Resolver o Simulado CESPE

0 / 36

Português

1

O ser humano, dotado de inteligência e sabedoria, é capaz
de criar. Essa criação, quando representa uma solução para
determinado problema técnico e pode ser industrializada, merece
ser protegida, de modo que o prestígio do inventor/autor seja
reconhecido. A propriedade industrial é o ramo da propriedade
intelectual que trata das criações intelectuais voltadas para as
atividades de indústria, comércio e prestação de serviços.
Engloba a proteção das invenções (patente de invenção e modelo
de utilidade), das marcas (de comércio, de serviços e nomes
comerciais), dos desenhos industriais, das indicações geográficas
e dos cultivares.
Manual de Propriedade Industrial. ABIMAQ/IPD-Maq 7, Núcleo de apoio ao
patenteamento, p. 5. In: Internet: (com adaptações).

Considerando os aspectos relacionados à análise, compreensão e
interpretação do texto, julgue os seguintes itens.

Infere-se do texto que toda criação humana deve ser tratada como propriedade intelectual, devendo, portanto, ser legalmente protegida e regulada pelo Estado.

  • Certo
  • Errado
2

De acordo com o texto acima, julgue o seguinte item.

O vocábulo “indumentárias” (l.21) está empregado em sentido figurado.

  • Certo
  • Errado
3

Texto III

O Decreto n.o 21.076, de 24 de fevereiro de 1932, primeiro Código Eleitoral pátrio, instituiu a justiça eleitoral no Brasil, com funções contenciosas e administrativas. Eram seus órgãos: um Tribunal Superior (de justiça eleitoral — o decreto não menciona justiça eleitoral), na capital da República; um tribunal regional, na capital de cada estado, no DF e na sede do governo do território do Acre, além de juízes eleitorais nas comarcas e nos distritos. O Tribunal Superior — de justiça eleitoral — com jurisdição em todo o território nacional, compunha-se de oito membros efetivos e oito substitutos, e era presidido pelo vice-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF). A ele se somavam dois membros efetivos e dois substitutos, sorteados dentre os ministros do STF, além de dois efetivos e dois substitutos, sorteados dentre os desembargadores da Corte de Apelação do DF. Por fim, integravam a Corte três membros efetivos e quatro substitutos, escolhidos pelo chefe do governo provisório dentre quinze cidadãos, indicados pelo STF, desde que atendessem aos requisitos de notável saber jurídico e idoneidade moral. Dentre seus membros, elegia o Tribunal Superior, em escrutínio secreto, por meio de cédulas com o nome do juiz e a designação do cargo, um vice-presidente e um procurador para exercer as funções do Ministério Público, tendo este último a denominação de procurador-geral da justiça eleitoral. Em relação a esse cargo, nota-se uma peculiaridade, à época da criação do Tribunal Superior: o procurador-geral da justiça eleitoral não era o procurador-geral da República, mas sim um membro do próprio tribunal.

As formas de composição do TSE: de 1932 aos dias atuais.

Brasília: Tribunal Superior Eleitoral, Secretaria de Gestão da Informação, 2008, p. 11.

Internet: <www.tse.jus.br> (com adaptações).


Com referência às estruturas linguísticas do texto III, julgue o item a seguir.

Se a preposição a presente na contração “aos" (l.18) fosse suprimida, a função sintática da expressão “requisitos de notável saber jurídico e idoneidade moral" (l.19) seria alterada, mas a correção gramatical do texto seria mantida.

  • Certo
  • Errado
4

Os próximos itens apresentam fragmentos adaptados de textos diversos. Julgue-os quanto à correção gramatical.

A Constituição de 1988, parece ter, de fato, inaugurado nova etapa da vida nacional, ao permitir que se questionem as ações de agentes públicos perante o Poder Judiciário, por exemplo, sem que isso signifique “insegurança jurídica”.

