Resolver o Simulado Nível Superior

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Pedagogia

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Considerando que o conceito de pedagogia se reporta a uma teoria que se estrutura a partir e em função da prática educativa, no que diz respeito ao desenvolvimento histórico das concepções pedagógicas, julgue os itens a seguir:

I. De acordo com a bibliografia específica à temática, embora reconhecidas as dificuldades de classificação, as diferentes concepções de educação podem ser agrupadas em duas grandes tendências: uma composta pelas concepções pedagógicas que priorizam a teoria sobre a prática, e outra tendência que, inversamente, compõe-se das concepções que subordinam a teoria à prática. As diversas modalidades da Pedagogia Tradicional, situadas na vertente religiosa ou na leiga, destacam-se por subordinar a teoria à prática, ao passo que a Pedagogia Nova prioriza a teoria.

II. As concepções tradicionais, desde a pedagogia de Platão, a pedagogia cristã, passando pelas pedagogias dos humanistas e pela pedagogia da natureza, assim como a pedagogia idealista de Kant, Fichte e Hegel, bem como a teoria da evolução e a sistematização de Herbart-Ziller, desembocavam sempre em uma teoria do ensino. Pautando-se pela centralidade da instrução pensavam a escola como uma agência centrada no professor, cuja tarefa é transmitir os conhecimentos acumulados segundo uma gradação lógica, cabendo aos alunos assimilar os conteúdos que lhes são transmitidos. Nesse contexto a prática era determinada pela teoria que a moldava, fornecendo-lhe tanto o conteúdo como a forma de transmissão. Essa tendência atinge seu ponto mais avançado na segunda metade do século XIX, com o método de ensino intuitivo.

III. As correntes renovadoras, desde seus precursores, como Rousseau, Pestalozzi e Froebel, passando por Kierkegaard, Stirner, Nietzsche e Bergson, e chegando ao movimento da Escola Nova, às pedagogias não diretivas, à pedagogia institucional e ao construtivismo, desembocam em teorias da aprendizagem. Contudo, não há centralidade na figura do educando, tampouco referências à interação entre alunos e destes com o professor. Ao professor cabe o papel de acompanhar os alunos auxiliando-os em seu próprio processo de aprendizagem. O eixo do trabalho pedagógico desloca- se do aspecto psicológico para o lógico, dos processos de aprendizagem aos conteúdos cognitivos, do aluno para o professor, do esforço para o interesse, da qualidade para a quantidade. Tais pedagogias configuram-se como uma teoria da educação que estabelece o primado da teoria sobre a prática. Essa tendência ganha força no início do século XX, torna-se hegemônica sob a forma do movimento da Escola Nova até o início da segunda metade desse século

São corretos os itens:

  • A I e II, apenas.
  • B todas as afirmativas são corretas.
  • C II e III, apenas
  • D II, apenas.
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Quanto aos desdobramentos, perspectivas e interesses distintos do atual sistema de avaliação educacional no Brasil, sob a ótica da análise crítica, é INCORRETO afirmar:

  • A Visam obter um controle mais amplo do sistema educativo nacional no que diz respeito aos conteúdos curriculares.
  • B Pretendem melhorar a economia do país, estabelecendo vínculos mais fortes entre escolarização, emprego e produtividade.
  • C Impedem os estados e os municípios de organizar sistemas regionais e locais de avaliação da aprendizagem.
  • D Constituem instrumento fundamental do processo de prestação de contas à sociedade e de enriquecimento do debate público sobre os desafios da educação no Brasil.
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A LDB, Lei nº 9.394/1996, quanto à educação de jovens e adultos, determina que o Poder Público viabilizará e estimulará o acesso e a permanência do trabalhador na escola,mediante:

  • A obrigatoriedade pela lei
  • B ações integradas e complementares entre si.
  • C incentivo financeiro.
  • D participação em conselhos
  • E auxílio da família.
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A acessibilidade é o grande desafio para as pessoas portadoras de deficiência em todo o país. Apesar de existir uma Lei Federal (Lei No 10.098/94) que estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, a efetivação dos direitos dessa parcela da população ainda não ocorre.

Na tabela, estão elencados na primeira coluna alguns termos definidos na Lei No 10.098/94 e na segunda, a sua respectiva definição.

