Resumo de Educação Física - Esportes mais populares do mundo

Os esportes mais populares do mundo são praticados nos mais diversos lugares. 

Entre eles, uma característica é marcante: todas as modalidades melhoram a saúde, a interação sociocultural, profissional ou proporcionam ótimos momentos de lazer.

Mas por que alguns esportes são mais populares do que outros? Os motivos são muitos, mas entre os principais: tradições culturais, condições climáticas e até mesmo gosto pessoal. Em algum momento da vida as pessoas já realizaram esportes na escola, no trabalho, na academia, e assim escolhem os seus preferidos.

Confira as principais modalidades dos esportes mais populares do mundo. São modalidades variadas, praticadas no mar, no gelo, na terra ou no ar:

A origem do esporte

Os jogos gregos são considerados como as primeiras manifestações esportivas. Os Jogos Olímpicos da antiguidade eram sediados em Olímpia, Élida, em um bosque sagrado cujo nome era ‘Altis’, em honra a Zeus Horquios. 

Algumas literaturas apontam que o profissionalismo do esporte começou ainda em 580 a.C., quando ocorreu a instituição de prêmios em dinheiro aos campeões. O esporte ganhou mais reconhecimento, no entanto, apenas entre 75 d.C a 83 d.C, nas cidades de Roma e Grécia, onde ocorriam novas disputas.

Essas competições eram divulgadas pelos arautos (pessoas encarregadas das proclamações solenes). Nesta época, as principais provas eram: luta, pentatlo, corrida de cavalos montados, corrida com armas, corrida de bigas, pugilato, dentre outras. Algumas modalidades eram adaptações de formas de sobrevivência do homem, como caça e corrida.

Entre 1336 e 1492 surgiram as primeiras notícias sobre o alpinismo. Já o sumô começou a ser praticado por volta de 754 a.D., nos templos Shinto. Há indícios de que o esqui começou na Finlândia e na Suécia em 1771. A natação tornou-se modalidade no Japão em 1603.

A história de origem do futebol é antiga e cheia de polêmicas.

A primeira delas data de 2600 a.C., na China, com o surgimento do kemari, inventado por Yang-Tsé. O kemari utilizava bola preenchida com cabelos para que ficasse cheia. 

Outra história vem de 1488, na Grécia, com um esporte chamado "cálcio florentino", considerado por muitos como o “pai do futebol”. Há informações de que em 1660 formalizou-se o início dos regulamentos do esporte, descrevendo o número de participantes e o tamanho do campo. Acredita-se que o primeiro jogo de futebol nesse formato foi disputado entre franceses e ingleses.

Em 1868 teria surgido o árbitro, e em 1891 as redes. Tempos depois, em 1907, criou-se as leis de impedimentos, modificada em 1926. O futebol como é conhecido atualmente chegou na França em 1872, na Suíça em 1879, e nos demais países da Europa Central. Surgiu apena em 1904 a Federação de Futebol Association (FIFA).

No Brasil, historiadores contam que o futebol surgiu através dos marinheiros de navios ingleses, holandeses e franceses, na segunda metade do século XIX. Outros estudiosos relatam que foi em Jundiaí, no ano de 1882, que a modalidade começou a ser jogada no país.

10 esportes mais populares do mundo

  • Na lista, em primeiro lugar, está o futebol. O esporte mais popular do mundo, em especial no Brasil. Ele é o preferido de crianças e adultos, apelidado de ‘febre nacional’. Na infância, as crianças começam a prática apenas pela brincadeira. É o esporte oficial da maior parte dos países da América Central, Europa, África, Ásia, América do Sul, e tem em torno de 3 bilhões de praticantes. Conta com mais de 3,5 bilhões de fãs, ou torcedores, no mundo todo.
  • Em segundo lugar fica o cricket ou críquete, modalidade inglesa e muito ligada à elite. O cricket é muito exercitado em países que foram colônias inglesas na Ásia, África do Sul, Austrália e Oriente Médio. Tem em torno de 3 bilhões de fãs.

 

  • Em terceiro lugar vem o hóquei de campo ou hóquei de grama. Esse esporte apresenta em torno de 3 milhões de praticantes no mundo. Ele é presente em mais de 100 países e apresenta mais de 2 bilhões de fãs. Sua popularidade vem das colônias britânicas, principalmente Índia e Paquistão. 

 

  • Em quarto lugar está o tênis – um dos esportes mais populares do mundo. É o esporte individual mais conhecido, embora também possa ser jogado em pares. O tênis é um dos exercícios que mais demandam exigem esforço físico.  As partidas podem durar horas. Cerca de 1 bilhão de fãs acompanham o esporte pelo mundo. A disputa ocorre em quadras preferencialmente abertas.

 

  • Em quinto lugar vem o vôlei. Muito conhecido em diversos países, Brasil e Cuba são potências na modalidade, tanto nas categorias masculinas como femininas. Possui mais de 900 milhões de fãs pelo mundo.

 

  • O rugby está em sexto lugar entre os esportes mais populares do mundo. É considerado o desporto com maior violência de todos. O exercício não conta com as proteções de uniformes usados no futebol americano. O rugby é muito conhecido nos países do hemisfério sul e Europa.  

 

  • Em sétimo lugar está o beisebol, também um dos esportes mais populares do mundo. É bastante praticado nos Estados Unidos, Canadá, México, Coréia do Sul, Japão, e Cuba. Estima-se que possa 500 milhões de fãs pelo mundo inteiro.

 

  • O golfe está em oitavo na lista de esportes mais populares do mundo. É considerado um dos desportos mais caros,  uma vez que seus campos são instalados em clubes super luxuosos. Tem cerca de 400 milhões de fãs.

 

  • Em nono lugar vem o basquete. Bastante exercitado pelos jovens, é nos Estados Unidos onde há a maior base de praticantes.  Tem cerca de 500 milhões de fãs nos Estados Unidos, Japão, Cuba e República Dominicana.

 

  • Em décimo lugar está o futebol americano entre os esportes mais populares do mundo. É considerado um dos esportes de contato mais intenso, típico dos Estados Unidos. Contudo, a modalidade conquistou o mundo inteiro, e conta atualmente com mais de 410 milhões de fãs.
Voltar