  • Certo
  • Errado
5

Migrar e trabalhar. Quando esses verbos se conjugam da pior forma possível, acontece o chamado tráfico de seres humanos. O tráfico de pessoas para exploração econômica e sexual está relacionado ao modelo de desenvolvimento que o mundo adota. Esse modelo é baseado em um entendimento de competitividade que pressiona por uma redução constante nos custos do trabalho.

No passado, os escravos eram capturados e vendidos como mercadoria. Hoje, a pobreza que torna populações vulneráveis garante oferta de mão de obra para o tráfico — ao passo que a demanda por essa força de trabalho sustenta o comércio de pessoas. Esse ciclo atrai intermediários, como os gatos (contratadores que aliciam pessoas para serem exploradas em fazendas e carvoarias), os coiotes (especializados em transportar pessoas pela fronteira entre o México e os Estados Unidos da América) e outros animais, que lucram sobre os que buscam uma vida mais digna. Muitas vezes, é a iniciativa privada uma das principais geradoras do tráfico de pessoas e do trabalho escravo, ao forçar o deslocamento de homens, mulheres e crianças para reduzir custos e lucrar. Na pecuária brasileira, na produção de cacau de Gana, nas tecelagens ou fábricas de tijolos do Paquistão.

O tráfico de pessoas e as formas contemporâneas de trabalho escravo não são uma doença, e sim uma febre que indica que o corpo está doente. Por isso, sua erradicação não virá apenas com a libertação de trabalhadores, equivalente a um antitérmico — necessário, mas paliativo. O fim do tráfico passa por uma mudança profunda, que altere o modelo de desenvolvimento predatório do meio ambiente e dos trabalhadores. A escravidão contemporânea não é um resquício de antigas práticas que vão desaparecer com o avanço do capital, mas um instrumento utilizado pelo capitalismo para se expandir

Julgue o item subsequente, acerca de ideias e estruturas linguísticas do texto acima.

Os termos “febre” (L.24), “antitérmico” (L.27) e “paliativo” (L.27) expressam a analogia do tráfico de pessoas e do trabalho escravo na atualidade com um padrão doentio cuja erradicação passa pela libertação dos trabalhadores, embora não se limite a ela.

  • Certo
  • Errado
6

Um dos principais desafios para o Brasil é conhecer a Amazônia. Sua vocação eminentemente hídrica impõe, ao longo dos séculos, a necessidade do deslocamento de seus habitantes através dos rios. Muito antes da chegada dos colonizadores na Amazônia, os nativos já utilizavam canoas. Ainda hoje, grande parte da população amazônica vive da pesca. Além disso, o deslocamento do ribeirinho se faz através da infinidade de rios que retalham a grandeza territorial.

Mas para conhecer a Amazônia de verdade é preciso entender sua posição estratégica para o país. Os rios são a chave para esse conhecimento. São as estradas que a natureza construiu e em cujas margens se desenvolveram inúmeras povoações. Portanto, é impossível pensar em Amazônia sem associar a importância que os rios têm para o desenvolvimento econômico e social. Eles devem ser vistos como os grandes propulsores do desenvolvimento sustentável da região.

Em relação ao texto acima, julgue o item a seguir.

Predomina no texto a narração, já que nele se identificam um cenário e uma ação.

  • Certo
  • Errado
7

Anísio Spínola Teixeira nasceu no dia 12 de julho de 1900, em Caetité – BA, onde passou os primeiros anos de vida sob os cuidados da mãe, Anna Spínola Teixeira.

O pai, Deocleciano Pires Teixeira, sonhava que o filho fosse político e o mandou estudar no Rio de Janeiro. Anísio diplomou-se na Faculdade de Direito da Universidade do Rio de Janeiro em 1922.

Como educador, Teixeira viajou para a Europa e os Estados Unidos da América para observar os sistemas escolares. No Brasil, defendeu o conceito de escola única, pública e gratuita como forma de garantir a democracia e foi o primeiro a tratar a educação com base filosófica.

