Resumo de Biologia - Vírus

Os vírus são seres acelulares e só conseguem se multiplicar com ajuda externa. Cada um possui uma célula hospedeira específica: alguns atacam somente plantas, outros, animais e humanos. Há também vírus que atacam apenas bactérias e fungos.

Eles podem provocar muitas doenças e infecções, como Aids (DST – Doença Sexualmente Transmissível), hepatite, gripe, zika, dengue, catapora, chikungunya, febre amarela e sarampo são algumas das doenças causadas por vírus.

Para alguns pesquisadores, os vírus não possuem metabolismo próprio e só conseguem se reproduzir no interior das células vivas, portanto, não são considerados seres vivos. São, dessa forma, parasitas obrigatórios do interior celular e tomam posse do controle de auto-reprodução celular. Possuem uma pequena quantidade de ácido nucleico, seja DNA ou RNA.

Estrutura do vírus (DNA ou RNA)

Esses microrganismos são classificados conforme seus ácidos nucleicos (DNA ou RNA) e reúnem características morfológicas, genéticas e enzimáticas semelhantes. São formados por uma cápsula de proteína, os capsídeos e, no interior destes, há o DNA ou RNA.

Alguns são chamados de envelopados, já que possuem o capsídeo formado por uma membrana lipídica resultante da membrana plasmática da célula que foi invadida.

A cápsula também é responsável pela especificidade do vírus em aderir a certas células. Isso só é possível, porque estas possuem proteínas da membrana (receptores) capazes de se encaixar nas suas proteínas.

O vírus mais conhecido é o bacteriófago ou fago, que possui como material genético o DNA e ataca bactérias. 

Tipos de vírus

Os vírus podem ser: adenovírus, retrovírus, arbovírus e citomegalovírus.

  • Adenovírus: são do tipo DNA, existem cem serotipos (cada um responde a um tipo de anticorpo) sendo quarenta e nove deles capazes de causar doenças infecciosas para o homem. Normalmente causam doenças respiratórias, como resfriado comum, mas também causam doenças como a conjuntivite, bronquite e pneumonia;
  • Retrovírus: são vírus de RNA, foi o primeiro grupo de vírus descoberto pelo homem. Na família do retrovírus existem sete tipos, alguns deles causam doenças em galinhas e camundongos e tem também os que causam doenças nos humanos, como a Aids e alguns tipos de câncer;
  • Arbovírus: são do tipo RNA, o nome deve-se ao fato de ficarem armazenados no corpo de artrópodes, como mosquitos, muitas vezes sem causar dano ao animal hospedeiro;
  • Citomegalovírus: é o único vírus que possui DNA e RNA. É causador de febre baixa até doenças digestivas graves, que acabam por comprometer o aparelho digestivo, sistema nervoso, central e retina.

Prevenção 

Como vírus não vivem, não é possível matá-los. Contra eles há somente antivirais, que inibem a multiplicação dessas partículas, por exemplo, ao impedir que eles alcancem as células hospedeiras.

Mesmo assim, os médicos costumam prescrever antibióticos também para infecções virais, já que causam o enfraquecimento do sistema imunológico, possibilitando o ataque de bactérias. O antibiótico é prescrito para evitar esse ataque.

Tanto para bactérias como para vírus, é possível desenvolver vacinas. As vacinas são produzidas a partir de microrganismos mortos ou atenuados, ou ainda por toxinas inativadas que eles produzem.

Uma vez introduzidos num indivíduo, esses agentes não tem condições de provocar a doença, mas são capazes de estimular o organismo a produzir anticorpos. O indivíduo, então, fica imunizado contra a doença.

Doenças causadas por vírus

  • Gripe: é causada por vírus diferentes, mas possuem sintomas semelhantes, como coriza, obstrução nasal, tosse e espirro. Podem ser transmitidos por gotículas eliminadas pelas vias respiratórias.
  • Poliomielite: alimentos ou água podem estar contaminados por vírus que causam geralmente febre e mal-estar, contudo pode atacar o sistema nervoso e provocar paralisia podendo levar à morte. Como prevenção há vacina e medidas de higiene.
  • Dengue: é transmitido pelo mosquito Aedes aegypti e se apresenta em duas formas – clássica e hemorrágica. Pode apresentar como sintomas a febre alta, dores musculares, articulares, na cabeça e nos olhos, podem surgir manchas avermelhadas. 
  • Febre amarela: também é transmitido pela picada do mosquito. Os sintomas são febre, vômito, dor no estômago e lesões no fígado o que torna a pele amarelada.
  • Raiva: ataca o sistema nervoso contraindo os músculos responsáveis pela deglutição, sendo uma doença fatal. É transmitido pela mordida de animais domésticos ou não, em caso de animais domésticos é obrigatória a vacinação.
  • Aids ou síndrome da imunodeficiência adquirida: o vírus pode ser transmitido por fluidos corporais quando entram em contato com mucosas e pele, em casos de cortes ou relações sexuais. Também pode ser transmitido por transfusão ou perfuração com agulhas contaminadas.
Voltar

Questões