretas.
53

Dadas as as proposições a seguir,

I. O Firefox é um exemplo de firewall que possui módulos adicionais com funções de antivírus.
II. O Internet Explorer é um navegador web desenvolvido pela Microsoft e que, normalmente, já vem na instalação do Windows XP de forma gratuita.
III. O Windows XP possui em sua instalação um firewall próprio da Microsoft, criado com o objetivo de melhorar a segurança do computador.

verifica-se que está(ão) correta(s) apenas

  • A I e III.
  • B III.
  • C II e III.
  • D I
  • E I e II.
54

Você está utilizando um computador que executa o Windows 7. Qual a sequência de ações que permite modificar as extensões dos arquivos que estão associados ao Internet Explorer?

  • A A partir do Internet Explorer, clique em Ferramentas e, em seguida, clique em Gerenciar Complementos.
  • B A partir da Diretiva de Grupo Local, expanda Configuração do Computador e clique em Configurações de Software.
  • C A partir do Painel de Controle, abra Programas Padrão e, em seguida, clique em Definir Associações.
  • D A partir do Painel de Controle, abra a Configuração de Pasta e Arquivos e clique em Abrir como Padrão.
  • E A partir do Windows Explorer, clique com o botão direito em %programfiles%\Internet Explorer\iexplorer.exe e escolha a aba Geral em Propriedades.
55

A tabela apresenta teclas de atalho do “Menu Arquivo" do WORD e do WRITER. Se numerarmos a primeira coluna de acordo com os comandos equivalentes da segunda,

WORD WRITER
( ) CTRL + O 1. CTRL + O
( ) CTRL + A 2. CTRL + P
( ) CTRL + B 3. CTRL + Q
( ) CTRL + P 4. CTLR + S
( ) ALT + F4 5. CTRL + N


obtemos, de cima para baixo, a sequência

  • A 1, 2, 3, 4, 5.
  • B 2, 1, 3, 5, 4.
  • C 3, 4, 1, 5, 2.
  • D 4, 5, 1, 2, 3
  • E 5, 1, 4, 2, 3.
56

A operação de apagar todos os arquivos de um computador, ou unidade de disco, ou seja, limpar o disco rígido para reinstalar um Sistema Operacional no computador é denominada

  • A impressão.
  • B desfragmentação.
  • C renderização.
  • D formatação.
  • E backup.
57

No PowerPoint 2007, na caixa de diálogo Imprimir, é possível imprimir uma apresentação em diversos tipos/modos, como os apresentados nas opções, exceto.

  • A Slides.
  • B Filmes.
  • C Estrutura de Tópicos.
  • D Folhetos.
  • E Anotações.
58

A ordem em que o MS Excel executa uma expressão que contém (1) exponenciações, (2) divisões e multiplicações e (3) adições e subtrações é

  • A 1, 2, 3.
  • B 1, 3, 2.
  • C 2, 1, 3.
  • D 2, 3, 1.
  • E 3, 2, 4.
59

Dadas as afirmativas abaixo relacionadas aos conceitos de informática, hardware e software,

I. A Unidade Central de Processamento (CPU) é responsável pelo controle e gerenciamento das operações realizadas pelo computador.

II. Os programas utilizados pelos usuários para auxiliar nas tarefas do dia a dia são conhecidos como Softwares Básicos.

III. A placa de vídeo é responsável pelo processamento das imagens que serão exibidas no monitor

IV. A tecnologia das Unidades de Estado Sólido (SSD) difere dos HD magnéticos convencionais por não possuírem partes móveis eletromecânicas, terem tempo de acesso reduzido, serem mais leves e consumirem menos energia.

verifica-se que estão corretas apenas

  • A I e II.
  • B II e IV.
  • C III e IV.
  • D I, II e III.
  • E I, III e IV.
60

Qual a denominação de um conjunto de dados devidamente ordenados e organizados de forma a terem significado?

  • A Dado
  • B Processamento
  • C Informação
  • D Memória
  • E Cluster

Português

61
Leia o fragmento do poema de Patativa do Assaré, a fim de responder a questão 19.

No verdô da minha idade
mode acalentá meu choro
minha vovó de bondade
falava em grandes tesôro
era históra de reinado
prencesa, prinspe, incantado
com feiticêra e condão
essas históra ingraçada
tá selada e carimbada
dentro do meu coração.
[...]

