Resolver o Simulado Defensoria Pública da União (DPU) - CESPE - Nível Superior

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Raciocínio Lógico

1

De um grupo de 1.000 consumidores de uma concessionária de energia elétrica, 1/5 dos que atrasaram o pagamento do mês atual já atrasou pagamento anteriormente. Além disso, 1/4 dos consumidores que já atrasaram algum pagamento anteriormente também atrasou o pagamento do mês atual, e 360 consumidores não atrasaram o pagamento do mês atual e nunca atrasaram nenhum pagamento anteriormente. Nessa situação, o número de consumidores dessa concessionária que atrasaram o pagamento do mês atual e que já atrasaram algum pagamento anteriormente é igual a

  • A 250.
  • B 360.
  • C 640.
  • D 80.
  • E 200.
2

Considere que as proposições lógicas simples sejam representadas por letras maiúsculas P, Q, R etc. A partir de proposições dadas, podem-se construir novas proposições mediante o uso dos símbolos lógicos ∧ e ∨, que significam, respectivamente, “e” e “ou”, ou por meio do emprego dos símbolos lógicos → e ↔, chamados, respectivamente, de condicional e bicondicional.

A representação simbólica correta da proposição “O homem é semelhante à mulher assim como o rato é semelhante ao elefante” é

  • A P ↔ Q.
  • B P.
  • C P∧Q.
  • D P∨Q.
  • E P → Q.
3

João, Paulo e Mário, servidores do governo federal, trabalham um no Ministério da Defesa, outro no Ministério de Minas e Energia e outro no Ministério da Justiça. Um é advogado, outro é administrador e outro é contador. Eles farão pós-graduação em suas áreas de trabalho e um irá para a UnB, outro para a UNICAMP e outro para a USP. Sabe-se que:

• o advogado irá estudar na UnB e não trabalha no Ministério da Defesa;
• Mário é contador e não trabalha no ministério da Defesa;
• Paulo irá estudar na UNICAMP e não trabalha no Ministério da Justiça;
• o servidor do Ministério de Minas e Energia irá estudar na USP.

Com base nessas informações hipotéticas, assinale a opção correta.

  • A O servidor do Ministério de Minas e Energia é contador.
  • B Mário vai estudar na UnB.
  • C O administrador trabalha no Ministério da Justiça.
  • D João trabalha no Ministério da Defesa.
  • E Paulo é advogado.
4

Um professor, desconfiado que seus alunos — A, B e C — colaram em uma prova, indagou cada um deles e recebeu as seguintes respostas.

A disse: “Quem colou foi B.”
B disse: “Quem colou foi C.”
C disse: “A está mentindo.”

Posteriormente, os fatos mostraram que A não colou, que apenas um deles mentiu e que apenas um deles colou na prova.

Considerando-se essa situação, é correto afirmar que

  • A A mentiu, B disse a verdade e não colou, C disse a verdade e colou
  • B A disse a verdade, B disse a verdade e não colou, C mentiu e colou
  • C A disse a verdade, B disse a verdade e colou, C mentiu e não colou
  • D A disse a verdade, B mentiu e colou, C disse a verdade e não colou.
  • E A mentiu, B disse a verdade e colou, C disse a verdade e não colou.
5

Considere que, em um conjunto U de homens, está indicado por A o conjunto daqueles que têm mais de 1,85 m de altura e por B, o conjunto dos que pesam mais de 85 kg. Considere, ainda, uma empresa de segurança verificou que havia erro no seguinte trecho de um anúncio publicado: “Contratam-se homens com mais de 1,85 m de altura ou com mais de 85 kg". Assim, fez a devida correção e publicou um segundo anúncio com a seguinte forma: “Contratam-se homens com mais de 1,85 m e mais de 85 kg".

Considerando que CU (X) seja o conjunto dos elementos que pertencem a U e não pertencem a X, assinale a opção que apresenta um subconjunto de U cujos elementos satisfazem os requisitos de apenas um anúncio.