1. Acessibilidade
2. Barreiras
3. Mobiliário
4. Ajuda técnica

A. O conjunto de objetos existentes nas vias e espaços públicos, superpostos ou adicionados aos elementos da urbanização ou da edificação.
B. Qualquer elemento que facilite a autonomia pessoal ou possibilite o acesso e o uso de meio físico.
C. Possibilidade e condição de alcance para utilização, com segurança e autonomia, dos espaços, mobiliários e equipamentos urbanos, das edificações, dos transportes e dos sistemas e meios de comunicação.
D. Qualquer entrave ou obstáculo que limite ou impeça o acesso, a liberdade de movimento e a circulação com segurança das pessoas.

A correta associação entre as duas colunas é a definida por:
  • A 1D; 2A; 3B; 4C
  • B 1C; 2D; 3A; 4B
  • C 1D; 2C; 3B; 4A
  • D 1B; 2C; 3D; 4A
  • E 1D; 2C; 3A; 4B
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No exercício do cargo e de acordo com o disposto na Constituição da República Federal do Brasil e no Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA, o Secretário da Escola deve orientar seus auxiliares para que atuem sempre com respeito ao princípio de que

  • A a população sempre tem razão em suas reclamações e cabe ao Estado avaliar a melhor maneira de resolvê-las.
  • B qualquer correspondência pessoal poderá ser aberta pelos funcionários, pois na escola deve prevalecer o interesse público sobre o pessoal.
  • C ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude da lei.
  • D todos podem livremente praticar cultos religiosos na escola, exercendo, assim, o seu direito de crença.
  • E todos podem filmar ou fotografar as crianças e jovens no interior da escola, independentemente de autorização, como exercício da livre iniciativa.
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De acordo com o disposto no art. 44 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei nº 9.394, de 20/12/1996, considere as afirmativas abaixo.

I - Os cursos de graduação e os programas de pós- -graduação stricto sensu constituem a totalidade da educação superior no Brasil.
II - A educação superior no Brasil abrange os cursos e programas de graduação, de pós-graduação, de extensão e cursos sequenciais por campo de saber.
III - Os cursos de especialização oferecidos por instituições de ensino superior não integram a educação superior brasileira.

Está correto APENAS o que se afirma em

  • A I
  • B II
  • C III
  • D I e II
  • E II e III
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A Educação Ambiental, de acordo com a Lei nº 9.795/1999, deve ser entendida como:

  • A uma disciplina específica a ser implantada no currículo do Ensino Fundamental.
  • B uma prática educativa a ser desenvolvida de forma integrada, contínua e permanente nas modalidades de ensino.
  • C um meio pelo qual o indivíduo e a coletividade padronizam valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a manutenção das relações já estabelecidas comomeio ambiente.
  • D componente exclusivo da educação formal
  • E processo societário independente e autônomo dos programas educativos desenvolvidos pelas instituições escolares.
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Durante uma atividade realizada em uma sala de aula que possui um aluno com visão subnormal, a professora solicitou que os alunos se organizassem em grupos e lessem em voz alta uma parte do texto que foi distribuído.
Com relação às atribuições do Agente de Apoio ao Desenvolvimento Escolar Especial – AADEE, analise as afirmativas a seguir.
I. Providenciar, preferencialmente com o auxílio da professora, uma cópia ampliada do texto para facilitar a sua leitura pelo aluno.
II. Ler em voz alta a parte do aluno quando a professora o solicitar.
III. Auxiliar para que o aluno seja incluído nas atividades realizadas pelo seu grupo.
Assinale:
  • A se somente a afirmativa I estiver correta.
  • B se somente a afirmativa II estiver correta.
  • C se somente a afirmativa III estiver correta.
  • D se somente as afirmativas I e III estiverem corretas.
  • E se todas as afirmativas estiverem corretas.
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O currículo traduz-se em uma prática na qual se expressa a função social e cultural das instituições educativas. Por meio do currículo, as diversas práticas pedagógicas entrecruzam-se, dialogam e configuram-se. Considerando essa abordagem de currículo, é correto afirmar que o(s)

