Resolver o Simulado Auxiliar de Biblioteca - FUNRIO - Nível Fundamental

0 / 30

Biblioteconomia

1

Os documentos devem ser dispostos nas estantes de cima para baixo e da esquerda para direita de acordo com o número de

  • A autor.
  • B chamada.
  • C classificação.
  • D exemplar.
  • E tombamento.
2

A fonte principal de informação para a catalogação de um livro, onde constam os elementos para a sua identificação e descrição, é

  • A o título de partida.
  • B o índice de assuntos.
  • C a página de rosto.
  • D o sumário de conteúdo.
  • E a catalogação na publicação.
3

O técnico de biblioteca reporta-se ao bibliotecário e lhe dá suporte em suas funções. A função do técnico requer conhecimento do trabalho de escritório, de uso das

  • A habilidades e competências.
  • B competências e técnicas.
  • C tecnologias e habilidades.
  • D técnicas e métodos.
  • E tecnologias e métodos.
4

O termo técnico “obra de referência” designa

  • A a orientação sobre normalização técnica de publicações.
  • B a obra de consulta, que não sai da biblioteca por empréstimo.
  • C a unidade bibliográfica de uma lista de fontes consultadas.
  • D os elementos do conjunto de referências bibliográficas.
  • E o produto de levantamentos bibliográficos sobre determinado assunto.
5

Cada biblioteca é uma realidade diferente da outra, pois está ligada a contextos diversos e é constituída a partir de interesses e necessidades também diversas de seus

  • A bibliotecários.
  • B auxiliares.
  • C usuários.
  • D gestores.
  • E mantenedores.
6

Na biblioteca o processo de referência abrange todas as fases nas quais o usuário identifica o seu problema e transmite ao pessoal da referência em busca de uma solução. Esse processo é chamado de:

  • A atendimento ao usuário.
  • B entrevista de referência.
  • C estratégia de busca.
  • D questão negociada.
  • E processo de busca.
7

O atendimento imediato aos usuários envolve, entre outros procedimentos, a orientação sobre

  • A o uso de recursos de informação e materiais disponíveis na unidade de informação.
  • B a retirada itens da coleção ativa, para serem permutados com outras instituições.
  • C o desuso de obras que, após algum tempo, perdem o interesse dos usuários.
  • D a disciplina no processo de seleção, de acordo com as características da biblioteca.
  • E a importação de dados, em formato eletrônico, praticada pela biblioteca.
8

Considere as seções de uma biblioteca, segundo uma organização-padrão, alinhadas na primeira coluna. Relacione-as aos materiais necessários para a consecução de suas atribuições, indicados na segunda.
I. Seção de Aquisição
II. Seção de Classificação
III. Seção de Catalogação
IV. Sala de leitura
( ) Catálogo de autoridades
( ) Catálogo dicionário
( ) Catálogo topográfico
( ) Listas de livrarias e editoras
( ) Livro de tombo
As relações entre as seções e seus respectivos materiais de trabalho estão indicadas em:

  • A III, IV, II, I e I.
  • B II, IV, I, III e IV.
  • C I, II, II, IV e III.
  • D IV, III, III, II e I.
  • E III, I, IV, III e II.
9

Diante da necessidade de um recurso de conservação que aumentasse a vida útil dos livros numa biblioteca pública, tornando-os mais resistente ao manuseio, um auxiliar de biblioteca sugeriu ao bibliotecário que desencadeasse um processo continuado de

  • A higienização
  • B restauração.
  • C reprodução.
  • D encadernação.
  • E desinfestação.
10

O bibliotecário solicitou ao auxiliar de biblioteca que efetuasse um levantamento bibliográfico preliminar sobre determinado assunto, arrolando apenas livros e folhetos, com os elementos essenciais ordenados conforme o previsto em norma. Desse modo, cada referência redigida pelo auxiliar continha as seguintes indicações, nesta ordem:

  • A título, subtítulo, autor, local, editora e data de copirraite.
  • B autor, título original, editor, edição, local e data de publicação.
  • C autor(es), título, edição, local, editora e data de publicação.
  • D título principal, título adicional, autor, editor e data de publicação.
  • E autor principal, data, título, subtítulo, local de publicação e editora.

Português

11

A questão tomou por base o trecho inicial de um artigo publicado na revista Espaço Pedagógico.