  • A A ∩ B - A ∪ B
  • B A ∩ B
  • C A ∪ B
  • D C∪ (A ∩ B)
  • E A ∪ B - A ∩ B
6

Um provérbio chinês diz que:
P1: Se o seu problema não tem solução, então não é preciso se
preocupar com ele, pois nada que você fizer o resolverá.
P2: Se o seu problema tem solução, então não é preciso se
preocupar com ele, pois ele logo se resolverá.

O número de linhas da tabela verdade correspondente à proposição P2 do texto apresentado é igual a

  • A 24.
  • B 4.
  • C 8.
  • D 12.
  • E 16.
7

Um provérbio chinês diz que:
P1: Se o seu problema não tem solução, então não é preciso se
preocupar com ele, pois nada que você fizer o resolverá.
P2: Se o seu problema tem solução, então não é preciso se
preocupar com ele, pois ele logo se resolverá.

Assinale a opção que apresenta uma tautologia.

  • A (P R) ∧ (Q R)
  • B (P R) ∨ (Q R)
  • C P Q : P ∧ ~Q
  • D P Q : ~P ∨ Q
  • E (P Q) ∧ (~P Q)
8

Um provérbio chinês diz que:

P1: Se o seu problema não tem solução, então não é preciso se preocupar com ele, pois nada que você fizer o resolverá.
P2: Se o seu problema tem solução, então não é preciso se preocupar com ele, pois ele logo se resolverá.

Assinale a opção que apresenta uma tautologia.

  • A (P → R) ∨ (Q → R)
  • B P → Q ↔ P ∧ ~Q
  • C P → Q ↔ ~P ∨ Q
  • D (P → Q) ∧ (~P → Q)
  • E (P → R) ∧; (Q → R)
9

Maria telefonou para determinada escola agendando um horário para matricular as crianças João, Marcos e José. Uma dessas crianças é filho de Maria, outra é filho de Ester e a terceira criança é filho de Marta. Ao anotar essas informações, o servidor da escola confundiu os nomes das mães e dos filhos, mas, das informações anotadas, ele pôde concluir que Marta e Ester são irmãs, que José não é filho de Marta e que João não é sobrinho de nenhuma das três mães.

Em face dessa situação, é correto afirmar que as mães de João, Marcos e José são, respectivamente,

  • A Ester, Marta e Maria.
  • B Marta, Ester e Maria.
  • C Marta, Maria e Ester.
  • D Maria, Marta e Ester
  • E Maria, Ester e Marta.
10

Por apresentar problemas técnicos, uma impressora imprimiu, seguidamente, sem espaços entre os caracteres, a palavra CANETA em uma página de papel em branco, de forma que o início da impressão era CANETACANETACANETACANETACANETA. Nessa situação, se a impressão foi interrompida no instante que a impressora imprimiu o caractere de número 1.043, então, esse último caractere impresso foi a letra

  • A A
  • B N
  • C E
  • D T
  • E C

Noções de Informática

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Em relação à segurança da informação, assinale a opção correta.

  • A Firewalls protegem computadores ou redes de computadores contra ataques via Internet. Os firewalls são implementados exclusivamente por meio de software.
  • B O uso de aplicativos de segurança, em conjunto com procedimentos relacionados a tais aplicativos, garante totalmente a segurança da informação de organizações.
  • C Em computadores conectados à Internet, a adoção de procedimentos de backup é a garantia de que não haverá perda de dados, independente do ataque ao qual o computador seja submetido.
  • D Ainda que um computador esteja desconectado de qualquer rede de computadores, ele está sujeito ao ataque de vírus.
  • E Diferentemente dos antivírus, os antispywares agem exclusivamente analisando dados que chegam ao computador por meio de uma rede de computadores, em busca de spywares.
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Em relação à versão 6 do programa de correio eletrônico Outlook Express, assinale a opção correta.