Instituiu na Bahia, em 1950, a primeira escola-parque, que procurava oferecer à criança uma escola integral, que cuidasse da alimentação, da higiene, da socialização, além do preparo para o trabalho. Nas escolas-parques, os alunos ainda tinham contato com as artes plásticas. Naquela época, essas aulas eram orientadas por profissionais de renome, como Caribé e Mário Cravo.

Sempre brigou pela democracia na educação. Publicou vários livros defendendo a educação e a cultura para todos. Foi um dos fundadores da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e da Universidade de Brasília (UnB), da qual foi reitor em 1963.

Candidatou-se à Academia Brasileira de Letras, em 1971, mas faleceu antes da eleição, ao cair no poço do elevador de seu prédio, em 11 de março de 1971, quando saía para visitar Aurélio Buarque de Holanda

Com base nas ideias e estruturas linguísticas do texto I, julgue o item subsecutivo.

No primeiro período do quarto parágrafo, feitos os devidos ajustes de pontuação, o deslocamento da expressão “em 1950” para o final do período preservaria a correção do texto, mas acarretar-lhe-ia ambiguidade.

  • Certo
  • Errado
8

No que se refere aos sentidos, à estrutura textual e aos aspectos gramaticais do texto, julgue o item a seguir.

O elemento coesivo “mas” (l.7) inicia uma oração coordenada que exprime a ideia de concessão em uma sequência de fatos.

  • Certo
  • Errado
9

Considere as orações abaixo.

I. Aluga-se quartos para moças.
II. Necessita-se de funcionários experientes.

A concordância está correta em

  • Certo
  • Errado

Legislação Federal

10

Com base no regulamento da ANTT (Decreto n.º 4.130/2002) e nas normas para outorga e prorrogações das concessões e permissões de serviços públicos (Lei n.º 9.074/1995), julgue o item a seguir.
Caso uma empresa privada pretenda prestar serviço de transporte rodoviário intermunicipal de passageiros, ela deverá celebrar contrato de permissão com a ANTT.

  • Certo
  • Errado

Direito Administrativo

11

Em relação ao direito administrativo, julgue o item subsequente.


A vedação da prática do nepotismo no âmbito da administração direta e indireta de qualquer dos poderes da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios está relacionada aos princípios da moralidade e da impessoalidade administrativa.

  • Certo
  • Errado
12

No que se refere a agentes públicos, julgue os itens seguintes.

O servidor público estável de autarquia federal que, mediante aprovação em novo concurso público, ocupe cargo em órgão do Poder Judiciário poderá optar, durante o estágio probatório no novo cargo, pelo retorno ao cargo anteriormente ocupado.

  • Certo
  • Errado
13

No que se refere ao ato administrativo, julgue os itens a seguir.


A imperatividade presente em todos os atos administrativos é uma das características que distingue o ato administrativo do ato de direito privado.

  • Certo
  • Errado
14

Com base na Instrução Normativa 2/2008, que disciplina a contratação de serviços, continuados ou não, por órgãos ou entidades integrantes do sistema de serviços gerais (SISG), julgue o item seguinte.

É vedada a contratação de cooperativas ou instituições sem fins lucrativos.

  • Certo
  • Errado

Economia

15

Com base na teoria da regulação, julgue o item subsequente.

No contexto referente ao agente principal, compete ao órgão regulador estabelecer a estrutura de incentivos adequada de modo a induzir que os agentes regulados, que possuem melhor informação que o principal sobre a produção ou possíveis ações, satisfaçam os objetivos regulatórios.

  • Certo
  • Errado

Direito Administrativo

16

Julgue os itens seguintes, relativos à Lei n.º 10.520/2002, que regula a modalidade de licitação denominada pregão.

Um licitante que tenha identificado, no início do pregão, um ato que julgou irregular, poderá, até a assinatura do contrato entre o vencedor e o órgão público, apresentar recurso administrativo à comissão responsável pela licitação.