As condições contemporâneas de uma sociedade de aprendizagem apresentam-nos novos desafios para as investigações acerca dos processos de formação humana. Enquanto o século XVIII impulsionou-nos aos limites de um modelo de educação alicerçado nas instituições escolares, tão bem descrito nos diferentes regimes disciplinares, a contemporaneidade posiciona-nos na direção de inúmeros deslocamentos. Para além de superar as metanarrativas de uma educação multidimensional, nosso tempo assiste a uma multiplicação dos espaços educativos. Os divulgadores da nova pedagogia, arautos de um mundo globalizado e em conexões permanentes, provocam-nos a pensar desde as condições de uma educação que se dá em todos os espaços: nas cidades, nas mídias, nas políticas ambientais, no consumo, nas escolas e nas diferentes arenas democráticas contemporâneas.

Fonte: http://www.upf.br/seer/index.php/rep/article/view/4308/2834

disciplinares / contemporaneidade / deslocamentos / metanarrativas / multidimensional / globalizado
As seis palavras transcritas do texto têm, do ponto de vista da estrutura mórfica, alguma semelhança?

  • A Sim, todas têm prefixos e sufixos.
  • B Sim, todas têm sufixos e apenas uma não tem antepositivo ou prefixo.
  • C Sim, todas têm prefixos e apenas uma não tem pospositivo ou sufixo.
  • D Sim, todas têm sufixos, embora duas não tenham prefixo ou antepositivo.
  • E Sim, todas têm prefixos, embora duas não tenham sufixo ou pospositivo.
12

A questão tomou por base o seguinte texto, de Ana Paula de Oliveira e Claudia Lima de Albuquerque:

UM PANORAMA DO RECÔNCAVO BAIANO: SOCIEDADE, ECONOMIA E CULTURA

A região conhecida como Recôncavo Baiano, localizada no estado da Bahia, mais precisamente ao entorno da Baía de Todos os Santos, é um dos primeiros pedaços de terra pisados pelos portugueses, logo que aportaram em solo americano. Deu-se aí a origem de uma das mais ricas regiões do nosso país, tanto em relação à natureza, como culturalmente, a qual comporta em seu território uma ampla mistura de povos, que aqui se uniram deixando suas marcas na cultura, na culinária e na arquitetura, contribuindo para a complexidade e singularidade cultural existente. Relata este artigo um pouco da história, economia e sociedade, dando ênfase à população local.
Apontar exatamente as cidades que compõem esse território não é uma tarefa fácil (...). Para tal, é preciso levar em conta diferentes classificações de Recôncavo, seja ela a do Território de Identidades, que considera 33 cidades ou a do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), que identifica 20 municípios ocupando uma área de 5.250,51 km² do estado da Bahia. Porém, levando em consideração que muitas cidades da região estabelecem entre si importantes relações e formam uma complexa rede urbana, consideraremos neste estudo alguns dos 89 municípios baianos localizados na área que circunda a Baía de Todos os Santos e que mantêm relações econômicas, políticas, culturais, sociais e identitárias, alavancadas principalmente pelos meios e veículos de comunicação e de tecnologia. Segundo CORRÊA (1997, p. 93)

[...] a rede urbana constitui-se no conjunto de centros urbanos funcionalmente articulados entre si. É, portanto, um tipo particular de rede na qual os vértices ou nós são os diferentes núcleos de povoamento dotados de funções urbanas, e os caminhos ou ligações os diversos fluxos entre esses centros.

Nesses municípios estão localizadas cidades de grande importância na região, como é o caso de Santo Antônio de Jesus, que se destaca economicamente devido ao forte comércio e à geração de serviços. Conta hoje com mais de duas mil empresas, sem considerar o comércio informal. Cruz das Almas e Cachoeira também têm grande relevância, ambas passam por mudanças econômicas e de organização territorial devido às influências causadas pela instalação da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).

FONTE: http://www.narradoresdoreconcavo.com.br/index/reco... [adaptado]

Na frase final da citação colocada no artigo, lê-se: “É, portanto, um tipo particular de rede na qual os vértices ou nós são os diferentes núcleos de povoamento dotados de funções urbanas, e os caminhos ou ligações os diversos fluxos entre esses centros."