  • A O referido programa protege, por padrão, toda a caixa de saída do usuário com criptografia simétrica.
  • B O Outlook Express possui ferramentas que permitem criar filtros para excluir automaticamente mensagens indesejadas seguindo critérios básicos, como, por exemplo, a origem da mensagem.
  • C Esse programa requer configuração específica para suportar o protocolo de envio de e-mail IMAP, pois suporta nativamente o protocolo de recebimento de e-mail POP3.
  • D O referido programa não suporta o uso de HTML em mensagens de e-mail.
  • E O Outlook Express permite que seja identificada automaticamente como spam toda mensagem do domínio gmail.com; para desabilitar essa funcionalidade, é necessário apagar o filtro pré-configurado chamado Gmail.
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Acerca de segurança da informação, assinale a opção correta.

  • A Não há semelhança entre antispywares e antivírus, que exercem funções bem distintas.
  • B Para garantir a segurança em um computador, é suficiente a instalação do antivírus.
  • C Com o armazenamento dos dados na nuvem, o usuário não precisa preocupar-se com vírus ou com becape, uma vez que a responsabilidade passou a ser dos gestores de dados.
  • D Worm é um tipo de vírus que pode capturar todo conteúdo digitado no computador.
  • E Firewall é um software que usa regras de segurança, com as funções de aprovar pacotes de dados que atendam essas regras e de bloquear os demais.
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Assinale a opção que cita apenas exemplos de navegadores web.

  • A Dropbox, Mozilla Thunderbird, Outlook Express e Google.
  • B Windows Explorer, Mozilla Firefox, Safari e Outlook Express.
  • C Google Chrome, Opera, Mozilla Firefox e Dropbox.
  • D Mozilla Firefox, Safari, Opera e Shiira.
  • E Shiira, Windows Explorer, Google Chrome e Mozilla Thunderbird.
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Com relação ao sistema operacional Linux, assinale a opção correta.

  • A Para acessar o diretório /TJCE por meio do Linux, o usuário pode fazer uso dos comandos cd /TJCE ou cd /tjce.
  • B Por questões de segurança, no sistema Linux, um usuário simples pode fazer parte do grupo de qualquer outro usuário, mas não pode ser adicionado ao grupo root.
  • C No Linux, um usuário pode abrir diversas sessões de trabalho, embora não lhe seja permitido manter abertas sessões no modo texto e no modo gráfico em um mesmo computador.
  • D No sistema Linux, é possível criar arquivos com nomes extensos, como, por exemplo: Tabelas_de_Custas_Processuais_do_Tribunal_de_ Justica_do_Estado_do_Ceara.odt.
  • E As informações referentes às configurações de um programa são armazenadas em arquivos de texto no sistema Linux, em um único local: /etc/config.
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Se um computador possui dois sistemas operacionais instalados, então ele

  • A limita em 50% o uso de memória RAM para cada sistema operacional.
  • B deve disponibilizar, no processo de inicialização, suporte para a escolha do sistema operacional a ser inicializado.
  • C não suporta sistema de arquivos do tipo FAT.
  • D deve ter, obrigatoriamente, três ou mais discos rígidos.
  • E não permite ao usuário o acesso à Internet.
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Assinale a opção que apresenta um protocolo responsável pelo envio de mensagens eletrônicas na Internet.

  • A UDP
  • B POP3
  • C SNMP
  • D SMTP
  • E RTP
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Assinale a opção correta a respeito de redes e Internet

  • A A computação em nuvem é um conceito revolucionário no emprego de recursos de rede, pois seu usuário não precisa da Internet para realizar o armazenamento dados e informações.
  • B Os serviços web são utilizados para permitir que aplicações que não estejam conectadas à Internet possam ser acessadas por meio de browsers.
  • C Os domínios na Internet são identificados por meio de um sistema de nomeação chamado de DNS, que identifica tipos de organizações e também pode se referir aos locais geográficos em que se encontram os servidores.
  • D O backbone ou espinha dorsal da Internet é uma estrutura virtual cuja função restringe-se à conexão dos computadores de uma rede
  • E Apesar de a Internet e as intranets compartilharem os mesmos recursos e protocolos padrão, para que o acesso à intranet de uma empresa possa ser protegido contra tentativas de intrusão, ele tem de ser limitado a um conjunto de usuários previamente cadastrados e realizado em um ambiente controlado e que não esteja conectado à Internet.
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Redes de computadores modernas utilizam a pilha de protocolos TCP/IP para acesso à Internet. Assinale a opção em que os protocolos apresentados são todos da camada de aplicação do TCP/IP.