  • Certo
  • Errado
17

Acerca dos poderes administrativos e do uso e abuso do poder, julgue os itens subsecutivos.


No exercício do poder de polícia, a administração age apenas de forma repressiva, aplicando sanções a condutas que infrinjam leis e regulamentos, uma vez que tal poder não se coaduna com medidas preventivas, inseridas, em regra, no âmbito do poder regulamentar.

  • Certo
  • Errado

Governança de TI

18

Com base na Instrução Normativa 4/2010, que dispõe sobre o processo de contratação de soluções de tecnologia da informação pelos órgãos integrantes do sistema de administração dos recursos de informação e informática do Poder Executivo federal, julgue o item abaixo.
A contratada deverá, antes de iniciar a execução dos serviços, elaborar o termo de compromisso a respeito da manutenção do sigilo e das normas de segurança vigentes no órgão.

  • Certo
  • Errado

Direito Administrativo

19

Com base nas disposições legais acerca do regime jurídico dos
servidores públicos civis da União, das autarquias e das fundações
públicas federais, julgue os itens a seguir.

Entre as formas de provimento em cargo público incluem-se a readaptação, a reversão, a recondução, a transferência e a ascensão.

  • Certo
  • Errado

Direito Constitucional

20

Julgue os itens seguintes, relativos às funções e ao papel do Estado.

Conforme a teoria normativa do Estado, a constituição do Estado decorre de um contrato voluntário entre os indivíduos e o monarca, que, em troca do exercício do poder, lhes provê segurança.

  • Certo
  • Errado
21

Julgue os próximos itens, que versam sobre o MP, o TCDF e o TCU.

O procurador da República pode afiliar-se a partido político para concorrer ao cargo de deputado federal.

  • Certo
  • Errado
22

Em relação às atribuições e às competências dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, julgue os próximos itens.

Diante de duas interpretações possíveis de lei ou ato normativo federal ou estadual, deve ser adotada a interpretação compatível com a Constituição Federal, sendo admitida também a declaração de inconstitucionalidade daquela que se encontre em dissonância com o texto constitucional, por meio de ação direta de inconstitucionalidade perante o STF.

  • Certo
  • Errado
23

Julgue os próximos itens, relativos ao Poder Judiciário.

A suspensão da eficácia de lei editada pelo governo do Distrito Federal que afronte determinado dispositivo da CF poderá ser pleiteada mediante ação direta de inconstitucionalidade ajuizada no STF.

  • Certo
  • Errado

Regimento Interno

24

No que se refere ao Regimento Comum do Congresso Nacional, julgue os seguintes itens.

O projeto de lei elaborado por comissão mista deverá ser encaminhado, alternadamente, ao Senado Federal e à Câmara dos Deputados. Caso o projeto seja aprovado com emendas, deverá voltar à casa que concluiu a votação, para elaborar a redação.

  • Certo
  • Errado

Direito Constitucional

25

Acerca da disciplina constitucional atinente ao Congresso Nacional, julgue os itens a seguir.

Na sessão legislativa extraordinária, o Congresso Nacional somente deliberará sobre as matérias que constem da pauta da convocação. Entretanto, se houver medidas provisórias em vigor na data da convocação, serão elas automaticamente incluídas no rol das matérias a serem apreciadas.

  • Certo
  • Errado
26

A respeito do controle de constitucionalidade, julgue os itens que se seguem.

Em se tratando do controle de constitucionalidade difuso, incidental ou aberto, a questão da inconstitucionalidade deve constituir o objeto principal da causa.

  • Certo
  • Errado
27

Considerando o regime constitucional dos direitos e garantias fundamentais, julgue o item a seguir.

A CF determina que os crimes de racismo, a prática da tortura e o terrorismo são imprescritíveis, inafiançáveis e insuscetíveis de graça ou anistia.

  • Certo
  • Errado
28

Julgue os itens seguintes, relativos aos direitos e deveres individuais
e coletivos, aos direitos sociais, aos de nacionalidade, aos direitos
políticos e aos partidos políticos.