Observe as seguintes afirmações sobre ela:

I) A palavra “portanto" estabelece um elo lógico conclusivo em relação ao trecho precedente.
II) O pronome pessoal “nós" costuma ser empregado em textos acadêmicos.
III) A omissão da forma verbal “são" no segmento final da frase é um recurso estilístico.
IV) O demonstrativo “esses" retoma a palavra “povoamento".

Assinale a única alternativa que aponta quantas dessas afirmações estão corretas.

  • A As quatro estão corretas.
  • B Três delas estão corretas.
  • C Duas delas estão corretas.
  • D Apenas uma delas está correta.
  • E Nenhuma delas está correta.
13

A questão tomara por base o seguinte texto, que reproduz a Mensagem de Boas-Vindas da Pró-Reitoria de
Graduação aos estudantes da UFRB:
A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) acolhe os estudantes que optaram pela instituição com
satisfação e contentamento. Neste início de mais uma jornada de aprendizagens nos nossos espaços de formação,
buscando integrar o ensino, a pesquisa e a extensão, reconhecemos a fortaleza da presença de nosso corpo discente.
Em 2015, a UFRB comemora os seus 10 anos de criação. Esta instituição instalou-se nesta região com objetivo de
proporcionar uma formação universitária abrangente e interdisciplinar, desenvolver o pensamento crítico, consolidar
metodologias de aprendizagem e contribuir para uma educação ética, cívica e democrática dos nossos estudantes. É com
felicidade que recebemos os nossos discentes para continuar construindo a história da Federal do Recôncavo.
Sejam bem-vindos!
FONTE: http://www.ufrb.edu.br/agencia/administracao/3855-mensagem-de-boas-vindas-aos-
estudantes-da-ufrb-2014-2 [adaptado]

“É com felicidade que recebemos os nossos discentes para continuar construindo a história da Federal do Recôncavo.”
Um professor propôs a seus alunos que reescrevessem a última frase do penúltimo parágrafo substituindo os termos sublinhados por pronomes oblíquos coerentes. A resposta correta seria esta:

  • A É com felicidade que recebemo-los para continuar construindo-na.
  • B É com felicidade que os recebemos para continuar construindo-a.
  • C É com felicidade que no-los recebemos para continuar construindo-nos.
  • D É com felicidade que vos recebemos para continuar a construindo.
  • E É com felicidade que recebê-los-emos para continuá-la construindo.
14

A questão tomou por base o trecho inicial de um artigo publicado na revista Espaço Pedagógico.

As condições contemporâneas de uma sociedade de aprendizagem apresentam-nos novos desafios para as investigações acerca dos processos de formação humana. Enquanto o século XVIII impulsionou-nos aos limites de um modelo de educação alicerçado nas instituições escolares, tão bem descrito nos diferentes regimes disciplinares, a contemporaneidade posiciona-nos na direção de inúmeros deslocamentos. Para além de superar as metanarrativas de uma educação multidimensional, nosso tempo assiste a uma multiplicação dos espaços educativos. Os divulgadores da nova pedagogia, arautos de um mundo globalizado e em conexões permanentes, provocam-nos a pensar desde as condições de uma educação que se dá em todos os espaços: nas cidades, nas mídias, nas políticas ambientais, no consumo, nas escolas e nas diferentes arenas democráticas contemporâneas.

Fonte: http://www.upf.br/seer/index.php/rep/article/view/4308/2834

O texto defende a ideia de que os divulgadores da nova pedagogia são ________________ da ideia de um mundo globalizado e em conexões permanentes.

A palavra que preenche coerentemente a lacuna, de acordo com o texto, é

  • A defensores.
  • B gestores.
  • C críticos.
  • D algozes.
  • E captores.
15
As alternativas abaixo contêm frases extraídas de um jornal de grande circulação. Em cada uma delas, há pelo menos um desvio gramatical, exceto numa. Qual?
  • A E eles sabem porque a vida não é melhor: o dinheiro público é desperdiçado, os governos de maneira geral têm projetos imediatistas de poder.
  • B Isolado e pressionado por líderes do partido, preocupadas com eventuais abalos à imagem do governo, o prefeito combinou com o governador uma “rendição" conjunta.
  • C Além da polêmica que derrubou a proposta de uma Constituinte específica, não há consenso também no Congresso sobre qual o melhor instrumento de consulta popular: plebiscito ou referendo.
  • D Para o jornal francês, os shoppings brasileiros deixam claro a tensão social e racial latente que pode fazer o país derrapar a qualquer momento.
  • E O ganho para compensar o cancelamento do reajuste virá da redução do percentual recolhido, mas podem haver outros benefícios
16

Na seção de economia da revista, o jornalista escreve: “Oportunidade para alavancar as vendas e agregar valor ao produto, o licenciamento de marcas é, apesar de ainda pequeno no Brasil, uma ferramenta de marketing capaz de driblar crises."

