Resolver o Simulado Nível Médio

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Arquivologia

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A função arquivística que estabelece prazos para retenção dos documentos nas fases corrente e intermediária, bem como define a destinação final dos mesmos, isto é, a eliminação ou recolhimento para guarda permanente é a:
  • A catalogação.
  • B certificação.
  • C avaliação.
  • D reprodução.
  • E estruturação.
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Marilena Leite Paes ensina que o método de arquivamento é determinado pela natureza dos documentos a serem arquivados e pela estrutura da entidade. É correto afirmar que variadex, automático, soundex, mnemônico e rôneo pertencem à classe:

  • A básicos.
  • B padronizados.
  • C dígito-terminal.
  • D duplex.
  • E ideográficos.
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A obra “Arquivo: teoria e prática”, de Paes, esclarece que, dependendo do aspecto sob o qual os arquivos são estudados, eles podem ser classificados de diferentes formas. Neste aspecto, arquivos setoriais e arquivos gerais ou centrais são classificações vinculadas:

  • A aos estágios de sua evolução.
  • B à extensão de sua atuação.
  • C às entidades mantenedoras.
  • D à natureza dos documentos.
  • E ao financiamento do órgão.
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Considere os nomes a seguir:
1. Dr. Ricardo Teixeira
2. Professor Arnaldo do Couto
3. General Roberto d'Andrade
4. Leila da Câmara
5. Paulo de Almeida
A seqüência correta para arquivamento das pastas de documentos por método alfabético é:
  • A 5,3,4,2,1.
  • B 1,3,4,5,2.
  • C 5,3,1,4,2.
  • D 4,2,3,1,5.
  • E 1,4,3,2,5.
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Em um departamento de uma empresa são recebidos, diariamente, muitos documentos de várias partes do Brasil.
O funcionário encarregado de organizar esses documentos deve, de forma inequívoca, optar pelo método de arquivamento denominado

  • A ideográfico
  • B tipográfico
  • C enciclopédico
  • D geográfico
  • E unitermo
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De acordo com a Teoria das Três Idades, os arquivos passam por três estágios de evolução distintos. Quanto ao terceiro estágio, é correto afirmar que se denomina Arquivo

  • A permanente e possui documentos de valor primário.
  • B corrente e possui documentos de valor secundário.
  • C permanente e possui documentos de valor mediato.
  • D intermediário e possui documentos de valor imediato.
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Ainda que haja inúmeras cópias de um mesmo documento no arquivo de determinada instituição, cada qual ocupa lugar distinto no conjunto dos demais documentos, mantendo com eles relações específicas. Tal atributo é conhecido, na teoria arquivística, como

  • A veracidade.
  • B integridade.
  • C unicidade.
  • D confiabilidade.
  • E relatividade.
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Quando processos e dossiês contêm documentos digitais e não digitais recebem o atributo de

  • A compostos.
  • B híbridos.
  • C múltiplos.
  • D mistos.
  • E ecléticos.
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Assinale a opção que relaciona, corretamente, os tipos de informação e os prazos máximos de restrição de acesso à informação estabelecidos pela Lei nº 12.527/2011.
  • A Ultrassecreta: 25 anos; secreta: 15 anos; reservada: 5 anos.
  • B Ultrassecreta: 25 anos; secreta: 15 anos; confidencial: 10 anos; reservada: 5 anos
  • C Ultrassecreta: 50 anos; secreta: 30 anos; reservada: 10 anos.
  • D Ultrassecreta: 50 anos; secreta: 30 anos; confidencial: 20 anos; reservada: 10 anos.
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De acordo com a legislação atual, as informações que puderem colocar em risco a segurança do Presidente e do Vice-Presidente da República, e de seus respectivos cônjuges e filhos, são classificadas como reservadas e ficarão sob sigilo até o

  • A final do primeiro ano do segundo mandato
  • B final do primeiro ano do último mandato
  • C final do terceiro ano do primeiro mandato
  • D término do último mandato
  • E segundo ano do último mandato
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Não é o assunto do documento, mas a sua destinação, o que deve determinar o lugar que lhe cabe ocupar no arquivo.

