Resumo de Antropologia - Cultura Indiana

Mais de cinco milénios de história de um povo


A cultura indiana é marcada por muita riqueza e diversidade que se expressam nos costumes, tradições e culinária, por exemplo. A religiosidade é um aspecto central para entender alguns dos elementos culturais observáveis no país. Na Índia, 80% da população é de praticantes do Hinduísmo, enquanto os demais se dividem entre o Islamismo (15%), Cristianismo (3%), Budismo, Skhismo e Jainismo.
Nesse artigo, veremos mais detalhadamente de que modo a religiosidade está inserida nos elementos da cultura indiana e outros aspectos culturais que chamam atenção quando se trata do sétimo maior país do mundo. Dito isto, é importante ressaltar que a história da Índia inicia no ano 3300 a.C. Junto com a dimensão geográfica, esse fator contribui para que se possa afirmar a existência de grande diversidade cultural no país.

Alguns aspectos históricos da cultura indiana

A cultura indiana sofreu influência de vários povos, como as tribos árias e os povos nômades, que invadiram o país por volta de 1500 a.C. A Índia também desenvolveu trocas comerciais e culturais com os portugueses, que durante o período das grandes navegações buscavam especiarias no país. Inclusive a descoberta da América por Cristóvão Colombo está diretamente ligada às relações entre Portugal e Índia, já que o navegador se dirigia ao país asiático quando, acidentalmente, descobriu o continente americano.
Outro aspecto importante para pensar a cultura indiana é a Companhia Inglesa das Índias Orientais, que em 1858 passa a governar mais da metade do país, através da figura do vice-rei. Com isso, enquanto o resto do país possuía governos hindus ou muçulmanos, na “Índia Britânica” havia forte influência da cultura inglesa, o que contribui para aumentar ainda mais a pluralidade existente no país. Para se ter uma ideia, tamanha é a diversidade da cultura indiana que a constituição do país reconhece a existência de 22 línguas oficiais, que são adotadas por cada estado.
Atualmente, muitos aspectos da cultura indiana têm sido popularizados através das produções cinematográficas de Bollywood, que é a maior produtora de cinema do mundo. Estima-se que a indústria indiana produza 1500 filmes por ano. Muitos deles são exportados para países vizinhos e também possuem público consumidor nos Estados Unidos, Reino Unido, França e Alemanha. No Brasil, a novela da rede Globo, Caminho das Índias, lançou luz sobre elementos marcantes da cultura do país asiático, dentre eles, as maquiagens e joias femininas e uso do sari.



As influências da religião


Ainda que possuam outras religiões, como vimos, o Hinduísmo é a crença predominante na Índia. Dentro da cosmologia hindu, o mundo foi criado a partir da ação do deus Brahma, inclusive, acredita-se que ele mesmo teria escrito os livros sagrados da religião, os Vedas. Essa religião é politeísta e acredita na existência de milhares de deuses. Contudo, a maioria deles é encarada como reencarnações dos principais deuses da religião, que são Brahma, Shiva - o deus da destruição - e Vishnu - o deus da conservação. Juntos eles formam a tríade hindu, que representa um movimento cíclico de criação, conservação e destruição.
Ainda segundo o sistema de crenças do hinduísmo, os habitantes da Terra também teriam sido criados pelo deus Brahma a partir das partes do seu corpo. Brâmane teria nascido da boca; Chátria do braço direito; a esposa de Chátria teria nascido a partir do braço esquerdo; das coxas de Braham surgiu Vaissias; e dos pés, Sudras. Essa crença deu origem ao sistema de castas, cujas quatro principais têm o nome daqueles que teriam sido os primeiros habitantes da Terra.
O sistema de casta foi oficialmente existindo da Índia, mas ele implicou uma série de opressões contra aqueles que eram considerados sem castas, os dalits. Eles não podiam estudar e as únicas funções que lhes eram permitidas eram matar animais e limpar os banheiros. Atualmente, a discriminação por castas é ilegal e existe reserva de vagas na educação e no mercado de trabalho para os dalits.
Outro aspecto da cultura indiana influenciado pela religião é a culinária. Isso acontece porque o hinduísmo considera o uso de carnes na alimentação uma prática impura. Inclusive, a vaca é um animal sagrado na Índia. Desse modo, muitos praticantes do hinduísmo são vegetarianos. A comida indiana é marcada pela presença forte de condimentos e muita variedade de temperos e especiarias.
Já na arquitetura, vemos a importância da religiosidade através dos templos, que possuem muitas cores e, em alguns deles, há a presença de estátuas de deuses hindus. Porém traços da cultura muçulmana também se destacam na arquitetura indiana. O maior exemplo disso é o Taj Mahal, que apresenta elementos de ambos os povos. 
Voltar

Questões