Seguem-se interpretações sobre a formação das palavras “alavancar", “agregar" e “driblar" (as duas primeiras são vernáculas; a terceira é oriunda do inglês).

I) A palavra “alavancar" é formada por parassíntese e segue o mesmo modelo de “abotoar e arrendar".

II) Comparando-se “agregar, congregar e segregar", chega-se à conclusão de que essas palavras têm o mesmo radical.

III) A derivação usada em “driblar" mostra que a palavra original inglesa seguiu as regras de formação do português.

Quantas dessas três explicações estão corretas?

  • A Todas as três estão corretas.
  • B Apenas duas estão corretas.
  • C Apenas a primeira está correta.
  • D Apenas a terceira está correta.
  • E Nenhuma das três está correta.
17

Assinale a alternativa que serve de exemplo de parágrafo em que estão combinados expressivamente os gêneros narrativo e descritivo.

  • A A preocupação de Álvaro Moreyra pelo teatro não se limita à revisão da dramaturgia para a atualização cênica. É certo que os movimentos posteriores, todos canalizados em função de um teatro brasileiro, se originaram das duas experiências. Mas, ao entregar-se ao teatro como um animador – herdando talvez a paixão de seu pai –, entende o gênero literário que se funde com o povo no próprio espetáculo. A receptividade, pela participação, é direta e imediata.
  • B Não há progresso ou organização econômica, riqueza ou desenvolvimento, que se possam justificar com o trabalho escravo. A convicção se transforma em uma causa, o filósofo usa a tribuna, em serviço e sua palavra de escritor. A origem, porém, não está na escravidão como um processo – a origem, que atinge a escravidão e a qualquer forma de opressão econômica e política, está na liberdade como uma problemática. O homem nasce senhor de si mesmo, livre em sua consciência e seu trabalho, nessa liberdade todo o direito, toda a ordem, toda a justiça, a segurança inteira da sociedade.
  • C Não temos como ignorar a sensibilidade crítica e a vocação lírica. A manifestação crítica, assim identificada como um resultado do nosso complexo cultural e na dependência da liberdade, ampliar-se-á no reconhecimento mesmo de nossa literatura. A manifestação lírica, já enraizada no cancioneiro popular, permitirá que a experiência poética – apesar das escolas e do artesanato – se renove através da linguagem e da imagem. A liberdade está por baixo com uma espécie de subsolo.
  • D O encontro que a Academia permite, fora da contemporaneidade, explica o que possa ser o mistério das aproximações entre certos homens. Em suas gerações distantes, ultrapassando os problemas imediatos, suprimem todas as diferenças impostas pelo tempo para que subsistam as afinidades no sentido de percepção para com os extremos valores da vida. E, já iguais pela vocação, robustecem o grande encontro na exploração da mesma temática e na reivindicação das gerações.
  • E Sentia-me inocente como a ave de ninho feito na cumeeira da casa. Assim – como é triste lembrar! – decorreram anos, muitos anos da minha vida. Uma tarde, porém, voltando do rio, encontrei um homem, uma pessoa estranha. Chamava-se Manuel Pedro. Quer saber quem era Manuel Pedro? Como era Manuel Pedro? Olhos vivos de gato em uma fisionomia parada de estátua. Dir-se-ia não haver sangue, sangue e nervos, no rosto chato. Apenas um bloco de carne, sem pêlos, nariz acurvado como bico, testa ampla, boca pequena, sempre fechada, escondendo os dentes de animal carnívoro.
18

A canção de Cartola diz: “Ainda é cedo, amor. / Mal começaste a conhecer a vida, / Já anuncias a hora de partida, / Sem saber mesmo o rumo que irás tomar”.

Essa estrofe tem cinco orações. Qual a única que coloca o complemento do verbo ANTES do verbo?

