Resumo de Geografia - Latitude e Longitude

Latitude e longitude são informações da posição ou coordenadas geográficas de um local específico do planeta Terra. Trata-se de princípios fundamentais que consideram as linhas imaginárias do Equador e do Meridiano Greenwich, indispensáveis para a cartografia.

A forma como a latitude é determinada vai depender da área de referência usada. Já a longitude é medida em graus  de 0 a 180 para leste ou oeste partindo do Meridiano de Greenwich, e não existe uma localização inicial original que marque essa longitude.

A Terra gira em volta de um eixo específico e do plano perpendicular ao eixo de rotação, que divide o planeta no hemisfério norte e no hemisfério sul e atravessa o centro da terra, conhecido como linha do Equador, sendo um paralelo de zero grau e o maior entre todos os paralelos.

Latitude e longitude definem a nossa posição sobre a Terra e estão relacionadas com o Equador e com o meridiano de Greenwich, baseado em três qualificações: altitude, latitude e longitude.

Aspectos da latitude e longitude

A latitude e longitude são fundamentais pelo fato de determinar a localização e até o endereço de todo e qualquer ponto que existe na superfície da Terra.

A latitude é a coordenada geográfica ou geodésica definida na esfera, no elipsoide de referência. A latitude é um ângulo criado entre o Equador e um ponto estimado. Todos os pontos do Equador têm latitude geográfica igual a 0°.

Os pontos localizados ao norte do Equador possuem latitudes maiores que 0° e variam até 90°, sendo a latitude do polo geográfico norte. Do mesmo jeito variam as latitudes ao sul do Equador terrestre, desde 0° a 90°, latitude do polo geográfico sul.

A longitude é um ângulo criado entre o meridiano que passa por determinado local e o meridiano de Greenwich. A longitude é medida de 0° a 180°, para o leste ou para o oeste de Greenwich.

Por motivo de convenção, se utiliza também os sinais para as longitudes, ou seja, negativo para o oeste e positivo para o leste. Quando se tem os valores da latitude e longitude de um local específico, se tem definidas as coordenadas geográficas desse lugar.

Coordenadas geográficas

As coordenadas geográficas foram criadas pelos antigos babilônios e se expandiu através do pensador e geógrafo grego Ptolomeu, na qual afirmou que um círculo completo é dividido em 360°. Atualmente, para saber com precisão onde está localizado qualquer ponto específico da superfície da Terra, se utiliza as coordenadas geográficas.

Para encontrar um local na superfície da Terra de forma específica é preciso utilizar duas referências, cada uma é composta de uma letra e de um número, usando elementos referenciais da rede cartográfica ou geográfica que é indicada no mapa.

Utilizar os pontos cardeais (norte, sul, leste, oeste) como guia não garante a localização exata de um ponto específico, pois é um instrumento que é eficiente somente em distâncias curtas, em um plano de duas dimensões.

As coordenadas geográficas são representações de uma posição horizontal que usa o sistema de mapeamento da Terra. Demonstram a posição horizontal do planeta através de duas das três coordenadas que existem no sistema esférico de coordenadas e que são alinhadas com o eixo de rotação da terra.

Partindo dos paralelos e meridianos, determinaram as coordenadas geográficas, que são medidas em graus, para localizar qualquer ponto da superfície terrestre.

As coordenadas geográficas estão baseadas em várias linhas imaginárias horizontais e verticais traçadas sobre o globo da Terra. São elas:

  • Paralelos: são linhas (horizontais) paralelas ao Equador que circundam a Terra. A própria linha imaginária do Equador é um paralelo.
  • Meridianos – são linhas (verticais) semicirculares, linhas de 180° que ligam os polos. Eles vão do Polo Norte ao Polo Sul e cruzam com os paralelos.

Todos os meridianos possuem o mesmo tamanho e cada meridiano tem um “antimeridiano”, que significa, um meridiano oposto e que, junto com ele, forma uma circunferência. Ficou estipulando que o meridiano de Greenwich, que passa pelas imediações de LondresInglaterra, é o meridiano principal.

Pontos Cardeais

Pontos cardeais são elementos usados para orientação e localização na cartografia e são de extrema importância para definir a latitude e longitude de um determinado espaço geográfico.

O padrão mais usado é a rosa dos ventos, com uma seta que aponta para o norte do espaço representado. Saber identificar os pontos cardeais é fundamental para executar a leitura de um mapa, tanto para se localizar quanto para compreender a organização do espaço geográfico.

Cartografia

Cartografia é a atividade que apresenta o conjunto de estudos e operações artísticas, científicas e técnicas, tendo como base os resultados de observações diretas ou da análise de documentação. A cartografia é essencial para a compreensão da latitude e longitude.

A prática da cartografia é voltada para elaboração de mapas, cartas e outras formas de expressão ou representação de elementos, fenômenos, objetos e ambientes físicos e socioeconômicos, como também a sua utilização.

Voltar

Questões