Essência da cultura de um povo
Todas as sociedades possuem uma identidade cultural, essa marca refere-se a todos os elementos identitários de um grupo, ou seja, tudo aquilo que o simboliza ou o caracteriza. Dificilmente, os grupos sociais possuem apenas uma identidade cultural específica, até porque, assim como a cultura, a identidade pode apresentar transformações, se desenvolver, tudo isso pode depender do contexto.
Além disso, as sociedades têm encontrado cada vez mais dificuldades em manter sua identidade cultural, por causa de um fenômeno conhecido como globalização, que é responsável por inserir um padrão hegemônico de cultura, especificamente a cultura norte-americana.
O que define a Identidade Cultural
O termo identidade refere-se, historicamente, a algo que é. Os estudos sobre a Identidade Cultural parte de duas áreas das ciências humanas, a sociologia e a antropologia. O conceito foi desenvolvido para demarcar a cultura a qual um indivíduo pertence, ou seja, quais são suas crenças, hábitos, preferências, tradições, entre outros.
Identidade Cultural x Globalização
Com o passar dos anos, o mundo passou por várias transformações que mudaram a lógica de como as coisas são arquitetadas. Um deles foi a globalização. Esse fenômeno que chegou ao ápice século XXI trouxe consigo outro movimento, a hibridização da cultura.
A cultura híbrida, como também é chamada, é um processo no qual culturas diferentes influenciam e sofrem influência de outros lugares. Isso começou quando o capitalismo estadunidense passou a dominar as relações políticas e econômicas.
A cultura norte-americana não só invadiu os países orientais, africanos, da América do Sul, como também foi dominante nesses lugares. Até hoje, os hábitos culturais impostos pelos estadunidenses influenciam a cultura tradicional de outros locais. Isso fica visível quando percebemos o quanto temos adquirido bens materiais por influencia daquilo que vemos nos filmes, séries e novelas. O gosto musical também mudou, até a década de 1960, o comum era consumir a música popular brasileira, artistas regionais, mas após esse período, as músicas estrangeiras tem dominado essa indústria.
Esse fenômeno tem ganhado muito mais força agora com o advento da internet, que conecta pessoas de todos os lugares. A popularização não só dos programas norte-americanos, como de filmes indianos, produções da Argentina, Chile, Bolívia, chegou àqueles que não tinham acesso a essa variedade de programações. Tudo isso tem contribuído e muito para a formação de uma nova identidade cultural, que é híbrida.