  • A TCP e IMAP
  • B UDP e SMTP
  • C IMAP e SMTP
  • D UDP e SNMP
  • E IP e SNMP
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Em relação aos conceitos básicos, ferramentas e aplicativos da Internet, assinale a opção correta.


  • A iCloud é um sistema da Apple que permite ao usuário armazenar determinadas informações que, por sua vez, poderão ser acessadas por meio de diversos dispositivos, via Internet.
  • B No Google, ao se iniciar uma pesquisa com a palavra allintext, a busca vai restringir os resultados a páginas que se encontram armazenadas fora do país onde a consulta foi originada.
  • C O HTTP (Hypertext Transfer Protocol) é uma linguagem de descrição por hipertexto que foi desenvolvida para a criação e o armazenamento de páginas web acessíveis por browser ou navegador. Para que o navegador permita a seus usuários interagirem com páginas web criadas com o HTTP, é necessário que a essas páginas tenham sido associados endereços eletrônicos da Internet (URL ou URI).
  • D O Twitter é uma rede social na qual é permitido escrever mensagens de até duzentos caracteres. Essas mensagens podem ser recebidas por pessoas que estejam acessando diferentes redes sociais.
  • E Por questões de segurança entre as mensagens trocadas, o programa Eudora não permite anexar arquivos executáveis às mensagens de email.

Português

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Nas opções a seguir, são apresentados trechos adaptados do sítio http://www.todospelaeducacao.org.br/institucional/as-5-metas/, que, em seu conjunto, constituem um texto. Assinale a opção em que o trecho foi transcrito de forma gramaticalmente correta.

  • A Fundado em 2006, o Todos pela Educação é um movimento da sociedade civil brasileira que tem a missão de contribuir para que até 2022, ano do bicentenário da Independência do Brasil o país assegure à todas as crianças e jovens o direito à educação básica de qualidade.
  • B O movimento, apartidário e plural, congregam representantes de diferentes setores da sociedade, como gestores públicos, educadores, pais, alunos, pesquisadores, profissionais de imprensa, empresários e todas pessoas ou organizações sociais que são comprometidas com a garantia do direito a uma educação de qualidade.
  • C O movimento Todos pela Educação, que atua como produtor de conhecimento, fomentador e mobilizador de ações, tem como objetivos a promoção das condições de acesso, de alfabetização e de sucesso escolar, a ampliação de recursos investidos na educação básica e a melhora da gestão desses recursos.
  • D Esses objetivos foram traduzidos em cinco metas. Claras, mensuráveis e factíveis, as cinco metas devem ser cumpridas até 2022 e funciona como marco para que os brasileiros acompanhem a oferta e participem ativamente do sucesso da melhora da qualidade da educação básica do Brasil.
  • E A evolução e o alcance das cinco metas são monitoradas, por meio da análise dos indicadores oficiais da Educação. São elas: Meta 1 – Toda a criança e jovem de 4 a 17 anos de idade na escola; Meta 2 – Toda criança plenamente alfabetizada até os 8 anos de idade; Meta 3 – Todo o aluno com aprendizado adequado à sua série; Meta 4 – Todo jovem de 19 anos de idade com o Ensino Médio concluído; Meta 5 – Investimento em Educação ampliado e bem gerido.
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Dado o caráter transitório de nossas lembranças, a passagem do tempo está entre os principais fatores que afetam negativamente a qualidade de uma recordação, porque promove o esquecimento e facilita a ocorrência de distorções da memória. À medida que o tempo transcorre e novas informações vão sendo processadas, tendemos a esquecer informação sobre eventos passados. A transitoriedade é apontada por Schacter (1999) como um dos “sete pecados” aos quais a memória humana está sujeita e envolve o esquecimento e o empobrecimento de nossas recordações. Com o tempo, nossas recordações perdem a “força” e a “riqueza”, tornando-se mais genéricas, pobres em detalhes e com menor vivacidade. A recuperação de um fato na memória tende, com o tempo, a ter como base os aspectos mais gerais da experiência, ou mesmo o conhecimento que temos sobre o episódio vivido e não a recordação do que de fato aconteceu. Tal processo, que envolve a passagem de recordações mais específicas e detalhadas a descrições mais gerais e reconstrutivas da 19 experiência, cria, por sua vez, um solo fértil para a ocorrência de outros “erros” e distorções da memória. Tais distorções são observadas tanto em relatos de adultos quanto nos de crianças.

