Resumo de Física - Usina Termoelétrica

O complexo industrial que gera energia elétrica

Usina Termoelétrica, termelétrica ou central termoelétrica, também chamadas por alguns de usinas térmicas, constituem em complexos incumbidos pela produção de energia a partir de uma base: a utilização de calor, de modo que esse mesmo calor advenha da combustão de inflamáveis.  Essa instalação gera processos que culminam na produção de energia elétrica

Essa energia gerada surge de qualquer material que tenha a capacidade de causar calor. Restos de madeira ou óleo diesel são alguns exemplos.

Tão parecido quanto a produção de energia hidrelétrica - no qual um gerador é movimentado pela água aquecida e a transforma em energia elétrica -, na termoelétrica a caldeira também sofre aquecimento que vira vapor de água e esse vapor, por conseguinte, movimenta as pás da turbina. Mais à frente estudaremos o processo de funcionamento.

Existem variadas fontes de geração de energia elétrica, sejam elas não renováveis ou oriundas de recursos naturais. É com uma usina termoelétrica que se gera a energia que mais utiliza-se no mundo. Estima-se que mais de 68% da geração elétrica mundial advém desse tipo de usina. Centenas de residências, empresas, hospitais, escolas e afins são abastecidos diariamente.

As termoelétricas são as mais apreciadas pelos países desenvolvidos. Com isso, longos encontros levantam contestações sobre essa preferência. O que muitos estudiosos relatam é que os recursos naturais devem ser considerados e os riscos devem ser constantemente estudados com o objetivo de manter a preservação ambiental. 

Como funciona uma usina termoelétrica


Na usina termoelétrica o combustível é carbonizado e assim esquenta um depósito que contém água (gerando vapor diante da alta compressão). Isso faz girar as hastes da turbina que faz o gerador funcionar. Esse processo foi colocado anteriormente e, para entender o funcionamento de uma usina, é elementar fixar esse ciclo.

A forma exposta acima é a mais crua e direta da técnica. Outras características são respeitadas diante do grupo de etapas com recursos diversificados. Juntas, essas etapas, compõem o processo de geração da termoelétrica.

Uma das maneiras de elevar a temperatura dos locais que armazenam água em usinas termoelétricas é com a utilização da combustão de materiais fósseis ou da fissão nuclear. Os mais utilizados são: óleo combustível, óleo diesel, gás natural, urânio enriquecido e o carvão mineral.

Entretanto, qualquer material que consiga gerar aquecimento pode ser aproveitado. A exemplo do bagaço de plantas ou pedaços de madeira.

As usinas nucleares também possuem em sua produção a geração de energia termoelétrica. Isso se dá porque as reações nucleares ocorrem com o intuito de aquecer a água dos recipientes que a armazenam, e assim gerar vapor. Com isso, nesse processo, a eletricidade é originada.

Vantagens e desvantagens

A maior parte da energia produzida no mundo é advinda de uma usina termoelétrica, como já mencionado anteriormente. 


Embora não seja considerado um consenso, alguns estudiosos relatam que as hidrelétricas impactam muito mais no meio ambiente. Para a instalação de uma usina desse tipo é preciso desmatar e encharcar uma extensa área. Além disso, uma outra preocupação é que ela também emite gases que contribuem para o efeito estufa.

Entre as vantagens e desvantagens da usina termoelétrica estão:

• Alcançada a partir da energia solar, poluindo, assim, bem menos o meio ambiente;
• Também consegue-se obtê-la com a queima de lenha, uma matéria-prima barata e encontrada facilmente;
• Também poder vir do gás natural, que é menos poluente do que os derivados do petróleo e carvão;
• Considerada como um método rápido e barato para a produção de energia elétrica, se comparado às hidroelétricas;
• A incineração dos combustíveis fósseis, utilizados para obter essa energia, causa poluição;
• Emite - em uma grande proporção - quantidades de gás carbônico (CO2);
• Fortalece aumento do efeito estufa;
• Causa desmatamento e derrubada inconsciente de florestas para extrair madeira.



Usina Termoelétrica no Brasil

A usina termoelétrica é utilizada mundialmente como a maior fonte de obtenção de energia elétrica. Porém, no Brasil, ocorre o contrário disso: a geração de eletricidade é basicamente feita nos complexos hidrelétricos


As termoelétricas funcionam, em grande parte, no abastecimento industrial ou de maneira alternativa para casos de crises energéticas ou, ainda, para integrar o que é obtido do processo das hidrelétricas.

Com esse cenário, as usinas termoelétricas não superam os 18% do total abastecimento de energia no Brasil, ainda que sejam capazes de gerar 69.796 GWh do total de 385.890 GWh no período de doze meses.

Foi no ano de 1883 que as construções da primeira Usina Termoelétrica do Brasil foram concluídas, e assim ela começou seu funcionamento. Localizada em Campos dos Goytacazes, sua capacidade total de produção era de 52 kW. Anualmente o Brasil espalha cerca de 4,5 milhões de toneladas de carbono na atmosfera.
Voltar

Questões