  • A currículo adquire significados concretos, dentro das salas de aula, que se materializam nas atividades propostas pelos professores.
  • B funcionamento administrativo da escola independe da prática pedagógica e, por consequência, não altera o currículo.
  • C currículo independe da organização da gestão, que pode ser democrática ou autoritária.
  • D fatos do cotidiano escolar não estabelecem relação com o currículo, pois este último se concretiza na sala de aula.
  • E professor constrói isoladamente a concepção de aprendizagem e o tipo de currículo a ser trabalhado na sala de aula.
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O Capítulo III da LDB nº 9.394/96 trata da Educação Profissional. No que se refere a essa modalidade de ensino, assinale a alternativa CORRETA.
  • A A educação profissional e tecnológica, no cumprimento dos objetivos da educação nacional, integra-se aos diferentes níveis e modalidades de educação e às dimensões do trabalho, da ciência e da tecnologia.
  • B A educação profissional tem por finalidade incentivar o trabalho de pesquisa e investigação científica, visando o desenvolvimento da ciência e da tecnologia e da criação e difusão da cultura, e, desse modo, desenvolver o entendimento do homem e do meio em que vive.
  • C A educação profissional objetiva promover a divulgação de conhecimentos culturais, científicos e técnicos que constituem patrimônio da humanidade e comunicar o saber através do ensino, de publicações ou de outras formas de comunicação.
  • D A educação profissional visa estimular a criação cultural e o desenvolvimento do espírito científico e do pensamento reflexivo.
  • E A educação profissional tem a finalidade de formar diplomados nas diferentes áreas de conhecimento, aptos para a inserção em setores profissionais e para a participação no desenvolvimento da sociedade brasileira e colaborar na sua formação contínua.

Direito Administrativo

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No que se refere ao regime jurídico-administrativo, assinale a opção correta.

  • A Os institutos da suplência, da delegação e da substituição para o preenchimento de funções públicas temporariamente vagas no âmbito da administração pública decorrem da aplicação do princípio da continuidade do serviço público.
  • B Em atenção ao princípio da motivação, a administração pública deve indicar os fundamentos de fato e de direito de suas decisões, sendo vedada a indicação por órgão diverso daquele que profira a decisão.
  • C Embora o princípio da segurança jurídica não conste expressamente na CF como um dos princípios da administração pública, esta pode basear sua atuação nesse princípio orientador, que pode ser invocado para impedi-la de anular atos praticados sem a observância da lei.
  • D Dadas as prerrogativas que integram o regime jurídico administrativo, a administração pública pode, por simples ato administrativo, conceder direito de qualquer espécie, criar obrigações ou impor vedações aos administrados.
  • E A possibilidade de encampação da concessão de serviço público decorre da aplicação do denominado princípio da especialidade.
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A Lei n° 8.666/93, prevê em seu art. 79, três tipos de res­cisão, que são:

  • A bilateral, amigável e judicial.
  • B unilateral, litigiosa e judicial.
  • C unilateral, amigável e extrajudicial.
  • D bilateral, litigiosa e extrajudicial.
  • E unilateral, amigável e judicial.
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Em observância ao princípio da publicidade e considerando a legislação vigente, assinale a alternativa que apresenta a correta relação entre os prazos de divulgação dos procedimentos licitatórios por modalidade.

  • A Na tomada de preços, para o instrumento a ser divulgado entre a publicidade e a data fixada para o recebimento da proposta relativa ao tipo de licitação das demais situações, o prazo é de 30 dias úteis.
  • B Na tomada de preços, para o instrumento a ser divulgado entre a publicidade e a data fixada para o recebimento da proposta relativa ao tipo de licitação “melhor técnica” ou “técnica e preço”, o prazo é de 15 dias úteis.
  • C No concurso, para o instrumento a ser divulgado entre a publicidade e a data fixada para o recebimento da proposta ou projeto relativos ao tipo de licitação próprio definido no regulamento, o prazo é de 05 dias úteis
  • D No leilão, para o instrumento a ser divulgado entre a publicidade e a data fixada para o recebimento da proposta, o prazo é de 45 dias úteis.
  • E No pregão, para o instrumento a ser divulgado entre a publicidade e a data fixada para o recebimento da proposta relativa ao tipo de licitação “menor preço ou oferta”, o prazo não é inferior a 08 dias úteis.
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Acerca das entidades paraestatais e do terceiro setor, assinale a opção correta.

  • A As entidades do denominado sistema S (SESI, SESC, SENAI, SENAC) não se submetem à regra da licitação nem a controle pelo TCU.
  • B As entidades paraestatais estão incluídas no denominado terceiro setor.
  • C As organizações sociais são pessoas jurídicas de direito privado, sem fins lucrativos, instituídas por iniciativa de particulares, para desempenhar atividade típica de Estado.
  • D As organizações da sociedade civil de interesse público celebram contrato de gestão, ao passo que as organizações sociais celebram termo de parceria.
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Dentre outros, NÃO pode ser considerado dever do servidor público federal:

  • A atender com presteza à expedição de certidões requeridas para o esclarecimento de situações de interesse pessoal.
  • B cumprir, de regra, as ordens superiores.
  • C representar contra omissão.
  • D zelar pela conservação do patrimônio público e particular.
  • E representar contra abuso de poder.