Sem prejuízo do sentido original do texto, o período “Dado o caráter transitório de nossas lembranças, a passagem do tempo está entre os principais fatores que afetam negativamente a qualidade de uma recordação, porque promove o esquecimento e facilita a ocorrência de distorções da memória” (l.1 a 5) poderia ser corretamente reescrito da maneira a seguir:

  • A Dado o caráter transitório de nossas lembranças, a passagem do tempo está entre os fatores elementares, afetando negativamente a qualidade de uma recordação, ao promover o esquecimento e ao facilitar a ocorrência de distorções da memória
  • B Em razão do caráter transitório de nossas lembranças, a passagem do tempo, uma vez que promove o esquecimento e facilita a ocorrência de distorções da memória, está entre os principais fatores que afetam negativamente a qualidade de uma recordação.
  • C A passagem do tempo, devido o caráter transitório de nossas lembranças, está entre os principais fatores afetando negativamente a qualidade de uma recordação, porque promove o esquecimento e facilita a ocorrência de distorções da memória
  • D Diante do caráter transitório de nossas lembranças, a passagem do tempo está entre os principais fatores que afeta negativamente a qualidade de uma recordação, pois, ao promover o esquecimento, facilita a ocorrência de distorções da memória
  • E A passagem do tempo está, entre os principais fatores, que afetam negativamente a qualidade de uma recordação, onde promove o esquecimento e facilita a ocorrência de distorções da memória, diante do caráter transitório de nossas lembranças.
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Os fragmentos de texto incluído na questão constituem partes adaptadas do ensaio A relação exemplar entre autor e revisor (e outros trabalhadores textuais semelhantes) e o mito de Babel: alguns comentários sobre História do Cerco de Lisboa, de José Saramago, de Rosemary Arrojo, publicado no número especial do volume 19 da Revista D.E.L.T.A, em 2003.


Para responder à questão, considere que o revisor, em uma segunda fase de seu trabalho, possa oferecer sugestões que incluam mudanças estruturais do texto.


Em outras palavras, como poderíamos explicar o fato de que, em um texto que, entre outros temas, aborda a rivalidade entre autor e revisor, é o revisor subversivo quem acaba levando a melhor? Estaria o autor sugerindo que, em algum nível subterrâneo, abra mão da autoridade e dos direitos geralmente associados à autoria? Não, exatamente.

Assinale a opção em que, na reescritura do período acima, foram plenamente atendidos os critérios de correção gramatical e coerência textual.

  • A Como poderíamos explicar o fato de que, em outras palavras, um texto que, aborda a rivalidade entre autor e revisor, entre outros temas, acaba levando a melhor o revisor subversivo? Estaria o autor sugerindo que em algum nível subterrâneo, abra mão da autoridade e dos direitos geralmente associados à autoria? Não, exatamente.
  • B Poderíamos explicar o fato de um texto que, entre outros temas, aborda, em outras palavras, a rivalidade entre autor e revisor, onde o revisor subversivo acaba levando a melhor? Estaria sugerindo o autor que em algum nível subterrâneo, abra mão da autoridade e dos direitos geralmente associados à autoria? Não exatamente.
  • C Em outras palavras, como se explicar que é o revisor subversivo que acaba levando a melhor em um texto em que, entre outros temas, é abordada a rivalidade entre autor e revisor? Estaria o autor sugerindo que abra mão, em algum nível subterrâneo, da autoridade e dos direitos associados, geralmente, à autoria? Não, exatamente.
  • D Como, em outras palavras, poderíamos explicar o fato de que, entre outros temas, um texto do qual acaba levando a melhor o revisor subversivo da rivalidade entre autor e revisor? Estaria sugerindo que o autor abra mão, em algum nível subterrâneo da autoridade e dos direitos associados à autoria geralmente? Não, exatamente.
  • E Em outras palavras, como poderíamos explicar, o fato de, em um texto que, entre outros temas, aborda a rivalidade entre autor e revisor, ser o revisor subversivo quem acaba levando a melhor? Em algum nível subterrâneo, estaria o autor sugerindo que, abra mão da autoridade e dos direitos geralmente associados à autoria? Exatamente não.
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As opções a seguir são adaptações de trechos de um texto do jornal O Tempo (MG), de 22/3/2013. Assinale a opção gramaticalmente correta.