Em tal recomendação, extraída do célebre Manual de arranjo e descrição de arquivos, publicado pela Associação dos Arquivistas Holandeses em 1898, pode-se substituir o termo destinação por:
  • A estrutura interna.
  • B funcionalidade.
  • C organicidade.
  • D configuração física.
  • E temporalidade.
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Nos termos da terminologia arquivística usualmente adotada no Brasil, assinale o conceito corretamente descrito. 
  • A Apógrafo: documento de autenticidade não reconhecida.
  • B Apostila: nota ou aditamento feito oficialmente em documento.
  • C Apensação: juntada, em caráter definitivo, de documento ou processo a outro processo.
  • D Ampliação: acréscimo de informações realizadas por quaisquer meios em documento original.
  • E Acervo: possibilidade de acesso a serviços de referência, informação, documentação e comunicação.
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O método de arquivamento mais simples quando o elemento principal é o nome denomina-se método alfabético. Sobre esse método, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) É um método indireto, porque a pesquisa requer uso de índice auxiliar para localização do documento.

( ) As fichas ou as pastas são dispostas na ordem rigorosamente alfabética, respeitadas as normas gerais para a alfabetação, por guias divisórias, com as respectivas letras.

( ) Na regra de alfabetação com nomes de pessoas físicas, considera-se o último sobrenome e depois o prenome.

( ) Nas situações em que a pessoa física possui sobrenomes agrupados por hífen, faz-se necessária, segundo a regra de alfabetação, sua separação.

Assinale a sequência correta.

  • A V, V, F, V
  • B F, V, V, F
  • C F, F, V, F
  • D V, F, F, V
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Em microfilmagem de preservação de documentos de arquivo, é possível fazer uso da bandeirola, que é uma sinalética

  • A destinada a alertar o operador sobre os problemas de legibilidade do texto a ser reproduzido.
  • B de caráter circunstancial, para indicar que o documento continua em outro rolo.
  • C personalizada, ostentando o logotipo da instituição de origem dos documentos.
  • D referente a um só documento, recomendando-se reproduzi-la, graças a suas pequenas dimensões, no mesmo fotograma.
  • E em branco, para futuro registro da densidade e do grau de resolução do filme.
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Quanto ao gênero, como ensina Paes no livro “Arquivo: teoria e prática”, os documentos em suporte fílmico resultantes da microrreprodução de imagens, mediante utilização de técnicas específicas, são classificados como:

  • A cartográficos.
  • B sonoros.
  • C micrográficos.
  • D iconográficos.
  • E textuais.
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O modelo de requisitos destinado a fornecer, na área arquivística brasileira, especificações (técnicas e funcionais) e metadados que orientem a aquisição e o desenvolvimento de sistemas informatizados, independentemente da plataforma tecnológica em que forem desenvolvidos ou implantados, é conhecido como

  • A e-ARQ Brasil.
  • B NOBRADE.
  • C ISAD(G).
  • D EAD.
  • E SINAR.
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“É a denominação geralmente atribuída a setores encarregados do recebimento, registro, distribuição e movimentação dos documentos em curso; denominação atribuída ao próprio número de registro dado ao documento; livro de registro de documentos recebidos e/ou expedidos. (PAES, Marilena Leite. Arquivos: teoria e prática. 3.ed. Rio de Janeiro: FGV, 2004. p.27).”

O texto apresentado é referente ao conceito de:

  • A Expedição.
  • B Almoxarifado.
  • C Patrimônio.
  • D Protocolo.
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Para integrar o Sistema Nacional de Arquivos – SINAR.