  • A Ainda é cedo, amor;
  • B Mal começaste a conhecer a vida;
  • C Já anuncias a hora da partida;
  • D Sem saber mesmo o rumo;
  • E Que irás tomar.
19
ALTAS HABILIDADES E SUPERDOTAÇÃO: DESAFIOS À DOCÊNCIA
Elis Regina Fogaça Silveira


Segundo a Organização Mundial de Saúde, os superdotados formam de 1% a 3% da população. Há quem diga, porém, que essa porcentagem se refere apenas aos talentos que se destacam nas áreas intelectuais ou acadêmicas. Porém, se avaliarmos as competências dessas crianças, referentes à liderança, criatividade, psicomotricidade e artes, as estatísticas aumentarão consideravelmente.
Esse grupo tem sido mal identificado no Brasil, demonstrando como existem tabus a serem rompidos, pelo desconhecimento do tema por parte não só da sociedade, mas também da escola e família. Já é fato que, se uma criança com Altas Habilidades não é estimulada intelectualmente, podem ocorrer alterações de comportamento como resposta à frustração vivenciada por ela. É comum que alunos se tornem entediados e retraídos diante da rotina escolar, e a falta de oportunidades do meio pode levar o sujeito à indiferença, à apatia e a reações agressivas, podendo chegar até mesmo a ocultar seus talentos.
De acordo com as diretrizes da Secretaria de Educação Especial, a identificação da criança com Altas Habilidades deve ocorrer o mais cedo possível, já na pré-escola, visando ao pleno desenvolvimento de suas capacidades e ao seu ajustamento social. Cada aluno deve ser atendido em sua totalidade. A proposta é utilizar fontes múltiplas na identificação, não enfatizando resultados em testes de QI, mas considerando importante conhecer a história de vida familiar e escolar do aluno, seus interesses, suas preferências e padrões de comportamento social em variadas oportunidades e situações. O processo de identificação deve caracterizar um trabalho interdisciplinar e transdisciplinar, ressaltando um compromisso socioeducacional mais amplo.
Sabe-se que a inteligência apresenta predisposição genética, mas o meio cultural é, sem dúvida, propulsor para o aperfeiçoamento das habilidades. Assim como os pássaros dependem das duas asas para levantar voo, as crianças portadoras de Altas Habilidades/Superdotação necessitam de um meio familiar e social acolhedores que possibilitem a sua integração.

[Texto adaptado]
Fonte: Aprender e ensinar: diferentes olhares e práticas.
Maria Beatriz Jacques Ramos & Elaine Turk Faria (orgs.).
Porto Alegre: PUCRS, 2011, p. 101.


Diz o texto que “o processo de identificação deve caracterizar um trabalho interdisciplinar e transdisciplinar, ressaltando um compromisso socioeducacional mais amplo.”
Entende-se um trabalho interdisciplinar e transdisciplinar como aquele que

  • A envolve mais de uma disciplina.
  • B ultrapassa o conteúdo da grade curricular.
  • C ajuda a controlar a disciplina na escola
  • D ressalta um compromisso socioeducacional amplo.
  • E é realizado antes dos conteúdos de cada disciplina.
20

Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

Eis uma interpretação possível para a placa: “É a frase de um brasileiro que diz não saber bem a língua ________________, mas expõe sua dificuldade com a língua _________________.

Assinale a única alternativa que contém as duas palavras que devem ser usadas para completar coerentemente as lacunas.

  • A estrangeira & vernácula.
  • B vernácula & lusitana.
  • C portuguesa & materna.
  • D materna & estrangeira.
  • E lusitana & portuguesa.

Ética na Administração Pública

21

De acordo com o Decreto nº 6.029, de 1º de fevereiro de 2007, os trabalhos das comissões de ética devem ser desenvolvidos com celeridade e com observância, dentre outros, do princípio da.