  • A O desmatamento e a urbanização acelerados, com a consequente poluição, torna crescente a degradação dos suprimentos. Continuando esse processo, estima-se que, em 50 anos, a água será um bem raro para metade da população mundial.
  • B Há necessidade de serem adotadas por governos, empresas e cidadãos, práticas econômicas no uso da água, com preservação dos mananciais, racionalidade no manejo, redução do desperdício, despoluição dos depósitos e incremento da reutilização.
  • C Não há meio mais eficiente, para convencer a sociedade da urgência desses procedimentos que a escacez. Providências têm sido tomadas. Desde 1997, o Brasil tem sua Lei das Águas, estabelecendo uma política nacional de recursos hídricos.
  • D Apesar de dois terços do planeta serem cobertos de água, apenas 0,008% dela é potável. Grande parte está degradada pela ação humana. O que sobra então é um bem à cujo acesso a população cada vez mais terá dificuldade.
  • E Cada ser humano precisa de 110 litros de água por dia para seu consumo pessoal. O brasileiro gasta 200 litros por dia. O país tem 12% da água doce do mundo, por isso gozamos de uma situação privilegiada. Entretanto, 40% da água de que dispomos são desperdiçada.
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Estudante sou, nada mais. Mau sabedor, fraco jurista, mesquinho advogado, pouco mais sei do que saber estudar, saber como se estuda, e saber que tenho estudado. Nem isso mesmo sei se saberei bem. Mas, do que tenho logrado saber, o melhor devo às manhãs e madrugadas. Muitas lendas se têm inventado, por aí, sobre excessos da minha vida laboriosa. Deram, nos meus progressos intelectuais, larga parte ao uso em abuso do café e ao estímulo habitual dos pés mergulhados n’água fria. Contos de imaginadores. Refratário sou ao café. Nunca recorri a ele como a estimulante cerebral. Nem uma só vez na minha vida busquei num pedilúvio o espantalho do sono.

Ao que devo, sim, o mais dos frutos do meu trabalho, a relativa exabundância de sua fertilidade, a parte produtiva e durável da sua safra, é às minhas madrugadas. Menino ainda, assim que entrei para o colégio, alvidrei eu mesmo a conveniência desse costume, e daí avante o observei, sem cessar, toda a vida. Eduquei nele o meu cérebro, a ponto de espertar exatamente à hora, que comigo mesmo assentava, ao dormir. Sucedia, muito amiúde, encetar eu a minha solitária banca de estudo à uma ou às duas da antemanhã. Muitas vezes me mandava meu pai volver ao leito; e eu fazia apenas que lhe obedecia, tornando, logo após, àquelas amadas lucubrações, as de que me lembro com saudade mais deleitosa e entranhável.

Tenho, ainda hoje, convicção de que nessa observância persistente está o segredo feliz, não só das minhas primeiras vitórias no trabalho, mas de quantas vantagens alcancei jamais levar aos meus concorrentes, em todo o andar dos anos, até à velhice. Muito há que já não subtraio tanto às horas da cama, para acrescentar às do estudo. Mas o sistema ainda perdura, bem que largamente cerceado nas antigas imoderações. Até agora, nunca o sol deu comigo deitado e, ainda hoje, um dos meus raros e modestos desvanecimentos é o dever grande madrugador, madrugador impenitente

Assinale a opção correta em relação aos aspectos linguísticos do texto.

