Em relação à interpretação do texto e às estruturas linguísticas usadas, assinale a opção correta.
Aqui, merece destaque o poder praticamente absoluto que é atribuído à figura do autor, no universo do personagem de Saramago, em que, a partir da escritura, é possível se criar e se estabelecer o que é verdade.
Os fragmentos de texto incluído na questão constituem partes adaptadas do ensaio A relação exemplar entre autor e revisor (e outros trabalhadores textuais semelhantes) e o mito de Babel: alguns comentários sobre História do Cerco de Lisboa, de José Saramago, de Rosemary Arrojo, publicado no número especial do volume 19 da Revista D.E.L.T.A, em 2003.
Para responder à questão, considere que o revisor, em uma segunda fase de seu trabalho, possa oferecer sugestões que incluam mudanças estruturais do texto.
Aqui, merece destaque o poder praticamente absoluto que é atribuído à figura do autor, no universo do personagem de Saramago, em que, a partir da escritura, é possível se criar e se estabelecer o que é verdade.
Voto facultativo, voto em branco e voto nulo são recursos frequentemente mencionados por muitos brasileiros revoltados com a corrupção na política. Esses apelos voltam a aparecer na véspera de mais um processo eleitoral, especialmente em manifestações feitas pelas redes sociais.
(...)
Mas é a crença na política, e não a descrença, que pode consertar o que está errado.
Zero Hora, 3/3/2014 (com adaptações).
O fragmento de texto acima se tornaria coeso e coerente caso a marca de supressão nele mostrada — (...) — fosse substituída pelo segmento textual apresentado em uma das opções abaixo. Assinale esta opção.
No meu terceiro dia na China, o taxista que nos conduzia estava ouvindo um programa de rádio que, pelo tom lento e voz pausada do narrador, chamou minha atenção. Perguntei à tradutora de que se tratava, e ela me disse que era uma aula de história sobre a dinastia Ming (1368-1644). Imagino que a China seja o único país do mundo em que essa cena possa acontecer. É um país completamente embebido em sua longuíssima história. Quando a dinastia Ming começou, o Brasil ainda era mata virgem, e a Europa era uma colcha de principados feudais na Idade das Trevas, mas a China já era um império unificado havia 1.500 anos, tendo passado por dois períodos de apogeu — o das dinastias Han (202 a.C. a 220 d.C.) e Tang (618-907) — e inventado a pólvora, o papel moeda e a impressão por prensa móvel.
Internet: < http://veja.abril.com.br> (com adaptações).
Infere-se da leitura do texto acima que o fato de o taxista chinês ouvir uma aula de história foi citado para revelar que
Assinale a opção em que foram empregados corretamente os sinais de pontuação.
No tempo em que se andava a cavalo para entregar cartas, era preciso pôr arreios no cavalo, ou seja, era preciso
Os fragmentos de texto incluído na questão constituem partes adaptadas do ensaio A relação exemplar entre autor e revisor (e outros trabalhadores textuais semelhantes) e o mito de Babel: alguns comentários sobre História do Cerco de Lisboa, de José Saramago, de Rosemary Arrojo, publicado no número especial do volume 19 da Revista D.E.L.T.A, em 2003.
Assinale a opção correta, em relação ao seguinte período do texto: “As saudades do que eu queria ter feito e não fiz se constroem de trás pra frente” (l.10 e 11).
Acerca das relações de sentido estabelecidas no texto e de aspectos gramaticais, assinale a opção correta.
No que concerne à Lei de Licitações, a contratação de um conferencista de renome, durante a inauguração da nova sede do tribunal de justiça, para apresentar sua tese inédita e de interesse dos serventuários e desembargadores caracteriza caso de
Ainda no que diz respeito aos atos e princípios administrativos, assinale a opção correta com base na CF, na jurisprudência dos tribunais superiores e na doutrina.
Acerca das sanções penais para crimes praticados em licitações, assinale a opção correta.
Ana é analista administrativo de um tribunal regional do trabalho (TRT) e, quando ingressou nesse tribunal, possuía a graduação do curso de contabilidade. Ao longo dos anos, ela concluiu os cursos de especialização lato sensu, mestrado e doutorado.
De acordo com essa situação hipotética, e nos termos da Lei n.º 11.416/2006, Ana terá direito ao adicional de qualificação
Em relação ao conceito de serviço público, ao regime jurídico da concessão, da permissão e da autorização e às parcerias público- privadas, assinale a opção correta.
Assinale a opção correta a respeito dos poderes administrativos.
Assinale a opção em que se apresenta a ordem que caracteriza, respectivamente, as hipóteses de contratação direta quando 1) há discricionariedade da administração para que se decida realizar a contratação direta; 2) há hipóteses exemplificativas de contratação direta; e 3) a contratação direta decorre da inviabilidade de competição.
Com base na Lei de Licitações e Contratos e considerando que a prestação de garantia no contrato administrativo visa proporcionar segurança à administração no que se refere ao cumprimento das obrigações contratuais pelo contratado, assinale a opção correta.
Acerca da desapropriação, assinale a opção correta.
Considerando o disposto na CF acerca da ordem econômica e financeira, assinale a opção correta.
Considerando o sistema de repartição de competências entre os entes federativos, assinale a opção correta.
Acerca do controle de constitucionalidade, assinale a opção correta.