Direito Constitucional

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Considerando as disposições da Constituição Federal, assinale a afirmativa correta.

  • A Os servidores públicos organizados em carreira serão remunerados exclusivamente por subsídio fixado em parcela única, vedado o acréscimo de qualquer gratificação, adicional, abono, prêmio, verba de representação ou outra espécie remuneratória.
  • B Os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário publicarão anualmente os valores do subsídio e da remuneração dos cargos e empregos públicos.
  • C A União, os Estados e o Distrito Federal manterão escolas de governo para a formação e o aperfeiçoamento dos servidores públicos, constituindo-se a participação nos cursos um dos requisitos para a promoção na carreira, sendo obrigatória, para isso, a celebração de convênios ou contratos entre os entes federados.
  • D A lei não poderá estabelecer requisitos diferenciados de admissão conforme a natureza do cargo.
  • E Lei da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios disciplinará a aplicação de recursos orçamentários provenientes da economia com despesas correntes em cada órgão, autarquia e fundação, para aplicação no desenvolvimento de programas de qualidade e produtividade, treinamento e desenvolvimento, modernização, reaparelhamento e racionalização do serviço público, vedada a concessão de adicional ou prêmio de produtividade.
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Preencha as lacunas e assinale a alternativa correta.
De acordo com o inciso XIX do art. 37 da Constituição Federal de 1988, somente por __________ poderá ser criada __________ e autorizada a instituição de __________, cabendo à ______________, neste último caso, definir as áreas de sua atuação.

  • A lei; empresa pública / sociedade de economia mista e de fundação / lei ordinária
  • B lei específica / autarquia / empresa pública, de sociedade de economia mista e de fundação / lei complementar
  • C lei complementar / autarquia / empresa pública, de sociedade de economia mista e de associação / lei específica
  • D lei específica / empresa pública, de sociedade de economia mista e de fundação / autarquia / lei complementar
  • E lei complementar / associação privada / sociedade de economia mista e de fundação / lei ordinária
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Constitui remédio constitucional previsto na Constituição da República:

  • A a medida cautelar fiscal
  • B a ação reivindicatória
  • C a desapropriação
  • D o habeas data
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Em caso de impedimento do Presidente e do Vice-Presidente da República, Plínio, Presidente do Supremo Tribunal Federal, será chamado ao exercício da Presidência da República após serem chamados sucessivamente Adolfo e Irineu que são respectivamente, segundo a Constituição Federal, o

  • A Presidente da Câmara dos Deputados e o Presidente do Senado Federal.
  • B Ministro Chefe da Casa Civil e o Ministro da Justiça
  • C Presidente do Tribunal Superior Eleitoral e o Ministro Chefe da Casa Civil.
  • D Presidente do Superior Tribunal de Justiça e o Ministro da Justiça.
  • E Presidente da Câmara dos Deputados e o Ministro Chefe da Casa Civil.
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Acerca das cláusulas pétreas da Constituição da República assinale a afirmativa incorreta.

  • A A existência de voto direto, secreto, universal e periódico configura uma cláusula pétrea.
  • B As normas referentes ao titular do poder constituinte reformador podem ser consideradas como cláusulas pétreas implícitas.
  • C O controle de constitucionalidade de Emenda Constitucional só pode ter como parâmetro as cláusulas pétreas da Constituição.
  • D Um novo direito individual, criado pelo poder constituinte reformador, inserindo-o no Art. 5º da Constituição da República, se tornará, da sua criação em diante, uma cláusula pétrea.
  • E As cláusulas pétreas caracterizam limitações materiais ao poder de reforma da Constituição.