  • A os arquivos dos Poderes Executivo Federal, Legislativo Federal e Judiciário Federal, os arquivos estaduais e os do Distrito Federal dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, e os arquivos municipais dos Poderes Executivo e Legislativo devem estar organizados sistemicamente
  • B é necessário ser arquivo dos Poderes Executivo Federal, Legislativo Federal e Judiciário Federal, ou arquivos estaduais e do Distrito Federal dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, ou arquivos municipais dos Poderes Executivo e Legislativo.
  • C os arquivos de pessoas físicas e jurídicas de direito privado deverão ser transferidos para a custódia de um arquivo público municipal, estadual ou federal, de acordo com a natureza da documentação.
  • D é preciso encaminhar carta de solicitação assinada pela autoridade máxima do Poder ao qual o arquivo está vinculado.
  • E é necessário preencher formulário próprio disponibilizado no site do CONARQ.
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O termo desclassificação corresponde, na área arquivística,

  • A à sistemática adotada por muitas instituições, quando não há certeza sobre o valor primário de determinado documento.
  • B ao procedimento que permite que determinados documentos de uma mesma série fiquem liberados de prazos fixados pelas tabelas de temporalidade.
  • C ao ato pelo qual o arquivista fica autorizado a retirar do plano de classificação determinada série, em razão do desaparecimento de parte de seus documentos.
  • D ao ato pelo qual a autoridade competente libera à consulta, no todo ou em parte, documento anteriormente sujeito a grau de sigilo.
  • E à decisão tomada por um diretor de arquivo público ao impedir a incorporação, no acervo da instituição,de documentos vindos do arquivo intermediário.
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A respeito da microfilmagem, julgue os itens a seguir.
I. O microfilme de substituição visa preservar as informações dos documentos que serão objetos de eliminação.
II. O microfilme de segurança visa conservar os originais, com o propósito de preservá-los dos desgastes.
III. Na preservação prolongada dos documentos os filmes de sais de prata são os recomendados pela arquivística.
IV. A microfilmagem de preservação é aplicada principalmente na esfera dos arquivos correntes e intermediários.
Está correto o que se afirma apenas em:
  • A II e IV.
  • B I, II e III.
  • C I e II.
  • D I e III.
  • E II, III e IV.

Ética na Administração Pública

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Quando o ato de improbidade causar lesão ao patrimônio público ou ensejar enriquecimento ilícito, para a indisponibilidade dos bens do indiciado, caberá à autoridade administrativa responsável pelo inquérito representar ao:

  • A Juiz Federal
  • B Ministério Público
  • C Delegado da Polícia Federal
  • D Defensor Público

Legislação Federal

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No processo ético-disciplinar, a câmara especializada deverá julgar o denunciado no prazo de até ________ dias, contados da data do recebimento do processo. A informação que preenche corretamente a lacuna é

  • A 30.
  • B 45.
  • C 60.
  • D 90.
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De acordo com o Código de Ética e de Conduta Empresarial do SERPRO, constitui conduta inaceitável aos dirigentes e aos empregados do SERPRO:

  • A manter-se no exercício da função de confiança para a qual tenha sido designado, quando houver dissonância com as diretrizes e orientações estratégicas empresariais.
  • B estar acompanhado, de outro empregado ou da chefia ou de um par, ao manter qualquer relacionamento com fornecedor ou parceiro que resulte ou que possa resultar em contratação que atenda a interesse ou necessidade do SERPRO.
  • C prestar estrita anuência com as diretrizes e a condução estratégica empresarial ao assumir função de confiança da Empresa.
  • D renunciar ao exercício da função de confiança para a qual tenha sido designado, quando houver dissonância com as diretrizes e orientações estratégicas empresariais
  • E elaborar e apresentar informações que reflitam reais posições e resultados econômicos, financeiros, operacionais, logísticos e quaisquer outros que afetem o desempenho da Empresa.

