Resumo de História - Significado da Bandeira dos Estados Unidos

O significado da bandeira dos Estados Unidos ou da bandeira americana tem a ver com a simbologia que representa para toda a nação estadunidense.

 É constituída com treze faixas horizontais iguais, sete vermelhas e seis na cor branca. No canto superior esquerdo aparece um retângulo com a presença de cinquenta estrelas brancas, que fazem referência à união e cada desenho simboliza um estado pertencente ao país.

As faixas têm ligação com as antigas treze colônias, que declararam independência do Reino da Grã-Bretanha e foram os primeiros estados que compuseram os Estados Unidos da América. Cada uma das três cores pertencentes à bandeira dos Estados Unidos também possuem definições e cada significado é distinto um do outro.

A cor azul representa a vigilância, perseverança e justiça. O vermelho retrata a resistência e coragem, já o branco simboliza a pureza e inocência.

Existem alguns modos pelo quais pode ser chamada: The Stars and Stripes (Estrelas e Faixas), Old Glory (Velha Glória) e Star-splanged Banner.

A bandeira dos Estados Unidos tem sua origem estabelecida a partir da guerra da independência das treze colônias, combate que refletiu no significado da bandeira dos Estados Unidos.

Significado da Bandeira dos Estados Unidos

A bandeira é um grande símbolo e carrega a identidade da nação, principalmente no que diz respeito ao valor patriótico.

A população dos Estados Unidos é formada por um povo bastante patriota, tanto na questão do idioma, quanto pelos símbolos dessa terra.

Boa parte da população mundial tem conhecimento da bandeira estadunidense, tanto pelo significado que possui, quanto pelo local que representa.

Existem alguns objetos e marcas que utilizam desse símbolo americano de forma estampada, desenhada ou em confecções.

O atual modelo já é a vigésima sétima apresentação e a mudança é necessária devido ao significado da bandeira. Desde o ano de 1777, que o utensílio sofre algum tipo de modificação.

Existia a bandeira com 48 estrelas, permanecendo ativa até que em 4 de julho de 1959, quando acrescentou-se mais uma estrela. 

Já o uso da que detém cinquenta estrelas foi autorizado pelo presidente Eisenhower, em 21 de agosto de 1959, tida como oficial em julho de 1960. Essa última atualização é a bandeira dos Estados Unidos que está em vigor por mais de 57 anos. É a que mais teve durabilidade em relação a tantas já foram propostas.

Enquanto esteve à frente da tropa americana que lutou contra os ingleses, o comandante George Washington, primeiro presidente americano, teve a necessidade de ter uma bandeira para que os soldados se unissem.

O símbolo tinha ainda em seu desenho a marca da bandeira do Reino Unido, criado por Besty Ross. Depois de algum tempo, com o consentimento do presidente, foi substituída pela que é usada atualmente.

Código de Respeito à Bandeira dos Estados Unidos

Como visto nesse texto, a bandeira norte-americana tem grande representatividade para toda a população, por isso é de suma importância a ideia preservação e tratamento com  respeito.

Em busca da preservação do significado da bandeira dos Estados Unidos, a população precisa seguir um conjunto de regras, acompanhe abaixo:

  • Ela nunca deverá ser jogada em cima de nada;
  • Ao hasteá-la, é necessário que seja de pé, o lado contrário indica algum tipo de problema;
  • Ninguém poderá utilizá-la em publicidade ou como enfeite de almofadas, guardanapos, etc;
  • Ela não acompanha nenhuma roupa, somente as vestimentas de cargos oficiais;
  • Não pode sofrer alterações que destoam o significado da sua essência;
  •  Caso esteja junto com outras bandeiras, é necessário que seja colocada no centro e que o seu local seja mais elevado do que as outras;
  • Colocar a bandeira dos Estados Unidos em um meio-mastro é sinal de que está ocorrendo um luto, decretado por um representante do governo.

Curiosidades

  • O hino dos Estados Unidos, escrito no ano de 1814, por Francis Scott Key e intitulado como The Star-Spangled Banner (A Bandeira Estrelada), é um poema que foi escrito para a bandeira dos Estados Unidos, principalmente pelo que representa para todo o povo americano.
  • No dia 14 de junho é comemorado o dia da bandeira (Flag Day) dos Estados Unidos, e os americanos fazem questão de lembrar o significado da bandeira dos Estados Unidos.
  • A bandeira dos Estados Unidos foi a primeira e a única que até então conseguiu ser guindada na Lua.

Estados Unidos

Os Estados Unidos está localizado no continente americano, mas especificamente na América do Norte. O país é tido como uma das maiores potências econômicas do mundo e mantém intensa diversidade étnica e cultural.

O seu grande território também possui elevada pluralidade no clima, relevo e hidrografia. Na questão governamental, tem uma república constitucional e sua democracia é representativa, ou seja, existe um chefe de Estado que representa toda a população.

Coreia do Norte, Butão e Irã são os únicos lugares que não possuem relações diplomáticas com os Estados Unidos da América.

O significado da bandeira dos Estados Unidos é algo grandioso por também ter ligação com o desenvolvimento desse país e com a influência que exerce.

Voltar

Questões