Resumo de Geografia - Monopólio

Monopólio é caracterizado na economia como uma circunstância irregular, no qual uma única organização dispõe do comércio de uma mercadoria ou função específicas. A prática desse método consegue controlar o valor do bem negociado.

Esse tipo de privilégio pode surgir por causa da normatização do governo, ou seja, o monopólio coercivo. Muitos países costumam ter um grupo de leis para impossibilitar a criação de monopólios.

Monopólio

A palavra monopólio é originada do grego “monos”, que significa “um”, e “polein”,  que significa “vender”. Trata-se de uma exploração sem concorrência de uma transação comercial ou industrial sempre em busca de obter vantagens. Significa ter direito ou propriedade do bem em caráter de exclusividade.

Monopolizar é dispor e usufruir do bem de forma imprópria, é negociar algo com preços abusivos sem abrir a devida concorrência. Possuir essa patente quer dizer que uma única companhia controla a proposta sobre um produto ou serviço.

O mercado é controlado por uma estrutura monopolista, pois obtém lucro excessivo e dribla as leis da livre oferta e procura.

Esse tipo de domínio comercial costuma aparecer por causa das particularidades de um mercado específico e também por conta da regulamentação governamental.

O monopólio coercivo aponta que a curva da procura do item em questão está em uma direção negativa, de acordo com a igualdade da procura da empresa e a procura do comércio.

Tipos

Cartel

O cartel acontece quando um grupo de empresas do mesmo setor se unem e elaboram um conjunto de acordos e práticas comerciais com intuito de determinar e controlar as ofertas e preços dos seus produtos.

Assim, controlam as matérias-primas e dividem o mercado, mas continuam independentes. O cartel é uma prática ilegal e fere o direito do consumidor.

Truste

O truste ocorre a partir da fusão ou união de empresas. Elas juntas formam um único grupo empresarial e, assim, unem também os seus capitais com intuito de adotar práticas econômicas visando o aumento de preços, lucros e  controle do mercado.

Existem duas classes de truste:

  • Vertical – atua em vários ramos;
  • Horizontal – atua no mesmo ramo.

Holding

Palavra da língua inglesa que denomina uma parceria administradora de participações sociais. É uma maneira mais avançada de acúmulo de capital. Trata-se de um grupo de empresas, sendo que uma delas administra e controla todos os participantes do grupo.

Esse processo se dá por causa do controle de ações das associações empresariais. Normalmente, a empresa reguladora não participa da produção,apenas elabora as políticas interna e externa, cuida da logística financeira de todas as subsidiárias e concentra toda a administração.

Existem duas maneiras de execução do holding:

  • Pura – participa somente do capital de empresas;
  • Mista – participa tanto financeiramente quanto produtivamente.

Oligopólio

A palavra também é originada do grego (“oligo”,que significa “poucos”, e “polein”, que significa “vender”). O oligopólio é definido por um grupo de organizações que comanda o setor da economia ou determinado item exposto no mercado. Normalmente, preços abusivos são fixados e isso acaba impossibilitando a concorrência, por meio da aquisição de pequenas empresas.

Os grupos criam o oligopólio para elaborar cotas de produção, ou seja,  aumentam os preços e separam o território do mercado dependente entre eles. Com isso, conseguem subir as taxas de lucro. A habilidade para a oligopolização é reconhecida em setores econômicos no qual há a exigência de grandes investimentos.

Exemplos

O monopólio nada mais é do que a circunstância econômica que pode servir tanto par o bem quanto para o mal. As duas facetas ficam perceptíveis até na forma de como o estado lida com elas, combatendo através de leis específicas ou protegendo por meio de patentes.

É possível identificar um monopólio do bem quando a empresa em questão é tão boa que não existe outra capaz de substitui-la. Elas estabelecem seus preços sem ser influenciadas pelo mercado e ainda possuem vantagens na  concretização de planos a longo prazo.

  • Apple – tem a maior disponibilidade de caixa do mundo, tem mais dinheiro em caixa do que o tesouro americano. Ela detém o monopólio do design.
  • Google – está na vanguarda da inovação, possui grande capacidade de ditar preços. Seu algoritmo de busca é o mais avançado e detém o monopólio dos sites de busca.
  • Netflix – oferece um catálogo maior do que qualquer outro e usa a tecnologia de recomendação de conteúdo para produzir sua própria programação. Ela detém o monopólio do conteúdo sob demanda.

Outros exemplos de empresas com monopólio e oligopólio:

  • AB InBev
  • AMD
  • Bayer e Monsanto
  • Bimbo
  • Coca cola
  • Correios
  • Danone
  • DuPont
  • Empresas de telecomunicações
  • Fargo
  • General Mills
  • Intel
  • Johnson & Johnson
  • Kellogg’s
  • Kraft
  • L’Oréal
  • Luxottica
  • Marte
  • Microsoft
  • Mondelez
  • Nestlé
  • NVIDIA
  • Óleo Standard
  • Pemex
  • Pepsico
  • Petrobrás
  • Procter & Gamble (P&G)
  • Quanta
  • Serviços públicos
  • Televisão a cabo
  • Unilever
  • Vanderbilt
  • Wal Mart
  • YKK