À luz da jurisprudência prevalecente no STF, assinale a opção correta.
A respeito dos direitos e garantias fundamentais, assinale a opção correta.
Com relação à ordem econômica, financeira e social, assinale a opção correta.
Com base no que dispõe a CF sobre a estrutura, o funcionamento e as atribuições do Poder Legislativo, assinale a opção correta.
No que diz respeito à ordem social, assinale a opção correta.
Em relação ao controle da constitucionalidade, assinale a opção correta.
Acerca do Poder Judiciário, assinale a opção correta.
The European Commission’s eGovernment Action Plan 2011-2015 supports the provision of a new generation of eGovernment services. It identifies four political priorities based on the Malmö Declaration.
The Action aims to help national and European policy instruments work together, supporting the transition of eGovernment into a new generation of open, flexible and collaborative seamless eGovernment services at local, regional, national and European level.
Our goal is to optimise the conditions for the development of cross-border eGovernment services provided to citizens and businesses regardless of their country of origin. This includes the development of an environment which promotes interoperability of systems and key enablers such as eSignatures and eIdentification. Services accessible across the EU strengthen the digital single market and complement existing legislation in domains like eIdentification, eProcurement, eJustice, eHealth, mobility and social security, whilst delivering concrete benefits to citizens, businesses and governments in Europe. The Commission will lead by example in further implementing eGovernment within its organization. The objective is to increase the take-up of eGovernment services: the target is that, by 2015, 50% of citizens and 80% of businesses should use eGovernment services.
According to the text, the
According to the text, it can be concluded that
Based on the text, choose the correct option.
The European Commission’s eGovernment Action Plan 2011-2015 supports the provision of a new generation of eGovernment services. It identifies four political priorities based on the Malmö Declaration.
The Action aims to help national and European policy instruments work together, supporting the transition of eGovernment into a new generation of open, flexible and collaborative seamless eGovernment services at local, regional, national and European level.
Our goal is to optimise the conditions for the development of cross-border eGovernment services provided to citizens and businesses regardless of their country of origin. This includes the development of an environment which promotes interoperability of systems and key enablers such as eSignatures and eIdentification. Services accessible across the EU strengthen the digital single market and complement existing legislation in domains like eIdentification, eProcurement, eJustice, eHealth, mobility and social security, whilst delivering concrete benefits to citizens, businesses and governments in Europe. The Commission will lead by example in further implementing eGovernment within its organization. The objective is to increase the take-up of eGovernment services: the target is that, by 2015, 50% of citizens and 80% of businesses should use eGovernment services.
The Word “seamless” in “collaborative seamless eGovernment services” (l.8) can be correctly replaced by
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The Action aims to help national and European policy instruments work together, supporting the transition of eGovernment into a new generation of open, flexible and collaborative seamless eGovernment services at local, regional, national and European level.
Our goal is to optimise the conditions for the development of cross-border eGovernment services provided to citizens and businesses regardless of their country of origin. This includes the development of an environment which promotes interoperability of systems and key enablers such as eSignatures and eIdentification. Services accessible across the EU strengthen the digital single market and complement existing legislation in domains like eIdentification, eProcurement, eJustice, eHealth, mobility and social security, whilst delivering concrete benefits to citizens, businesses and governments in Europe. The Commission will lead by example in further implementing eGovernment within its organization. The objective is to increase the take-up of eGovernment services: the target is that, by 2015, 50% of citizens and 80% of businesses should use eGovernment services.
The pronoun “which” in “which promotes interoperability” (l.13 and 14) refers to:
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According to the text, the Action Plan 2011-2015
In the text, “In addition” means
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Our goal is to optimise the conditions for the development of cross-border eGovernment services provided to citizens and businesses regardless of their country of origin. This includes the development of an environment which promotes interoperability of systems and key enablers such as eSignatures and eIdentification. Services accessible across the EU strengthen the digital single market and complement existing legislation in domains like eIdentification, eProcurement, eJustice, eHealth, mobility and social security, whilst delivering concrete benefits to citizens, businesses and governments in Europe. The Commission will lead by example in further implementing eGovernment within its organization. The objective is to increase the take-up of eGovernment services: the target is that, by 2015, 50% of citizens and 80% of businesses should use eGovernment services.
The expression “regardless of” in “regardless of their country of origin” (l.12) can be correctly replaced by
The European Commission’s eGovernment Action Plan 2011-2015 supports the provision of a new generation of eGovernment services. It identifies four political priorities based on the Malmö Declaration.
The Action aims to help national and European policy instruments work together, supporting the transition of eGovernment into a new generation of open, flexible and collaborative seamless eGovernment services at local, regional, national and European level.
Our goal is to optimise the conditions for the development of cross-border eGovernment services provided to citizens and businesses regardless of their country of origin. This includes the development of an environment which promotes interoperability of systems and key enablers such as eSignatures and eIdentification. Services accessible across the EU strengthen the digital single market and complement existing legislation in domains like eIdentification, eProcurement, eJustice, eHealth, mobility and social security, whilst delivering concrete benefits to citizens, businesses and governments in Europe. The Commission will lead by example in further implementing eGovernment within its organization. The objective is to increase the take-up of eGovernment services: the target is that, by 2015, 50% of citizens and 80% of businesses should use eGovernment services.
According to the text, it is correct to state that