Resumo de Biologia - Ascaridíase

A ascaridíase é uma doença parasitária provocada pelo verme nematoda Ascaris lumbricoides, popularmente chamado de lombriga. Em 85% dos casos o infectado não apresenta nenhum sintoma, principalmente se o número de verme for muito pequeno.

No começo da infecção o paciente pode apresentar falta de ar e febre, a proporção que a doença avança podem surgir outros sintomas aparentes como o inchaço e a dor abdominal.

Na maioria das vezes as crianças são as mais infectadas, com isso pode existir dificuldade para o ganho de peso, desnutrição e problemas na aprendizagem.

Sintomas da ascaridíase

Grande parte dos infectados possui uma pequena quantidade de lombrigas, o que não provoca nenhum sintoma.

A fase de incubação entre a ingestão do ovo e a entrada do parasita – na fase adulta – ao lúmen intestinal leva aproximadamente dois meses. Durante esse tempo as larvas passam por diversos órgãos do corpo, como fígado e pulmões.

Geralmente as larvas não provocam nenhum problema durante sua migração. No entanto, se os vermes estiverem em grande quantidade, podem ocasionar irritação nos pulmões como hemorragias e tosse com sangue. Além da tosse, o paciente pode apresentar falta de ar e febre baixa.

Depois de chegarem ao intestino e terem atingido a forma adulta, os parasitas se alimentam do bolo alimentar e não são invasivos. Os principais sintomas são: náusea e vômito, diarreia e dor abdominal, perda de apetite, febre e ruído na respiração.

Agravamentos da ascaridíase

Se a quantidade de parasitas for muito grande ou o infectado for muito jovem e tiver uma má alimentação, pode acontecer à subnutrição do hospedeiro e os parasitas passam a se alimentar das paredes intestinais, provocando hemorragias internas e fortes dores abdominais.

Dificilmente ocorrem complicações por ascaridíase e na maioria das vezes acontece com crianças que apresentam um grande número de parasitas. As crianças são as mais infectadas, pois comem terra ou lambem objetos sujo de terra.

Assim sendo, uma grande quantidade de vermes adultos no intestino pode impedir a passagem dos alimentos pelo íleo ou os ductos biliares. Um número grande de parasitas migrando pelos pulmões e faringe pode ocasionar dificuldade na respiração, inflamação da vesícula biliar, pancreatite ou apendicite. O infectado ainda pode apresentar tosse com sangue e larvas.

Tratamento

Para tratar um paciente com ascaridíase, o médico pode receitar albendazol, mebendazol ou ivermectina, medicamentos tomados por via oral. Contudo, esses remédios podem ser prejudiciais às mulheres gestantes.

Se o paciente estiver em locais da África, onde existe a transmissão de Loa loa, os médicos vão investigar se os pacientes estão com loíase antes de aplicar a ivermectina, pois essa pode provocar encefalite – inflamação no cérebro – em pessoas com esse diagnóstico.

Se os vermes que provocarem uma obstrução intestinal, o tratamento pode ser feito com um dos remédios citados acima ou retirar os vermes por meio de cirurgia.

Quando os pulmões são contaminados, o tratamento é direcionado para amenizar os sintomas. Ele inclui broncodilatadores e corticosteroides. Geralmente o albendazol e outros medicamentos anti-helmínticos não são usados para tratar infecção pulmonar.

Prevenção

Os melhores hábitos para prevenir a ascaridíase incluem:

  • Lavar as mãos corretamente com água limpa e sabão antes de manusear alimentos;
  • Lavar, descascar e/ou cozinhar todos os legumes, verduras e frutas crus antes de consumi-los, principalmente os que foram cultivados em áreas em que fezes humanas são usadas como fertilizante;
  • Não defecar fora de casa;
  • Sistemas de eliminação de esgoto eficazes podem ajudar a prevenir a disseminação desta infecção.

O que são Verminoses?

Verminose é um grupo de doenças provocadas por vermes e parasitas que conseguem entrar e se instalar no organismo. As verminoses, na maioria das vezes, são provocadas pela ausência de saneamento básico e hábitos de higiene.

Esses vermes se instalam no intestino, porém podem se alojar em outros órgãos, como o fígado, pulmões e cérebro.

A contaminação pode acontecer através do contato, principalmente pelo consumo de água e alimentos contaminados e através de feridas na pele.

Os principais sintomas provocados pelas verminoses são: dores abdominais, náuseas, vômitos, diarreia, falta de apetite, perda de peso, anemia, problemas respiratórios.

A identificação da doença é feita através de exames de laboratório, como exames de sangue e fezes. O tratamento é feito de acordo com o tipo de verminose. Pequenos cuidados no dia a dia podem prevenir essas doenças.

Além da ascaridíase, outra verminose muito comum é a giardíase. A giardíase é uma doença presente no mundo inteiro.

Epidemias podem acontecer, sobretudo, em instituições que atendem crianças pequenas. O grupo mais atingido tem entre oito meses e doze anos de idade.

Essa infecção é provocada pelo consumo de água da rede pública, com falhas no sistema de tratamento ou águas superficiais não tratadas insuficientemente tradadas.

O tratamento dessa doença pode ser feito através de medicamentos. A medicação correta reduz as chances de transmissão para outras pessoas. Seguir as orientações médicas é importante para que a infecção não retorne.

Voltar

Questões