Resumo de Geografia - Planeta Terra

O Planeta Terra é o terceiro planeta mais próximo do Sol e o quinto maior entre os oito planetas do Sistema Solar. Localizado na Via Láctea, se formou a cerca de 4,5 bilhões de anos atrás. Também é conhecido como Mundo ou Planeta Azul, sendo o maior e mais denso entre os quatro planetas telúricos.

O Planeta Terra é um conjunto estruturado por milhões de organismos vivos e possui um minucioso método à preservação da vida. Acredita-se que dentre todos os planetas do sistema solar, somente na Terra existe esta característica.

É chamada de Planeta Azul porque é composta em sua maior parte por água.  Essa substância representa uma média de 70% da sua superfície e ocupa um local denominado de hidrosfera – esfera de água.

A Terra é  o único planeta do sistema que possui água no estado líquido, que somado ao oxigênio faz com que exista vida.  É possível ainda identificar em sua composição outros gases, como o nitrogênio e o argônio.

Planeta Telúrico

Planeta telúrico ou planeta sólido nada mais é do que um planeta rochoso. O termo  é oriundo do latim “tellus” – sinônimo de terra. Existem quatro planetas telúricos no sistema solar: Mercúrio, Vênus, Terra e Marte. Pelo fato de estarem mais próximos do sol, ficam situados no sistema solar interior e têm maior densidade que os planetas gasosos.

Via Láctea

A Via Láctea é uma galáxia em formato de espiral e é nela que o sistema solar está inserido. Se observado a partir da terra, ela aparenta ser uma faixa luminosa e espalhada que contorna toda a esfera celeste, intercalada por nuvens de moléculas que em conjunto aparentam ser um emaranhado de luzes e brilhos.

Principais Características do Planeta Terra

  • Distância Média do Sol: 149.600.000 km
  • Translação: 365,2564 dias
  • Rotação: 23 horas, 56 minutos, 4 segundos e 9 centésimos
  • Temperatura Média: 14 °C
  • Diâmetro: 12.756 km
  • Satélite Natural: Lua

Movimentos do Planeta Terra

O Planeta Terra realiza dois movimentos denominados de rotação e translação. A rotação é o movimento que a terra faz em torno de seu próprio eixo, sempre do oeste para o leste. Esse movimento dura em média 23 horas, 56 minutos e 4 segundos, tempo correspondente à duração de um dia. A rotação esclarece a existência dos dias e das noites.

Já o movimento de translação é o nome dado ao movimento que a terra faz em torno do sol. A translação dura 365 dias e 6 horas. As 6 horas restantes são acumuladas no decorrer de quatro anos para totalizar um dia, assim sendo, há cada quatro anos ocorre o ano bissexto com 366 dias.

O movimento de translação estabelece as quatro estações do ano, explicando o Solstício e o Equinócio. Esses fatores interferem no clima, conforme a incidência solar em locais específicos do globo terrestre.

Estrutura do Planeta Terra

A terra possui uma estrutura em partes internas e externas, que também podem ser chamadas de camadas da terra:

Crosta Terrestre ou Litosfera

É a camada externa e sólida que envolve a terra. A crosta é composta por rochas e solo de graus diversificados com enormes quantidades de minerais. A litosfera tem uma espessura média de 72 km abaixo dos continentes, cujo nome é Crosta Continental, e uma espessura média de 8 km abaixo dos oceanos, cujo nome é Crosta Oceânica.

As rochas que compõem a crosta terrestre podem ser:

  • Rochas magmáticas ou ígneas – formadas pelo magma que fica abaixo das rochas que se solidificam.
  • Rochas sedimentares – formadas pela falta de detritos provocados por ações erosivas.
  • Rochas metamórficas – formadas por rochas magmáticas e sedimentares que sofreram alterações.

Manto

O manto é camada que fica localizada abaixo da crosta terrestre, ele se estende até perto da metade do raio da terra. O manto é formado por muitos tipos de rochas que, por causa das altas temperaturas, se encontram no estado pastoso e é denominado como magma.

Núcleo

O núcleo é a camada mais interna do Planeta Terra, ele corresponde a cerca de 1/3 de toda a massa da terra. O núcleo possui temperaturas muito altas e imagina-se que sua estrutura seja formada por metais como ferro e níquel, entre outros elementos.

Biosfera Terrestre

Essa é a parte da crosta terrestre ocupada por diversos ecossistemas. É na biosfera que se encontra a luz, o ar, o solo, os alimentos, os seres vivos e todos os elementos essenciais para a existência de vida. 

Vale destacar que tão importante quanto a biosfera, estão as demais camadas que se relacionam com ela: atmosfera (formada por mistura de gases), a hidrosfera (composta por todas as águas do planeta) e a litosfera (constituída solo e rochas).

Voltar

Questões