Legislação Municipal

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É vedado ao servidor público:

  • A divulgar publicamente as disposições do Código de Ética
  • B representar contra comprometimento indevido da estrutura estatal
  • C facilitar a fiscalização dos seus atos ou serviços por quem de direito
  • D pleitear prêmio para si ou qualquer pessoa para cumprimento da sua missão

Ética na Administração Pública

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O Decreto nº 6.029/2007 institui o Sistema de Gestão de Ética do Poder Executivo Federal. Sobre as comissões que integram o Sistema de Gestão da Ética do Poder Executivo Federal, é correto afirmar:

  • A Os membros das Comissões de Ética Pública (CEP) de cada entidade do Poder Executivo poderão escolher entre receber a remuneração do cargo na CEP ou a de seu cargo efetivo ou emprego permanente no órgão ou na entidade de origem.
  • B Cada Comissão de Ética das entidades ou órgão do Poder Executivo Federal deve ser composta por três membros e três suplentes, escolhidos entre servidores e empregados do seu quadro permanente.
  • C Os membros da Comissão de Ética Pública (CEP) devem ter mandatos de três anos que iniciam e terminam conjuntamente.
  • D Não são permitidas reconduções de mandatos aos membros da Comissão de Ética Pública.
  • E As Comissões de Ética de entidades ou órgãos serão integradas por três membros escolhidos entre os servidores da Administração Pública designados pelo dirigente máximo da respectiva entidade ou órgão.
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Sobre a responsabilidade civil do servidor público federal e sua transmissibilidade aos sucessores do agente causador do dano, é correto concluir que:

  • A se transmite aos sucessores, que respondem com seus patrimônios pessoais pelo ressarcimento.
  • B se transmite aos sucessores, mas até o limite do valor da herança deixada pelo servidor público falecido.
  • C não se transmite aos sucessores em razão da possibilidade de desconto em folha dos valores necessários ao ressarcimento.
  • D não se transmite aos sucessores uma vez que as penalidades não ultrapassam a pessoa do apenado.
  • E não se transmite aos sucessores uma vez que há apenas responsabilidade da União Federal.
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Considere as afirmativas sobre a ética profissional do servidor público.

I. A função pública deve ser tida como exercício profissional e, portanto, se integra na vida particular de cada servidor público.

II. O servidor não poder emitir ou falsear a verdade, salvo quando necessário à defesa do interesse superior do Estado e da Administração Pública.

III. É vedado ao servidor público demonstrar solidariedade a colegas hierarquicamente superiores ou inferiores que tenham praticado infrações contra a ética profissional.

Conforme o que dispõe o Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo, estão CORRETAS:

  • A I apenas
  • B I e II apenas.
  • C II e III apenas.
  • D I, II e III.

Secretariado

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De acordo com o Art. 4º do Código de Ética do Profissional de Secretário Executivo, constitui um direito do profissional:

  • A combater o exercício ilegal da profissão
  • B estabelecer um clima de respeito à hierarquia, com liderança e competência
  • C ser positivo em seus pronunciamentos e tomadas de decisões, sabendo colocar e expressar suas atividades
  • D defender a integridade moral e social da profissão, denunciando às entidades da categoria qualquer tipo de alusão desmoralizadora

Ética na Administração Pública

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Nos termos descritos no inciso XXII do Decreto nº 1.171/1994 a pena aplicável ao servidor público pela Comissão de Ética é a de:

  • A Advertência por escrito.
  • B Censura.
  • C Suspensão por cinco dias.
  • D Demissão.
  • E Suspensão por quinze dias.
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Acerca das vedações ao servidor público, previstas no Código de Ética Profissional do Servidor Púbico Civil do Poder Executivo Federal, seguem-se cinco proibições:

I. permitir que perseguições, simpatias, antipatias, caprichos, paixões ou interesses de ordem pessoal interfiram no trato com o público, com os jurisdicionados administrativos ou com colegas hierarquicamente superiores ou inferiores;

II. utilizar os avanços técnicos e científicos ao seu alcance ou do seu conhecimento para atendimento do seu mister;

III. prejudicar culposamente a reputação de outros servidores ou de cidadãos que deles dependam;

IV. ser, em função de seu espírito de solidariedade, conivente com erro ou infração a esse Código de Ética ou ao Código de Ética de sua profissão;

V. retirar da repartição pública, sem estar legalmente autorizado, qualquer documento, livro ou bem pertencente ao patrimônio público.


