Resumo de Português - Blog

O blog é um gênero de texto que está presente na internet. Os escritos podem ser sobre diversos conteúdos como, por exemplo: educação, esporte, saúde, bem-estar, dentre outros. Além disso, pode ainda abranger assuntos da área profissional ou particular.

O nome blog ou blogue (no português) é uma contração das palavras em inglês "web" e "log" que significam "diário da rede” ou “diário de bordo".

Aspectos do blog

O blog é uma ferramenta com versões gratuitas e pagas. As plataformas mais conhecidas são:

  • Blogger
  • Wix
  • Tumblr
  • WordPress

Recursos

Podem ser inseridos nos textos diversos recursos visuais ou de áudio ou os dois, como: imagens (sejam ilustrações e fotos) gifs, vídeos e músicas. Além disso, existem ainda os “links” que servem para o internauta acessar outras páginas do mesmo endereço ou em outros ambientes virtuais.

Como é composto?

O blog pode ser desenvolvido por qualquer indivíduo. Para mantê-lo online, é necessário um redator para escrever os artigos e responder aos comentários. O autor dos conteúdos (redator) também é conhecido como blogueiro, blogger ou ainda de blóguer ou bloguista.  

O conteúdo é parte determinante do projeto.  Ele é denominado na plataforma como “post”, palavra que vem do verbo “postar”.

Os comentários possibilitam a interação com o público leitor. Por meio desse espaço, eles podem fazer sugestões, reclamações, elogios ou simplesmente algo acerca do tema.

Obs.: 31 de agosto é a data que celebra-se no Brasil o Dia do Blog. 

O vídeo abaixo apresenta mais detalhes sobre do que trata-se essa plataforma, além do tipo de conteúdo utilizado.

Como é classificado?

Como mencionado, esse diário online apresenta diferentes tipos. Eles podem ser classificados como pessoais, corporativos e temáticos. Abaixo as características de cada uma deles.

Blog Pessoal

Esse perfil de conteúdo é considerado como um dos mais populares na web. Os textos apresentam temas sobre fatos ocorridos no dia-a-dia ou ainda opiniões dos usuários sobre um determinado assunto.

Blog Corporativo

Esses tipos de blogs são utilizados por empresas para divulgar aspectos da organização e ainda dispor informações para o público consumidor.

Blog Temático

O conteúdo temático são aqueles que são voltados para um assunto específico. Eles podem ser sobre saúde, entretenimento, alimentação, moda, educação, notícias, economia, além de outros temas. Geralmente os redatores que produzem esse texto podem ser especialistas na área ou dominam bem o tema abordado.

Tipos de textos

A linguagem utilizada tem a ver com a finalidade da plataforma e o público-alvo. Ou seja, variam conforme os tipos de textos: podem ser mais coloquiais ou formais.

Quando às tipologias textuais, essa plataforma pode apresentar uma ou várias ao mesmo tempo. Elas podem ser, por exemplo: narrativa, dissertativa, descritiva, dentre outras.

Relembre as tipologias textuais!

O texto narrativo é aquele que tem a finalidade de narrar um fato, um acontecimento. Ele é caracterizado por apresentar elementos como narrador, personagens enredo, tempo e espaço. Além disso, essa tipologia é composta por apresentação, desenvolvimento, clímax e desfecho da história.

O texto dissertativo tem como objetivo expressar ou debater um assunto. Tem como característica uma estrutura composta por introdução, desenvolvimento e conclusão. Essa tipologia pode ser classificada como expositiva ou argumentativa.

Já o texto descritivo, como o próprio nome diz, expressa a descrição detalhada de algo ou alguém. Essa tipologia textual pode ser classificada como objetiva: com esboço de informações no sentido literal ou ela pode ser subjetiva: utiliza a linguagem metafórica na descrição.

Por fim, o texto injuntivo (instrucional ou prescritivo) é uma tipologia que tem como finalidade fazer advertências, atribuir ordens, conselhos ou instruções. Bula de medicamentos, regimentos, placas de sinalização e editais de concursos são exemplos de textos injuntivos.

Aparência

Em relação a aparência ela pode variar a depender do tipo de plataforma, além do conteúdo. O design, as cores aplicadas, o tipo das fontes e o tamanho de recursos como imagens e áudios utilizados são decididos pelo proprietário.  No entanto, existem alguns aspectos nos quais são comuns em todos.

O início da página apresenta, na maioria das vezes, por exemplo, o “sobre”. Esse, como o nome sugere, diz respeito a que tipo de conteúdo será encontrado no ambiente virtual, além de informações sobre o autor e o objetivo do espaço.

A cada nova informação publicada é gerada na plataforma uma nova entrada. Esse post ficará em exibição no início do blog. Portanto, as postagens aparecem de forma cronológica inversa.

Os textos antigos são arquivado e podem ser reconsultados pelos internautas através da ferramenta “buscar”.

Outro fator importante são as datas e os horários. Em geral, as publicações exibem essa informação na parte superior ou inferior do post. Assim, os internautas podem entender se o conteúdo é recente, principalmente se o blog for de notícias.

Quanto à visualização, o proprietário dessa plataforma pode ainda adaptar o conteúdo de forma automática para qualquer dispositivo que o internauta esteja acessando. Ou seja, o texto é visto pelo leitor conforme o tamanho da tela, seja de um tablet, smartphone ou desktops.