Resumo de Biologia - Células do Corpo Humano

Conheça quais são e suas principais características

As células do corpo humano são estruturas complexas que mantêm informações metabólicas e genéticas necessárias para o pleno funcionamento do organismo. Definidas como as menores unidades funcionais, atuam em conjunto, mas cada uma possui papel específico na produção de energia, nutrição e reprodução. 
Nos seres pluricelulares, a exemplo dos humanos, são do tipo eucariontes. Ou seja, apresentam núcleos bem definidos e cobertos por uma membrana chamada de carioteca. Quando ocorre a união de células com formas e funções semelhantes, os tecidos são originados. A diferenciação entre eles se dá justamente pelas características de cada grupo. 

Composição das células

As células que formam os humanos são divididas nas seguintes partes:
Núcleo celular: área que concentra o material genético (DNA), molécula também responsável pela síntese de proteínas. É nessa região que acontece o controle das atividades celulares e processamento dos variados tipos de RNA (ácido ribonucleico). 
Citoplasma: espaço entre a membrana plasmática e membrana nuclear que possui líquido viscoso denominado de citosol, fundamental para produção de carboidratos e proteínas. É o local propício para as reações bioquímicas, troca de substâncias e movimentação da célula. 
Membrana plasmática: estrutura fina e porosa que reveste a célula e a protege. Exerce o domínio sobre a entrada e saída de substâncias, e transporte de materiais importantes para o processo de metabolismo. 
Organelas celulares: pequenos órgãos que participam da nutrição, respiração e eliminação de substâncias sem utilidades para a célula. São classificadas em mitocôndrias, retículo endoplasmático, complexo de Golgi, lisossomos, peroxissomos, centríolos e vacúolos.


 

Tipos de células do corpo humano

Existem diversas categorias de células. Para cada órgão e tecido, por exemplo, há um grupo com formato e funções específicas. As de maior proporção são as epiteliais, pois recobrem todo o corpo. Entre os diferentes tipos de células do corpo humano, encontram-se:
Células ósseas 
O tecido ósseo (espécie de tecido conjuntivo) é o principal componente de revestimento do esqueleto. É composto por células identificadas como:
  • Osteoblastos – em formato cúbico ou cilíndrico, promovem intenso metabolismo e são responsáveis pela produção da área orgânica da matriz óssea. Formados por colágeno e glicoproteínas, são encontrados na membrana fina presente nos ossos e possibilitam a regeneração após fraturas. 
  • Osteócitos – estão nas cavidades da matriz óssea em virtude das etapas de formação e calcificação. Tem papel fundamental na manutenção dos elementos químicos da matriz. 
  • Osteoclastos – resultados da junção de várias células do sistema fagocitário, são móveis, grandes e com regiões que possuem mais de cinquenta núcleos. Como liberam ácido e enzimas que ajudam na captação de cálcio, fazem a reabsorção da matriz óssea. 
Células cerebrais 
No cérebro estão presentes milhões de células. Elas são separadas em:
  • Neurônios – capazes de enviar e receber sinais elétricos e químicos, são responsáveis pela transmissão de mensagens para músculos e tecidos. 
  • Glias – importantes células do sistema nervoso, têm a função de proteger, nutrir e fortalecer as informações passadas entre os neurônios. Os seus três tipos principais são oligodendrócitos, antrócitos e células ependimárias




Células sanguíneas
No conjunto de células do corpo humano, as contidas no sangue são consideradas extremamente importantes. Os três tipos principais são:
  • Glóbulos vermelhos (hemácias) – um dos seus componentes, a hemoglobina, efetua o transporte do oxigênio dos pulmões para os tecidos e retira o gás carbônico que posteriormente é excretado pelos pulmões. 
  • Glóbulos brancos (leucócitos) – assumem a defesa do organismo contra vírus, bactérias e demais agentes tidos como estranhos. Assim como todas as células sanguíneas, nascem na medula óssea
  • Plaquetas (trombócitos) – fragmentos que trabalham contra hemorragias. Como integra o sistema de coagulação, age na prevenção de sangramentos, hematomas e manchas (petéquias). 
Células epiteliais
Essas são as células do corpo humano que demandam um pouco menos de oxigênio para realização das suas atividades. Integram um dos quatro tecidos, o epitelial, e não possuem vasos sanguíneos. 
Revestem as camadas externas do corpo, a exemplo da pele, e as cavidades dos tubos digestivo, respiratório e urinário. Também compõem as glândulas que auxiliam na secreção de substâncias. 
Células musculares 
Essa parte do tecido muscular apresenta contração e alongamento, propriedades conhecidas como contratilidade. As células, denominadas de fibras, têm filamentos de proteína que permitem os movimentos do corpo. Cada grupo contribui com a formação de tecidos musculares distintos. São eles:
  • Tecido muscular liso;
  • Tecido muscular estriado cardíaco;
  • Tecido muscular estriado esquelético. 
Células reprodutoras ou sexuais
Gametas são células reprodutivas que se unem para formar um novo organismo, o zigoto. Para que isso aconteça, é necessária a junção do espermatozoide (célula masculina) e o óvulo (célula feminina). 
Os espermatozoides são produzidos nos testículos e são portadores dos cromossomos X e Y, que delimitam a concepção de indivíduos do sexo feminino e masculino, respectivamente. Já os óvulos são as maiores células do corpo humano. Eles começam a amadurecer quando a mulher entra na puberdade, iniciando a menstruação, e sofrem uma pausa na liberação durante a menopausa. 
Voltar

Questões