A CF assegura a todos o direito de receber dos órgãos públicos informações de seu interesse particular, ou de interesse coletivo ou geral, ressalvadas aquelas cujo sigilo seja imprescindível à segurança da sociedade e do Estado, não se incluindo entre órgãos públicos, para os fins desse dispositivo, sociedades de economia mista e empresas públicas.

  • Certo
  • Errado
29

Considerando os princípios fundamentais da CF, julgue os itens que se seguem.

A eleição periódica dos detentores do poder político e a responsabilidade política do chefe do Poder Executivo são características do princípio republicano.

  • Certo
  • Errado

Inglês

30
Over the past three decades, information technology has slowly but consistently permeated government organizations and institutions at all levels. This has largely been the result of an inevitable process of converting information from analog to digital forms. The lifeblood of government is information and the digital revolution has allowed government organizations to more effectively and efficiently store, analyze and retrieve information. E-government, a catch-all phrase for use of the Internet by government to deliver services, collect data and enhance democratic processes, has become the technological innovation du jour. Although there are several important uses associated with e-government such as direct delivery of services to citizens, it is, at its core, simply another information technology being adapted to governmental use. In that regard, many of the earlier, more general lessons of both technological and organizational change may apply to it. Yet, as has been true for each previous wave of new information technology, proponents of e-government claim it provides the mechanism to radically redesign governmental organizations. Unfortunately, this sounds all too familiar. Almost 20 years ago a similar debate arose around public-management information systems, pitting proponents of new information technology against those who suggested that existing organizational and political relationships would dramatically influence any use of new technology.

It can be concluded from the text that


some common goals of the activities encompassed by e-governance would certainly include improving efficiency.

  • Certo
  • Errado
31
Egypt's powerful street art

More than two years after protesters toppled Hosni Mubarak, Cairo is still ablaze with fiery visual reminders of Egypt's revolution. On the edge of Tahrir Square - the nerve centre of dissent - the burned-out tower block that once housed the headquarters of Mubarak's National Democratic Party (NDP) stands blackened and empty. It forms a jarring juxtaposition with the coral-pink walls of the Egyptian Museum, the dusty storehouse of the country's most precious antiquities, next door.

Around the corner, there is a different kind of monument to the revolution. Mohamed Mahmoud Street - which intersects with Tahrir Square from the east - is as colourful and vibrant as the sombre skeleton of the NDP building is charred. Almost every square centimetre of the walls that flank the street has been covered with bright, cacophonous paint. These murals are some of the best examples of the inimitable street art movement that has flourished since the protests against Mubarak began.

“There was very little street art in Egypt before the revolution," says Mia Gröndahl, a writer and photographer who has lived in Cairo since 2001, and whose book Revolution Graffiti: Street Art of the New Egypt was published in the UK last month. “So few pieces, in fact, that people weren't aware of it. But Egypt had the artists waiting to come out of the closet and express themselves honestly and politically."

Most of these artists were forged in the fire of the 18-day demonstrations against Mubarak in early 2011, when at least 846 people were killed. Emboldened by the ferocity of the protesters, several artists started painting slogans and murals commenting upon the tumultuous events that were convulsing their country. While other young protesters hurled bricks, Egypt's fledgling street artists picked up paintbrushes and spray cans. “By the summer of 2011," Gröndahl writes in her book, “people had started to talk about the walls of Egypt being under an 'art attack'."

Internet: < www.bbc.com> (adapted).

Judge the following items concerning the text above.

The street art movement thrived after the first protests against president Hosni Mubarak.

  • Certo
  • Errado
32

The Maritime Union of Australia (MUA) says a $125,000 fine given to a Chinese shipping company trying to take a short-cut across the Great Barrier Reef highlights the need for ongoing vigilance of the shipping industry.