Está correto apenas o que se afirma em

  • A I, III e IV.
  • B IV e V.
  • C II e III.
  • D II, III e V.
  • E I, IV e V.
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Em busca do comprometimento com o cidadão usuário e com a eficiência, a Administração Pública vem realizando esforços para que seus agentes conheçam a ciência que teoriza sobre as condutas humanas e sobre o conjunto de valores que devem orientar o comportamento dos homens em relação aos seus semelhantes.Tal ciência denomina-se:

  • A moral
  • B ética
  • C reflexologia.
  • D principiologia.

Legislação Municipal

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O Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Municipal do Rio de Janeiro prevê expressamente como dever do servidor público:

  • A facilitar a fiscalização de todos os atos ou serviços por quem de direito
  • B comunicar, em até 10 (dez) dias, aos seus superiores, todo e qualquer ato ou fato contrá- rio ao interesse público
  • C apresentar-se ao trabalho, de segunda a quinta-feira, com vestimentas leves e adequadas
  • D utilizar as redes sociais para divulgar iniciativas relevantes do Poder Público

Ética na Administração Pública

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Sobre o enriquecimento ilícito tratado na Lei nº 8.429/1992, marque V para verdadeiro ou F para falso, e em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) O objeto da tutela jurisdicional é o enriquecimento legítimo, justo e moral.

( ) Conforme se verifica da Lei, enriquecimento ilícito é conduta específica.

( ) O elemento subjetivo da conduta pode ser visualizado com o dolo e a culpa.

( ) Trata-se de crime com conduta sempre comissiva.

  • A F/ V/ F/ V
  • B V/ F/ F/ V
  • C F/ V/ V/ F
  • D V/ F/ V/ F
  • E V/ V/ F/ F
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Quanto às regras de hierarquia no serviço público, é correto afirmar que:

  • A Não há hierarquia no serviço público.
  • B O servidor público deve respeitar somente o Prefeito.
  • C O servidor público pode se recusar a fazer o seu trabalho.
  • D O servidor público deve ser obediente.

Direito Penal

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O Código Penal Brasileiro, no Capítulo em que trata especificamente sobre os crimes praticados por funcionário público contra a Administração em Geral, prevê expressamente que:

  • A o funcionário público que desvia dolosamente, em proveito próprio, valor de que tem a posse em razão do cargo, mas repara o dano antes da sentença irrecorrível, tem a punibilidade extinta
  • B considera-se funcionário público, para os efeitos penais, quem, embora transitoriamente ou sem remuneração, exerce cargo, emprego ou função pública
  • C o servidor que abandona o cargo público, fora dos casos permitidos em lei, tem o prazo de 60 dias para se justificar, caso em que o juiz poderá deixar de aplicar a pena ou aplicar somente a pena de multa
  • D a pena do servidor que exerce cargo em comissão ou função de direção ou assessoramento de órgão da administração direta, sociedade de economia mista, empresa pública ou fundação instituída pelo poder público deve ser aplicada em dobro

Ética na Administração Pública

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Apenas no ano de 2011, o Ministério Público Federal na Paraíba ajuizou 97 ações de improbidade administrativa contra agentes públicos do Estado. As ações são referentes a supostas irregularidades ocorridas em 60 cidades da Paraíba, entre os anos de 1998 e 2010.

(Fonte: Gl. Data: 18/01/2012)

É possível afirmar, conforme a notícia apresentada e seus conhecimentos atualizados sobre a aplicação prática da Lei n°8.429/92, que:

