Resumo de Educação Artística - Cores Análogas

São constituídas pela mesma cor básica

As cores análogas estão dispostas bem próximas umas das outras dentro do círculo cromático, devido ao alto grau de proximidade. Elas também são chamadas de análogas porque apresentam mesma cor básica em meio à composição, a exemplo do amarelo-ourolaranja-avermelhado que têm a cor laranja presente em cada uma. 

O que são cores análogas?


Praticamente idênticas, as análogas podem ser formadas por cores primárias, secundárias e terciáriasAcompanhe abaixo alguns exemplos que possuem tons iguais em suas composições:

1- Amarelo (primária), amarelo-esverdeado (terciária) e amarelo-alaranjado (terciária).

2- Violeta (secundária), vermelho-arroxeado (terciária) e azul-arroxeado (terciária).

3- Vermelho (primária), vermelho-arroxeado e vermelho-alaranjado (terciária).

4- Azul (primária), azul-esverdeado (terciária) e azul-arroxeado (terciária).

5- Verde (secundaria), azul-esverdeado (terciária) e amarelo-esverdeada (terciária).

6- Laranja (secundária), amarelo-alaranjado (terciária) e vermelho-alaranjado (terciária).

Os tons de cores considerados análogos possuem pigmentos em comum, e isso traz uma sensação agradável para quem está observando de longe. Essa harmonia é interessante para o mundo da moda e artístico. O pintor holandês Van Gogh, por exemplo, desenvolveu vários quadros com utilização dessas cores. 

Cores análogas X cores complementares

Enquanto as análogas estão colocadas uma ao lado da outra no círculo cromático, as cores complementares estão dispostas de frente. Ou seja, são opostas e isso garante o contraste entre uma cor e outra.

De acordo com o círculo, os tons considerados complementares são o amarelo com violeta, amarelo alaranjado com azul arroxeado, amarelo esverdeado, laranja com azul, vermelho com azul esverdeado e vermelho com verde vermelho arroxeado.

A partir da utilização dessas cores pode-se chegar a várias gradações de cinza, resultados de efeitos criados com o contraste produzido.


Cores primárias, secundárias e terciárias


As cores possuem três divisões, que dependem do modo como se relacionam entre si. Acompanhe a definição de cada uma delas:

• Cores Primárias: são as consideradas puras, ou seja, não dependem da combinação de outras para serem formadas, mas ajudam na criação de alguns tons.

Exemplos: amarelo, vermelho e azul.

• Cores Secundárias: para que sejam formadas é necessário que aconteça a junção de duas cores primárias.

Exemplos: amarelo + vermelho = laranja
                    vermelho + azul = violeta
                    azul + amarelo = verde

Cores Terciárias: o desencadeamento de uma cor chamada terciária precisa da união de uma cor primária com outra secundária.

Exemplos: azul arroxeado, vermelho alaranjado e amarelo esverdeado.


 

Combinações feitas no círculo cromático


As cores análogas são dispostas no círculo cromático uma ao lado da outra, mas além delas existem as seguintes formações:
Tríade: são as combinações de cores equidistantes, isto é, as que possuem distanciamento igual. Fazer uso dessa prática traz efeitos mais vibrantes, sem tirar a harmonia que existe entre os tons.

Combinação em fenda ou meio complementar: existem três cores pertencentes a essa combinação. Depois que a primeira é selecionada, as outras duas são exatamente as que ocupam os lados dela.

Combinação de quadrado ou 90°: utiliza-se quatro tipos de cores diferentes, sendo que as escolhas são feitas a partir de uma combinação de 90°.

Cores análogas na moda


Na moda, para fazer a combinação de cores análogas nas roupas é necessário entender a importância de não misturar cores quentes com cores frias em mesmo momento. As cores que possuem tons neutros não precisam ser colocadas nas roupas, mas podem ser encaixadas em acessórios para oferecer certa sincronia.

Confira as cores análogas que combinam e podem formar uma boa opção de look:

Rosa com Vermelho: mesmo que as duas cores sejam intensas, quando utilizadas juntas passam sensação de harmonia.
Verde com Azul: ainda que as cores não tenham a mesma intensidade, a composição escolhida se torna agradável.
Azul, Roxo e Rosa: quando existe esse tipo de combinação, a cor que sobressai é o roxo, visto que é o mais intenso.

Voltar