(Patativa do Assaré. Digo e não peço segredo. São Paulo: Escrituras Editora, 2001. p. 15)

A respeito do fragmento poético de Patativa do Assaré, é incorreto dizer:
  • A há interesse de aproximar a fala e a escrita, com o uso de vocábulos que representam a linguagem regional coloquial.
  • B o poeta tem consciência da importância de se preservar e registrar a linguagem do povo, além de valorizar costumes e cenários da cultura nordestina.
  • C no verso “essas históra ingraçada”, somente o pronome “essas” está no plural. Isso, em termos de comunicação, provoca prejuízos semânticos.
  • D o eu lírico faz uma descrição de sua infância, empregando a coloquialidade.
  • E as palavras do poema (acalentá, tesôro, históra, prencesa, prinspe, incantado, feiticêra, ingraçada) não foram grafadas e/ou acentuadas de acordo com a norma padrão, porque é um registro da poesia oral.
62

O “se”, sublinhado nos versos abaixo, de Fernando Pessoa, inicia, em cada período, oração

“Não sei se a vida é pouco ou demais para mim.
Não sei se sinto de mais ou de menos, não sei
Se me falta crepúsculo espiritual, ponto de apoio na inteligência”

  • A adverbial de caráter condicional.
  • B coordenada.
  • C subordinada com função de complemento verbal.
  • D adjetiva.
  • E substantiva.
63

Que grupo de paroxítonas abaixo deveria apresentar todas as palavras acentuadas para estar correto?

  • A Bogota, federal, cafe.
  • B Camelo, tributos, abobora.
  • C Jornalista, mes, anagua.
  • D Matriz, parana, maquina.
  • E Onus, facil, proton.
64

Considere o trecho sublinhado em: “Apenas trinta e cinco pessoas assistiram à projeção de dez filmes de dois minutos de duração cada um, no dia 28/12/1895" (História Viva, janeiro/2005). Nas reescritas abaixo, em qual alternativa ocorreu danos à norma culta?

  • A compareceram a projeção de dez filmes.
  • B viram a projeção de dez filmes.
  • C assistiram aos dez filmes.
  • D foram assistir à projeção de dez filmes.
  • E presenciaram a projeção de dez filmes.
65

Robert Louis Stevenson saiu de casa e fez a longa caminhada até a praia no momento exato em que o sol se punha.Por causa das árvores, da varanda não se avistava o mar, que, duzentos metros abaixo, penetrava as extremidades de dois vales cobertos de mata; para apreciar o mergulho final do sol antes de ter início a escuridão límpida, o melhor era postar-se em meio à s raízes dos mangues, apesar (disse ele a si próprio, enchendo-se de coragem) dos mosquitos e dos flebótomos. Stevenson levou algum tempo para se dar conta da presença de um outro vulto humano, porque este parecia ser apenas mais uma sombra em meio a sombras; porém a figura virou-se e por um momento deu a impressão de que estava olhando para ele. O homem usava um chapéu de aba larga semelhante ao que o próprio Stevenson tinha n a cabeça; e este, embora visse que a pele do outro era branca, não conseguia distinguir suas feições.

MANGUEL, Alberto. Stevenson sob as palmeiras. Trad. Paulo Henriques Brito. São Paulo: Companhia das Letras, 2000. p. 11

Considerando o emprego dos tempos e modos verbais, predominam no texto

  • A o pretérito perfeito e o imperfeito do indicativo
  • B o presente e o pretérito imperfeito do indicativo.
  • C o futuro do pretérito e o futuro simples do subjuntivo.
  • D o pretérito imperfeito e o futuro simples do indicativo.
  • E o pretérito perfeito e o mais-que-perfeito do subjuntivo
66

A mesma figura de linguagem que se encontra no enunciado “Por ele, ponho os pés e as mãos no fogo. Nós nos conhecemos há muitos anos...” também se encontra em:


  • A "Se o que move o mundo são as perguntas, por que se pratica tanta corrupção, para entender que ser honesto, leal, competente é bom para o país?”
  • B “Não é suficiente ser honesto, é preciso agir e comportar- se como honestos"
  • C "As varreduras nos gabinetes, oficialmente, são conduzidas mediante uma solicitação de algum parlamentar. Na atual legislatura, foram realizadas trinta operações desse tipo.
  • D "O Estado brasileiro, durante toda a sua existência, só se deparou com mazelas e danos, incluindo os prejuízos provocados pelas administrações incompetentes e desonestas.”
  • E "O grande problema dos tribunais de contas reside no fato de que a grande maioria dos conselheiros é indicada pelos chefes do Poder Executivo e pelos parlamentos, ou seja, é coisa de compadre, do tipo ‘eu te indico e você me julga! "
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A questãorefere-se ao texto abaixo.

