Resumo de Matemática - XVI

O algarismo romano XVI refere-se ao número arábico dezesseis (16).  Os números arábicos são símbolos que representam sequências numéricas. Eles são em dez (1,2,3,4,5,6,7,8,9,10) e servem de base para todos os outros algarismos.

Seguindo essa lógica, o número romano XVI é formado por três números arábicos, o 10 + 5 +1.

O que são algarismos romanos?

Como a nomenclatura sugere, os números romanos foram criados na Roma Antiga durante a História Medieval. Era o sistema usado para contabilizar rebanhos, sementes e outros utensílios.

Os números eram (e são) simbolizados por letras maiúsculas do alfabeto latino. Os principais são: I, V, X, L, C, D e M. Desses, quatro são essências para a composição de outras numerações: o “I” que se chama unus, isto é, número 1; o “X”, que significa decem, o dez.

 O “C” que se chama centum, ou seja, o valor de cem, e o “M”que significa mile e corresponde ao número mil. As outras letras são classificadas de intermediárias: O “V” (valor de 5), o “L” (equivalente a 50) e o “D” (corresponde ao valor de 500).

Sendo assim, o XVI tem em sua formação dois números centrais e um intermediário.

XVI
Número Arábico  Número Romano 
1 X
5 V
10 I

Como escrever o número XVI

Os algarismos romanos são escritos do maior para o menor, ou seja, a sua formação numérica é feita para que o maior valor esteja na frente (esquerda) e o menor em seguida (direita).

No caso do número XVI, o X apresenta maior valor. No sistema de numeração romana, o X = 10, o V= 5 e I = 1. É a conversão dos números arábicos para letras do alfabeto latino.

Para exemplificar os números em romano é necessário seguir algumas regras. Uma delas afirma que números com valores menores ou iguais devem ser somados aos maiores. Usando o dezesseis como exemplo, temos:

X + V + I (10 + 5 + 1) = XVI (16)

O número anterior ao XVI é o XV (15) e o seguinte é XVIII (17). Ambos seguem a mesma lógica da soma.

Voltar

Questões