Resumo de Matemática - XIX

O algarismo romano XIX representa o número natural dezenove. Define-se por naturais os inteiros e positivos do conjunto N – letra do alfabeto latino que remete aos grupos infinitos de algarismos.

Inicialmente, eram conhecidos como números arábicos. Esse método reproduziu os dez símbolos (1,2,3,4,5,6,7,8,9,10) que servem de base para a composição de todos os números. Sendo assim, o dezenove origina de dois arábicos centrais: 10 e 9.

Número Natural x Romano

Os números naturais e romanos descrevem os elementos que integram uma sucessão. Acredita-se que os naturais foram desenvolvidos no final da Pré-História pelos povos egípcios.

Eles aprenderam a efetuar cálculos baseando-se em um sistema com sete números-chave: 1,10,100,1000, 10000,100000 e 1000000. Por tais motivos, esses termos dão origem a outros inteiros sem repetições e no qual é possível encontrar em dois diferentes os que apresentam maiores e menores valores.

Já os números romanos foram criados na Roma Antiga, partindo da adição e subtração dos elementos centrais. Assim como os naturais, os romanos utilizam sete numerações que são letras do alfabeto. 

I V X L C D M
1 5 10 50 100 500 1000

Assim, o XIX é formado por dois romanos centrais: o decem (X = 10), que aparece duas vezes, e o unus (I = 1).

A escrita do número XIX

Existem alguns parâmetros para a escrita do número dezenove e outros algarismos romanos. Saiba alguns dos principais: 

  • Os romanos são organizados da esquerda para a direita, isto é, o número de maior valor aparece na frente, e o de menor em seguida.
  • Algarismos menores ou iguais à direita devem ser somados aos maiores. Exemplo:  D + X+ X+X= DXXX = 530
  • Algarismos menores à esquerda devem ser subtraídos dos maiores. Exemplo: I – V = IV = 4.
  • Caso apareça um valor menor entre duas letras, este valor fará parte da letra seguinte a ela. Exemplo: XIX = X + IX = 10 + 9 = 19.

Utilização do XIX

Além da funcionalidade dentro da matemática, os romanos são aplicados na definição de séculos, em nomes de personalidades com destaque, separação de capítulos, entre outros. Confira a seguir algumas atribuições do número dezenove:

Século XIX: período marcado pelo nascimento da fotografia, do primeiro automóvel, telefone, pilha elétrica, toca-discos e lâmpada incandescente. No quesito científico, nasceu a Teoria da Evolução de Charles Darwin; o Positivismo de Auguste Comte;  o Marxismo de Karl Marx; a Teoria Psicanalítica de Sigmund Freud; a Teoria Atômica de John Dalton; entre outros.

Papa João XIX: refere-se ao líder mundial da Igreja Católica entre 1024 a 1032. Diferente dos outros papas, que precisam ser bispos antes de assumir o posto, Romanus de Túsculo (nome de batismo) tinha sido senador.

Andrômeda XIX: uma galáxia satélite dentro de Andrômeda considerada anã.  Ela foi descoberta pelo telescópio Canadá-França-Havaí, que fica em uma altitude de mais de 4 mil metros acima do mar.

XIX dinastia egípcia: período em que o Egito tornou-se a primeira potência militar do norte da África e Médio Oriente.

Voltar

Questões