Fragmentos de texto para os itens de 1 a 10
Fragmento I – A invenção do telefone
Alexander Graham Bell cresceu fascinado pelo som. Sua mãe era surda, o que o levou desde cedo a refletir sobre as características do som. Enquanto dava aulas a crianças surdas em Boston, ele se tornou obcecado pela ideia de transmitir a voz eletricamente, tendo inventado o telefone em 1876, apresentado por ele na Exposição do Centenário, na Filadélfia.
Fragmento II – A maravilha sem fio de Marconi
Guglielmo Marconi, considerado o pai da transmissão de rádio de longa distância, dividiu o Prêmio Nobel de Física de 1909 com Karl Ferdinand Braun, por suas contribuições ao desenvolvimento da telegrafia sem fio. No entanto, inicialmente suas ideias não foram muito bem recebidas. Com o apoio dos pais, realizou testes com transmissores e receptores, enviando sinais a quilômetros de distância. Em busca de mais recursos, Marconi escreveu ao governo italiano, mas um funcionário descartou a ideia, dizendo que era melhor apresentá-la em um manicômio. Ele, então, viajou para Londres, e do principal escritório telegráfico da cidade transmitiu o primeiro sinal sem fio. Em 13/5/1897, Marconi realizou a primeira transmissão sem fio em mar aberto.
Fragmento III – A primeira chamada de celular
Marty Cooper, diretor de pesquisa e desenvolvimento da Motorola, fez a primeira chamada de um telefone celular portátil nas ruas de Nova York, em 1973. Três meses antes, a 4 rival AT&T começava a monopolizar o incipiente mercado das comunicações sem fio. Para fazer frente à concorrência, Cooper suspendeu todos os outros projetos da Motorola e desafiou sua equipe a criar um telefone portátil funcional em noventa dias. Cooper usou sua nova invenção para ligar para Joel Engel, chefe de desenvolvimento da AT&T. Depois de uma breve saudação, Cooper lhe disse: “estou ligando para você de um telefone celular, mas um celular de verdade, portátil”. A única resposta do outro lado da linha foi o silêncio.
Fragmento IV – A primeira mensagem de texto
Em 3/12/1992, Neil Papworth, um engenheiro da Vodafone, enviou a primeira mensagem de texto a seu colega Richard Jarvis: “FELIZ NATAL”. Papworth enviou a 4 mensagem usando um teclado de computador, já que os telefones celulares ainda não possuíam teclados alfabéticos. Seriam necessários anos até que os telefones comerciais 7 incorporassem essa funcionalidade. O Communicator 9110 da Nokia foi lançado em 1998 e tornou-se um dos primeiros dispositivos a transmitir mensagens de texto e dados. 10 Calcula-se que, em 2011, mais de 2,3 trilhões de mensagens de texto tenham sido enviadas em todo o mundo.
Ao empregar a primeira pessoa do plural nas formas verbais e pronominais, o autor aproxima-se do leitor, o que impõe ao texto um caráter pessoal e subjetivo incompatível com o tipo de texto dissertativo, ao qual o fragmento apresentado pertence.
A participação e o lugar da mulher na história foram negligenciados pelos historiadores e, por muito tempo, elas ficaram à sombra de um mundo dominado pelo gênero masculino. Ao pensarmos o mundo medieval e o papel dessa mulher, o quadro de exclusão se agrava ainda mais, pois, além do silêncio que encontramos nas fontes de consulta, os textos, que muito raramente tratam o mundo feminino, estão impregnados pela aversão dos religiosos da época por elas.
Na Idade Média, a maioria das ideias e de conceitos era elaborada pelos escolásticos. Tudo o que sabemos sobre as mulheres desse período saiu das mãos de homens da Igreja, pessoas que deveriam viver completamente longe delas. Muitos clérigos consideravam-nas misteriosas, não compreendiam, por exemplo, como elas geravam a vida e curavam doenças utilizando ervas.
