Resumo de Espanhol - Dias da Semana em Espanhol

Conheça a grafia de cada um deles

Aprender os dias da semana em espanhol é um dos primeiros passos para quem está começando seus estudos no idioma. Como são expressões utilizadas no dia a dia, podem ser memorizadas com certa facilidade e ajudam a transmitir diversas informações, a exemplo de acontecimentos no passado, presente ou futuro. Assim como acontece em outras línguas, essas palavras fazem referência a sete dias distintos. Confira na tabela a seguir como escrevê-las:


Dias em espanhol

Abreviação

Dias em português

Lunes

Lun

Segunda-feira

Martes

Mar

Terça-feira

Miércoles

Mie

Quarta-feira

Jueves

Jue

Quinta-feira

Viernes

Vie

Sexta-feira

Sábado

Sáb

Sábado

Domingo

Dom

Domingo

Dias da semana em espanhol: regras gramaticais 


Diferente da língua portuguesa, em que os dias são majoritariamente femininos – exceto sábado e domingo –, os dias da semana em espanhol são sempre masculinos. E, por isso, são precedidos nas frases pelo artigo “el”.

Exemplos:

El sábado por la mañana estaré en su casa. (Sábado pela manhã estarei na sua casa.)
¿Qué día volvemos de las vacaciones? El martes. (Que dia voltamos das férias? Terça-feira.)
El jueves voy a cenar con mi madre. (Na quinta-feira vou jantar com minha mãe.)
Já para as formas no plural, a regra pede que o artigo colocado antes do dia da semana também seja modificado (“el/los”). Em relação às palavras sábado e domingo, além da mudança no artigo que os acompanham, acrescenta-se um “s” no final. 
  • El lunes/ los lunes
  • El martes/ los martes
  • El miércoles/ los miércoles
  • El jueves/ los jueves
  • El viernes/ los viernes
  • El sábado /los sábados
  • El domingo/ los domingos

Exemplos:

Todos los miércoles, por la noche, estudio español. (Todas as quartas-feiras, pela noite, eu estudo espanhol.)
Yo trabajo todos los sábados. (Eu trabalho todos os sábados.)
Nosotros comimos juntos todos los viernes. (Nós comemos juntos todas as sextas-feiras.)
Outra regra refere-se ao uso das letras maiúsculas e minúsculas. Durante a escrita, os dias da semana em espanhol devem ser colocados em letras minúsculas. A exceção apenas acontece em início de frases ou a quando a palavra menciona algum nome próprio (pessoas, lugares, datas comemorativas, etc.). 

Qual a origem dos dias em espanhol?

Acredita-se que os nomes dos dias da semana em espanhol surgiram a partir de observações feitas por civilizações antigas, principalmente os povos da Babilônia e Mesopotâmia. Eles chegaram a constatação que sete astros se moviam durante o ano e, para cada um deles, foi dada a condução sobre um dia da semana. 
Domingo: nome com inspiração no Sol e porque, na Idade Média, o clero rebatizou o que antes era chamado de “dia do Sol” para “dia do Senhor” ( em latim). 
Lunes: como o nome já sugere, a segunda-feira em espanhol remete ao único satélite natural da Terra, a lua. Também tem origem do termo em latim (“dia da lua”).
Martes: do latim, a terça-feira em espanhol é em homenagem ao planeta Marte e ao deus romano da guerra e guardião da agricultura. 
Miércoles: do latim , o dia de quarta-feira é inspirado no planeta Mercúrio e ao deus protetor do comércio e dos viajantes. 
Jueves: do latim , faz referência ao planeta Júpiter e ao deus dos céus, trovões e relâmpagos. 
Viernes: nome atrelado ao planeta Vênus e a deusa do amor e beleza. A palavra também vem do latim . 
Sábado: palavra derivada do latim , que significa “descaso”. Também é atribuída a Saturno e ao deus romano do tempo. 

Curiosidades


  • Além do espanhol, outros idiomas batizaram os nomes dos dias da semana de acordo com os astros do Sistema Solar. O planeta Mercúrio, por exemplo, tem relação com as palavras Wednesday, Mercredi e Mercoledì – quarta-feira em inglês, francês e italiano. 
  • Na cultura espanhola, o dia considerado como de azar é a terça-feira 13 (martes trece). Isso acontece porque martes é o dia da semana voltado para o deus da guerra e faz alusão a Marte, planeta também chamado vermelho. Essa é a cor que costuma ser associada ao sangue. 
  • Assim como os dias da semana em espanhol, os meses do ano são baseados em nomes de deuses romanos. Além desses, procedem de números e homenagens a imperadores. 
Voltar

Questões