Resumo de História - Hércules

Hércules é um personagem mitológico que aparece em diversas histórias, de variados povos, como um homem forte e corajoso. Era um semideus, considerado o homem mais forte do mundo. O nome Hércules está presente na mitologia greco-romana.

Das histórias mais conhecidas de Hércules, a mais famosa é “Os doze trabalhos de Hércules”, a qual o herói mitológico mostra o tamanho de sua força e bravura para remissão do erro que cometeu em um ato de loucura: matou sua mulher e filhos.

Relação greco-romana

As mitologias da Grécia Antiga e da Roma Antiga se confundem porque possuem características semelhantes. Não é diferente com Hércules, na mitologia grega ele é chamado de Herácles, mas as doze atividades feitas por eles foram iguais.

Origem e família

Hércules era filho do deus Zeus com a humana Alcmena. Ainda no ventre da mãe, o semideus era perseguido pela deusa Hera, a esposa de Zeus, que tinha ciúmes de todos os filhos do deus dos deuses, exceto os dela.

Zeus via em Hércules o potencial de reinado, por causa de uma profecia que previa que o rei de Micenas (importante cidade grega) seria o primeiro bisneto de Perseu. Ou seja, Hércules.

Hera, para se vingar de Zeus, não queria que esse desejo fosse concretizado. Assim, usou de seus poderes para que um primo de Hércules nascesse primeiro, tomando o lugar na profecia.

Hera sempre agiu com muita raiva em relação a Hércules. Sabendo disso, Zeus lhe batizou com esse nome para diminuir o ódio da mulher, o significado é: Glória a Hera.

Ainda assim ela enviou duas serpentes venenosas para matar o herói ainda bebê. Hera não contava com a capacidade do bravo enteado, que estrangulou as serpentes antes que elas lhe tentassem algo.

Após o último atentado, Alcmena resolveu pôr seu filho na floresta, a sua própria sorte. O que ela não imaginou foi que Hera iria encontrá-lo. A deusa quando viu o bebê perdido na floresta ficou entusiasmada com seu vigor e resolveu pegá-lo para amamentar.

Tempo depois Hércules voltou para o seu lar para viver com sua mãe e Hera descobriu que aquele que ela alimentou foi o filho de Zeus. Isso só fez aumentar a sua ira, pois a criança ficou com mais força depois de receber o leite da deusa.

 

Ira de Hera

A deusa nunca diminuiu seu ciúme relacionado a outras mulheres e seus filhos. Portanto, não foi diferente com Hércules: ela fez o rapaz enlouquecer ao ponto de matar sua esposa e seus filhos.

Hércules cresceu como o prodígio que sempre demonstrou ser, aprendeu a lutar e a manejar arco e flecha, era temido por sua força e desejado por várias mulheres.

O herói casou-se com Mégara, filha de Creonte, rei de Tebas. Com ela teve três filhos: Terímaco, Creontíades e Deicoon.

Hera aproveitou do momento que Hércules vivia para lhe arrancar tudo que tinha, inclusive seu prestígio. Rogou-lhe uma fúria de loucura, que fez o bravo semideus matar a sua mulher e filhos.

Depois dos homicídios Hércules ficou recluso por anos, até que resolveu buscar o Oráculo de Delfos, que o aconselhou a servir a cidade de Micenas, que tinha como rei Euristeu (o primo de Hércules, que Hera fez com que nascesse antes para que pudesse herdar o trono de Micenas).

Euristeu era simpatizante de Hera, então permitiu a servidão do primo e lhe impôs doze serviços que seriam impossíveis de serem completos. Isso porque certamente ele morreria antes.

Veja mais sobre o casamento de Hércules no vídeo abaixo: 

Os doze trabalhos de Hércules

Depois de conceder espaço para o primo, Euristeu então passou as doze atividades impossíveis de cumprir:

Atividade

Descrição

Matar o leão de Neméia

O Leão de Neméia era um dos filhos de Equidna e Tifão, todos seres grotescos e assustadores. Esse leão era o maior do mundo. Hércules conseguiu seu objetivo estrangulando a fera e matando-o com suas próprias garras.

Matar a Hidra de Lerna

Também filha de Equidna e Tifão, a Hidra era um monstro com corpo de dragão e 9 cabeças de serpentes que se regeneravam. O semideus decepou as cabeças e queimou as cicatrizes.

Capturar o Javali de Erimanto

Esse javali era aterrorizante e gigante, vivia na Arcádia. Este tinha que ser entregue vivo. Hércules perseguiu o animal por dias até que ele ficasse cansado e assim conseguiu capturá-lo.

Capturar a Corsa de Cerinéia

A Corça de Cerinéia tinha chifres de ouro e pés de bronze, era um animal extremamente ágil. Esse também era um animal que devia ser entregue vivo. Igualmente ao javali, a corsa foi perseguida até que ficasse cansada e assim o herói a flechou.

Expulsar as aves do Lago Estínfale

Essas aves eram carnívoras e tinham asas, bico e cabeças de ferro. Além desses atributos, eram gigantes e ao sobrevoar o céu podiam esconder os raios solares. Hércules flechou algumas aves e outras ele dissipou com um sino barulhento.

Limpar os estábulos de Rei Áugias

Os currais do rei de Áugias tinham três mil bois que não eram limpos há anos. A sujeira era tanta que de lá saia um gás mortal. O semideus usou sua força para desviar dois rios que fizeram a limpeza.

Pegar o Touro de Creta

O touro era um animal forte que assustava os moradores da Ilha de Creta, na Grécia. Hércules tinha que levar o animal vivo para Euristeu, que por sua vez tinha que entregar para Hera. Hércules capturou a fera e levou o animal montado nele.

Capturar os Cavalos de Diomedes

 

Diomedes era o rei de Trácia. Tinha quatro cavalos carnívoros que se alimentavam de pessoas estrangeiras, quando visitavam as terras de seu rei. Para conseguir capturar os cavalos, Hércules matou Diomedes, serviu sua carne aos cavalos que passaram a ser tranquilos e não mais ferozes como costumavam. Assim foram facilmente capturados.

Obter o cinto de Hipólita

Hipólita era uma rainha de uma tribo de amazonas. Ela tinha um cinto dourado mágico, o qual a filha de Euristeu também queria ter. Hércules conseguiu convencer a rainha de lhe entregar o objeto e ele repassou para a filha de Euristeu, completando assim mais uma atividade.

Capturar os Bois de Gerião

Gerião era um gigante de três cabeças e três corpos, que possuía um rebanho de bois. Seus bois eram pastoreados por um monstro que tinha um cão de várias cabeças. Hércules venceu as três criaturas matando-as e entregou os bois a Euristeu.

Pegar as Maçãs de Ouro do Jardim das Hespérides

Essas maçãs eram vigiadas por um dragão de cem cabeças, o Ládon. Com a ajuda do titã Atlas, Hércules conseguiu pegar as maçãs douradas: o semideus segurou o dragão e Atlas pegou as maçãs.

Capturar Cérbero

Cébero era um cão enorme com três cabeças e uma cauda em forma de serpente. Ele vivia no submundo, o Tártaro, inferno. Hades Titã, guardião do submundo, permitiu que Hércules levasse a besta à Terra sem o uso de armas. Com sua força o semideus conseguiu desacordar o cão e o levou até Euristeu, que ficou com medo e pediu que ele fosse levado novamente ao Tártaro.

 

Voltar

Questões