A mulher era considerada pelos clérigos um ser muito próximo da carne e dos sentidos e, por isso, uma pecadora em potencial. Afinal, todas elas descendiam de Eva, a culpada pela 19 queda do gênero humano. No início da Idade Média, a principal preocupação com as mulheres era mantê-las virgens e afastar os clérigos desses seres demoníacos que personificavam a tentação. Dessa forma, a maior parte das autoridades eclesiásticas desse período via a mulher como portadora e disseminadora do mal.
Isso as tornava más por natureza e atraídas pelo vício. A partir do século XI, com a instituição do casamento pela Igreja, a maternidade e o papel da boa esposa passaram a ser exaltados. Criou-se uma forma de salvação feminina a partir basicamente de três modelos femininos: Eva (a pecadora), Maria (o modelo de perfeição e santidade) e Maria Madalena (a pecadora arrependida). O matrimônio vinha para saciar e controlar as pulsões femininas. No casamento, a mulher estaria restrita a um só parceiro, que tinha a função de dominá-la, de educá-la e de fazer com que tivesse uma vida pura e casta.
Essa falta de conhecimento da natureza feminina causava medo aos homens. Os religiosos se apoiavam no pecado original de Eva para ligá-la à corporeidade e inferiorizá-la. Isso porque, conforme o texto bíblico, Eva foi criada da costela de Adão, sendo, por isso, dominada pelos sentidos e os desejos da carne. Devido a essa visão, acreditava-se que ela fora criada com a única função de procriar.
Essa concepção de mulher, que foi construída através dos séculos, é anterior mesmo ao cristianismo. Foi assegurada por ele e se deu porque permitiu a manutenção dos homens no poder; forneceu ao clero celibatário uma segurança baseada na distância e legitimou a submissão da ordem estabelecida pelos homens. Essa construção começou apenas a ruir, mas os 49 alicerces ainda estão bem fincados na nossa sociedade.
Com relação a aspectos linguísticos do texto, julgue o próximo item.
Tanto em “desenvolveu-se” (R.14) quanto em “Constata-se” (R.27), a partícula “se” desempenha a mesma função sintática.
Os juízes que se deparam com o tema dos conflitos familiares e da violência doméstica assistem a situações de violência extrema, marcadas pelo abuso das relações de afeto e parentesco, pela deslealdade nas relações íntimas de afeto e confiança. A violência doméstica exclui e segrega os integrantes da família, pois as vítimas são muitas vezes consideradas responsáveis pelas agressões que sofrem. É a mulher agredida quem “gosta de apanhar”, é a criança espancada quem “provoca” os pais. Obviamente os membros da família ficam apavorados diante da possibilidade da agressão e da exclusão e temem pela própria vida quando dependem da família para sobreviver emocional ou materialmente. Assim, todos são atingidos pela agressão a um deles dirigida.
Importa destacar que a violência intrafamiliar pode se dar tanto de forma omissiva, pela ausência de cuidados necessários ao desenvolvimento do indivíduo, de alimentação regular e abrigo, quanto comissiva, pela prática de atos que violam a liberdade e a integridade física e psíquica da vítima, agressões físicas ou verbais. Esses atos são capazes de gerar sentimento de insegurança nos membros da família. No âmbito doméstico, as agressões decorrem da vontade de dominar e subjugar o mais fraco, da luta por poder dentro de casa. A maior parte dos ataques tem motivos banais, como o espancamento de mulheres que se recusam a preparar o almoço ou a esquentar a comida dos companheiros, ou, como no caso das crianças, o choro excessivo.
O processo judicial restaura a verdade dos fatos. O agressor é sentado no banco dos réus e é tratado como tal. A vítima tem o direito de expor a dor, o sofrimento e exigir a reparação devida. Muitas vezes não se persegue o encarceramento do agressor, mas apenas a responsabilização pelos atos, de natureza cível ou criminal. O juiz observa as partes com os olhos da lei, da equidade, da justiça. A justiça analisa tais casos dia após dia, noite após noite, e os diversos agentes envolvidos no amparo e proteção às vítimas desenvolvem sensibilidade especial para o tema. E, movidos pela empatia com os mais fracos nas relações sociais e familiares, buscam ajudar a restabelecer a linguagem de respeito entre os membros da comunidade familiar, propiciando o resgate dos sentimentos que a mantêm coesa e saudável.
