Resumo de Antropologia - Principais Características da Cultura Afro-brasileira

Conheça os elementos que marcam as contribuições dos povos africanos


As principais características da cultura afro-brasileira estão expressas nos diversos aspectos e elementos culturais presentes em todo o território nacional. Contudo, apesar da enorme capilaridade que as contribuições dos povos africanos têm para a cultura brasileira, é importante ressaltar que ela não se apresenta da mesma forma em todo o território. Isso se deve ao fato de que o processo de exploração da mão de obra escrava não se deu de maneira igualitária em todo o país. 
Bahia, Pernambuco, Maranhão, Alagoas, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, São Paulo e Rio Grande do Sul foram os estados que mais receberam pessoas trazidas da África. Isso aconteceu durante o processo de exploração da mão de obra escrava nos diferentes ciclos econômicos do Brasil, como o ciclo da cana de açúcar, ciclo do café, ciclo do algodão e outros. Desse modo, é esperado que nesses locais as principais características da cultura afro-brasileira sejam mais fortes. 
Dito isso, é importante destacar que esses elementos podem ser encontrados nas diversas expressões da cultura. Sendo assim, para apontar as principais características da cultura afro-brasileira, é preciso analisar a música, a dança, as crenças, as festas populares, a culinária e as religiões existentes no país. As contribuições dos povos africanos fizeram com que essas formas de expressões da cultura fossem carregadas de heterogeneidade e riqueza. 

Quais são as principais características da cultura afro-brasileira? 


É sabido que o Brasil foi um país que sofreu a interferência de diversos povos ao longo do processo de constituição da identidade cultural nacional. A nossa cultura possui influência dos indígenas que habitavam essa porção do continente, dos europeus que iniciaram o processo de exploração econômica das terras e dos povos negros trazidos de diferentes regiões do continente africano. 
O processo de aculturação que se deu a partir do contato entre as diferentes culturas trazidas por esses povos, foi fundamental para construção da identidade cultural brasileira. Esse processo também pode ser observado ao analisar as principais características da cultura afro-brasileira, pois podemos afirmar que a influência de diferentes países da África, de Portugal e dos povos indígenas é um aspecto bastante presente em todas elas. 

¿


Esse atributo pode ser visto de forma mais marcante ao observarmos as religiões. Nesse elemento cultural, o sincretismo é uma das principais características da cultura afro-brasileira. Esse processo se deu como política estratégica para que os povos africanos pudessem continuar a cultuar suas divindades, o que era proibido. Para isso, eles precisavam fazer associações entre elas e os santos da igreja católica. 
Um dos maiores exemplos desse sincretismo pode ser observado na festa do Senhor do Bonfim, que acontece em Salvador, na Bahia. Durante esse evento, as baianas e filhas de santo lavam as escadarias da Igreja de Nosso Senhor do Bonfim, que para elas é Oxalá. O sincretismo também foi responsável por atribuir características próprias às religiões de origem africana que são praticadas no país, a exemplo da Umbanda e do Candomblé. 
Culinária
Na culinária afro-brasileira, destaca-se uma marcante miscigenação com elementos da cultura indígena e portuguesa. A tradicional feijoada brasileira, por exemplo, deriva de um prato português. Contudo, aqui ela ganha contornos próprios definidos pelas condições sociais, históricas e econômicas brasileira. Os povos escravizados adaptaram o prato, pois só recebiam dos senhores de escravos as carnes de porco que eram rejeitadas. 
A culinária afro-brasileira também é marcada por apresentar sabor marcante. Isso se deve ao uso de substâncias fortes, como o azeite de dendê que está presente em pratos típicos, como caruru, vatapá e moqueca. O leite de coco, o quiabo e o feijão preto também são outros alimentos que ressaltam o sabor das receitas. 
Música e Dança
Na música e na dança também encontramos algumas das principais características da cultura afro-brasileira. Aqui a corporeidade ganha destaque. Ela se faz presente em expressões como o Samba, o Jongo, o Carimbó, o Maxixe, o Maculelê e o Maracatu. Todas elas são extremamente dançantes e exigem a integração de movimentos de todo o corpo. Movimentos esses que, por vezes, são executados de forma lenta, por vezes, acelerada. 
Também merece destaque a presença de instrumentos musicais únicos, frutos de produção artesanal e que empregam ritmo dançante às expressões musicais. Ressalta-se aqui o atabaque, o tambor e o berimbau. Esse último é fundamental para a prática da capoeira, uma arte marcial musicada reconhecida pela UNESCO como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade
Voltar

Questões