Meu ideal seria escrever uma história tão engraçada que aquela moça que está doente naquela casa cinzenta quando lesse minha história no jornal risse, risse tanto que chegasse a chorar e dissesse – ai meu Deus, que história mais engraçada!

BRAGA, Rubem. 200 crônicas escolhidas. Rio de Janeiro: Record, 2001.

O trecho “que chegasse a chorar” é considerado
  • A causa da história engraçada.
  • B consequência do ato de sorrir.
  • C objetivo do autor ao escrever a história engraçada.
  • D finalidade do sorriso.
  • E satisfação da moça.
68

No fragmento de romance abaixo,

“O rumor crescia, condensando-se; o zum-zum de todos os dias acentuava-se; já não se destacavam vozes dispersas, mas um só ruído compacto que enchia todo o cortiço” (O Cortiço – Aluízio Azevedo).

o autor

  • A estabelece um aglomerado disperso, no qual cada voz é definida pela sua especificidade.
  • B delimita o campo visual em perspectiva, chamando a atenção do leitor para a monotonia dos espaços marginais.
  • C apresenta um aglomerado que se determina em função de seu alarido compacto.
  • D apresenta um quadro urbano destituído de referenciais inerentes a aglomerados periféricos.
  • E evidencia um mundo distante, alheio à dinâmica das comunidades periféricas.
69

As perspectivas mais sombrias sobre a sustentabilidade do planeta não levam em conta a extraordinária capacidade de recuperação da natureza – e a do próprio ser humano para superar as adversidades. A Terra já passou por cinco grandes extinções em massa, e a vida sempre voltou com ainda mais força. Disse à revista VEJA a geógrafa Susana Hecht, professora de planejamento urbano da Universidade da Califórnia e especialista em desenvolvimento sustentável: Os recursos da terra Terra são limitados, temos de tomar cuidado para não acabar com eles, ainda mais porque não existe perspectiva de quando poderemos colonizar outro astro. Só que a natureza tem um enorme poder de se reabilitar e a humanidade dispõe de tempo para usar a tecnologia em favor de um desenvolvimento sustentável.”
Enquanto se procuram soluções para o equilíbrio entre o crescimento populacional e preservação dos recursos, a natureza manda suas mensagens de socorro. A espaçonave Terra é uma generosa arca de Noé, mas ela tem limites

(Revista VEJA, n. 44, 2 de novembro/2011, p. 132).


Considerando aspectos da gramática normativa,o exceto "e a humanidade dispõe de tempo para usar a tecnologia” não admite a reescrita:

  • A e há tempo disponível à humanidade para usar a tecnologia.
  • B e a humanidade tem tempo para usar a tecnologia.
  • C como dispõe de tempo, a humanidade ainda pode usar a tecnologia.
  • D e deve haver tempo para que a humanidade utilize a tecnologia.
  • E há tempo suficiente a humanidade para que possa utilizar a tecnologia.
70
“ANOREXIA EMOCIONAL” E VÍNCULOS AFETIVOS

As formas mais conhecidas de compulsão emocional são a sexual e a codependência. Na primeira, os portadores praticam sexo de maneira incontrolável (e, às vezes, sem critérios na escolha dos parceiros), e, na codependência, as pessoas se afogam em relacionamentos problemáticos, pouco saudáveis e o veem como base e o objetivo da sua existência.

A “anorexia emocional” também se enquadra como compulsão emocional, mas se afasta das demais compulsões que geralmente estão associadas à falta de controle e ao exagero. A “anorexia emocional” trata das dificuldades de envolvimento e de se estabelecer vínculos afetivos, sendo considerada compulsão pelo fato de existir uma força que conduz o portador a repetir um ato deliberado, ou até mesmo contrário à vontade.

Disponível em: . Acesso em: 01 dez. 2014

O uso reiterado das aspas na expressão “anorexia emocional ” se justifica para
  • A apontar a citação de um neologismo
  • B provocar surpresa, dúvida ou hesitação.
  • C realçar ironicamente a expressão destacada
  • D ressaltar a ocorrência de empréstimos linguísticos.
  • E acentuar valor significativo à expressão destacada.