Os elementos da comunicação estão associados ao processo de comunicação em que há troca de mensagens entre o emissor e o receptor.
A comunicação é uma das características que diferencia o homem dos outros seres vivos. É através da comunicação que é possível estabelecer a interação social humana por meio de códigos previamente estabelecidos.
O termo “comunicação” é derivado do latim “communicare”, que quer dizer “partilhar, participar de algo, tornar comum”
.
Os elementos da comunicação não são percebidos no processo comunicativo, mas eles estão lá presentes. São fatores que apresentam determinada funções no processo de comunicação, que vai desde a saída da mensagem do emissor até a chegada no receptor.
Importante: para que seja considerado um processo comunicativo é necessário que haja resposta. Ou seja, a mensagem enviada pelo emissor deve provocar uma resposta por parte do receptor, que então passará a ser o emissor.
Quais os elementos da comunicação?
Os elementos da comunicação são constituídos por:
- Emissor
- Receptor
- Código
- Mensagem
- Canal
- Referente
Emissor
O emissor, locutor ou falante é o elemento da comunicação que emite a mensagem. Ou seja, é aquele que se manifesta através dos signos escolhidos por ele mesmo para enviar a mensagem ao receptor.
O emissor pode ser considerado o primeiro elemento que dá início ao processo de comunicação.
Desta forma, é importante que ele saiba que divide os mesmos códigos com o receptor para que essa mensagem seja decodificada ou entendida
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Receptor
O receptor, também chamando de interlocutor, ouvinte ou destinatário, é aquele que recebe a mensagem enviada pelo emissor.
É o receptor que faz o processo de decodificar a mensagem recebida para que seja elaborada uma resposta. E, para isso, ele tem que conhecer o código usado pelo locutor
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Código
O código é o conjunto de sinais previamente definidos e que são utilizados na comunicação para que a mensagem seja transmitida.
O processo de decodificação é exatamente a interpretação do código feita pelo interlocutor. Por isso que esse código deve se previamente constituídos entre o emissor e o receptor, pois se não tiverem o conhecimento dos signos, a comunicação não é estabelecida.
O código usado no processo comunicacional pode vir de diversas maneiras, seja por sinais, formas escritas, gestos, sons, código morse, entre outros. Isto é, envolve a linguagem verbal e não verbal.
Por exemplos: os sinais de trânsito, as cores e as línguas que circulam no mundo.
Entenda melhor: em uma conversa em que está um falante da língua inglesa e um falante da língua portuguesa (brasileiro), se um ou o outro não tiver em comum alguns desses códigos, não é possível a comunicação.
Logo, para que esse processo comunicacional seja efetuado é necessário que o brasileiro conheça o inglês ou o estrangeiro conheça o português. Às vezes até mpimicas podem ajudar, mas para isso também é necessário que eles também conheçam esses gestos.
Mensagem
A mensagem se refere ao assunto que é tratado no processo de comunicação entre o emissor e receptor. Ela é o objeto da comunicação para posteriormente o interlocutor fazer o retorno dessa mensagem.
Há várias formas de abordar esse conteúdo: em uma conversa do cotidiano, no envio de uma receita, em um vídeoaula, entre outros
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Canal
O canal é um meio, seja ele físico ou virtual, em que a mensagem é transportada. É através do canal que a mensagem vai circular até chegar no receptor.
Em outras palavras, pode-se dizer que o canal assegura o contato entre o locutor e o interlocutor. Isto pode ser por ondas sonoras, no caso da voz, pela escrita com letras, etc.
Referente
O referente é o contexto ao qual a mensagem se refere. É o assunto que é tratado na informação que constitui a mensagem.
O referente também pode ser constituído em circunstância de espaço e tempo relacionado ao emissor, assim como aos aspectos do mundo textual da mensagem em si.
Atenção: importante ressaltar que não existe uma ordem nesses elementos. Essa ordem é apenas uma forma didática de apresentar o assunto, visando o melhor entendimento sobre o tema.
Elementos da comunicação: o ruído
O ruído não é um dos elementos da comunicação, mas é válido citar a sua participação nesse processo.
Ele é qualquer interferência que atrapalhe o processo comunicacional
. Até mesmo a ausência de som é chamada de ruído por se tratar de uma interferência na comunicação entre emissor e receptor.
Exemplo: duas pessoas (emissor e receptor) conversando pelo celular. Em algum momento a ligação é cortada e o receptor não entende a mensagem dita pelo emissor. Ou seja, a mensagem enviada pelo falante não foi codificada pelo ouvinte.
Desta forma, a comunicação entre eles sofreu a interferência de um ruído quando a ligação foi cortada.
No exemplo citado, o ruído ocorreu no canal da mensagem, o celular. Contudo, o ruído pode ocorrer em todos os elementos da comunicação
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Elementos da comunicação: quanto a linguagem
A comunicação pode ser estabelecida tanto de forma verbal quanto de forma não verbal, assim como a linguagem usada.
Enquanto a comunicação verbal assim como a linguagem verbal é dado pelo uso da palavra, seja pela linguagem oral ou escrita.
Já a comunicação não verbal e linguagem não verbal, a palavra não é utilizada. A comunicação pode ser gestual, corporal, por meio de sinais, etc. A linguagem pode ser também por gestos, desenhos, fotografias, imagens, entre outros.
Desta forma, todos esses aspectos estão envolvidos nos elementos da comunicação, pois eles que constituem todo o processo comunicativo
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Os elementos da comunicação e suas funções
No início dos anos 60, o linguista Roman Jakobson determinou que todos os elementos da comunicação têm uma função da linguagem.
As funções da linguagem determinam a finalidade dos atos comunicativos, sendo que para cada elemento da comunicação há uma função linguista.
Desta forma, foram criadas seis funções da linguagem:
- Função emotiva ou expressiva: essa função é focada no emissor, pois está relacionado ao objetivo de transmitir emoções, sentimentos e opiniões do emissor. Geralmente, se encontra presente em diário, memórias, autobiografia, poema e entrevista.
- Função conativa ou apelativa: essa função é centrada no receptor, pois está relacionado ao objetivo de influenciar o receptor. Em geral, se encontra presente em propagandas, publicidades, horóscopos, discursos políticos e sermões religiosos.
- Função poética: relacionada à mensagem, pois está direcionada à sua estrutura. Normalmente está presente em poemas, publicidades, obra literárias e letras de músicas.
- Função referencial ou denotativa: centrada no assunto, pois o intuito é informar sem rodeios e brincadeiras. Frequentemente está presente em notícias jornalísticas, antigos científicos, livros didáticos e documentos oficiais.
- Função metalinguística: voltada ao código, pois no processo comunicação o código é valorizado. Exemplo da metalinguagem, em que o código faz uso dele mesmo para explicar o código. Costuma estar presente em dicionários, sinais de trânsitos e livros de gramática.
- Função fática: centrada no canal, pois não importa saber quem é o emissor ou o receptor, mas sim que a comunicação aconteça. É comum perceber em conversas convencionais, como telefone e WhatsApp, cumprimentos e saudações em gerais.