  • A independência e parcialidade de seus membros na apuração dos fatos.
  • B exposição indiscriminada da pessoa investigada.
  • C conclusão abreviada da investigação, independentemente do contraditório e da ampla defesa.
  • D divulgação imediata da identidade do denunciante.
  • E proteção à honra e à imagem da pessoa investigada.
22

Acerca do Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal, seguem-se três afirmações:

I. A moralidade da Administração Pública não se limita à distinção entre o bem e o mal, devendo ser acrescida da ideia de que o fim é sempre o bem comum. O equilíbrio entre a legalidade e a finalidade, na conduta do servidor público, é que poderá consolidar a moralidade do ato administrativo;
II. A função pública deve ser tida como exercício profissional e, portanto, não se integra na vida particular de cada servidor público. Assim, os fatos e atos verificados na conduta do dia a dia em sua vida privada em nada poderão acrescer ou diminuir o seu bom conceito na vida funcional;
III. Toda pessoa tem direito à verdade. O servidor só pode omiti-la ou falseá-la, ainda que contrária aos interesses da própria pessoa interessada, nos casos de segurança nacional, investigações policiais ou interesse superior do Estado e da Administração Pública, a serem preservados em processo previamente declarado sigiloso, nos termos da lei.

Está correto apenas o que se afirma em

  • A I.
  • B II.
  • C III.
  • D I e II.
  • E II e III.
23

Não constitui vedação ao servidor público nos termos de seu Código de Ética, Decreto nº 1.171/94:

  • A Prejudicar deliberadamente a reputação de outros servidores ou de cidadãos que deles dependam.
  • B Apresentar-se embriagado no serviço, porém não fora dele, mesmo que habitualmente.
  • C Fazer uso de informações privilegiadas obtidas no âmbito interno de seu serviço, em benefício próprio, de parentes, de amigos ou de terceiros.
  • D Deixar de utilizar os avanços técnicos e científicos ao seu alcance ou do seu conhecimento para atendimento do seu mister.
  • E Exercer atividade profissional aética ou ligar o seu nome a empreendimentos de cunho duvidoso.
24

Quais são os deveres fundamentais do servidor público, nos termos de seu Código de Ética?

  • A Comunicar quando possível a seus superiores todo e qualquer ato ou fato contrário ao interesse público ou privado, exigindo as providências cabíveis.
  • B Exercer suas atribuições com rapidez, perfeição e rendimento, pondo fim ou procurando prioritariamente resolver situações procrastinatórias, independentemente de filas ou de qualquer outra espécie de atraso na prestação dos serviços pelo setor em que exerça suas atribuições, com o fim de evitar dano material ao usuário.
  • C Ser probo, reto, leal e justo, demonstrando toda a integridade do seu caráter, escolhendo sempre, quando estiver diante de duas opções, a melhor, independentemente da vantajosidade para o bem comum.
  • D Jamais retardar qualquer prestação de contas, condição secundária da gestão dos bens, direitos e serviços da coletividade a seu cargo.
  • E Desempenhar, a tempo, as atribuições do cargo, função ou emprego público de que seja titular.
25

No tocante a improbidade administrativa, nos termos da Lei nº 8.429/92, é correto afirmar o seguinte:

  • A o sucessor daquele que causar lesão ao patrimônio público ou se enriquecer ilicitamente está sujeito às cominações desta lei até o limite do valor da herança.
  • B os atos de improbidade praticados por qualquer agente público, servidor ou não, contra a administração direta, indireta ou fundacional de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal, dos Municípios, de Território, de empresa incorporada ao patrimônio público ou de entidade para cuja criação ou custeio o erário haja concorrido ou concorra com mais de sessenta por cento do patrimônio ou da receita anual, serão punidos.
  • C ocorrendo lesão ao patrimônio público por ação ou omissão culposa do agente ou de terceiro, dar-se-á o parcial ressarcimento do dano.
  • D quando o ato de improbidade causar lesão ao patrimônio público ou ensejar enriquecimento ilícito, poderá a autoridade administrativa responsável pelo inquérito, a seu juízo, representar ao Ministério Público, para a indisponibilidade dos bens do indiciado.
  • E reputa-se agente público, para os efeitos desta lei, todo aquele que exerce, desde que não transitoriamente e sem remuneração, por eleição, nomeação, designação, contratação ou qualquer outra forma de investidura ou vínculo, mandato, cargo, emprego ou função.
26

Com relação ao Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal, nos termos do Decreto nº 1171/94, é correto afirmar.

