Resumo de Química - Isótopos, isóbaros e isótonos

Isótopos, isóbaros e isótonos são classificações dadas aos átomos dos elementos químicos da tabela periódica.

Essas classificações estão relacionadas a quantidade de prótons, elétrons e nêutrons presente em cada elemento.

Para o estudante que está se preparando para o vestibular, é importante saber diferenciar e identificar os elementos que são isótopos, isóbaros e isótonos.

Contudo, para saber se determinado elemento possui átomos que são isótopos, isóbaros ou isótonos é necessário conhecer algumas informações básicas da química:

  • Elemento químico: cada elemento químico da tabela periódica é representado por um símbolo (uma letra). Por exemplo: Oxigênio é representando pelo (O).
  • Número atômico: representado pela letra (Z), corresponde a quantidade de prótons e elétrons presentes em cada átomo. O número atômico é encontrado na parte inferior do símbolo do elemento. O número de prótons é igual ao de elétrons (p = e), pois o átomo corresponde a uma partícula neutra. Isto é, mesmo número de elétrons e prótons.
  • Número de massa: representando pela letra (A), é a soma dos prótons (p) e dos nêutrons (n) que se fazem presente em cada elemento, (A = p + n). O número de massa é encontrado na parte superior do símbolo do elemento. O elétron possui uma massa insignificante em relação aos prótons e nêutrons. Isto quer dizer que não são inclusos na soma, e assim o número de massa não é a massa efetiva ou real do átomo.
  • Prótons: são cargas positivas e estão localizados no núcleo do átomo.
  • Elétrons: são cargas negativas e estão concentrados na eletrosfera, em volta do núcleo.
  • Nêutrons: cargas neutras e estão concentrados no núcleo.

Isótopos, isóbaros e isótonos: isótopos

São átomos que possuem a mesma quantidade de prótons (número atômico), mas com número de massa diferentes. Geralmente, os átomos isótopos pertencem ao mesmo elemento químico, ou seja, a mesma molécula principal.

Então, assim como podem ter as mesmas propriedades químicas, como a solubilidade, podem ter distintas propriedades físicas, como a densidade.

Dica: se surgir dúvida do que se trata a palavra “isótopos”, lembre-se da letra “p”, e a relacione com prótons, que começa com a letra “p”

Função dos isótopos

Os átomos isótopos possuem as mais variadas aplicações. Uma delas é na área da ecologia.

Estudos têm utilizado isótopos estáveis de carbono e nitrogênio para verificar a estrutura trófica de alguns animais em paisagens que foram alteradas. Desta forma, é possível saber onde esses espécies estão buscando alimentos.

Através desse estudo é possível identificar a diferença de proporções presentes no corpo desses animais e determinar se os alimentos que foram ingeridos são provenientes da floresta ou de canaviais.

Na medicina, é usado em tratamentos radioterapêuticos, como no combate ao câncer. Os isótopos que podem se transformar em outro isótopos são os radioisótopos.

Esses radioisótopos, ao se ligarem a uma molécula que indica a localização do câncer, é liberado radiações que irão inibir a multiplicação do DNA cancerígeno, e consequentemente, o crescimento.

Isótopos, isóbaros e isótonos: isóbaros (isobaria)

São átomos que possuem o mesmo número de massa, mas os números atômicos e os elementos químicos são diferentes. Ou seja, são elementos químicos distintos que possuem igual número de massa (A).

Por serem elementos diferentes, as propriedades físicas e químicas também são. Exemplo: Isóbaros do hidrogênio e do hélio, ambos com massa A=3: 1H3/2He3

Isótopos, isóbaros e isótonos: isótonos (isotonia)

São átomos que diferem do número atômico (número de prótons) e número de massa, porém apresentam o mesmo número de nêutrons.

Além disso, são elementos químicos distintos e também com propriedades físicas e químicas diferentes.

Para calcular o número de nêutrons (N), basta subtrair o número da massa pelo número atômico (Z): N = A – Z.

Dica: se surgir dúvida do que se trata a palavra “isótonos”, lembre-se da letra “n”, e a relacione com nêutrons, que começa com “n”.

O que são átomos isoelétricos?

Os isoelétricos são elementos diferentes que possuem o número de elétrons iguais. Além disso, apresentam também números diferentes de prótons, nêutrons e massa.

Nesse caso, não se trata apenas de átomo, mas também de íon. Isto porque para determinar a quantidade de elétrons é necessário identificar se é um átomo ou um íon.

Pois se for um átomo em seu estado fundamental, o número de elétrons é igual ao de prótons. E se for um íon, o número de elétrons é indicado pela carga.

Isto é, se for um cátion (carga positiva) significa que o átomo perdeu elétrons, mas se for um ânion (carga negativa) quer dizer que ganhou elétrons.

Voltar

Questões