Resumo de Português - Citação de Site

Aprenda a fazer da forma correta

Assim como é feito com os livros e artigos científicos, a citação de site é uma maneira de descrever uma informação que foi consultada em alguma página da internet e usada como fonte de pesquisa para construção teórica de uma atividade escolar, TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) ou tese. 
Devido à imensa quantidade de informação, ferramentas como a internet tornaram-se grandes aliadas na busca por conteúdos de qualidade. No entanto, apesar da infinidade de assuntos que podem ser encontrados e a própria facilidade no acesso, os estudantes precisam ficar atentos aos perigos, a começar pela seleção e organização daquilo que realmente é útil e tem credibilidade. Além disso, da mesma forma que os livros e artigos são protegidos pelos chamados direitos autorais, muitas das informações contidas nos sites também são. 
Se você tem encontrado materiais importantes para o seu trabalho acadêmico e quer utilizá-los, lembre-se que a citação de site é permitida desde que seja feita corretamente. Caso contrário, o seu TCC, artigo ou projeto pode ser taxado como plágio, zerando a nota de avaliação.
 

Como fazer citação de site?

Os trabalhos acadêmicos e artigos científicos, que são produzidos com base em informações retiradas da internet, também precisam ser adequados às normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). De acordo com a regulação nacional, existem três tipos de citação de site: direta, indireta e citação de citação. A seguir, conheça cada uma delas:
Citação direta
A ABNT indica que a citação direta é uma “menção a informação extraída de outra fonte”. Isso quer dizer que – mediante as devidas referências – o trabalho pode apresentar partes do texto e/ou matéria de algum autor, ou seja, é permita a transcrição exata da fala de uma outra pessoa. Contudo, a escolha do trecho precisa estar em sintonia com o que está sendo discutido, pois o objetivo é embasamento do ponto de vista do estudante. 
Há dois métodos de citação direção direta. Se for curta, quer dizer, possuir menos de três linhas, pode aparecer em um parágrafo normal mas entre aspas. Caso seja longa, isto é, tiver acima de três linhas, deve ser criado um parágrafo à parte, com letras menores (fonte tamanho 10 ou 11) e um recuo de 4 cm em relação à margem esquerda. 
Exemplo:
Na culinária afro-brasileira, destaca-se uma marcante miscigenação com elementos da cultura indígena e portuguesa. A tradicional feijoada brasileira, por exemplo, deriva de um prato português. Contudo, aqui ela ganha contornos próprios definidos pelas condições sociais, históricas e econômicas brasileira. Os povos escravizados adaptaram o prato, pois só recebiam dos senhores de escravos as carnes de porco que eram rejeitadas. (GUIA ENEM, 2020) 
Fique atento! Mesmo sem uma definição quanto ao tamanho deste tipo de citação, recomenda-se que seja relativamente pequeno. Trabalhos com trechos muito grandes não são bem vistos pelos avaliadores. 
Citação indireta
Caracteriza-se pela interpretação e uma nova abordagem do material que foi lido. Ou seja, o aluno escreve com suas próprias palavras o que entendeu sobre o texto. Como é a reprodução de uma visão pessoal, deve constar apenas a indicação do sobrenome do autor consultado, seguido da data de publicação da obra. A indicação das páginas é opcional. 
Existe também dois tipos de citação indireta: no começo ou final da frase. Vejamos nos exemplos: 
Para Grando (2005), em seu estudo para o Observatório da Imprensa, a publicação de notícias sobre a morte voluntária seria de utilidade pública se agisse informando o conhecimento das causas. 
Antes de entrar em campo para iniciar a realização da pesquisa que resultaria nesta obra, a questão em aberto para mobilizar o trabalho era a tentativa de entender como os jovens homossexuais negros ressignificam suas experiências escolares atravessados pelos marcadores de raça e orientação sexual. (JESUS, 2020)
Citação de citação 
Apud ou citação de citação é utilizado quando o autor deseja referenciar um outro autor no seu trabalho científico sem ter lido propriamente a sua obra, mas sim a reprodução da mesma em outro texto consultado. No caso da citação de site, é uma das modalidades menos utilizadas, pois o conteúdo geralmente pode ser retirado direto da página, havendo a necessidade apenas se a obra não estiver mais disponível na internet. 

)

Citação de site x referência de site 

Como vimos, a citação de site é uma método de transcrição dos conteúdos veiculados pela internet. Já a referência é uma espécie de lista com as fontes de todas as informações usadas no trabalho acadêmico. Segundo a NBR 6023:2002 – principal norma relacionada às referências bibliografias – todos os materiais vindos de sites devem ter as fontes mencionadas. Essa padronização também serve para indicar os itens obrigatórios e opcionais que precisam ser incluídos tanto nos materiais físicos, a exemplo dos livros, como artigos e/ou matérias de jornal, sites ou homepages. 
Para cada citação de site, na sua referência deve constar os seguintes dados:
  • Nome do autor ou organização;
  • Título da página, matéria, reportagem ou artigo;
  • Dia, mês e ano de publicação (se houver);
  • Endereço eletrônico (entre os sinais <>), depois de “Disponível em:”;
  • Data de acesso ao site, depois de “Acesso em:”.
A depender da página escolhida, há três maneiras de referenciá-la seguindo as normas da ABNT. São elas:
Matérias de jornais

Com autor: SOBRENOME, Nome. Título da matéria. Nome do jornal, cidade de publicação, dia, mês e ano. Seção (se houver). Disponível em: <URL> . Acesso em: dia, mês e ano.

Sem autor: TÍTULO da matéria. Nome do jornal, cidade de publicação, dia, mês e ano. Seção (se houver). Disponível em: <URL> Acesso em: dia, mês e ano.

Exemplo: 

AZEVEDO, Flávia. O estupro é estruturante na sexualidade do povo brasileiro. Correio*, Salvador, 08 de nov. de 2020. Disponível em: <https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/o-estupro-e-estruturante-na-sexualidade-do-povo-brasileiro/>. Acesso em: 09 de nov. de 2020.

Artigos 

Com autor: SOBRENOME, Nome. Título do artigo. Nome do site, ano. Disponível em: <URL>. Acesso em: dia, mês e ano.
Sem autor: TÍTULO do artigo. Nome do site, ano. Disponível em: <URL>. Acesso em: dia, mês e ano.

Exemplo: 

SENA, Ailton. Principais características da cultura afro-brasileira. Guia Enem, 2020. Disponível em: <https://www.educamaisbrasil.com.br/enem/antropologia/principais-caracteristicas-da-cultura-afro-brasileira>. Acesso em: 09 de nov. de 2020.

Homepages (páginas iniciais) 


Modelo ABNT: AUTOR OU ORGANIZAÇÃO. Nome do site, ano. Ementa (descrição). Disponível em: <endereço completo>. Acesso em: dia, mês e ano.

Exemplo: 

EDUCA MAIS BRASIL. E+B Educação, c2020. Página inicial. Disponível em: <https://www.educamaisbrasil.com.br/educacao/>. Acesso em: 09 de nov. de 2020.

Atenção! As datas nas referências devem ser escritas na sequência: dia (dois números), mês (três letras, abreviado) e ano (quatro números). Apenas o mês de maio é colocado sem abreviação. Caso não encontre a data de publicação da citação de site, é permito o uso do ano de copyright depois de um “c”. Por exemplo, c2020. Se não houver nem esse dado ou data de local da publicação, utilize a sigla [S.I], que significa sem informação. 

Voltar

Questões