Noções de Informática

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Localizar uma informação na internet em geral exige o uso de mecanismos de busca e pesquisa que são disponibilizados por alguns sites. Nas alternativas estão relacionados alguns sites especializados em busca e pesquisa de informações, exceto:

  • A Google Scholar (www.scholar.google.com).
  • B Waze (www.wazw.com).
  • C Ask (www.ask.com).
  • D Bing (www.bing.com).
  • E Yahoo Search (www.search.yahoo.com).
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No Windows 7 (home basic), ao arrastar um arquivo com o mouse, de uma pasta para outra no mesmo drive, o arquivo é apagado da origem e adicionado ao destino, ou seja, movimentado de uma para outra pasta. Para fazer a mesma operação sem apagá-lo da origem (cópia), junto com a operação do mouse deve ser pressionada a tecla

  • A ctrl.
  • B alt
  • C windows.
  • D shift.
  • E tab.
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Para realizar a conexão física e o gerenciamento das co­nexões por meio do endereço MAC (ou Ethernet) entre os computadores de uma rede local de computadores (LAN), deve­se utilizar o equipamento de rede denominado

  • A Bridge.
  • B Switch.
  • C Router.
  • D Firewall.
  • E Gateway.
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Assinale a alternativa que apresenta a função do comando de atalho F5, aplicado no software Microsoft PowerPoint 2010 versão português.

  • A Inicia uma apresentação desde o começo.
  • B Para a reprodução de mídia
  • C Finaliza uma apresentação.
  • D Para ou reinicia uma apresentação automática.
  • E Aumenta o volume de som.
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São exemplos de distribuições Linux:

  • A Squid e Kerberos.
  • B Lilo e Grub.
  • C Suse e Red Hat.
  • D KDE e Gnome.

Português

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TEXTO IV

Quem nunca saiu correndo para buscar um copo de água com açúcar, na esperança de acalmar aquele amigo à beira de um ataque de nervos? Ao que tudo indica, o esforço foi em vão. A ideia de que colocar açúcar transforma água em sedativo não faz sentido: açúcar fornece energia para o corpo, e isso nada tem de sedativo. Aqui, entra em cena o famoso efeito placebo: a pessoa que toma a mistura acredita que vai ficar mais tranquila – e acaba ficando mesmo. Mas há quem veja um fundo de verdade no mito. "Pessoas ansiosas tendem a precisar de um aporte maior de serotonina, um neurotransmissor responsável pela sensação de prazer e bem-estar. E o açúcar favorece a liberação de serotonina", diz o médico Durval Ribas Filho, presidente da Associação Brasileira de Nutrologia. Agora, se quiser garantir o efeito calmante, melhor mesmo misturar o açúcar com chá de camomila ou erva-cidreira. Esses, sim, deixam a pessoa calminha, calminha.

No trecho “Aqui, entra em cena o famoso efeito placebo", o termo em destaque

  • A aponta para uma informação específica no texto.
  • B refere-se a uma informação que se encontra fora do texto.
  • C indica, com precisão, o espaço utilizado para a produção do texto.
  • D estabelece uma ideia de oposição com o enunciado imediatamente anterior.
  • E possui sentido equivalente ao termo destacado em “Agora, se quiser garantir o efeito calmante..."
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“... A PESSOA QUE ATRAPALHAVA SUA VIDA..."


Um dia, quando os funcionários chegaram para trabalhar, encontraram na portaria um cartaz enorme, no qual estava escrito: "Faleceu ontem a pessoa que atrapalhava sua vida na empresa. Você está convidado para o velório na quadra de esportes".

No início, todos se entristeceram com a morte de alguém, mas, depois de algum tempo, ficaram curiosos para saber quem estava atrapalhando sua vida e bloqueando seu crescimento na empresa. A agitação na quadra de esportes era tão grande, que foi preciso chamar os seguranças para organizar a fila do velório. Conforme as pessoas iam se aproximando do caixão, a excitação aumentava:

– Quem será que estava atrapalhando o meu progresso?

– Ainda bem que esse infeliz morreu!

Um a um, os funcionários, agitados, se aproximavam do caixão, olhavam pelo visor do caixão, a fim de reconhecer o defunto, engoliam em seco e saíam de cabeça abaixada, sem nada falar uns com os outros. Ficavam no mais absoluto silêncio, como se tivessem sido atingidos no fundo da alma, e dirigiam-se para suas salas. Todos, muito curiosos, mantinham-se na fila até chegar a sua vez de verificar quem estava no caixão e que tinha atrapalhado tanto a cada um deles.

A pergunta ecoava na mente de todos: "Quem está nesse caixão"?