  • A São responsáveis por crimes de improbidade administrativa os gestores, ex-gestores e servidores, além de pessoas que não são ligadas à Administração Pública, mas que se beneficiaram com irregularidades.
  • B Atos de improbidade administrativa podem ser praticados por todos os agentes públicos, exceto aqueles que exercem função ou cargo público em caráter de transitoriedade ou sem remuneração com a Administração Pública direta ou indireta.
  • C É obrigado a restituir o valor indevido até o limite da herança recebida o sucessor daquele que praticar o ato lesivo ao patrimônio público, exceto no que exceder em relação às indenizações por dano moral, conforme determina a Lei no 8.429/92.
  • D Os fatos investigáveis numa ação de improbidade administrativa devem se limitar aos atos praticados por agentes públicos federais ou de outros entes, mas apenas nos casos que envolvam a aplicação de recursos estaduais ou municipais.
  • E Dentre as penalidades aplicáveis em ações de improbidade administrativa, são previstas: o ressarcimento integral do dano, multa civil e proibição de contratar com o Poder Público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios. Contudo, essas penalidades são restritas ao prazo de 2 (dois) anos seguintes ao da condenação, mediante trânsito em julgado.
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Os deveres dos servidores públicos civis da União, estabelecidos pela Lei n° 8.112/1990, estão descritos em normas de discriminação de comportamento profissional e normas de discriminação de comportamento funcional. Como exemplo de discriminação de comportamento profissional, pode-se citar:

  • A levar as irregularidades de que tiver ciência em razão do cargo ao conhecimento da autoridade competente para apuração.
  • B exercer com zelo e dedicação as atribuições do cargo.
  • C atender com presteza às requisições para a defesa da Fazenda Pública.
  • D cumprir as ordens superiores, exceto quando notoriamente ilegais.
  • E representar contra ilegalidade, omissão ou abuso de poder.

Legislação Federal

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Segundo o Código de Ética dos Profissionais de Administração - CEPA, com relação aos colegas, o Administrador deverá:
  • A fazer referências mesmo que desabonadoras, visando clareza e transparência nos processos.
  • B emitir pronunciamentos desabonadores sobre serviço profissional entregue a colega, quando assim julgar mais correto.
  • C impedir a fiscalização do exercício profissional e não comunicar as infrações de que tiver ciência, quando assim julgar estar preservando colegas.
  • D ao ter desentendimentos com colegas, evitar interveniência do órgão de classe para dirimir dúvidas e solucionar pendências, assim preservando as partes.
  • E tratar com urbanidade e respeito os colegas representantes dos órgãos de classe, quando no exercício de suas funções, fornecendo informações e facilitando o seu desempenho.

Ética na Administração Pública

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Observando-se o disposto na Lei n° 8.429/92 e as teorias a respeito de Direito e Moral conhecidas atualmente, assinale a alternativa falsa.

  • A Tanto o Direito como a Moral se ocupam do estudo das normas reguladoras da vida social. São aspectos comuns entre Direito e Moral o respeito à vida, à liberdade, à integridade, à prosperidade, entre outros.
  • B Para Piaget, toda moral é um sistema de regras, e a essência de toda moral consiste no respeito que a pessoa sente por essas regras.
  • C Foi elaborada uma Teoria dos Círculos proposta por Claude du Pasquier no sentido de traçar os pontos em que Direito e Moral se tocam de forma interdisciplinar, sendo que, para a Teoria da Independência, Direito e Moral não se tocam.
  • D A expressão "nem tudo que é moral é direito; nem tudo que é direito é moral" não se sustenta pelo entendimento da realidade fática do direito, tendo-se como um dos exemplos a própria Lei n° 8.429/92.
  • E O princípio da moralidade administrativa é um dos exemplos práticos da legislação acerca da improbidade administrativa comprobatórios da conexão entre direito e moral no campo fático.
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A ética pode ser definida como:

  • A um conjunto de valores genéticos que são passados de geração em geração.
  • B um princípio fundamental para que o ser humano possa viver em família.
  • C a parte da filosofia que estuda a moral, isto é, responsável pela investigação dos princípios que motivam, distorcem, disciplinam ou orientam o comportamento humano em sociedade.
  • D um comportamento profissional a ser observado apenas no ambiente de trabalho.
  • E a boa vontade no comportamento do servidor público em quaisquer situações e em qualquer tempo de seu cotidiano.

Noções de Informática

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Das características seguintes, aquela que destaca o monitor LCD em relação aos seus antecessores é:

  • A resolução de 640 x 480 pixels.
  • B matriz gráfica do tipo SVGA
  • C tela plana.
  • D configuração plug and play.
  • E matriz gráfica do tipo CGA.
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Como é denominado o documento gerado pelo Microsoft Excel (Br), ou seja o arquivo?

