A Bacia Hidrográfica do Atlântico Sul, também conhecida como Bacia Costeira do Sul, é uma das doze regiões hidrográficas existentes no Brasil
e possui uma extensão territorial de cerca 186 mil quilômetros quadrados, que corresponde a aproximadamente 2,2% do território nacional.
Essa bacia hidrográfica ocupa partes dos territórios, como a parte oriental do estado do Rio Grande do Sul (76,4%) – com cerca de 142.178 km² e na faixa leste dos estados de Santa Catarina (19,7%) – com cerca de 36.649 km² e do Paraná (3,1%) – com cerca de 5.732 km², na região Sul do país. A bacia ocupa ainda, uma porção do estado de São Paulo (0,8%) – com cerca de 1.521 km², na região Sudeste.
Principais Características da Bacia Hidrográfica do Atlântico Sul
A região da bacia hidrográfica do Atlântico Sul tem cerca de 11.592.481 habitantes, são aproximadamente 6,8% de toda a população brasileira
, sendo que em torno de 84,9 desse povo está situado em áreas urbanas. A densidade demográfica é em média de 62,4 hab./km², a média nacional é de 19,8 hab./km².
A bacia hidrográfica do Atlântico Sul atinge cerca de 451 municípios brasileiros, entre eles, estão as cidades que se destacam no contexto socioeconômico: Caxias do Sul – RS, Florianópolis – capital de SC, Joinville – SC, Paranaguá – PR, Pelotas – RS, Rio Grande – RS, Santa Maria – RS e a Região Metropolitana de Porto Alegre – capital do Rio Grande do Sul.
Essa bacia hidrográfica tem seu início perto da divisa dos estados de São Paulo e do Paraná
, percorrendo até o Arroio Chuí (pequeno curso de água que fica na fronteira entre Brasil e Uruguai), extremo sul do país, no Rio grande do Sul.
A bacia hidrográfica do Atlântico Sul é formada por um conjunto de bacias independentes que vertem para a região litorânea, possui várias dimensões espaciais e são predominantes os rios de pequeno porte, sendo que a maioria deles nascem em áreas de planalto, apesar de percorrerem áreas de planalto e planície. Eles correm e desaguam direto no Oceano Atlântico.
Os rios Capivari e Itajaí, que estão localizados no estado de Santa Catarina, são exceções, pois apresentam um volume maior de água. Na região do Rio Grande do Sul tem rios de grande porte, como: Antas, Camaquã, Jacuí e Vacacaí, todos ligados aos sistemas lagunares da Lagoa Mirim e Lagoa dos Patos.
O regime fluvial da bacia hidrográfica do Atlântico Sul é o subtropical austral e o bioma principal da região é a Mata Atlântica, que tem sofrido muito com o desmatamento e a ocupação humana desordenada, o que provoca um grande impacto ambiental, a exemplo da poluição dos rios.
É possível ser encontrado também na região, amostras de Mata de Araucária, uma espécie arbórea dominante da floresta ombrófila mista
, muito comum na região Sul do Brasil. Na costa litorânea há ainda, os manguezais e as restingas.
As atividades econômicas mais importantes da região banhada por essa bacia, são: a agricultura, a mineração e o turismo e são, justamente essas atividades que tem provocado os maiores problemas ambientais da bacia hidrográfica do Atlântico Sul.
A contaminação das águas está afetando os mananciais e as praias, acabam impactando tanto a flora quanto a fauna dos sistemas costeiros. Apesar do turismo ser extremamente importante para a economia local, a falta de infraestrutura sanitária por conta do fluxo intenso de pessoas, também causa sérios danos.
O agronegócio é outro agente causador, pois os detritos originários de atividades como avicultura e suinocultura, também são fontes de contaminação das águas dessa região hidrográfica.
As Principais sub-bacias
- Bacia do Camaquã
- Bacia do Cubatão
- Bacia do Gravataí
- Bacia do Guaíba
- Bacia do Itajaí-Açu
- Bacia do Itapocú
- Bacia do Jacuí
- Bacia do Rio Caí
- Bacia do Rio Jaguarão
- Bacia do Rio Pardo
- Bacia do Rio Piratini
- Bacia do Rio Sinos
- Bacia do Taquari-Antas
- Bacia do Tijucas
- Bacia do Vacacaí
O Clima
Na região da bacia hidrográfica do Atlântico Sul predomina o clima temperado chuvoso, sem estações de seca e geada. Os índices de precipitação médios anuais, fica em torno de 1,573 milímetros e a quantidade de chuva vai diminuindo do norte para o sul.
De acordo com os índices na Unidade Hidrográfica do Litoral de Santa Catarina é de aproximadamente 1.749 milímetros e na Unidade Hidrográfica do Litoral do Rio Grande do Sul é de aproximadamente 1.381 milímetros.
Na bacia hidrográfica do Atlântico Sul, as temperaturas médias anuais mais altas, acontecem no norte da região, no estado do Paraná fica em torno de 22° e no estado do Rio Grande do Sul em torno de 18°.
Os Rios Afluentes
Os rios afluentes mais importantes, que compõem a bacia hidrográfica em questão, são:
- Rio Açu
- Rio Caí
- Rio Camaquã
- Rio Capivari
- Rio das Antas
- Rio Guaíba
- Rio Itajaí
- Rio Itapocú
- Rio Jacuí
- Rio Jaguarão
- Rio Pardo
- Rio Piratini
- Rio Sinos
- Rio Taquari
- Rio Tijucas
- Rio Vacacaí
O vídeo a seguir detalha algumas das grandes regiões hidrográficas brasileiras: