Resumo de Português - Circular

Circular é um documento que se enquadra como um tipo dos gêneros textuais. Considerando que um tipo textual é a forma como o texto é apresentado, ele pode ser narrativo, argumentativo, informativo, descritivo, dissertativo ou injuntivo.

Quando fala-se em circular, memorando, ensaio, reportagem, ata, bilhete e currículo, por exemplo, é o mesmo que referir-se às formas de linguagens apresentadas com características próprias de cada gênero. Assim, o texto adotado em um cartaz terá características distintas da redação de um currículo e de uma reportagem, bem como o texto de uma reportagem será diferente da linguagem de um memorando.

A circular integra o tipo textual informativo e seu objetivo é divulgar informações para um maior número de pessoas dentro de uma organização, que pode ser uma empresa pública ou privada ou um edifício empresarial, por exemplo.

É um documento usado como aviso para transmitir ordens, regras e demais assuntos que têm necessidade de alcançar a todos dentro do mesmo ambiente.

Características de uma circular

O texto informativo utiliza linguagem denotativa, ao contrário dos textos poéticos ou literários, que utilizam a linguagem conotativa (sentido figurado). Por ser um texto informativo, a circular é objetiva, com linguagem clara e direta e deve transmitir informação sobre algo sem espaço para duplas interpretações.

No documento do tipo circular, assim como nos demais textos informativos, não pode haver interferência de subjetividade. Portanto deve ser isento de sentimentos, sensações e apreciações do redator.

Uma circular deve ser fixada em um local visível para todos os destinatários. Assim, normalmente é colocado dentro de um elevador, no banheiro ou em um mural de avisos.

Como fazer uma circular

Quem faz o documento do tipo circular normalmente é o gerente, chefe ou outra pessoa que tenha autoridade em relação a quem vai receber o comunicado.

Documentos desse tipo seguem um modelo específico de redação técnica, exigindo habilidade e conhecimento prévio para atender à estrutura padrão. No caso de uma circular, o documento precisa ter timbre, título, número do circular, data, ementa, vocativo ou invocação com o pronome de tratamento adequado, corpo do texto, despedida e assinatura. Em caráter opcional, ao final da página pode-se colocar em letras menores as iniciais de quem redigiu o circular.

Em síntese, uma circular apresenta:

  • Timbre (logotipo ou brasão do órgão);
  • Título (assunto) e número (circular nº 02/2019);
  • Data;
  • Ementa (síntese de uma linha do assunto que será abordado no texto);
  • Vocativo ou invocação com o pronome de tratamento adequado;
  • Corpo do texto (objetivo e claro);
  • Despedida breve;
  • Assinatura com o cargo de quem assina.

Exemplo 1

Fundação Bem-Te-Vi
CNPJ: 00.000.000/0000-00
CIRCULAR Nº 02/2019. Em 21 de março de 2019.

Ementa: manutenção do elevador
Senhores colaboradores:
Comunicamos que na próxima semana, entre os dias 24 e 27 haverá interrupção no funcionamento do elevador de serviço. Por isso, pedimos a compreensão de todos e, na oportunidade, pedimos que usem os elevadores sociais. Contamos com a colaboração de todos.

Atenciosamente,
João de Oliveira.
Gerente administrativo

Exemplo 2

Fundação Gilberto Freire Gonzaga
CNPJ: 00.000.000/0000-00
CIRCULAR Nº 05/2019. Em 21 de março de 2019.

Ementa: nova forma de acesso à portaria
Senhores condôminos:
Comunicamos que a partir do dia 23 deste mês haverá mudança na portaria de acesso de condôminos do bloco B. As entradas serão mediante reconhecimento facial. Por esse motivo, pedimos que os condôminos dirijam-se à administração da torre B para realizar o cadastro respeitando a ordem de apresentação abaixo:
Nomes com iniciais de A a G: dia 21 de março de 2019, das 8h às 14h.
Nomes com iniciais de H a P: dia 21 de março de 2019, das 15h às 19h.
Nomes com iniciais de Q a Z: dia 22 de março de 2019, das 8h às 13h.
Contamos com a colaboração de todos.

Atenciosamente,
Gilberto Freire.
Diretor

Diferença de circular e ofício-circular

Um ofício é um documento formal expedido para tratar de assuntos oficiais. Uma espécie de ofício também pode ser circular (ofício-circular), mas uma circular não é ofício.

Exemplo de ofício-circular

A/C sr. José Emmanuel de Abreu
Auxiliar administrativo
Centro Profissional JJ 123
Assunto: empréstimo de material de escritório

Prezado sr. José de Abreu

Eu, Afonso Alonso, brasileiro, casado, [empresário], inscrito no CPF sob o nº 000.000.000-00, residente e domiciliado à Rua São Gonçalo, nº 7, edf. Ouro Azul, Salvador, Bahia, sirvo-me do presente para solicitar empréstimo de 35 canetas esferográficas de cor azul, 35 lápis ponta 2B, 35 pranchetas, 35 borrachas e 35 blocos de anotação.
Agradeço pela colaboração.

Afonso Alonso
Salvador, 21 de março de 2019

Diferença entre circular e memorando

A circular tem estrutura semelhante ao memorando, que é outro gênero textual. A diferença básica entre eles consiste no público direcionado. Enquanto o memorando é direcionado para funcionários de um setor, o documento circular pode ser escrito para vários setores ao mesmo tempo.

Dicas para escrever bem

Para escrever uma circular ou qualquer outro tipo de texto é importante saber usar corretamente as palavras, não somente em relação à ortografia, mas sobretudo com coesão, coerência e evitando repetição de palavras. Algumas dicas simples são valiosas para tornar um texto compreensível. Abaixo, confira algumas sugestões:

  • Usar sinônimos

Um texto que tem uma palavra aparecendo repetidas vezes pode parecer “pobre” na visão do leitor. Além disso, pode deixar a redação cansativa. Assim, para evitar que o texto fique com palavras repetidas, a dica é usar sinônimos, que darão o mesmo significado ao contexto, mas usando palavra diferente. 

  • Evitar palavras difíceis

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, palavras rebuscadas e de difícil compreensão não são muito bem-vindas em qualquer tipo de texto. O uso de termos assim torna a leitura difícil e, em alguns casos, quem usa uma palavra rebuscada não conhece bem o seu significado e usá-la de forma equivocada, alterando o sentido da compreensão. Uma dica é procurar na internet por sites que mostram sinônimos de palavras.

  • Ter o hábito da leitura

Embora pareça clichê, o hábito da leitura aprimora a comunicação. A leitura diária traz benefícios como enriquecimento de vocabulário; favorecimento das atividades cerebrais, melhorando a memória, aprendizado e criatividade, e contribui para uma construção de parágrafo mais ágil.

Voltar

Questões