  • A Pasta de Trabalho.
  • B Planilha.
  • C Célula.
  • D Coluna.
  • E Linha.
43
Assinale a alternativa que apresenta um tipo de memória PRIMÁRIA existente nos Computadores Pessoais.
  • A SPICE.
  • B TMEM.
  • C RAM.
  • D PLEX.
  • E EXA.
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O sistema de arquivos do Ubuntu Linux possui uma estrutura hierárquica baseada em diretórios, sendo alguns deles com funções específicas. Um deles destina-se a armazenar bibliotecas de módulos compartilhados com frequência, enquanto que outro para armazenar os scripts de configuração e de inicialização. Esses diretórios são conhecidos, respectivamente, por:

  • A /tmp e /etc
  • B /tmp e /var
  • C /lib e /var
  • D /lib e /etc
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Observe a figura a seguir, que apresenta parte da área de trabalho do MS­Windows 7, em sua configuração padrão.
Considere que a pasta Geral está vazia.

Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas
Assinale a alternativa que descreve o que acontece quand o o usuário seleciona o documento Anotações, pressiona o atalho de teclado Ctrl+X, abre a pasta Geral no Windows Explorer e então, pressiona o atalho de teclado Ctrl+V.

  • A Uma cópia de Anotações é enviada para pasta Geral.
  • B Um atalho para Anotações é criado na área de trabalho.
  • C Anotações é movido para a pasta Geral.
  • D Um atalho para Anotações é criado na pasta Geral.
  • E Uma cópia de Anotações é criada na área de trabalho.
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Nas questões a seguir, a menos que seja explicitamente informado o contrário, considere que todos os programas mencionados estão em configuração-padrão, em português, que o mouse está configurado para pessoas destras e que expressões como clicar, clique simples e clique duplo referem-se a cliques com o botão esquerdo do mouse.
Considere também que não há restrições de proteção e de uso em relação aos programas, arquivos, diretórios e equipamentos mencionados.


“Os pendrives atuais se conectam ao computador por meio de portas __ e possuem capacidade aproximada de até __.” Completa-se os espaços em branco da proposição anterior, respectivamente, com os textos contidos na opção:

  • A paralelas / 500GB.
  • B firewire / 8GB.
  • C USB / 8GB.
  • D PS2 / 100KB.
  • E USB / 800GB.
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Impressoras multifuncionais são largamente utilizadas, devido à facilidade de uso e à versatilidade que possuem. Nesse contexto, as impressoras multifuncionais 3x1 executam as funções dos seguintes equipamentos:

  • A plotter, voteador e switch.
  • B plotter, impressora e switch.
  • C scanner, roteador e fotocopiadora.
  • D scanner, impressora e fotocopiadora.
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Observe a planilha abaixo, criada no Excel 2013 BR.

Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

Em D6 foi inserida uma expressão que multiplica o salário base em B3 pelo valor de referência em C6, usando o conceito de referência absoluta em B3 e o de referência relativa em C6. Para finalizar, a expressão inserida em D6 foi copiada para as células D7, D8, D9 e D10.

A expressão inserida na célula D9 foi:

  • A =$B$3*C9
  • B =$B$3*C6
  • C =&B&3*C9
  • D =&B&3*C6
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No processador de texto Microsoft Word 2010 (instalação padrão português – Brasil), é comum a existência do recurso
  • A Macros.
  • B Formatação Condicional.
  • C Teste de Hipóteses.
  • D Validação de Dados.
  • E Remover Duplicatas.
50

No navegador Google Chrome, em sua versão 16, é possível configurar o modo como os dados locais das páginas (cookies) são armazenados. Sobre as opções disponíveis para o armazenamento destes dados, é INCORRETO dizer que existe uma opção para

