Resumo de Química - Hidrocarbonetos

Em química, os hidrocarbonetos são compostos químicos formados apenas por átomos de hidrogênios (H) e carbonos (C) que se ligam através da ligação covalente. Sua fórmula geral é a seguinte: CxHy

Eles são um dos compostos mais estudados em Química Orgânica e, além disso, são bastante usados no dia a dia. São obtidos, geralmente, pela maior fonte que é o petróleo, por isso estão muito presentes na gasolina, querosene, óleo diesel, gás natural, etc

Para entender como formar a nomenclatura do hidrocarboneto o  Guia Enem separou os conceitos e exemplos abaixo:

Prefixos

O prefixo da nomenclatura está diretamente ligado ao número de carbonos existentes na cadeia principal da substância. Entenda:

  • 1 carbono recebe a nomenclatura MET
  • 2 carbonos recebem a nomenclatura ET
  • 3 carbonos recebem a nomenclatura PROP
  • 4 carbonos recebem a nomenclatura BUT
  • 5 carbonos recebem a nomenclatura PENT
  • 6 carbonos recebem a nomenclatura HEX
  • 7 carbonos recebem a nomenclatura HEPT
  • 8 carbonos recebem a nomenclatura OCT
  • 9 carbonos recebem a nomenclatura NON
  • 10 carbonos recebem a nomenclatura DEC

Infixo

O infixo da nomenclatura está associado ao tipo de ligação encontrada na molécula de hidrocarboneto. Eles são chamados da seguinte forma:

  • Ligações simples: AN
  • 1 ligação dupla: EN
  • 1 ligação tripla: IN
  • 2 ligações duplas: DIEN
  • 2 ligações triplas: DIIN

Sufixo

O sufixo indica a função orgânica. No caso dos hidrocarbonetos o sufixo é “o”.

Existem dois tipos de hidrocarbonetos, que são divididos em alcanos, alcenos, alcinos, alcadienos. Veja abaixo detalhes sobre cada um deles:

Tipos de Hidrocarbonetos

Alcanos

Para ser considerado um alcano, basta apresentar uma ligação simples entre os carbonos. A fórmula geral dos alcanos é CnH2n +2, onde ‘n’ significa qualquer número inteiro. Isto é, ao saber a quantidade de carbono, automaticamente sabe-se o número de hidrogênios. Para entender como dar nome a um alcano observe abaixo:

Exemplo

CH4 – Por possuir um carbono, o composto recebe a nomenclatura ‘MET’ e, além disso, como é uma simples ligação, recebe a nomenclatura ‘AN’ + sufixo ‘O’. Nesse caso, portanto, é um metano.

CH3- CH3 – Como possuem dois carbonos recebem o prefixo ‘ET’. Apresentam ligação simples, por isso recebem a nomenclatura ‘AN’ + sufixo ‘O’, ou seja, esse é um etano.

CH3-CH2-CH3 – Apresentam 3 carbonos, por isso, de acordo com a nomenclatura, recebem a derivação ‘PROP’. Possuem apenas ligação simples, portanto, recebem a derivação ‘AN’ + sufixo ‘O’. Trata-se de um propano.

Para fazer o cálculo da fórmula geral do alcano acompanhe as seguintes regras: Cn H2n + 2. É possível saber o valor de ‘n’, ao lado do carbono, pela quantidade de vezes que ele se repete na fórmula. Ao saber disso, temos que multiplicar o carbono ao lado das duas moléculas de hidrogênio para depois somar com as outras duas moléculas.

Alcenos

Os alcenos são hidrocarbonetos formados por carbono e hidrogênio que possuem dupla ligação.  Sua fórmula geral é a seguinte:  CnH2n

CH2 = CH2 – como apresentam dois carbonos recebem a nomenclatura ‘ET’, possui duas ligações (observe os dois traços na fórmula), logo, recebem a derivação ‘EN’, e por ser um hidrocarboneto recebe o sufixo ‘O’. Logo, o nome desse composto é eteno.

CH3 – CH2- CH = CH2 – Observe que a formula apresenta 4 carbonos, logo, recebe a nomenclatura ‘BUT’. Possui uma dupla ligação representada pelos dois traços, por isso ganha a derivação ‘EN’, além do sufixo ‘O’ por ser um hidrocarboneto. O nome desse composto é buteno.

Ficou com alguma dúvida? Clica no vídeo abaixo:

Alcinos

Uma outra categoria dentro dos hidrocarbonetos são os alcinos. Eles são compostos por uma tripla ligação.  Além disso, são formados por cadeias carbônicas acíclicas, ou seja, cadeias fechadas. Sua fórmula geral é representada da seguinte forma: CnH2n-2

CH ≡ CH – Observe que na cadeia existem dois carbonos, por essa razão, recebem a nomenclatura ‘ET’, além disso, apresentam uma ligação tripla, recebendo a derivação ‘IN. Como se trata de um hidrocarboneto acompanha o sufixo ‘O’. Logo, esse composto se chama etino.

Alcadienos

Os alcadienos, também chamados de dienos ou diolefinas, são os hidrocarbonetos que possuem duas duplas ligações entre os carbonos na mesma cadeia. Sua fórmula geral é expressa por: CnH2n-2

CH2 = CH – CH = CH2 – Essa cadeia apresenta quatro carbonos, por isso recebe a nomenclatura ‘BUT’. Como apresenta na sua cadeia duas ligações duplas, recebe a variação ‘DIEN’. Mas, nesse caso, é preciso contar onde a ligação dupla está localizada para numerá-la na fórmula. Isso é feito contando da menor numeração, isto é, de onde a ligação está mais próxima do carbono.

Note que tanto da direita para a esquerda, quanto da esquerda para direita, a ligação dupla encontra-se no primeiro carbono.  Logo, o composto recebe o seguinte nome: but 1,3 dieno.

Hidrocarbonetos de Cadeias Fechadas

Ciclano

Também chamados de cicloalcanos ou cicloparafinas, são compostos saturados formados por cadeias de ligação simples . Sua fórmula geral é representada por: CnH2n.

Essa cadeia fechada possui três carbonos (representadas no vértice do triângulo), por isso recebem a nomenclatura ‘PROP’. Como apresenta ligação simples também recebe a derivação ‘AN’ e, por ser um hidrocarboneto, ganham o sufixo ‘O’. Por ser fechado, o nome desse composto é ciclopropano. 

Ciclenos

Também chamados de cicloalcenos, os ciclenos são os alcenos de cadeia fechada. Além disso, fazem parte dos hidrocarbonetos insaturados, compostos por ligação dupla. Sua fórmula geral é a seguinte: CnH2n−2.

Esse é um ciclopenteno, pois apresenta cinco carbonos em cada vértice da cadeia fechada, além de uma ligação dupla.

Ciclinos

Os ciclinos, também chamados de cicloalcinos ou cicloalquinos, são hidrocarbonetos insaturados de cadeia fechada. Eles possuem triplas ou mais ligações entre átomos de carbono. Sua fórmula geral é expressa por: CnH2n-4

Aromáticos

São hidrocarbonetos cíclicos compostos por um anel de benzeno ou mais, além de apresentar uma cadeia carbônica fechada. O anel de benzeno é o nome que se dá à estrutura C6H6 característica do composto. Eles possuem dupla ligação alternada, representadas, geralmente, por um círculo.

Voltar

Questões