As primeiras modalidades olímpicas disputadas nos Jogos Olímpicos de 776 a. C foram: corridas a pé, lançamento de dardos e lutas. Atualmente atletas de todo mundo disputam 62 modalidades, variantes de 47 esportes, nos Jogos Olímpicos de Inverno e nos Jogos Olímpicos de Verão.
Olimpíadas e Jogos Olímpicos são a mesma coisa?
A resposta é não!
De acordo com a Carta Olímpica, documento criado pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) em 1896, a Olimpíada refere-se ao período de quatro anos em que acontecem os Jogos Olímpicos.
Por exemplo, de 1º de janeiro de 2016 a 31 de dezembro de 2019 está em vigência a 31ª Olimpíada. E dentro desse período aconteceram os Jogos Olímpicos de Verão (5 a 21 de agosto de 2016) e os Jogos Olímpicos de Inverno (9 a 25 de fevereiro de 2018).
História dos Jogos Olímpicos
A história das Olimpíadas é repleta de mitos e narrativas heroicas. De acordo com o primeiro mito, a Olimpíada foi criada pelo deus grego Zeus em comemoração à sua vitória sobre os titãs.
O segundo mito é sobre o príncipe Pélopes que pediu a mão de Hipodaméia, filha do rei Oinomaos. O rei só daria a mãe da filha para quem competisse com ele em um corrida de carruagem. Pélopes venceu o torneio, então as Olimpíadas foram criadas para celebrar a sua vitória.
De acordo com o terceiro mito, o evento da surgiu a partir de Hércules e seus 12 trabalhos. Após completar as tarefas, Hércules construiu o primeiro estádio olímpico para homenagear o seu pai, Zeus.
Somente em 776 a.C foi apresentado o nome do primeiro vencedor do primeiro Jogo Olímpico entre humanos: Corobeu.
Ele venceu uma corrida a pé de aproximadamente 200 metros. Além dessa modalidade olímpica, a luta livre, o lançamento de dardos e a corrida de cavalo eram praticadas na época.
Podiam participar dos Jogos Olímpicos apenas os cidadãos livres.
Os ganhadores de cada modalidade olímpica eram premiados com uma ramo de oliveiras e uma coroa de louros, que simbolizavam paz e honra.
Curiosidade: os Jogos Olímpicos perderam força na Grécia Antiga após o domínio romano. E por volta 394 d.C, o imperador Teodósio se converteu ao cristianismo e decretou o fim dos Jogos, considerados como festas pagãs devido sua história politeísta.
Modalidades olímpicas antigas
Corridas a pé – o atletismo foi e ainda é um dos principais esportes olímpicos. Na Grécia Antiga, as corridas a pé eram chamadas de drómos e subdividas em cinco modalidades olímpicas.
- Státion: corrida no estádio com percurso de aproximadamente 192 m;
- Díaulos: corrida dupla no estádio com 384 m;
- Dólikhos: corrida no estádio de sete e 24 voltas;
- Hoplitódromos: corrida com armamentos e armaduras de soldados como escudo, elmo e caneleira;
- Lampadedromía: corrida com revezamento de uma tocha acesa, com atletas da mesma equipe.
Corridas a cavalo – Existiam duas modalidades olímpicas de corridas a cavalo: as bigas (tracionadas com dois cavalos) e a quadrigas (tracionadas com quatro cavalos).
Pentatlo – Antigamente chamado de péntatlhon, o pentatlo era uma combinação de cinco modalidades esportivas:
- Salto: os atletas competiam utilizando halteres e as provas eram realizadas ao som de flautas;
- Lançamento de disco: os disco lançados eram de pedra ou metal polido e o atleta precisava ficar parado, diferente de hoje que é possível girar sobre seu próprio eixo;
- Lançamento de dardo: dividido na modalidade de ekebolon, onde era avaliada a distância alcançada pelo arremesso, e stochastikon, onde era observado se o dardo havia atingido um alvo;
- Corrida: inicialmente na modalidade státion;
- Luta: as lutas poderiam ser realizadas sem golpes, apenas com o objetivo de levantar o adversário (pále); luta com punhos, semelhante ao boxe atual (pýgme) ou luta livre (pancrácio).
Jogos Olímpicos da modernidade
O retorno dos Jogos Olímpicos só aconteceu em 1890, graças ao pedagogo suíço chamado Pierre de Frédy, também conhecido como Barão de Coubertin.
Pierre acreditava que os esportes olímpicos deveriam ser estimulados na sociedade contemporânea, principalmente entre os jovens.
Ele também acreditava que os Jogos poderiam promover a paz e união entre as nações. A primeira versão moderna dos Jogos Olímpicos aconteceu em 6 de abril 1896, na cidade de Atenas, com a participação de 285 atletas de 14 países.
No ano seguinte, um congresso foi realizado para saber o destino dos Jogos Olímpicos. Entre as mudanças, instituiu-se o modelo de países-sede, sendo Paris a escolhida para o evento de 1900, que teve o aumentou de nações para 21, criação de novas modalidades olímpicas e participação de 11 mulheres.
Jogos Olímpicos de Inverno
Em 1924 foram criados os Jogos Olímpicos de Inverno
, realizados a cada quatro ano dentro do período de uma Olimpíada, intercalando com os Jogo de Verão. A neve é exigência obrigatória para realização do evento.
No primeiro evento só existiam seis modalidades olímpicas e com o passar dos anos outras foram criadas até acumularem 15:
- Biatlo
- Bobsleigh
- Combinado nórdico
- Curling
- Esqui
- Esqui alpino
- Esqui cross-country
- Esqui estilo livre
- Hóquei no gelo
- Luge
- Patinação
- Patinação artística
- Patinação de velocidade
- Patinação de velocidade em pista curta
- Salto de esqui
- Skeleton
- Snowboard
Jogos Olímpicos de Verão
Versão clássica das Olimpíadas, os Jogos de Verão são realizados em ambientes que não possuem gelo
, com 47 modalidades olímpicas, variantes de 36 esportes:
- Atletismo
- Badminton
- Beisebol/Softball (novo em 2020)
- Beisebol
- Softball
- Basquete:
- Basquetebol
- Basquete 3×3 (novo em 2020)
- Boxe
- Canoagem
- Slalom
- Velocidade
- Caratê (novo em 2020)
- Ciclismo
- Estrada
- Pista
- BMX
- Freestyle
- Mountain bike
- Esgrima
- Escalada esportiva (novo em 2020)
- Futebol
- Ginástica
- Ginástica artística
- Ginástica rítmica
- Trampolim
- Golfe
- Handebol
- Hipismo
- Hóquei sobre a grama
- Judô
- Levantamento de peso
- Lutas
- Livre
- Greco-romana
- Nado sincronizado
- Natação
- Pentatlo moderno
- Polo aquático
- Remo
- Rugby sevens
- Saltos Ornamentais
- Skate (novo em 2020)
- Surf (novo em 2020)
- Taekwondo
- Tênis de quadra
- Tênis de mesa
- Tiro
- Tiro com arco
- Triatlo
- Vela
- Vôlei
- Vôlei de quadra
- Vôlei de praia