No visor do caixão havia um espelho e cada um via a si mesmo... Só existe uma pessoa capaz de limitar seu crescimento: VOCÊ MESMO! Você é a única pessoa que pode fazer a revolução de sua vida. Você é a única pessoa que pode prejudicar a sua vida. Você é a única pessoa que pode ajudar a si mesmo. "SUA VIDA NÃO MUDA QUANDO SEU CHEFE MUDA, QUANDO SUA EMPRESA MUDA, QUANDO SEUS PAIS MUDAM, QUANDO SEU(SUA) NAMORADO(A) MUDA. SUA VIDA MUDA... QUANDO VOCÊ MUDA! VOCÊ É O ÚNICO RESPONSÁVEL POR ELA."

O mundo é como um espelho que devolve a cada pessoa o reflexo de seus próprios pensamentos e seus atos. A maneira como você encara a vida é que faz toda diferença. A vida muda quando "você muda”.

A pergunta “Quem será que estava atrapalhando o meu progresso?” (linha 10) demonstra que

  • A as pessoas têm o hábito de culpar as outras pelos problemas que vivem.
  • B precisamos sempre resolver nossos problemas com a ajuda dos outros.
  • C os nossos problemas são sempre maiores do que os dos outros.
  • D os outros nunca são culpados pelos nossos problemas.
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Grupo de segurança para a Copa do Mundo realiza simulação tática no metrô de BH

A CBTU Belo Horizonte recebeu na madrugada de domingo (30/3) o primeiro simulado de ataque químico preparatório para a Copa do Mundo realizado na Estação Gameleira do Metrô, que dá acesso ao Expominas, onde ocorrerá a Fan Fest. Mais de 70 profissionais participaram da simulação comandada por agentes do Exército Brasileiro em parceria com o Grupo Interinstitucional de Proteção do Governo do Estado de Minas Gerais, composto pelos órgãos ligados à segurança, trânsito, saúde e meio ambiente para o Mundial. Duas ambulâncias, três caminhões, uma tenda de descontaminação e cerca de 20 figurantes também participaram do evento.

Na avaliação do Coordenador Especial da Copa pela Secretaria de Estado de Turismo e Esportes, coronel Wilson Chagas, os sistemas de metrô são alvos recorrentes de atentados, por isso a importância de um treinamento completo para fazer frente a situações semelhantes. “Esse trabalho integrado é essencial porque determina o fluxo e o papel de cada instituição em casos de ataques biológicos e emergências, e é aqui que aprimoramos a atuação de cada integrante das forças de segurança envolvidas.”
O superintendente da CBTU Belo Horizonte, Jorge Vieira, destacou que este é o momento de testar protocolos de segurança e de atuar em conjunto com todas as áreas envolvidas, simultaneamente. “Esperamos que não haja ocorrências dessa natureza no metrô, mas queremos estar preparados para agir de forma rápida e eficaz, se necessário”, pondera.

(Disponível em: http://www.cbtu.gov.br/operadoras/sites/menuprincbh.htm.

Para que a coesão textual seja estabelecida e mantida, alguns termos atuam como elementos de coesão textual, exercendo um papel anafórico. Dentre os termos destacados, tal função só NÃO pode ser identificada em:
  • A “[…] onde ocorrerá a Fan Fest.” (1º§)
  • BEsse trabalho integrado é essencial […]” (3º§)
  • C “[…] o primeiro simulado de ataque químico […]” (1º§)
  • D “[…] por isso a importância de um treinamento completo […]” (3º§)
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A frase em que as ideias estão expressas de modo claro e correto é:

  • A Toda pessoa que paga imposto tem o direito de externar sua opinião sobre o modo como o governo trata os munícipes, mas se a pessoa está vinculada ao trabalho no setor da vida pública quando critica corrompe com a ética profissional.
  • B No que se refere aos meios de comunicação, o brasileiro vive um período complexo: na medida que a mídia cai em descrédito com o grande público - o tratamento é abusivo das notícias ou grave peso ideológico - os novos veículos da informática ganham cada vez mais credibilidade.
  • C A liberdade de expressão do cidadão que é funcionário do Estado em certa função encontra alguns condicionamentos em face de seu vínculo institucional, mas tal excessiva limitação não pode se interpretar a ponto de comprometer aquele direito.
  • D Numa democracia, até mesmo, ou principalmente, a imprensa é meio que não se pode prescindir para a liberdade de expressão, e por isso da evolução democrática, motivo pelo qual há o sigilo da fonte, garantido pela lei vigente quando ocorre uma denúncia.
  • E Ainda que seja legítimo o conceito de que é direito da pessoa expressar-se livremente - sobre qualquer assunto que lhe diga respeito ou lhe aprouver - e de que o sistema jurídico do país tem o dever de garantir esse bem da democracia, é leviano dissociá-lo da res- ponsabilidade inerente ao gesto cidadão de manifestar-se.
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Sucesso e fracasso

