Resumo de Geografia - Estado de Minas Gerais

O estado de Minas Gerais é considerado o segundo mais populoso do país. Situado na região Sudeste, a escolha do nome foi em razão da quantidade de ouro encontrado no local durante o período de colonização portuguesa. 

Nas expedições do século XVII os exploradores paulistas começaram uma corrida em busca de metais e pedras preciosas no interior do Brasil. Na época, o ouro foi encontrado onde hoje é a capital de Minas Gerais, a cidade de Belo Horizonte.

Com isso, devido a ocupação dos exploradores, os primeiros povoados do estado começaram a surgir entre os séculos XVII e XVIII. Eles se concentraram nas zonas montanhosas, no qual aconteceram as primeiras descobertas de minérios.

Entenda melhor como foi feita essa exploração no vídeo a seguir:

Aspectos geográficos

  • Em 2015, segundo dados do IBGE, a população do estado de Minas Gerais era de 20,87 milhões de habitantes;
  • Ocupa uma área de 586.519,727 km²;
  • O estado faz divisa com outras sete unidades federativas: Bahia, ao norte; Goiás, a oeste; Mato Grosso do Sul, a sudoeste; São Paulo, ao sul, Rio de Janeiro, a sudeste; e Espírito Santo, a leste;
  • Possui um total de 853 municípios;
  • A atual capital é Belo Horizonte (BH);
  • Quem nasce em Minas Gerais é mineiro.

Relevo

Os planaltos predominam o relevo do estado de Minas Gerais, em especial o Planalto Atlântico, presente em grande parte do território (leste, sudeste e sul). Já o Planalto Central integra a parte noroeste da região. Em consequência disso, as altitudes de Minas variam entre 1.200 e 1.400 metros em relação ao nível do mar.

Economia

A economia do estado de Minas Gerais configura-se pela atividade mineradora. Minas é responsável por 29% de todos os minérios extraídos no país e por mais de 51% da produção  de minério de ferro.

Além disso, abriga uma das três minas de Nióbio que existem no mundo, sendo uma das mais antigas em funcionamento,  com duração aproximada de 400 anos.

A indústria mineira também tem grande participação na siderurgia e agropecuária. O destaque é no manuseio de carne bovina, milho, soja, cana-de-açúcar, leite e, principalmente, café – que ocupa o posto de principal produto da região.

Clima

No estado destacam-se dois tipos climáticos: o clima tropical e o clima tropical de altitude, sendo o último mais recorrente. As temperaturas médias chegam a de 26°C e duas estações são bem definidas: uma quente e chuvosa de outubro a março, e outra seca, entre os meses de abril e setembro.

Vegetação

O clima, o relevo e as bacias hidrográficas são fatores importantes na determinação da cobertura vegetal. Em Minas Gerais destacam- se os principais tipos de vegetação: caatinga, cerrado, campo, floresta subtropical mista, floresta úmida costeira e seca.

Inconfidência Mineira

A Inconfidência Mineira foi um importante acontecimento social da História do Brasil, pois representou a luta do povo em busca da liberdade na época do Brasil Colônia.

No final do século XVIII, o Brasil, que ainda era colônia de Portugal, estava sofrendo com os abusos e cobranças de impostos, além da criação de leis que prejudicavam o seu desenvolvimento comercial e industrial. 

Em 1785, a extração de ouro era intensa, principalmente no estado de Minas Gerais. Com a publicação das leis, os brasileiros que encontravam ouro no local deviam pagar “o quinto” aos cofres portugueses, que correspondia a 20 % de todo o ouro encontrado.

Quando os exploradores não conseguiam cumprir as exigências estabelecidas,  os soldados da coroa portuguesa invadiam as casas até retirar todos os pertences que correspondessem ao valor devido.

Entre as muitas rebeliões populares que aconteceram no país, uma das principais foi a Inconfidência Mineira, que ocorreu no ano de 1789. Um dos objetivos era conquistar a Independência do Brasil e o lema “Liberdade, ainda que tardia” representava esse desejo. 

Cidades de Minas Gerais

O estado de Minas Gerais engloba diversas cidades, pois, como já foi citado, apresenta um total de 853 municípios. Mas, o Guia Estudo irá resumir as informações das duas principais. São elas:

Belo Horizonte

A atual capital do estado de Minas Gerais foi construída em substituição à cidade colonial de Ouro Preto, no final do século XIX. Assim, Belo Horizonte foi inaugurada em 12 de dezembro de 1897. O planejamento do município teve como inspiração a cidade de Boston (Estados Unidos).

Um dos fatores que contribuiu para a sua construção foi a localização privilegiada, visto que está na região central do estado. Isso faz com passe por ela ligações de rodovias muito importantes, a exemplo da BR-040, BR-262, BR-265 e BR-381.

Atualmente, é a cidade mais populosa do estado, com 2,4 milhões de habitantes, segundo dados do IBGE.

Ouro Preto

Em 1720, Ouro Preto foi escolhida como capital do estado de Minas Gerais, mas, devido à mudança do governo para a cidade de Belo Horizonte, deixou esse posto em 1897. A cidade foi palco de grandes manifestações artísticas e históricas, a exemplo da Inconfidência Mineira e a Guerra dos Emboabas (1708).  

Voltar

Questões