O blog é um gênero de texto que está presente na internet. Os escritos podem ser sobre diversos conteúdos como, por exemplo: educação, esporte, saúde, bem-estar, dentre outros. Além disso, pode ainda abranger assuntos da área profissional ou particular.
O nome blog ou blogue (no português) é uma contração das palavras em inglês "web" e "log" que significam "diário da rede” ou “diário de bordo".
Aspectos do blog
O blog é uma ferramenta com versões gratuitas e pagas. As plataformas mais conhecidas são:
- Blogger
- Wix
- Tumblr
- WordPress
Recursos
Podem ser inseridos nos textos diversos recursos visuais ou de áudio ou os dois, como: imagens (sejam ilustrações e fotos) gifs, vídeos e músicas.
Além disso, existem ainda os “links” que servem para o internauta acessar outras páginas do mesmo endereço ou em outros ambientes virtuais.
Como é composto?
O blog pode ser desenvolvido por qualquer indivíduo
. Para mantê-lo online, é necessário um redator para escrever os artigos e responder aos comentários. O autor dos conteúdos (redator) também é conhecido como blogueiro, blogger ou ainda de blóguer ou bloguista.
O conteúdo é parte determinante do projeto. Ele é denominado na plataforma como “post”, palavra que vem do verbo “postar”.
Os comentários possibilitam a interação com o público leitor. Por meio desse espaço, eles podem fazer sugestões, reclamações, elogios ou simplesmente algo acerca do tema.
Obs.: 31 de agosto é a data que celebra-se no Brasil o Dia do Blog.
O vídeo abaixo apresenta mais detalhes sobre do que trata-se essa plataforma, além do tipo de conteúdo utilizado.
Como é classificado?
Como mencionado, esse diário online apresenta diferentes tipos. Eles podem ser classificados como pessoais, corporativos e temáticos. Abaixo as características de cada uma deles.
Blog Pessoal
Esse perfil de conteúdo é considerado como um dos mais populares na web. Os textos apresentam temas sobre fatos ocorridos no dia-a-dia ou ainda opiniões dos usuários sobre um determinado assunto
.
Blog Corporativo
Esses tipos de blogs são utilizados por empresas para divulgar aspectos da organização e ainda dispor informações para o público consumidor.
Blog Temático
O conteúdo temático são aqueles que são voltados para um assunto específico
. Eles podem ser sobre saúde, entretenimento, alimentação, moda, educação, notícias, economia, além de outros temas. Geralmente os redatores que produzem esse texto podem ser especialistas na área ou dominam bem o tema abordado.
Tipos de textos
A linguagem utilizada tem a ver com a finalidade da plataforma e o público-alvo. Ou seja, variam conforme os tipos de textos: podem ser mais coloquiais ou formais.
Quando às tipologias textuais, essa plataforma pode apresentar uma ou várias ao mesmo tempo. Elas podem ser, por exemplo: narrativa, dissertativa, descritiva, dentre outras.
Relembre as tipologias textuais!
O texto narrativo é aquele que tem a finalidade de narrar um fato, um acontecimento
. Ele é caracterizado por apresentar elementos como narrador, personagens enredo, tempo e espaço. Além disso, essa tipologia é composta por apresentação, desenvolvimento, clímax e desfecho da história.
O texto dissertativo tem como objetivo expressar ou debater um assunto
. Tem como característica uma estrutura composta por introdução, desenvolvimento e conclusão. Essa tipologia pode ser classificada como expositiva ou argumentativa.
Já o texto descritivo, como o próprio nome diz, expressa a descrição detalhada de algo ou alguém. Essa tipologia textual pode ser classificada como objetiva: com esboço de informações no sentido literal ou ela pode ser subjetiva: utiliza a linguagem metafórica na descrição.
Por fim, o texto injuntivo (instrucional ou prescritivo) é uma tipologia que tem como finalidade fazer advertências, atribuir ordens, conselhos ou instruções. Bula de medicamentos, regimentos, placas de sinalização e editais de concursos são exemplos de textos injuntivos
.
Aparência
Em relação a aparência ela pode variar a depender do tipo de plataforma, além do conteúdo. O design, as cores aplicadas, o tipo das fontes e o tamanho de recursos como imagens e áudios utilizados são decididos pelo proprietário. No entanto, existem alguns aspectos nos quais são comuns em todos.
O início da página apresenta, na maioria das vezes, por exemplo, o “sobre”
. Esse, como o nome sugere, diz respeito a que tipo de conteúdo será encontrado no ambiente virtual, além de informações sobre o autor e o objetivo do espaço.
A cada nova informação publicada é gerada na plataforma uma nova entrada. Esse post ficará em exibição no início do blog. Portanto, as postagens aparecem de forma cronológica inversa.
Os textos antigos são arquivado e podem ser reconsultados pelos internautas através da ferramenta “buscar”.
Outro fator importante são as datas e os horários. Em geral, as publicações exibem essa informação na parte superior ou inferior do post. Assim, os internautas podem entender se o conteúdo é recente, principalmente se o blog for de notícias.
Quanto à visualização, o proprietário dessa plataforma pode ainda adaptar o conteúdo de forma automática para qualquer dispositivo que o internauta esteja acessando. Ou seja, o texto é visto pelo leitor conforme o tamanho da tela, seja de um tablet, smartphone ou desktops
.