Uma crítica a produção cultural industrial
Como a cultura de massa influência o consumo
O século XX foi marcado não só pela popularização dos meios de comunicação de massa, mas também pelo consumo de produtos em larga escala. Pensando em como agradar o espectador médio e também quais alternativas podiam ser utilizadas para influenciá-lo, várias pesquisas foram desenvolvidas na área da comunicação, psicologia, administração e sociologia.
Elas serviram para entender como era a relação entre as mídias e o público, como o espectador recebia a mensagem, como atrair e manter a atenção das pessoas, a fim de dominá-las. Essas pesquisas também demonstravam que as pessoas ficavam mais propícias a comprar produtos que de alguma forma apareciam em seus programas favoritos, nas novelas.
Assim, em meio a programação do rádio, TV, shows, os patrocinadores que financiavam a produção, inseriam seus produtos e em troca, o espectador se sentia tentado a comprar o que foi anunciado. As pesquisas desenvolvidas sobre a Indústria Cultural foram feitas há um tempo bem significativo, mas essa uma teoria válida até os dias de hoje. É muito comum ver que as pessoas se sentem influenciadas e acabam comprando objetos só porque eles aparecerem em uma novela ou filme.
De repente, se a atriz ou personagem da sua série favorita aparece usando uma linha de maquiagem, esse produto pode se tornar seu objeto de desejo. Os comerciais também são utilizados com o mesmo objetivo. Um carro, um alimento, bolsa, um tipo de vinho ou qualquer peça que aparece durante o intervalo do jogo ou de um programa é usado para atrair o consumidor.
Às vezes os anúncios podem surgir de forma bem sútil e às vezes de modo bastante sedutor. Durante um período, os filmes de produção Hollywoodiana glamourizavam o uso do cigarro. Atrizes e atores apareciam fumando nos filmes de forma bem elegante. A influência foi tão grande que esse hábito se tornou bastante comum nos Estados Unidos sendo, inclusive, um símbolo de sofisticação.
Com os refrigerantes e as cervejas aconteceu a mesma coisa. Presentes principalmente nos comerciais, as marcas investem em anúncios bem feitos que vendem não só o produto, mas a ideia. Geralmente, os comerciais de refrigerante estão associados à mensagens de amizade, refresco e alegria. Já os anúncios de cerveja focam na paixão e sedução,por exemplo. E esses mecanismos são bem articulados pensando apenas em vender!
A crítica de Adorno e Horkheimer sobre a cultura de massa é justamente essa. A indústria de bens e a indústria cultural se juntaram para vender um padrão de vida. O capitalismo encontrou na cultura de massa um meio de espalhar seus ideais. Esse é um tipo de cultura que fomenta a lógica do consumo exagerado e que mantém o espectador inerte ao domínio consumista e também ao modelo socioeconômico vigente.