Resumo de Português - Características do Anúncio Classificado

Existem várias características do anúncio classificado e elas ajudam na ênfase que precisa ser dado em algo que está sendo comercializado. 

Uma das maiores particularidades inerentes a esse tipo de texto é a persuasão. Ela está totalmente presente em todos os textos, um elemento essencial na hora do negócio.

Geralmente estão presentes em sites, jornais e revistas em formatos reduzidos, mas com explicações bem claras.

Também é característica dos classificados a divulgação de casas e apartamentos para aluguel ou animais perdidos que foram encontrados por terceiros. Algumas empresas utilizam para divulgar vagas de emprego e recrutar candidatos para alguma seleção.

Existem os profissionais que usam os classificados para propagar serviços que costumam exercer e tentar possíveis contratações.

Características do Anúncio Classificado

Existem várias características do anúncio classificado, como já foram ditas algumas na parte de cima desse texto, mas ele ainda possui mais particularidades.

É muito comum a utilização da linguagem verbal e não verbal, ou seja, aplicação de imagens para poder atrair olhares de interesse do público-alvo.

Eles são divididos por categorias, isso não é questão apenas de estética, mas ajuda o leitor a encontrar com mais facilidade o que está procurando.

Entre os atributos referentes ao discurso empregado, as formas concisa, clara e objetiva são as mais eficazes. Outro ponto relevante são as informações pessoais que o emissor costuma colocar, pois facilita o contato com o receptor.

Os anunciantes  fornecem dados pessoais como os números de telefone, endereço físico, e-mail e vários outros contatos que possibilitam uma comunicação direta. 

Características da estrutura do anúncio classificado

Existem características do anúncio classificado também no modo como é produzido, no que deve ser colocado e como fazer para que seja conciso e ao mesmo tempo apresente informações suficientes que atraia o leitor.

Confira abaixo a estrutura que geralmente é utilizada nas publicações dos classificados:

1- Título: é necessário colocar de forma concisa, direta e atrativa o que se pretende anunciar.  Precisa atrair o público-alvo e levá-lo a leitura do restante do texto.

Exemplo: “Luxuosa casa em Salvador”.

2- Corpo do Texto: é a apresentação do que está sendo anunciado e também os de todos os detalhes. Ele deve ser feito de forma clara e enxuta, mas contendo o maior número de referências possíveis.

Exemplo: “Vende-se um apartamento na Avenida Costa e Silva, em São Paulo, no 5° andar com vista para o mar. 3 quartos, 1 suíte, 250 m², 3 vagas para estacionamento.”

3- Contato: é necessário que no final do texto seja colocado os contatos da pessoa que está fazendo o anúncio, para que o leitor consiga chegar até o anunciante e mostrar o seu interesse.

Exemplo: “Contatar Juliana Maria Borges ou Regina Simões dos Santos: e-mail: anunciantes@anuncio.com.br / Telefone de contato: (18) 9 9587 – 5203 / Endereço: Rua Maria Quitéria, s/n, Madureira”.

Confira no vídeo como criar um texto persuasivo para ajudar na propagação de anúncios:

Anúncio Classificado

Das características do anúncio classificado existe uma intrínseca: a facilidade com que as pessoas têm de enxerga-los, visto que estão presentes nos veículos que mais possuem visibilidade.

Como já dito, os maiores intuitos desses anúncios é o de venda, troca, compra, aluguel, oferta de mão de obra, dentre outros.

A maior preocupação para alguém que está criando esse tipo de propaganda é ser o mais atraente e persuasivo possível, a fim de conseguir não somente falar do que está sendo negociado, mas fazer com que, juntamente com as características do anúncio classificado, tenham efeito e retorno positivos.

Exemplos

Compra:

“Vende-se um apartamento na Avenida João Goulart, em Salvador, no 9° andar com vista para o mar. 2 quartos, 1 suíte, 150 m², 3 vagas para estacionamento. Interessados ligar para o número: (xx) xxxxxxxxxxx e falar com Regina ou através do e-mail: apartamento@anuncio.com.br”.

Procura-se:

“Zezinho é um York Shire de três anos de idade, nas cores preto e marrom, que se perdeu na tarde do último sábado, 17. Ele deve estar com muita fome, frio e saudade do dono. Se encontrá-lo, favor entrar em contato com Marcos Antônio ou João Pedro no telefone: (xx) xxxxxxxxxxxx”.

Convite:

“Atenção colecionadores de carros antigos!

Venham participam de um mega evento que acontecerá entre os dias 10 e 15 de outubro no centro empresarial Martins Pena. Não percam, pois será o melhor acontecimento de todos os tempos!

O evento contará com a participação de modelos que vão do rústico ao exuberante.
As inscrições poderão ser feitas até o dia 14, através do telefone:(xx) xxxxxxxxxxxx, falar com Márcia ou pelo e-mail: carros@eventos.com.br”.

Questões relacionadas a Características do Anúncio Classificado

+ Resumos de Português