I- A dignidade, o decoro, o zelo, a eficácia e a consciência dos princípios morais são primados maiores que devem nortear o servidor público, seja no exercício do cargo ou função, ou fora dele, já que refletirá o exercício da vocação do próprio poder estatal. Seus atos, comportamentos e atitudes serão direcionados para a preservação da honra e da tradição dos serviços públicos;

II - A moralidade da Administração Pública não se limita à distinção entre o bem e o mal, devendo ser acrescida da idéia de que o fim é sempre o bem comum. O equilíbrio entre a legalidade e a finalidade, na conduta do servidor público, é que poderá consolidar a moralidade do ato administrativo;

III- A remuneração do servidor público é custeada pelos tributos pagos direta ou indiretamente por todos, até por ele próprio, e por isso se exige, como contrapartida, que a moralidade administrativa se integre no Direito, como elemento indissociável de sua aplicação e de sua finalidade, erigindo-se, como conseqüência, em fator de legalidade;

IV - O trabalho desenvolvido pelo servidor público perante a comunidade não deve ser entendido como acréscimo ao seu próprio bem-estar;

V - A função pública deve ser tida como exercício profissional e, portanto, não se integra na vida particular de cada servidor público. Assim, os fatos e atos verificados na conduta do dia-a-dia em sua vida privada não poderão acrescer ou diminuir o seu bom conceito na vida funcional.

  • A Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas.
  • B Apenas as afirmativas II, III e V estão corretas.
  • C Apenas as afirmativas III, IV e V estão corretas.
  • D Apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas.
  • E Todas as afirmativas estão corretas
27

Comissão de Processo Administrativo Disciplinar ao se deparar com fundados indícios que possam implicar na ocorrência de improbidade administrativa, deve dar conhecimento do procedimento, nos termos da lei nº 8429/92, a que autoridades?

  • A Somente ao Ministério Público.
  • B Ao Ministério Público e ao Tribunal ou Conselho de Contas.
  • C A autoridade Ministerial a que estiver subordinado.
  • D Ao Poder Legislativo.
  • E Somente procederá ao conhecimento, após elaboração de relatório final condenatório.
28

Atuar como instância consultiva do Presidente da República e Ministros de Estado em matéria de ética pública constitui competência da

  • A Secretaria Executiva de Ética Pública.
  • B Comissão de Avaliação Institucional.
  • C Coordenadoria de Ética Profissional.
  • D Comissão Permanente de Avaliação Ética
  • E Comissão de Ética Pública.
29

Acerca dos deveres fundamentais do servidor público, previstos no Código de Ética Profissional do Servidor Púbico Civil do Poder Executivo Federal, seguem-se cinco disposições:

I. ser probo, reto, leal e justo, demonstrando toda a integridade do seu caráter, escolhendo sempre, quando estiver diante de duas opções, a melhor e a mais vantajosa para a Administração Pública;

II. ter respeito à hierarquia, porém sem nenhum temor de representar contra qualquer comprometimento indevido da estrutura em que se funda o Poder Estatal;

III. exercer suas atribuições com rapidez, perfeição e rendimento, pondo fim ou procurando prioritariamente resolver situações procrastinatórias, principalmente diante de filas ou de qualquer outra espécie de atraso na prestação dos serviços pelo setor em que exerça suas atribuições, com o fim de evitar dano moral ao usuário;

IV. zelar, no exercício do direito de associação, pelas exigências específicas da defesa da vida e da segurança coletiva;

V. resistir sempre que possível às pressões de superiores hierárquicos, de contratantes, interessados e outros que visem obter quaisquer favores, benesses ou vantagens indevidas em decorrência de ações imorais, ilegais ou aéticas e denunciá-las.

Está correto apenas o que se afirma em

  • A I e III
  • B IV e V.
  • C II e III.
  • D II, III e V.
  • E I, IV e V.
30

Quanto à Comissão de Ética Pública, nos termos do Decreto nº 6.029, de 1º de fevereiro de 2007, é correto afirmar que :

  • A É composta 9 (nove) por brasileiros que preencham os requisitos de idoneidade moral, reputação ilibada e notória experiência em administração pública.
  • B É assegurada remuneração a todos os membros, a qual será variável em razão do número de reuniões de que participarem.
  • C Seu Presidente não terá direito de manifestar-se nas deliberações da Comissão, nem mesmo com voto de qualidade
  • D Seus membros possuem mandatos de 5 (cinco) anos, permitidas até duas reconduções.
  • E A atuação no âmbito da Comissão de Ética Pública não enseja qualquer remuneração para seus membros.