Resumo de Espanhol - Verbos Irregulares em Espanhol

Um desafio para os estudantes do idioma


Os verbos irregulares em espanhol são os que se constituem como maior obstáculo no aprendizado dos estudantes da língua. Isso acontece, justamente, porque eles escapam as regras de conjugação estabelecidas para os tempos e modos verbais. Muitas vezes, até mesmo o radical do verbo sofre alterações de acordo com os usos que são feitos da palavra. Com isso, a opção que resta para o aluno é decorar as diferentes formas como esses verbos se apresentam de acordo com o contexto modal e temporal em que é utilizado. 
Se você está começando agora com os estudos de língua espanhola, não se desespere! Primeiro, porque também possuímos verbos irregulares na língua portuguesa e em quase todos os outros idiomas que você se predispuser a estudar. Segundo, porque com o tempo você adquire vocabulário e passa a identificar, e utilizar os verbos irregulares em espanhol com maior facilidade. Terceiro, porque para te ajudar a entender um pouco mais desse assunto preparamos este artigo com muitos exemplos para você fixar! 


Quais são os verbos irregulares em espanhol? 


Para responder satisfatoriamente à pergunta que abre esta seção do artigo, seria necessário preparar uma lista quase interminável, pois são muitos os verbos irregulares em espanhol. A lista deveria incluir os verbos em espanhol de primeira (final –ar), segunda (final –er) e terceira conjugação (final -ir), bem como aqueles em que a fuga da regra se dá por alteração na desinência, radical e também aqueles em que há irregularidade para formação do particípio.


Em vez disso, vamos conhecer alguns verbos irregulares em espanhol que são bastante utilizados na comunicação oral e escrita do idioma. E, justamente por isso, é importante que se tenha domínio das variações que são apresentadas conforme muda o tempo e o modo verbal. 





Um deles é o “ser” (ser), um dos primeiros verbos irregulares em espanhol que deve ser aprendido pelos estudantes da língua. Com ele, é possível transmitir uma grande variedade de informações pessoais, como nacionalidade, profissão, estado civil, nome e outros. Por isso, é importante aprendê-lo. 

Presente de indicativo

Presente de subjuntivo

  Imperativo

Yo soy  

 Yo sea    


Tú eres

Tú seas

Tú sé

Él/Ella/ Usted es

Él/Ella/ Usted sea

Usted sea

Nosotros/as somos

Nosotros/as seamos

Nosotros/as seamos

Vosotros/as sois

Vosotros/as seáis

 Vosotros/as sed

Ellos/Ellas son

 Ellos/Ellas sean

 Ustedes sean

Pretérito indefinido

Pretérito imperfecto de subjuntivo

Pretérito imperfecto de indicativo

Yo fui  

Yo fuera / fuese  

Yo era

Tú fuiste

Tú fueras / fueses

Tú eras

Él/Ella/ Usted fue

Él/Ella/ Usted fuera / fuese

Él/Ella/ Usted era

Nosotros/as fuimos

Nosotros/as fuéramos/ fuésemos

Nosotros/as éramos

Vosotros/as fuisteis

Vosotros/as fuerais / fueseis

Vosotros/as erais

Ellos/Ellas fueron

Ellos/Ellas fueran / fuesen

Ellos/Ellas eran

Tener (ter) também está no grupo dos verbos irregulares em espanhol que fazem diferença para comunicação no idioma. Ao internalizar a conjugação desse verbo, o estudante também se torna apto para utilizar seus derivados, que também são irregulares e seguem a mesma estrutura de conjugação daquele que lhe dá origem. São derivados de tener: contener, detener, entretener, mantener, obtener, retenery e sostener. A lista também inclui os verbos reflexivos abstenerse, atenerse, cuja conjugação deve incluir a partícula indicativa da pessoa que recebe a ação (“me”, “te”, “se”, “nos” e “os”).

Presente de indicativo

Presente de subjuntivo

  Imperativo

Yo tengo

Yo tenga    


Tú tienes

Tú tengas

Tú ten

Él/Ella/ Usted tiene    

Él/Ella/ Usted tenga

Usted tenga

Nosotros/as tenemos

Nosotros/as tengamos

Nosotros/as tengamos

Vosotros/as tenéis

Vosotros/as tengáis  

Vosotros/as tened

Ellos/Ellas tienen

Ellos/Ellas tengan   

Ustedes tengan

Pretérito indefinido

Pretérito imperfecto de subjuntivo

Futuro imperfectode indicativo

Yo tuve    

Yo tuviera / tuviese

Yo tendré

Tú tuviste

Tú tuvieras / tuvieses

Tú tendrás

Él/Ella/Usted tuvo

Él/Ella/Usted tuviera / tuviese

Él/Ella/Usted tendrá

Nosotros/as tuvimos

Nosotros/as tuviéramos/     tuviésemos

Nosotros/as tendremos

  Vosotros/as tuvisteis  

Vosotros/as tuvierais/ tuvieseis

Vosotros/as tendréis

Ellos/ Ellas tuvieron

Ellos/Ellas tuvieran/ tuviesen

Ellos/Ellas tendrán  

      

Na relação dos verbos irregulares, estão alguns dos verbos mais usados em espanhol, como : ver (ver), jugar (jogar), decir (dizer) e muitos outros. Mas é importante ter atenção pois, em alguns casos, as mudanças de desinência podem acontecer no particípio. A boa notícia é que ainda que não haja regra para identificar os verbos que seguem esse tipo de irregularidade, é possível categorizá-los em três grupos, segundo a terminação: -to, -cho e -so.


Confira alguns exemplos:

Decir (dizer) - dicho (dito)
Hacer (fazer) - hecho (feito)
Escribir (escrever) - escrito (escrito)
Morir (morrer) - muerto (morto)
Imprimir (imprimir) - impreso (impresso)
Voltar

Questões