No que se refere às ideias apresentadas no texto, julgue o item que se segue.
A palavra-chave referente à violência intrafamiliar omissiva é omissão, ao passo que a referente à violência intrafamiliar comissiva é ação.
Texto III
O Decreto n.o 21.076, de 24 de fevereiro de 1932, primeiro Código Eleitoral pátrio, instituiu a justiça eleitoral no Brasil, com funções contenciosas e administrativas. Eram seus órgãos: um Tribunal Superior (de justiça eleitoral — o decreto não menciona justiça eleitoral), na capital da República; um tribunal regional, na capital de cada estado, no DF e na sede do governo do território do Acre, além de juízes eleitorais nas comarcas e nos distritos. O Tribunal Superior — de justiça eleitoral — com jurisdição em todo o território nacional, compunha-se de oito membros efetivos e oito substitutos, e era presidido pelo vice-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF). A ele se somavam dois membros efetivos e dois substitutos, sorteados dentre os ministros do STF, além de dois efetivos e dois substitutos, sorteados dentre os desembargadores da Corte de Apelação do DF. Por fim, integravam a Corte três membros efetivos e quatro substitutos, escolhidos pelo chefe do governo provisório dentre quinze cidadãos, indicados pelo STF, desde que atendessem aos requisitos de notável saber jurídico e idoneidade moral. Dentre seus membros, elegia o Tribunal Superior, em escrutínio secreto, por meio de cédulas com o nome do juiz e a designação do cargo, um vice-presidente e um procurador para exercer as funções do Ministério Público, tendo este último a denominação de procurador-geral da justiça eleitoral. Em relação a esse cargo, nota-se uma peculiaridade, à época da criação do Tribunal Superior: o procurador-geral da justiça eleitoral não era o procurador-geral da República, mas sim um membro do próprio tribunal.
As formas de composição do TSE: de 1932 aos dias atuais.
Brasília: Tribunal Superior Eleitoral, Secretaria de Gestão da Informação, 2008, p. 11.
Internet: <www.tse.jus.br>
Com referência às estruturas linguísticas do texto III, julgue o item a seguir.
Se a preposição a presente na contração “aos" (l.18) fosse suprimida, a função sintática da expressão “requisitos de notável saber jurídico e idoneidade moral" (l.19) seria alterada, mas a correção gramatical do texto seria mantida.
Com base nos dados do gráfico Evolução das finanças de Mossoró (RN), que mostra, de forma resumida, a evolução das finanças dessa cidade no período de 2009 a 2014, julgue o item subsequente.
Texto I
É preciso compreender que o preso conserva os demais direitos (educação, integridade física, segurança, saúde, assistência jurídica, trabalho e outros) adquiridos 4 como cidadão, uma vez que a perda temporária do direito de liberdade em decorrência dos efeitos de sentença penal refere-se tão somente à liberdade de ir e vir. Isso, geralmente, 7 não é o que ocorre.
O que se constata é que, na prática, o cidadão preso perde muito mais do que sua liberdade. Perde sua dignidade, é 10 submetido a humilhação e acaba se sentindo um nada.
Em relação às ideias e às estruturas linguísticas do texto I, julgue o item que se segue.
Depreende-se das informações do texto que a sentença penal deveria realmente limitar apenas o direito de locomoção.
Anísio Spínola Teixeira nasceu no dia 12 de julho de 1900, em Caetité – BA, onde passou os primeiros anos de vida sob os cuidados da mãe, Anna Spínola Teixeira.
O pai, Deocleciano Pires Teixeira, sonhava que o filho fosse político e o mandou estudar no Rio de Janeiro. Anísio diplomou-se na Faculdade de Direito da Universidade do Rio de Janeiro em 1922.