The captain and first officer of the 291m bulk carrier MV Bulk Ingenuity, owned by Grand China International Ship Management, were charged after the ship set a course to sail through the environmentally sensitive Flinders Pass on its way to Abbot Point, near Bowen, in Queensland.

The Townsville Bulletin reported that the ship was detected by the Great Barrier Reef and Torres Strait Vehicle Traffic Service on July and that initial attempts at contact were unsuccessful. Australian Federal Police and personnel from the Great Barrier Reef Marine Park Authority and Australian Maritime Safety Authority searched the ship later that day. Captain Huaien Xu and his First Officer Lu Zhang — both Chinese nationals — were charged under the Great Barrier Reef Marine Park Act 1975 on Monday. They subsequently entered guilty pleas in Townsville Magistrates Court and were fined a total of $125,000.

MUA National Secretary Paddy Crumlin said pressure from unscrupulous shipowners meant corners would often be cut by crews who had little choice but to follow orders

Based on the text, judge the following items.

The Chinese crew agreed to compensate the Australian government for their law infringement.

  • Certo
  • Errado
33

The Butler
The long White House service of an African-American butler
Cecil Ganes (Forest Whitaker) is used as a prism through
which we view the development of the civil-rights movement.
As the liveried Cecil, silent and dignified, serves sandwiches
and coffee and exchanges courtesies with a variety of chief
executives, Cecil’s son, Louis (David Oyelowo), becomes a
militant and manages to hit every highlight, including the
Freedom Rides in 1961, and Martin Luther King’s motel room
on the day that he’s shot. The movie’s right-mindedness is
relieved now and then by scenes at Cecil’s house, where his
wife, Gloria (Oprah Winfrey), grows restive and resentful,
drinks and dallies with a neighbor.

Elysium
The title of Neil Blomkamp’s new film, set in the year 2154,
refers to a space station: a haven for the wealthy, spinning just
beyond the limits of our polluted planet. Our hero is Max (Matt
Damon), who, like the majority of humans, toils and sweats on
Earth, where the cops are intemperate robots. After an accident
at work, he takes on a reckless task, assailing an evil billionaire
(William Fichtner) and winding up on a shuttle to Elysium,
hell-bent on reaching this artificial heaven and obtaining
justice. Rather than viewing a future world from a distance and
admiring its digital enhancements, we feel thrust into the thick
of it with such immediacy and sensory impact that, like most of
its inhabitants, we can only dream of escape.

Enough Said
This mild romantic comedy has an up-front twist that’s beside
the point. Eva (Julia Louis-Dreyfus), a California divorcée who
works as a masseuse, goes to a party and meets Marianne
(Catherine Keener), a poet who becomes a client and a friend,
and Albert (James Gandolfini), a TV historian, who soon
becomes Eva’s boyfriend – and who turns out to be Marianne’s
ex-husband. Much else is beside the point, too, such as Eva’s
trivial conflicts with her daughter, Ellen (Tracey Fairaway),
who’s about to leave home for college, as is Albert and
Marianne’s daughter, Tess (Eve Hewson).
The New Yorker. September 23, 2013, p. 22 (adapted).


Based on the three film summaries presented above, judge the following items.



In one of the films, the main theme is a man/woman relationship.
  • Certo
  • Errado
34

Facebook, the social network that celebrates its 10th 1 birthday this week, has astounding statistics. In just one decade, it has signed up some 1.3 billion people, half of whom log in on any given day and spend an average of 18 minutes per visit. Facebook connects families across continents, friends across the years and people around the world.

And yet Facebook’s effects on its users may not be entirely benign. Some researchers suggest that the ability to connect does not necessarily make people any happier, and it could actually reduce the satisfaction they feel about their life. Can it really be possible that Facebook makes you sad?

Until recently, few had studied this question and the little evidence that did exist actually hinted that the social network has a beneficial effect. In 2009, Sebastian Valenzuela and colleagues at the University of Texas at Austin measured how life satisfaction varied among over 2,500 students who used Facebook, and they found a small positive correlation.

