A velocidade média resulta do cálculo entre a distância percorrida por um corpo e o tempo gasto para percorrê-la. Também chamada de velocidade escalar média, faz parte da grandeza física velocidade, que identifica o deslocamento de um corpo em um determinado tempo.
Para compreender a velocidade média é necessário entender que a velocidade é uma medida que descreve o movimento do corpo em determinado espaço e tempo. Ela faz parte da cinemática, ramo de estudo mecânica que analisa os movimentos dos corpos.
O termo velocidade média é utilizado pela cinemática para definir a divisão entre o caminho percorrido e o intervalo de tempo necessário para percorrê-lo. Assim, pode ser considerada a grandeza que mede o quão rápido um corpo se desloca.
Velocidade
O conceito de velocidade está diretamente ligado com a variação da posição. Dessa forma, se a posição de um objeto muda com o tempo, ele está com velocidade e quando este encontra-se me repouso, sua velocidade é nula.
Em física, velocidade é grandeza vetorial que possui direção, sentido e módulo, chamado de rapidez de dimensões. Ela relaciona a distância percorrida por um corpo em um determinado intervalo temporal.
No entanto, para problemas simples, onde há deslocamento apenas em movimento unidimensional, pode ser tratada como um grandeza escalar, ou seja, que possui apenas valor numérico.
Cabe ressaltar que velocidade escalar e velocidade vetorial não possuem o mesmo significado e são conceitos distintos. A principal diferença reside no fato de a velocidade escalar não ter direção.
Ou seja, trata-se apenas uma medida escalar. Por isso, quando se fala apenas em velocidade, refere-se à velocidade escalar, ou magnitude da velocidade vetorial e, não necessariamente, à velocidade vetorial.
A análise da velocidade se divide em velocidade média e velocidade instantânea. A velocidade escalar instantânea identifica a velocidade de um corpo em um tempo específico.
Já a velocidade escalar média é o resultado da razão entre o espaço percorrido e o tempo gasto. Ou seja, analisa a média da velocidade durante um trajeto e tempo determinados. Sua variação em relação ao tempo é chamada de aceleração.
Fórmula para calcular a velocidade média
A velocidade média de um corpo em um espaço percorrido e determinado tempo gasto no percurso pode ser calculada através da seguinte fórmula:
Onde:
Vm = Velocidade Média
∆s = Intervalo do deslocamento
∆t = Intervalo de tempo
Ou seja, para calcular a velocidade média conhecendo a variação do espaço percorrido, basta apenas dividi-la pelo intervalo de tempo em que ocorreu o movimento.
O intervalo de tempo é a diferença entre o instante inicial e o instante final correspondente ao início e ao fim do percurso. Caso não tenha conhecimento sobre o tempo ou o espaço, é possível conhecê-los através da seguinte fórmula:
Unidade de medida
A unidade de medida da velocidade no Sistema Internacional de Unidades (SI) é dada em metros por segundo (m/s). No entanto, outra medida bastante utilizada é quilômetros por hora (km/h). Nesse caso, é preciso que se faça uma conversão de m/s em km/h.
Para fazer a conversão de m/s para km/h é preciso multiplicar o valor por 3,6. Por outro lado, para transformar km/h em m/s divide-se o valor por 3,6. Esse cálculo é necessário porque 1 km são 1000 metros e 1 hora correspondem a 3600s. Portanto, antes de calcular é essencial observar as unidades de medida que aparecem.
Velocidades nos diferentes tipos de movimento
Existem diferentes tipos de velocidade, a depender do tipo de movimento. Os movimentos considerados mais simples são: movimento uniforme (UM), movimento retilíneo uniforme (MRU) e movimento retilíneo uniformemente variado (MRUV).
Movimento uniforme (MU): no MU a velocidade é constante, portanto, não há aceleração. Quando um corpo se desloca com esse tipo de movimento a velocidade média é igual à velocidade instantânea.
Movimento retilíneo uniforme (MRU): no MRU o movimento do corpo em relação ao referencial encontra-se em linha reta, de forma uniforme, ou seja, com velocidade constante.
Movimento uniformemente variado (MUV): esse movimento ocorre quando um corpo se move com velocidades diferentes e que variam de maneira uniforme. No MUV a velocidade média é diferente da velocidade instantânea.