Como educador, Teixeira viajou para a Europa e os Estados Unidos da América para observar os sistemas escolares. No Brasil, defendeu o conceito de escola única, pública e gratuita como forma de garantir a democracia e foi o primeiro a tratar a educação com base filosófica.
Instituiu na Bahia, em 1950, a primeira escola-parque, que procurava oferecer à criança uma escola integral, que cuidasse da alimentação, da higiene, da socialização, além do preparo para o trabalho. Nas escolas-parques, os alunos ainda tinham contato com as artes plásticas. Naquela época, essas aulas eram orientadas por profissionais de renome, como Caribé e Mário Cravo.
Sempre brigou pela democracia na educação. Publicou vários livros defendendo a educação e a cultura para todos. Foi um dos fundadores da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e da Universidade de Brasília (UnB), da qual foi reitor em 1963.
Candidatou-se à Academia Brasileira de Letras, em 1971, mas faleceu antes da eleição, ao cair no poço do elevador de seu prédio, em 11 de março de 1971, quando saía para visitar Aurélio Buarque de Holanda
Com base nas ideias e estruturas linguísticas do texto I, julgue o item subsecutivo.
A forma nominal “filho” (l.4) e a forma pronominal “se” (l. 6 e 25) referem-se a Anísio Spínola Teixeira.
A pontuação referente à proficiência dos estudantes brasileiros na área de ciência se caracteriza por dois momentos de aumento e dois momentos de estagnação.
P: Se não há autorização legislativa ou indicação dos recursos
financeiros correspondentes, então, não há abertura de créditos suplementares
ou de créditos especiais.
Considerando a proposição acima, que tem por base o art. 167, inciso V, da
Constituição Federal de 1988, julgue os itens seguintes.
A negação da proposição P pode ser corretamente expressa por: “Se há autorização legislativa ou indicação dos recursos financeiros correspondentes, então há abertura de créditos suplementares ou de créditos especiais”.
Em um grupo de 2.000 empresas, 1/9 das que encerraram as atividades este ano foram abertas em anos anteriores, 1/10 das que foram abertas em anos anteriores encerraram as atividades este ano e 200 empresas não encerraram as atividades este ano e não foram abertas em anos anteriores.
Com base nessas informações, julgue o próximo item.
O número de empresas que encerraram as atividades este ano e que foram abertas em anos anteriores é superior a 110.
Com base na proposição P: “Quando o cliente vai ao banco solicitar um empréstimo, ou ele aceita as regras ditadas pelo banco, ou ele não obtém o dinheiro”, julgue os itens que se seguem.
Se for falsa a proposição “O cliente vai ao banco solicitar um empréstimo”, então a proposição P também será falsa, independentemente dos valores lógicos das demais proposições constituintes de P.
Considerando que P seja a proposição “Se os seres humanos soubessem se comportar, haveria menos conflitos entre os povos”, julgue os itens seguintes.
Um órgão público pretende organizar um programa de desenvolvimento de pessoas que contemple um conjunto de ações de educação continuada. Quando divulgou a oferta de um curso no âmbito desse programa, publicou, por engano, um anúncio com um pequeno erro nos requisitos. Em vez de “os candidatos devem ter entre 30 e 50 anos e possuir mais de cinco anos de experiência no serviço público” (anúncio 1), publicou “os candidatos devem ter entre 30 e 50 anos ou possuir mais de cinco anos de experiência no serviço público” (anúncio 2).
Considere que X = o conjunto de todos os servidores do órgão; A = o conjunto dos servidores do orgão que têm mais de 30 anos de idade; B = o conjunto dos servidores do orgão que têm menos de 50 anos de idade e C = o conjunto dos servidores do orgão com mais de cinco anos de experiência no serviço público. Sabendo que X, A, B, e C têm, respectivamente, 1.200, 800, 900 e 700 elementos, julgue o item seguinte.