  • A No trecho “Muitas vezes me mandava meu pai volver ao leito” (l.21 e 22), a expressão “meu pai”, que exerce a função de complemento da forma verbal “mandava”, é o agente da forma verbal “volver”.
  • B Seriam mantidos o sentido original do texto e sua correção gramatical caso o pronome “o”, em “e daí avante o observei, sem cessar” (l.17 e 18), fosse substituído por lhe.
  • C A forma verbal “Sucedia” (l.20) está empregada, no texto, no sentido de Seguir-se.
  • D Nas linhas 2 e 3, as orações “estudar”, “como se estuda” e “que tenho estudado” não possuem o mesmo sujeito.
  • E O pronome “nele” em “Eduquei nele o meu cérebro” (l. 18) faz referência ao termo “trabalho” (l.13).
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Na tentativa de acabar com o inaceitável financiamento privado de pessoas jurídicas para campanhas eleitorais, a Ordem dos Advogados do Brasil entrou no Supremo Tribunal Federal, em 2011, com uma ação direta de inconstitucionalidade contra a legislação que permite a doação de pessoas jurídicas a partidos políticos, para qualquer fim. O argumento é simples e irrefutável: a cidadania é exercida por indivíduos, pessoas físicas, que têm o direito (no Brasil, a obrigação) exclusivo de influir no processo político, por meio do voto. Um cidadão, um voto. Empresa é pessoa jurídica, não vota e não deve interferir no processo eleitoral.

O texto em apreço é, predominantemente,

  • A instrucional.
  • B dialógico.
  • C descritivo.
  • D narrativo.
  • E dissertativo.
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Com o desenvolvimento dos setores produtivos do Brasil na década de 60 do século XX, tornou-se necessária a reorganização do serviço postal por meio de um modelo mais moderno que o do Departamento de Correios e Telégrafos, subordinado ao Ministério da Viação e Obras Públicas, que não apresentava infraestrutura compatível com as necessidades dos usuários.
Idem, ibidem.

Assinale a opção em que o trecho apresentado constitui continuação coerente e gramaticalmente correta para o trecho acima.

  • A Mesmo assim, nesse período a ECT consolidava, seu papel como importante agente da ação social do governo, atuando no pagamento de pensões e aposentadorias; na distribuição de livros escolares; no transporte de doações em casos de calamidade.
  • B Apesar disso, o surgimento da ECT correspondia à uma nova postura por parte dos poderes públicos, com relação a importância das comunicações e, particularmente os serviços postais e telegráficos, para o desenvolvimento do pais.
  • C Portanto paralelamente, a partir de 1980, se intensificavam a preocupação com a ação cultural e o desenvolvimento de ações voltado a preservação do patrimônio cultural do Brasil, sobretudo no que referia-se a memória postal.
  • D Entretanto, esse ciclo de desenvolvimento correspondeu as novas necessidades de uma clientela que pouco a pouco, viram as distâncias ser encurtadas e percorridas graças ao serviço postal, que se estruturou e passou a desenvolver e oferecer produtos e serviços, de acordo com a realidade do mercado e as necessidades de sua clientela.
  • E No sentido de alcançar essa reorganização, foi criada, em 20 de março de 1969, pela Lei n.º 509, a ECT, empresa pública vinculada ao Ministério das Comunicações.
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Etimologicamente formada das palavras gregas philos (amigo, amador) e atelês (franco, livre de qualquer encargo ou imposto), a filatelia é, geralmente, definida como o ato de colecionar selos, especialmente aqueles considerados raros. Mas, muito mais do que um hobby, a filatelia é, ao mesmo tempo, uma ciência e uma arte que apaixona pessoas dos mais diversos lugares do mundo.


A partir do que o texto informa sobre o vocábulo “filatelia”, deduz- se que aquele que coleciona selos é corretamente chamado de

  • A selotelista.
  • B seleiro.
  • C filatelista.
  • D filateleiro.
  • E filatório.
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