O sucesso tornou-se um valor em si, não a consequência
de um empreendimento
Zeca Baleiro


Nas viradas de ano, costuma-se fazer muitos votos. De felicidade, saúde, amor, harmonia e paz. Costuma-se fazer votos de sucesso também. A propósito, o sucesso nunca esteve tão na moda quanto hoje. Nossos dicionários dizem que a palavra vem do latim successus e significa “aquilo que sucede, acontecimento, fato, ocorrência; qualquer resultado de um negócio; entrada, abertura; aproximação, chegada; bom êxito, triunfo, bom resultado; pessoa ou coisa vitoriosa de grande prestígio e/ou popularidade (livro, filme, peça teatral, autor, artista, etc.)”.
O sucesso tornou-se um valor em si, não a consequência de um empreendimento, necessariamente, e hoje está quase que inevitavelmente associado à fama. Andam de braços dados. Se tem fama, tem sucesso. Ledo engano. Conheço famosos que vivem a pão e água - logo, sem “triunfo” -, e outros que fazem uma ginástica danada para manter o circo de aparências.
Mas o que me interessa agora é falar sobre o “fracasso”, primo-irmão do “sucesso”. Na canção “Velho bode”, letra do genial poeta Sergio Natureza, um e outro são postos lado a lado: “Você foi um sucesso / na minha vida o meu lado do avesso... / você é um fracasso / do meu lado esquerdo do peito...” A música, parceria com o compositor Sérgio Sampaio, não foi um grande sucesso popular, mas tornou-se um hit cult, “maldito”, como quase toda a obra de Sampaio, ele próprio dono de uma biografia intrigante, uma história clássica de ascensão e declínio. Em 1973, o artista capixaba emplacou o mega-hit “Eu Quero É botar Meu bloco na Rua”, cujo compacto (para os com menos de 30 anos, “pequeno single de vinil”) vendeu 500 mil cópias, cifra astronômica para a época. A marcha-rancho lírica e de refrão poderoso tornou-se um hino contra a repressão política e social daqueles tempos de domínio militar.
Depois desse grande sucesso pontual, Sergio gravaria três álbuns antológicos que passaram despercebidos pelo grande público, o que o fez amargar um ostracismo cruel que o levaria à morte prematura em 1994, vitimado por uma pancreatite. Hoje, começa a ser descoberto e gravado por novos artistas e bandas e a ter o seu tamanho artístico justamente avaliado.
O baiano Tom Zé, um dos fundadores do tropicalismo e hoje uma lenda viva da música brasileira, já disse ao que veio na chegada, quando se apresentou nos anos 60 no programa de calouros “Escada para o Sucesso” cantando a sátira explícita “Rampa para o fracasso”. Contam que, no final dos anos 80,Tom Zé estaria desiludido com a carreira por conta dos “fracassos” de seus discos e sem o espaço devido na mídia e nos palcos. Estava de malas prontas para voltar à sua natal Irará, onde iria administrar o posto de gasolina de um parente, quando recebeu o telefonema de David byrne, bandleader da icônica banda Talking Heads e caçador de pérolas musicais. byrne teria descoberto seu disco “Estudando o Samba” num sebo e desejava lançá-lo pelo Luakabop, selo de sua propriedade e destinado a lançar suas descobertas mundo afora. Daí por diante a história com final feliz é conhecida de quase todos.
“Mantenha-se forte diante do fracasso e livre diante do sucesso”, diz frase atribuída ao gênio francês Jean Cocteau. Pode soar como um disparate esta outra frase do mesmo autor que transcrevo a seguir, mas a meu ver ela trata do mesmo assunto: “Deus não teria alcançado o grande público sem a ajuda do diabo.”


Considere o período abaixo e assinale a alternativa correta:

Se tem fama, tem sucesso.
  • A Trata-se de um período simples.
  • B As duas orações têm sujeitos simples.
  • C Trata-se de um período composto por subordinação.
  • D A conjunção “se” estabelece uma relação de causa no período.
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