Sejam p(x) e q(x) sentenças abertas com universo X dadas respectivamente por “o servidor x tem entre 30 e 50 anos de idade” e “o servidor x possui mais de cinco anos de experiência no serviço público”. Então, se C é subconjunto de A∩B, então o conjunto verdade associado à sentença aberta p(x)→q(x) coincide com o conjunto universo X.
Um grupo de 15 turistas que planeja passear pelo rio São Francisco, no Canyon do Xingó, em Sergipe, utilizará, para o passeio, três barcos: um amarelo, um vermelho e um azul. Cada barco tem capacidade máxima para 8 ocupantes e nenhum deles deixará o porto com menos de 3 ocupantes.
Com base nessa situação hipotética, julgue os itens seguintes.
A quantidade de maneiras distintas de escolher 8 turistas para ocupar o barco azul e 7 para ocupar o barco amarelo é inferior a 82 × 72 .
Julgue os próximos itens, considerando proposição P, a seguir: O desenvolvimento científico do país permanecerá estagnado se, e somente se,não houver investimento em pesquisa acadêmica no Brasil.
A negação da proposição P está corretamente enunciada da seguinte forma: “Ou o desenvolvimento científico do país permanecerá estagnado, ou não haverá investimento em pesquisa acadêmica no Brasil”.
Julgue o item a seguir com base nas características do raciocínio analítico e na estrutura da argumentação.
Não estão explicitamente declaradas duas premissas do argumento que embasa a seguinte afirmação: “A empresa Z não respeita seus funcionários porque não lhes paga em dia”.
Acerca de conceitos de informática, julgue o item a seguir.
A ativação do firewall do Windows impede que emails com arquivos anexos infectados com vírus sejam abertos na máquina do usuário.
Julgue os itens a seguir, acerca de sistemas operacionais e conceitos fundamentais de informática.
Na versão de instalação padrão do aplicativo Calculadora, que é disponibilizado quando se instala o Windows 7, há opção que permite o acesso a campos específicos nos quais o usuário poderá inserir datas do ano e calcular a diferença em dias entre duas datas.
Com base nos conceitos de segurança da informação, julgue o
próximo item.
Muito mais eficientes que CDs e DVDs no que se refere a taxa de transferência, capacidade de armazenamento e portabilidade, os pendrives são um meio eficiente de se fazer becape.
No que se refere a aplicações em gerenciamento, apresentação de imagens, execução de trabalhos em três dimensões e mídias sociais, julgue o item subsequente.
A principal diferença entre um objeto bidimensional (2D) e um objeto tridimensional (3D) projetados em uma tela bidimensional é a adição ao objeto de uma terceira dimensão, que o leva a se aproximar ou a se afastar do ponto de visão do usuário.
A respeito de segurança da informação, julgue os itens subsecutivos.
Em ambientes corporativos, um dos procedimentos de segurança adotado é o monitoramento de acessos dos empregados à Internet, cujo objetivo é permitir que apenas os sítios de interesse da organização sejam acessados.
Julgue os itens que se seguem, acerca de segurança da informação
e ferramentas.
Para entregar mensagens, um sistema de correio eletrônico deve-se utilizar um sistema de endereçamento com endereços exclusivos. Na Internet, um exemplo de endereço de correio eletrônico é www.gmail.com.
No que se refere aos ambientes Windows e Linux, julgue os itens que se seguem.
Os efeitos de transição de eslaides no Microsoft Power Point são utilizados para reorganizar automaticamente, em um novo eslaide, o conteúdo que extrapolar os limites do eslaide em edição
Acerca de programas de navegação e de correio eletrônico, julgue o item que se segue.
As páginas web construídas para ser acessadas por determinado navegador podem ser acessadas por outros navegadores, desde que tenham sido criadas em linguagem de documentos de hipertextos da web, como HTML ou XML.
Considerando os conceitos, os aplicativos e as ferramentas referentes a redes de computadores, julgue o item que se segue.
O sítio de buscas Google permite que o usuário realize pesquisas utilizando palavras e textos tanto em caixa baixa quanto em caixa alta.