  • A permitir a configuração de dados locais.
  • B bloquear definição de cookies de terceiros.
  • C bloquear as configurações de redes externas.
  • D bloquear as configurações de quaisquer dados por sites.
  • E permitir que dados locais sejam armazenados somente para a sessão atual.
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Toda vez que encontra um documento impresso mais antigo, Thiago sente falta de saber exatamente a data e a hora da impressão, pois é normal que haja mais de uma versão. Assim, Thiago decidiu que todas as impressões no MS Word 2010 deveriam conter data e hora da impressão logo na primeira página. Sem saber como proceder, Thiago solicitou ajuda aos seus colegas. A sugestão mais adequada foi a de que Thiago deveria:

  • A digitar data/hora sempre que imprimir;
  • B solicitar aos programadores da empresa a criação de um aplicativo especial;
  • C inserir no documento um campo a partir do ícone “Partes Rápidas” da guia”Inserir”;
  • D procurar, dentre os modelos disponíveis do MS Word 2010, algum que possua essa peculiaridade;
  • E procurar, dentre os estilos do MS Word 2010, algum que permita essa funcionalidade.
52

A segurança da informação é feita de diversas formas, inclusive por meio da instalação de hardwares e softwares específicos. O hardware ou software que verifica as informações provenientes da internet ou de uma rede, filtrando-as de forma a selecionar as que chegam ao seu computador, é chamado de:

  • A Firewall.
  • B Antivírus.
  • C AntiSPAM.
  • D Roteador.
  • E Antispyware.
53

A janela “Marcadores e numeração" do Microsoft Word, versão português do Office 2003, é acionada a partir do menu:

  • A Exibir
  • B Inserir
  • C Formatar
  • D Ferramentas
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Os softwares que dão ao computador as instruções necessárias para fazer rodar seus aplicativos são conhecidos como:

  • A programas aplicativos.
  • B linguagens de programação.
  • C sistema operacional.
  • D editores gráficos.
  • E sistemas gerenciadores de bancos de dados.
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Quando se utiliza o Webmail, os e-mails que chegam, via de regra, são

  • A armazenados no servidor de recebimento.
  • B descarregados no computador do usuário.
  • C armazenados no servidor de saída.
  • D descarregados no servidor de arquivos, na pasta do usuário.
  • E armazenados no servidor de páginas da internet.
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Em relação ao Windows Explorer, marque a alternativa correta.

  • A Permite a visualização e manipulação de arquivos e pastas. O nome do seu arquivo é iexplore.exe, o qual normalmente se encontra em C:\Windows.
  • B Pode-se considerar como uma forma de copiar e colar arquivos a seguinte sequência de comandos: marcar o arquivo e teclar <CONTROL> + Z, posicionar o cursor no destino e teclar <CONTROL> + V.
  • C Não é possível excluir um diretório, a menos que todos os arquivos dentro do diretório tenham sido excluídos antes.
  • D É possível “chamar” o Windows Explorer a partir da linha de comando no botão iniciar.
  • E Como padrão no ambiente Windows, um duplo click em um arquivo no Windows Explorer permite que o arquivo seja renomeado.
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O software proprietário caracteriza-se como um modelo de negócio em que o software

  • A admite que seu código fonte seja acessado e modificado para fins comerciais
  • B autoriza que os usuários que possuam uma cópia o utilizem para qualquer finalidade.
  • C é cedido completamente, incluindo os direitos de autoria sobre ele.
  • D é distribuído gratuitamente, permitindo que seu código fonte seja acessado e modificado
  • E possui restrições sobre seu uso e, geralmente, não oferece acesso ao código fonte.
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Assinale a alternativa que apresenta corretamente os conceitos, ou diferenças, entre Internet e Intranet:
  • A A Intranet é uma rede de computadores aberta, de uma empresa ou organização.
  • B A internet normalmente é usadas para armazenar conteúdo interno relacionado à empresa, como informações sobre políticas da empresa ou benefícios aos funcionários.
  • C Não existe necessidade de configuração especial no Internet Explorer para o acesso a uma Intranet de uma empresa.
  • D Uma Intranet usa os mesmos protocolos que a Internet e pode conter os mesmos tipos de conteúdo.