Resumo de História - Causas da Segunda Guerra Mundial

As Causas da Segunda Guerra Mundial formaram um conjunto de vários aspectos da crise econômica e das grandes apreensões políticas e sociais em muitos países do mundo.

Na ocasião surgiram alguns regimes totalitários, principalmente na Alemanha, na Itália e no Japão. Por causa da ideologia expansionista, esses países entre outros, buscaram o aparelhamento militar, provocando assim, uma inquietação internacional, manifestada por muitos conflitos e guerra.

A Segunda Guerra Mundial aconteceu entre o ano de 1939 e o ano de 1945. Trata-se de um conflito militar de nível mundial, que envolveu a maior parte dos países do mundo e principalmente, todas as grandes potências mundiais, que se organizaram em duas alianças militares opostas, o Eixo e os Aliados.

As Implícitas Causas da Segunda Guerra Mundial

O Nacionalismo

O nacionalismo estudantil está entre as principais causas da Segunda Guerra Mundial, sendo um dos motivos mais fortes e incentivador do grande conflito. Esse evento deu origem para os ataques da Alemanha, da Itália e do Japão.

Naquela época, foram implantados nesses países os regimes fascistas (ideologia política autoritária e ultranacionalista), baseados no sentimento nacionalista. Esse sentimento era explícito de forma bem eficiente pela sociedade alemã, sendo utilizado pelo político alemão e ditador Adolf Hitler (1889 – 1945) e pelo Partido Nazista.

Na Itália, boa parte da população almejava a restauração do Império Romano (período pós-republicano da antiga civilização romana). Já no Japão, prevalecia a séculos, um nacionalismo (tese ideológica que surgiu após a Revolução Francesa) baseado na honra e no dever que a população dedicava ao imperador.

Outras Razões Implícitas

  • Comunicações diplomáticas atrasadas e discrepantes;
  • Corrida armamentista;
  • Crise político-econômica mundial do período entre as guerras (do fim da Primeira Guerra Mundial – 11 de novembro de 1918 até o início da Segunda Guerra Mundial – 1º de setembro de 1939);
  • Disputa de territórios;
  • Disputas prévias não resolvidas;
  • Governos não unificados;
  • Imperialismo (ideias, medidas e mecanismo determinados por Estado-nação);
  • Militarismo (defende uma sociedade governada por militares);
  • Movimentos ultranacionalistas (irredentismo – aspiração de um povo a completar a própria unidade territorial nacional);
  • Planejamento militar rígido;
  • Sistema de alianças complexo.

Causas da Segunda Guerra Mundial na Europa

Tratado de Versalhes

O Tratado de Versalhes pode ou não ser considerado, indiretamente, como uma das causas da Segunda Guerra Mundial, porém importante para o começo da guerra. A culpa da Primeira Guerra Mundial foi depositada sobre a Alemanha e seus aliados.

O Tratado de Versalhes estabeleceu pagamentos exorbitantes, da Alemanha para os Aliados e aplicou um forte golpe na economia do país, o que provocou a elevação da inflação a índices elevadíssimos. Todo esse processo fez com que os cidadãos alemães sentissem uma humilhação irremediável.

Primeira Guerra Mundial

A Primeira Guerra Mundial foi considerada pelo então presidente norte-Americano Thomas Woodrow Wilson (1856 – 1924) como sendo a guerra que iria finalizar todas as guerras, o que não aconteceu, principalmente por parte da Alemanha que tinha um interesse vingativo por causa das humilhações que sofreu com a derrota.

Segundo o político conservador e estadista britânico Sir Winston Leonard Spencer-Churchill (1874 – 1965), a Segunda Guerra Mundial era de fato, a continuação da Primeira Guerra Mundial. Essa primeira guerra também foi uma das causas da Segunda Guerra Mundial.

Lebensraum

Lebensraum é um conceito de espaço vital, em geografia política, concebido pelo geógrafo e etnólogo alemão Friedrich Ratzel (1844 – 1904). A primeira preocupação de Adolf Hitler no decorrer da guerra era com a necessidade que a Alemanha tinha de um espaço vital – Lebensraum. Foi uma das causas da Segunda Guerra Mundial.

Se o país deveria passar de uma nação de segunda categoria para se tornar uma grande potência mundial, ela precisava ter um espaço para se expandir; se necessitava acomodar a sua população que crescia exigindo prosperidade, carecia de terras para o cultivo e de matérias-primas para a geração e produção de energia e o abastecimento da indústria.

Grande Depressão

A Grande Depressão também ficou conhecida como Crise de 1929. Trata-se de uma das causas da Segunda Guerra Mundial, uma grande depressão econômica (crise econômica) que começou no ano de 1929 e perdurou no decorrer de toda a década de 1930 e só terminou na Segunda Guerra Mundial. Essa Grande Depressão foi considerada como sendo o pior e mais longo período de recessão econômica ocorrido no sistema capitalista do século XX.

Política de Apaziguamento

A Política de Apaziguamento foi uma das causas da Segunda Guerra Mundial, sendo uma manobra estratégica provocada por pragmatismo (escola de filosofia do fim do século XIX), temor de guerra ou convicção moral por qual um Estado-nação aceita as condições impostas por outros, ao contrário de apresentar resistência pela força de armas. O termo obteve um sentido negativo desde a Segunda Guerra Mundial.

Antissemitismo

O antissemitismo é o preconceito, a discriminação ou a hostilidade que foram praticados contra os semitas (famílias de vários povos, principalmente árabes, judeus e hebreus), sentimentos baseados em ódio contra seu histórico cultural, étnico e religioso.

O antissemitismo foi uma das causas da Segunda Guerra Mundial e foi considerado como uma forma de racismo e também como uma ideologia política, que é um princípio organizador de grupos diversos que fazem oposição ao liberalismo (defesa da liberdade individual).

Polônia

A Polônia também é conhecida como Polônia EUA, é oficialmente chamada de República da Polônia. É um país da Europa Central que te fronteiras comuns com a Alemanha, entre outras nações. A Polônia é considerada uma das causas da Segunda Guerra Mundial, principalmente em relação ao Corredor Polonês ou Corredor Polaco.

Revolução Russa e Anticomunismo

A Revolução Russa de 1917 foi uma das causas da Segunda Guerra Mundial por ter sido um período conflituoso que derrubou a monarquia (forma de governo) russa e levou ao poder o Partido Bolchevique, de Vladimir Lênin (1870 – 1924). A Rússia que estava recém-industrializada e sofria com a Primeira Guerra Mundial, tinha grande massa de camponeses e operários que trabalhavam muito e ganhavam muito pouco.

O governo de absolutista de czar Nicolau II desagradava a população com seu governo opressivo. O monarca acabou renunciando e depois foi originada a União Soviética que foi o primeiro país socialista (teoria de organização econômica) do mundo, que durou até o ano de 1991.

O Anticomunismo foi um conjunto de correntes, ideias e tendências intelectuais que tinham em comum, a negação dos princípios e ideais do comunismo (organização socioeconômica baseada na propriedade coletiva dos meios de produção), além da oposição a todo governo ou organização que fosse contra essa ideologia. O anticomunismo não era um movimento político de coerência e unificado.

Itália

A Itália estava entre as causas da Segunda Guerra Mundial porque tinha uma aliança firmada com a Alemanha. Os acontecimentos mostraram que essas duas potências podiam ser uma para a outra. A Alemanha se recusou a fazer parte das sanções contra a Itália e isso provocou grande diminuição da eficiência dessas sanções. Os dois Estados passaram a lutar juntos, com intuito de destruir o governo republicano da Espanha.

Voltar

Questões