Ciclo da água, conhecido cientificamente como o ciclo hidrológico, é o processo de transformação da água na natureza. Esse ciclo é permanente e não tem fim.
A água desempenha papel indispensável na vida de todos os seres humanos e é amplamente encontrada na crosta terrestre em seu estado líquido em mares, rios, lagos, oceanos, além de camadas abaixo da terra ou geleiras.
No entanto, os outros estados da água – gasoso ou sólido – também possuem papéis determinantes na vida na Terra.
Ciclo da água na natureza
O ciclo da água é um processo ininterrupto, sem começo ou fim. Para facilitar a compreensão, divide-se em 5 etapas:
- A energia do sol reflete na Terra e esquenta os rios transformando a água do estado líquido para o estado gasoso. Essa mudança de estado ocorre graças ao calor do sol que incide sobre a água. A esse processo dá-se no nome de evaporação.
- Quando esse vapor esfria, a água começa a se condensar e a ficar acumulada na atmosfera, formando grandes nuvens e nevoeiros. Neste momento, o ciclo da água já passou por mais uma etapa: a condensação. A condensação é um dos estados físicos da água em que acontece a transformação do estado gasoso para o líquido.
- Inevitavelmente toda essa água em forma de vapor irá voltar para atmosfera em forma de chuva. Essas gotículas ficam cada vez mais pesadas e retornam para o estado líquido por meio de precipitação. Em regiões muito frias, é possível que a água volte rapidamente para o estado sólido formando granizos.
- Quando a água da chuva cai na crosta terrestre, parte dela vai para os lençóis subterrâneos através de infiltração.
- As plantas, aproveitando da abundância de água nos lençóis freáticos, absorvem parte da umidade. Depois de utilizar a água para os seus processos químicos, a devolve para o ar por meio de transpiração.
Nem toda água que cai da chuva vai para os lençóis freáticos. A grande maioria fica acumulada em rios, lagos e oceanos e por meio da evaporação volta para o início do ciclo.
Transformações do estado da água
O ciclo da água é essencial para o funcionamento do meio ambiente.
É através dele que ocorrem inúmeros processos na Terra, como: variação climática, criação de condições para o desenvolvimento de plantas e animais e o funcionamento de rios, oceanos e lagos.
Por isso, é de extrema importância a preservação da água em todos os seus estados.
Confira mais informações sobre os processos de transformação durante o ciclo da água.
Evaporação
É uma importante etapa do ciclo da água. Como explicado acima, o processo de evaporação é iniciado quando o calor irradiado pelo sol aquece as águas da superfície terrestre (rios, lagos, mares e oceano). Neste momento, ocorre a mudança do estado da água: líquido para o gasoso.
Fatores que afetam a taxa de evaporação:
- A concentração da substância evaporante no ar;
- A concentração de outras substâncias no ar;
Temperatura;
Pressão;
- Superfície de contato;
- Vazão de ar;
- Forças intermoleculares;
A água evapora com maior intensidade quando a temperatura é alta. Por isso, a elevada taxa de evaporação dos oceanos está intimamente relacionada a influência das altas subtropicais.
Condensação
É a mudança do estado da água: gasoso para o líquido. Isso pode acontecer, na natureza, quando o vapor d’água se condensa formando nuvens e nevoeiros, ou então em sistemas fechados com o vapor comprimido.
Em ambas situações, o processo depende do equilíbrio entre a pressão e temperatura.
Precipitação
É o fenômeno relacionado à queda de água do céu. Chuva, granizo e neve
são exemplos.
A precipitação é uma parte fundamental do ciclo hidrológico, sendo responsável por devolver a maior parte da água doce para o planeta.
Infiltração
A água que chega ao solo tem diferentes destinos. Uma parte é reenviada à atmosfera por meio da evaporação, outra parte fica no interior do solo, nos lençóis freáticos.
O excesso de água das chuvas escoa sobre a superfície em direção às áreas de altitudes mais baixas, desaguando em lagos, riachos, rios, mares e oceanos. No entanto, boa parte desse volume antes é antes absorvido pela terra.
A infiltração é fundamental para regular o escoamento de fluxos repentinos de água, que nas cidades provocam inundações.
Transpiração
As plantas, depois de utilizar a água em seus processos vitais, devolve o elemento à atmosfera por meio do processo de transpiração.
A vegetação tem forte influência no ciclo da água, pois parte da água que cai (das chuvas, por exemplo) é sugada pelas raízes das plantas e retorna para a atmosfera através da transpiração ou evaporação.
Ficou com dúvida? Confira o vídeo sobre ciclo da água.