Yet last summer, a team of psychologists from the University of Michigan in Ann Arbor and the University of Leuven in Belgium decided to drill a bit deeper by evaluating how life satisfaction changes over time with Facebook use. Ethan Kross and colleagues questioned a group of people five times a day over two weeks about their emotional state. They asked questions such as “how do you feel right now?”, “how lonely do you feel right now?”, “how much have you used Facebook since we last asked?” and so on. This gave them a snapshot of each individual’s well-being and Facebook usage throughout the day.

The team found that Facebook use correlated with a low sense of well-being. “The more people used Facebook over two-weeks, the more their life satisfaction levels declined over time,” they said. “Rather than enhancing well-being, these findings suggest that Facebook may undermine it.”

Based on the text above, judge the following items.

The author mentions the study by Kross and colleagues to reinforce the findings of Valenzuela and colleagues.

  • Certo
  • Errado
35

Recent corporate collapses, such as EBS International and Société Générale, have brought about renewed scrutiny into corporate governance mechanisms. Given the pervasiveness of Information Technology (IT) in many organizations, the examination of corporate governance mechanisms also includes IT governance mechanisms. IT governance is defined as “a structure of relationships and processes to direct and control the enterprise in order to achieve the enterprise’s goals by adding value while balancing risk versus return over IT and its processes”.
In light of increased public awareness, professional bodies such as the Information Systems Audit and Control Association (ISACA) have undertaken a number of steps to provide guidance in the implementation of effective IT governance. The approach taken by ISACA appears to be largely based upon two concepts. The first concept relates to increasing the awareness of issues and concepts relating to IT governance in the public domain. The second concept involves the provision of guidelines and the identification of best-practice IT governance mechanisms. Interestingly, the effectiveness of these best-practice mechanisms in improving IT governance is largely based upon conceptual arguments. As such, it becomes important to ascertain if these best-practice mechanisms do impact upon the level of IT governance.
As IT escalates in terms of importance and pervasiveness in the operations of firms, it is inexorably tied to specific mechanisms that are prescribed for good corporate governance, most notably, a sound system of internal controls. Accordingly, effective IT governance is a critical underpinning for a system of good corporate governance that minimizes agency losses for a firm.
Internet: (adapted).

Based on the text above, judge the following item.

Internal control is a central issue on corporate governance.

  • Certo
  • Errado
36

For average consumers, ‘3G’ and ‘4G’ are two of the most mysterious terms in the mobile technology dictionary, but they’re used relentlessly to sell phones and tablets. If you’re shopping for a new phone, the answer isn’t clear-cut, and you shouldn't always go for the higher number.

First things first, the “G” stands for a generation of mobile technology, installed in phones and on cellular networks. Each “G” generally requires you to get a new phone, and for networks to make expensive upgrades. The first two were analog cell phones (1G) and digital phones (2G). Then it got complicated.

Third-generation mobile networks, or 3G, came to the U.S. in 2003. With minimum consistent Internet speeds of 144 Kbps, 3G was supposed to bring “mobile broadband.” There are now so many varieties of 3G, though, that a “3G” connection can get you Internet speeds anywhere from 400 Kbps to more than ten times that.

New generations usually bring new base technologies, more network capacity for more data per user, and the potential for better voice quality, too. 4G phones are supposed to be even faster, but that’s not always the case. There are so many technologies called “4G,” and so many ways to implement them, that the term is almost meaningless. The International Telecommunications Union, a standards body, tried to issue requirements to call a network 4G but they were ignored by carriers, and eventually the ITU backed down.

4G technologies include HSPA+ 21/42, WiMAX, and LTE (although some consider LTE the only true 4G of that bunch, and some people say none of them are fast enough to qualify).

Based on the text, judge the following items.

HSPA+ 21/42, WiMAX, and LTE are considered by many as fast technologies.

  • Certo
  • Errado
Voltar para lista